Circula petição para impedir a revogação do anterior logótipo do Governo

88 Comentários

Depois de umas eleições bastante renhidas, depois de uma composição difícil do Governo para dar reposta a um conjunto vasto de desafios e necessidades dos portugueses… é o logótipo do Governo que tem ganho espaço de discussão. Circula agora uma petição para impedir a revogação do anterior logótipo do Governo.

Circula petição para impedir a revogação do anterior logótipo do Governo

Anterior e atual logótipo têm gerado alguma discussão…

Quem aceder ao novo Portal, certamente que identificará de imediato uma mudança face ao anterior. Falámos do logótipo que voltou a ser o “antigo”, com escudo e esfera armilar tal como informamos aqui. A anterior logótipo (ou melhor, a imagem gráfica) gerou algum debate, porque, além do preço, alguns consideraram que era básico e minimalista, tendo sido retirados elementos históricos como o escudo, as quinas e a esfera armilar.

Esta nova mudança simbólica foi uma promessa de Montenegro durante a sua pré-campanha eleitoral. Como é natural, foram muitos os “memes” que passaram a circular. Uns a gozar com a solução do “passado” e outros com a solução recente.

Circula petição para impedir a revogação do anterior logótipo do Governo

Atualmente há uma petição online que conta com perto de seis mil assinaturas, onde é exigida a reversão da nova identidade visual do Governo. De acordo com as informações, os autores da identidade gráfica ficaram descontentes com a primeira mudança de Montenegro, porque “desconsidera a vitalidade e a relevância da comunidade artística, criativa e de design, mas também subestima a capacidade intelectual e crítica de toda a população portuguesa”.

Os assinantes da petição são da opinião que ignorar o trabalho do Studio Eduardo Alves é “uma falha em reconhecer a excelência no campo do design”, assim como “um ato de regressão”.

Segundo informações do Ministro da Presidência na página do Governo, o Conselho de Ministros decidiu alterar o logótipo oficial utilizado na comunicação do Governo, repondo assim uma imagem «já utilizada por vários Governos anteriores e que repõe símbolos essenciais da nossa identidade, da nossa História e da nossa cultura».  Foi também referido que «o símbolo usado na imagem do Governo português volta a ter a esfera armilar, com escudo, quinas e castelos, em que a identidade, a cultura e o povo português se revêm».

Comentários

88

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de CA
    CA

    Preocupados com um logótipo que por sinal até é mais bonito que o anterior? Gente mesquinha que se preocupa com coisas aparente fúteis e descura o essencial, por exemplo o custo de vida, Scuts, habitação, etc. Miséria mental.

    1. Avatar de Paulo Jorge
      Paulo Jorge

      A sensação de impotência em relação a estes assuntos que mencionou e outros igualmente importantes leva a que muitos se virem para o que acham que talvez consigam influenciar ainda que seja irrelevante relativamente!

    2. Avatar de Grunho
      Grunho

      Aqui o que conta menos é a estética. Em campanhas eleitorais há grandes despesas em propaganda e tipografias a gratificar. Deitar ao lixo tudo o que é impressos do estado e encomendar novos é um “acto de boa gestão” para isso.

      1. Avatar de GM
        GM

        Meu caro, por essa razão o governo que cessou funções não tinha tomado a medida, se verdadeiramente interessasse o assunto. Mas como era um amigalhaço, podia-se gastar em adjudicação directa os 74000€ e os demais custo inerentes à alteração. Já tinha alterado em 2016, quando, mantendo o mesmo logo alterou de “Governo de Portugal” para “República Portuguesa”. O ano passado mudou mais ainda. Mas como era um governo de Esquerda, foi um acto de boa gestão e “inclusivo”. Mas a quem queria incluir? Os imigrantes, nomeadamente de países que possuem bandeiras com aquelas cores? Esqueceu-se que, ao incluir esses, estava a excluir parte dos verdadeiros interessados. A mim, exclui-me, não me revia na imagem. E ajudei a pagá-la, mesmo não o sabendo.

    3. Avatar de A
      A

      Se não estás preocupado porque comentas?

    4. Avatar de AdN
      AdN

      Eu fico preocupado quando um governo português cria um símbolo com as cores da bandeira do Mali! Se o governo do Mali resolver fazer um símbolo parecido com essa aberração, nem podemos reclamar, que nós é que usurpamos as cores e as posições. Realmente vai uma miséria mental nos wokes que não sabem o que querem e o que devem querer!

