Código fonte da primeira Xbox e Windows NT 3.5 surgem na Internet

3 Comentários

A Microsoft sempre foi muito ciente da proteção do código fonte das suas apps e do hardware que cria. Este é o seu maior ativo, por isso deve ser protegido e mantido longe de olhares alheios, para não ser roubado.

É por isso estranha uma informação que agora está a ser veiculada. O código fonte da primeira Xbox e Windows NT 3.5 surgiu na Internet, ficando disponível para todos o analisarem e para perceberem a forma como a Microsoft tratou da sua criação.

Xbox Windows NT código fonte Internet

As fugas de informação dentro da Microsoft são raras no que toca ao código. Este é mantido em segredo e longe de olhares alheios, para assim estar protegido e garantir que não é copiado e aproveitado por terceiros.

 

Código fonte da Xbox original foi revelado

Ainda assim, e do que foi revelado, existiu uma fuga de informação e o código fonte da primeira Xbox foi partilhado. Este inclui o código fonte do kernel deste equipamento e também algumas ferramentas de emulação e documentação.

Xbox Windows NT código fonte Internet

Estes dados aparentemente estavam já a ser partilhados há algum tempo entre entusiastas da Xbox, que se dedicavam a explorá-la. Assim, e com a informação a existir há algum tempo, não se espera que surjam novos emuladores.

O Windows NT 3.5 apareceu na Internet

Também nesta fuga de dados surgiu outra informação importante. Falamos de parte do código do Windows NT 3.5, que foi lançado em 1994 e teve suporte até 2001. Não é a versão final, mas sim uma build criada há algum tempo.

Xbox Windows NT código fonte Internet

Este código fonte inclui todas as ferramentas de compilação necessárias e deve permitir que os entusiastas tenham acesso ao antigo sistema operativo. Dada a idade deste sistema e o facto de estar já abandonado, não existe muita preocupação com problemas de segurança.

A Microsoft já confirmou que estes dados são reais e que irá investigar o caso. Ainda assim, e dado que são ferramentas já com muitos anos de fim de suporte, será mais uma curiosidade que poderá ser avaliada. Servirá principalmente para ver como estes sistemas foram criados.

Comentários

3

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luigi
    Luigi

    Ai se o Bill Gates soube disso, a empresa dele é que ficava tramado… 😛

  2. Avatar de Miguel Gomes
    Miguel Gomes

    Melhor consola de sempre a nível de flexibilidade depois do softmod… Era instalar o XBMC para correr jogos a partir do armazenamento na rede, emuladores de Gameboy, NES, Megadrive, Arcade e até Nintendo 64!
    Ver filmes armazenados na rede em qualquer formato, fotos, musica, etc etc…

    Consola muito a frente no seu tempo, daí ainda existir uma comunidade interessada nela, só me arrependo de ter vendido a minha.

  3. Avatar de evoxgames
    evoxgames

    E aonde posso descarregar o código fonte? Preciso de corrigir alguns bugs.