Circuit Simulator: Simulador gratuito de circuitos electrónicos

6 Comentários

Atualmente, com as tecnologias que estão disponíveis, facilmente encontramos na Internet ferramentas que antes apenas estavam disponíveis para instalação no PC. A nossa sugestão de hoje vai para o Circuit Simulator, onde pode montar circuitos e testar cenários.


 

Na área da eletrónica e simulação de circuitos eletrónicos existem várias plataformas e aplicações, mas hoje damos a conhecer o Circuit Simulator que funciona num simples browser, sem a necessidade de ser instalado qualquer software adicional.

O Circuit Simulator é uma ferramenta para simulação de circuitos eletrónicos que foi inicialmente desenvolvida em Java por Paul Falstad, mas que recentemente foi portada para HTML5. Com uma interface simples e altamente interativa, esta ferramenta pode agora ser usada num simples browser através deste site.

Através do menu é possível encontrar vários componentes, chips digitais e analógicos, etc. Para tal basta simplesmente aceder a Draw e escolher qual o componente que pretende inserir no cenário.

Outro aspeto interessante deste simulador online é o facto de disponibilizar vários samples que pode testar gratuitamente.

Veja como funciona o Circuit Simulator…

No site do projecto pode encontrar mais informações sobre a utilização desta ferramenta. De salientar ainda que é possível importar projetos assim como exportar projetos ou simplesmente partilhar o link do projecto criado. para iniciar um circuito em branco, basta ir a Circuits > Blank Circuit.

Comentários

6

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Daniel Malafaia
    Daniel Malafaia

    Já usei e recomendo, não é preciso instalar nada e as visualizações estão muito boas.

  2. Avatar de Miratan
    Miratan

    Essas ferramentas são de extrema utilidade, ótimo compartilhamento.

  3. Avatar de SD1
    SD1

    Isto faz me lembrar da cadeira de sistema digitais. Não me recordo qual era o simulador que usava e não era gratuito.

    1. Avatar de Mike
      Mike

      Também cheguei a usar nessa mesma cadeira. Lembro-me que era um software bastante simples e leve, precisava de S/N, mas não me recordo do nome… Bastantes dores de cabeça me deu

    2. Avatar de Burru
      Burru

      Sempre prefiro o Proteus, claro que é pago, mas muito completo…
      As versões livres desses softwares são muito limitados.