  2. Avatar de V
    V

    Os argumentos de ambos os lados não têm sido os melhores.
    Gostava eu de ver tanto empenho noutros assuntos bem mais importantes.

  3. Avatar de Gomesgmail.com
    Gomesgmail.com

    o governo deve ser muito bom para a principal polémica ser esta treta

    1. Avatar de GM
      GM

      Nem mais. Muito bom, e por certo, incómodo. Deixemo-los trabalhar e mostrar resultados.

    2. Avatar de Jabardo
      Jabardo

      O Montenegro prometeu mudar o logotipo, e pelo menos uma promessa cumpriu.
      Foi para cumprir o programa eleitoral que votaram nele!!

  4. Avatar de naodigo
    naodigo

    acho bem que tenham mudado, nao tem nada a ver com a nossa bandeira ou identidade, sem contar que pagaram 75mil e contraram alguem que disse publicamente que nao se revê na bandeira portuguesa.
    quem assinou a petição não deve perceber que não vai dar em nada, a AD e o chega chumbam isso na assembleia

    1. Avatar de Figueiredo
      Figueiredo

      Esta petição pública não é válida, para o ser teria que conter a assinatura e o número de Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão.

  5. Avatar de Indignado
    Indignado

    Realmente não é importante mas do ponto de vista pratico nunca deviam ter sequer mudado para aquelas três pontos, onde é que alguma vez uma pinta verde amarela e vermelha pode representar alguma coisa …

    1. Avatar de André R.
      André R.

      Um semáforo…

    2. Avatar de GM
      GM

      Representa a bandeira do México, apesar da tonalidade do verde e vermelho ser diferente. Daí a mexicanização da política portuguesa, bem tentada pelo PS e seus amigos.

      1. Avatar de há+cada+gajo
        há+cada+gajo

        México? Ou tu é queres que pareça a bandeira do México ?

    3. Avatar de joao
      joao

      Não representa nada, pior é quando, falando uma linguagem corrente, se coloca a preto ou a branco, não representa nada de nada, uma vergonha. Design???? não, foi um tacho, uma oferta ao amigo do PS.

  6. Avatar de Paulo Jorge
    Paulo Jorge

    Pena não encontrei uma petição para afirmar opinião contrária a esta aqui mencionada!

  7. Avatar de SVR
    SVR

    Tanta coisa para perder tempo e estamos a discutir isto há quase uma semana… Percebo a posição do designer mas aquilo, que eu conseguia fazer em minutos nos meus tempos de faculdade, não é digno de representar o país. Uma coisa é o minimalismo, outra é pegar na caneta, fazer três borrões com as cores da bandeira e fazer de conta que está ali um Miguel Ângelo…

    O anterior está tão melhor

    1. Avatar de lambisco
      lambisco

      Então desenvolve lá uma fonte e um logo, ou uma identidade gráfica completa em uma semana que condiga com alguma coisa do que lá está. Por algum motivo já se fala em mudar para o anterior logo mas manter a fonte desenvolvida unicamente para o Estado. É que se porventura quiseres traduzir para uma língua como o Vietnamita (foi um dos exemplos que deram), não tens os caracteres, mais precisamente os glifos necessários. Dizer que se faz num instante o logo e que foi caro, não faz qualquer sentido para o trabalho que foi desenvolvido. A questão de gosto, é o de cada um e é sempre subjetivo. E já que se fala na representação do país e adulteração da bandeira, para o que foi revertido, está igualmente incorreto porque aquela treta verde e vermelha também não são a bandeira. De qualquer das formas, isto é apenas uma forma gráfica para ser aplicada na comunicação. Ambos os espectros políticos estão certos e errados…

  8. Avatar de V@
    V@

    Este país bateu no fundo, socialmente. Quando um assunto destes é tema de discussão e dá origem a crónicas, notícias e quejandos em todos os jornais, já não se pode descer mais na escala da futilidade.

    1. Avatar de A
      A

      Chama-se socialismo

      1. Avatar de AM
        AM

        Exactamente!!!!

      2. Avatar de lambisco
        lambisco

        E conservadorismo também

      3. Avatar de Fred
        Fred

        Na realidade a designação é: provincianismo.

  9. Avatar de Mestre Interespacial
    Mestre Interespacial

    Já a tinha assinado.

    1. Avatar de Anung
      Anung

      E a primeira? Assinaste?

  10. Avatar de spongebob
    spongebob

    e assuntos importantes para resolver? deixem-se mas é de tretas tanto este governo como o pessoal da petição, até porque o tempo e o dinheiro já foram desperdiçados

  11. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Anda tudo parvo?
    As pessoas querem lá saber de logótipos, querem é ter médico de família e professores para seus filhos, o PSD deveria era estar preocupado com isso e a imigração ilegal e descontrolada.

    1. Avatar de GM
      GM

      E está. Só não se demonstra e executa em minutos, quiçá poucas horas.

    2. Avatar de Carlos Fernandes
      Carlos Fernandes

      Para efeitos de estudo podes indicar me ma base de dados onde indique que a imigração está descontrolada e ilegais vs legais? só tenho estes nº https://www.sef.pt/pt/Documents/RIFA2022%20vF2a.pdf

  12. Avatar de Professor
    Professor

    Isto é daquelas coisas que no meu ver são surreais, este país com tantas coisas mais importantes para resolver, e o governo começa logo a mostrar-se com um não assunto, um raio de um logotipo que não tem qualquer importância comparado com o resto, mas mais uma vez mostra o quanto este país está todo virado do avesso…

    O mais incrível é quem ainda dê tempo de antena a este assunto só porque sim.

  13. Avatar de Anung
    Anung

    Na mudança que o Costa fez houve uma petição contra que passou as 12000 assinaturas e não houve um décimo do alarido actual.

    A importância que os média tradicionais dão á extrema-esquerda é de enjoar. O dinheirinho público faz mais falta agora do que nunca.

    1. Avatar de AlexS
      AlexS

      Precisamente, a dualidade de critérios fica mais uma vez demonstrada.

  14. Avatar de dptmateus
    dptmateus

    O governo pode alterar o logotipo sempre que queira. Confundem as coisas!

  15. Avatar de Aves
    Aves

    Há uma expressão que na minha formação política e cívica (lá de casa) ouvi repetidamente: “C*g*ndo e *nd*ndo”.
    O símbolo anterior não tinha a esfera armilar e os 7 castelos dos 7 reis mouros derrotados nas batalha de Ourique?
    Devo dizer que sou um patriota – no europeu em que Luis Filipe Scolari apelou a que se colocasse uma bandeira nacional no estendal da roupa EU COLOQUEI! Depois é que vieram dizer que eram “made in China” e não eram castelos … eram pagodes chineses 🙂
    Não foi por isso que não gostei da bandeira.
    De modos que é assim – uns tinham encontrado uma forma estilizada, que por acaso eu até gostava, outros querem os 7 castelos que acham que é isso que o povo gosta e não nos devemos esquecer que os derrotámos os 7 reis mouros. Por mim – “C*gando e *nd*ndo”! 😉

    1. Avatar de Aves
      Aves

      Esqueci-me das 5 chagas de Cristo. Fiquem lá com as 5 chagas, ó chagas ;_)

      1. Avatar de André R.
        André R.

        É um pouco como fazeres uma plástica ao nariz e ficares parecido com um acidente no IC19 em hora de ponta…
        Há que evoluir mas nunca apagar a origem da evolução…
        Há que fazer algo que ao olhares diretamente para a bandeira saberes de onde é e não ficares na dúvida.

        1. Avatar de Aves
          Aves

          “C*g*ndo e *nd*nd*”, pá.
          A bandeira de D. Afonso Henriques era uma cruz azul em fundo branco.
          Os filhos a seguir tiraram as faixas da cruz e incluíram escudos cruzados de cavaleiro com um número indeterminado de bezantes.
          Os descendentes a seguir alteraram e fizeram uma bordadura de castelos (bastante mais de 7). Os bezantes passaram a 5 (sem nada a ver com as chagas de Cristo).
          Os castelos (que nada tinham a ver com a batalha de Ourique) diminuíram e passaram a 7 mais tarde, com uma coroa real no símbolo.
          A República, em 1910, tirou a coroa e acrescentou a esfera armilar e as cores verde e vermelha.
          E – finalmente, f*d*-se, o governo anterior NÃO ALTEROU A BANDEIRA NACIONAL – alterou apenas um logo seguido de GOVERNO DE PORTUGAL, facilmente reconhecível, não dá para ficar na dúvida 😉

          1. Avatar de joao
            joao

            Além de um mal educado, não tens a mínima ideia do que estas aqui a postar, isto de ir a internet e ler em qualquer blogue algo sobre a história de Portugal não faz de ti um perito, mas sim um Burrrro. Ganha vergonha nessa fronha e remete-te ao silêncio.

    2. Avatar de Anung
      Anung

      Nem tu nem ninguém gosta da forma estilizada do circulo e dois rectangulos, o que tu gostaste era de outra coisa, da mensagem.

  16. Avatar de TiagoR
    TiagoR

    Quando o ex-PM decidiu mudar um símbolo nacional devia ter tido uma visão alimentar, pimento (verde) açafrão (amarelo) e malagueta (vermelha). Era mais o que parecia !

  17. Avatar de Pedrocas
    Pedrocas

    A bandeira portuguesa canta a história e a bravura de um povo.
    Nao sao muitos paises que possam pegar na sua bandeira e contar a historia de um povo.
    Tu bem que querem modernizar, mas a verdade nao se moderniza retirando os simbolos mais importantes de uma nação.

    1. Avatar de Maria
      Maria

      ninguém está a falar em alterar bandeiras isto é apenas um logotipo, não confundas alhos com bugalhos

    2. Avatar de Aves
      Aves

      Bem, se acreditares que os 7 castelos são os 7 reis da batalha de Ourique … É que já foram mais, depois reduziram-nos para 7.
      E que as 5 pintas em cada escudo são as 5 chagas de Cristo … É que eram bezantes e que eram bastantes mais e reduziram-nos para 5.
      A esfera armilar a cantar a história do povo das navegações … Enfim, de facto, desde Vasco da Gama que chegou à Índia num papel de pelintra, até Afonso de Albuquerque que se achava muito mais do era, não vou dizer que Portugal não teve alguns bons capitães e almirantes. Mas convém não esquecer o contributo dos presos e forçados (voluntários à força) que compunham as tripulações das naus.
      De modos que os símbolos mais importantes da nação são … o portuguesito valente, enxertado em corno de cabra, resistente como o caraças, que fez umas coisas e que alguns reivindicam como tendo sido um império – que nunca foi.

      1. Avatar de SVR
        SVR

        Começo a perceber porque é que alguns utilizadores embirram consigo… Hoje é só postar b%&€a em força desse lado…

      2. Avatar de joao
        joao

        Tu deves realmente ser um crápula de primeira, primeiro essa tua mania arrogante de que sabes tudo e só dizes borradas, depois vens com moral para falar da história de um país e criticar, pela cara que tens também deves ser mouro. Vai aprender um pouco da história, depois comentas. Sofres de alguma complexo de inferioridade e necessitas que te mostrar à procura de aceitação.
        Deixa de ser fuínha, mouro, vai instruir-te um pouco e não digas essas palermices.

      3. Avatar de TiagoR
        TiagoR

        Oh Aves de império só deves conhecer a praça porque de história….!!

      4. Avatar de freakonaleash
        freakonaleash

        Este só descansa quando vir a bandeira portuguesa a ser queimada nas nossas ruas…aí sim vai se sentir feliz!

        1. Avatar de Aves
          Aves

          O Montenegro atirou-vos um osso que vocês roem deliciados. Esperto o gajo. Só que quando se cansarem do osso vão-lhe roer as canelas 😉
          Mas, como já disse o governo anterior não mexeu na bandeira nacional – que já houve várias – mexeu apenas num logo para a era digital
          https://apcrsi.pt/dossiers_old/simbolos_nacionais.pdf
          E quanto ao nosso império, recomendo a leitura de “A vida a bordo das naus da carreira das índias”.
          https://alvarovelho.net/images/patrono/Viver_no_mar.pdf

          1. Avatar de freakonaleash
            freakonaleash

            Eu recomendo que vá ler sobre o tráfico de escravos pelas tribos que lá encontrámos…Não faz de nós superiores moralmente mas também não nos faz de mais brutos comparados com quem lá estava…mas para a sua mentalidade é demasiado para alcançar!

          2. Avatar de Aves
            Aves

            “Portugal foi o primeiro estado do mundo a fazer comércio global de escravos vindos de África. Entre 1450 e 1900, terá traficado cerca de 11 milhões de pessoas.”
            Tudo bons rapazes 😉

      5. Avatar de Zé

        Uma coisa é mudar o logo. Outra coisa é mudar para aquele escarro de semáforo que nada diz e ainda por cima terem pago 74.000 euros. Isso deveria dar investigação da PJ.
        Achava eu que o logo do governo deveria representar o bandeira. É preciso muita imaginação para olhar para o semáforo e pensar na bandeira do país.
        Até o meu filho faria melhor…

    3. Avatar de Dark Oak
      Dark Oak

      LOL!! Mas quem é que vai alterar a bandeira e/ou os símbolos nacionais???! Que disparate!! Estamos a falar do logo do GOVERNO! Vai ver como é o logo do governo belga, por exemplo!

  18. Avatar de Viriatus
    Viriatus

    o meu unico comentario é mais de 70.000 euros por uma alface um ovo e um tomate irra, não podia fazer melhor os pseudo artista!

  19. Avatar de jorgeg
    jorgeg

    tipico os socio-comunas a beira de um ataque de nervos.
    75 mil euro por um ovo estrelado mas o socio-comunas nada, para nao falar que andam a saquear portugal a 40 anos!

    1. Avatar de PJA
      PJA

      Era bom era antes, não é verdade?

  20. Avatar de JR56
    JR56

    Conclui-se que o cidadão nacional está cada vez mais básico e a Ditadura do Politicamente Correcto está cada vez mais a fazer vítimas 🙂

  21. Avatar de joao
    joao

    Não que goste do atual, mas certamente o anterior nada me dizia, enquanto português. Acho que o antigo em nada dignificava nem representava Portugal, não me venham falar em termos de design, porque a desculpa do design em nada pode alterar um símbolo que está protegido pela Constituição Portuguesa e terem, como se viu, atribuído esse símbolo à Republica Portuguesa é crime pois viola a constituição. Quando ao designer, designers à muitos e talentosos, este sabemos porque lhe foi atribuída a tarefa e o valor pago pelo mesmo, um crime.
    Se o designer Eduardo Alves mão gosta dos símbolos da nação, devia ter recusado o tacho, o logo representa um país não a sua vontade própria.
    Eu também não gosto de mouros e benfiquistas, podemos mandar o estádio a baixo e fechar o clube.
    Mais ridículo é uma petição, criada sabemos por quem, para de alguma forma tentar impedir o que não pode ser impedido.

  22. Avatar de Pedro António
    Pedro António

    Mudar o logotipo não era necessário…agora virem para a praça pública a justificar que mudaram porque os cinco castelos, o escudo de Portugal, a esfera armilar, etc., não eram inclusivos, mas eram símbolos racistas e discriminatórios, isso é que foi uma loucura total!

    1. Avatar de Aves
      Aves

      O logotipo agora revogado já estava em uso desde o verão – e ninguém protestou. Só com a campanha eleitoral se tornou assunto. Enfim.
      https://www.publico.pt/2024/04/06/p3/opiniao/design-arma-2086126

      1. Avatar de Anung
        Anung

        Claro que protestaram, e até houve peticção com mais de 12.000 assinaturas.
        Os protestos só começaram agora devido a ter sido a esquerda contrariada.

        1. Avatar de Aves
          Aves

          Essa petição é de 30/11/2023, depois da marcação das eleições.

        1. Avatar de lambisco
          lambisco

          “Esta petição foi criada em 30 Novembro 2023”

  23. Avatar de Ze
    Ze

    Não sei o que é, deve ser da água, mas anda tudo a fritar do miolo… Não vê revejo no semáforo, mas se fosse uma rotunda, já concordava com a alteração.

    1. Avatar de Mendes
      Mendes

      Acho que se fosse um semáforo e uma rotunda amarela, por mim, era já!

  24. Avatar de Sara Paixão
    Sara Paixão

    Se já assassinaram a língua portuguesa com o fabuloso acordo ortográfico, não vejo nada contra um logótipo infantil.

  25. Avatar de freakonaleash
    freakonaleash

    Um petição criada por ressabiados da esquerda rosa, da extrema vermelha bloquista, e da papoila dos ditadores da esquerda radical, o que os une, o ódio aos símbolos da nação! Uma nação que se fez com o combate aos mouros e a exploração do mundo. Não esquecer também os designers que se acham donos do bom gosto! O diabo que os carregue!

  26. Avatar de Carlos Fernandes
    Carlos Fernandes

    Calma, não é uma alteração à bandeira, nem ao estandarte, é meramente um logo de identificação de um governo. E assim como as empresas atualizam e alteram os seus logótipos e grafias, o Windows é um bom exemplo, também os governos devem fazer. Já o gosto isso é individual.

    1. Avatar de John
      John

      Carlos, o logo do windows passou de quadrado a meio arredondado e agora à forma quase original, quadrado! nunca foram retirados elementos, apenas uma “reordenação” (falta-me um termo mais indicado para descrever).

      O logo do Governo de Portugal foi assassinado! Foram retirados elementos que fazia referência a um país para algo como peças de lego. E é aqui o ponto de discussão.

  27. Avatar de Digo eu
    Digo eu

    Dar cabo daquele logotipo woke de “semáforo” ao gosto das esganiçadas do BE, não chega. Devolução imediata dos 75 000€ gastos naquela aberração e já.

  28. Avatar de Luiz
    Luiz

    A imagem da bandeira que aparece no topo da página pode estar datada mas tem identidade, agora dois quadrados e um círculo até o meu sobrinho fazia na escola e custava bem menos. Está a passar -se o mesmo que quando foi no euro 2004. Aposto que se mandarem fazer no estrangeiro e eles derem uns retoques e ficar parecido com a bandeira portuguesa já é espetacular. Enfim, prioridades. Devem ter dinheiro a rodo dos contribuintes para estragar, não lhes custa a ganhar.

  29. Avatar de AdN
    AdN

    Muito bem reposto o símbolo. A mim ninguém me perguntou se eu queria um símbolo a parecer a bandeira do Mali!!!

  30. Avatar de TogasPacho
    TogasPacho

    O pecado original foi o anterior governo ter alterado, por muito bom que fosse o design.
    Tal como foi o subsidio dos PJ…

    Há coisas que pura e simplesmente não se devem mexer sem pesar as consequências.

    Quanto à reversão, acho bem e nem sou de direita.

  31. Avatar de fm
    fm

    só se perderam as horas que demorou para reverter e os 70 e tal mil euros de impostos deitados ao lixo pelo anterior governo

    1. Avatar de jotabê
      jotabê

      Em termos de “sitio” deve andar à volta de zero horas, em cada novo governo o “sitio” é remodelado.
      Quanto ao papel é outra questão, alé dos 75k, foram pré-impressos vários documentos e envelopes que agora são enviados para reciclagem.

  32. Avatar de Paulo
    Paulo

    Se eu não fosse português meh!
    Mas como português, custa-me ter um símbolo nacional que eu, enquanto português, não consigo reconhecer como representando Portugal. Ao menos, por muito simplista que fosse, que fizesse lembrar a bandeira portuguesa e não a do Mali!

  33. Avatar de JL
    JL

    Não voto a favor de um ovo estrelado a cavalo na bandeira italiana. Gosto deste logótipo, representa a nossa nação, e nunca devia ter sido substituído por aquela aberração.

  34. Avatar de André
    André

    Malta da esquerda ressabiada.

    1. Avatar de Zeca
  35. Avatar de AC
    AC

    Um logótipo usado online ou não, que não identifica o País a que se refere, obviamente que é absurdo, não estou interessado em quem o fez, mas o que revelou foi uma enorme falta de criatividade e de Patriotismo.

  36. Avatar de jotabê
    jotabê

    E sobre terem removido 2 logótipos de redes socias, “fb” e “in”, no topo da página, ninguém reclama?
    E o simbolo do “X”, tambem são contra a actualização? (neste caso o gov anterior tb não actualizou)

    1. Avatar de AdN
      AdN

      O que é que nós temos a ver com decisões de empresas privadas? Daqui a pouco também quer ser consultado quando a Tesla mudar de símbolo???

      1. Avatar de jotabê
        jotabê

        Nada contra decisões de empresas privadas, mas o governo não deve concordar, uma vez que não actualizou…