Cibercrime: qual o ato mais recorrente cometido pelos jovens?

15 Comentários

Talvez por desconhecimento, não considerando que o ato que estão a realizar pode ser considerado um cibercrime, os jovens europeus reconhecem que já se envolveram num ato que pode ser punível por lei. Mas qual o cibercrime mais cometido pelos jovens?

Cibercrime: qual o crime mais recorrente cometido pelos jovens?


Cerca de 50% dos inquiridos admitiu ter cometido alguma forma de cibercrime

De acordo com um estudo recente, o crime mais recorrente cometido pelos jovens foi a pirataria digital, com um em cada três jovens a admitir fazê-lo. Segundo revela a Lusa, foram selecionados 20 comportamentos-chave, dos quais 13 são cibercriminosos e os restantes sete são atitudes desviantes ou atos perigosos, como ‘sexting’ ou a partilha de imagens violentas.

Cerca de 50% dos inquiridos admitiu ter cometido alguma forma de cibercrime. Além da pirataria digital, os jovens admitiram também frequentar mercados ilegais de jogos de azar (um quinto) ou que aceitam fazer lavagem de dinheiro ou transportar dinheiro de um lado para o outro.

Cibercrime: qual o crime mais recorrente cometido pelos jovens?

“Um em cada oito jovens funcionou como mula financeira”, sublinhou Tito de Morais. Seguem-se os discursos de ódio, ‘ciberbullying’ ou ‘hacking’, que são praticados por cerca de 10% dos jovens.

Um em cada onze jovens admitiu ter estado envolvido em ações de ‘phishing’ para obter dados pessoais de terceiros, ter partilhado sem autorização conteúdos íntimos, ter realizado fraudes ‘online’, participado no roubo de identidade ou em discursos racistas ou xenófobos. Um em cada cinco admitiu ter trocado mensagens eróticas (‘sexting’) ou ter partilhado materiais violentos

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de andre
    andre

    é fácil: Delito de opinião.

    1. Avatar de 36.71Hz
      36.71Hz

      ahahah isto sem dúvida.

  2. Avatar de Lopes
    Lopes

    Eu confesso que já fui algumas vezes ver o canal de notícias RT. Sei que ē proibido. Posso sofrer alguma consequência ?

    1. Avatar de Gringo Bandido
      Gringo Bandido

      Podes não ter estrutura para interpretar ou descartar desinformação e propaganda e acabas por sabotar o teu proprio país espanhando essa mesma desinformação dando cabo da democracia e acabas pendurado como o mussolini quando a coisa der para o torto.

    2. Avatar de Almeida
      Almeida

      a punição são 43 chibatadas, se não estou equivocado.

    3. Avatar de há+cada+gajo
      há+cada+gajo

      Podes acordar para a realidade, o que não convém.

    4. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      A punição são a visualização de todos todos os episódios do programa “Guerra Fria” na SIC Noticias com José Milhazes e Nuno Rogeiro e com punição final 24 horas de CMTV.

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Devidamente editados para só ter os ataques de tosse do José Milhazes Se é para ser punição tem de ser algo mesmo incomodativo

    5. Avatar de Bruno
      Bruno

      Não é proibido

    6. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      Na Russia é que há censura e delito de opinião, que o diga a malta que tem caído de janelas abaixo. Aqui podes consumir RT à vontade!

      1. Avatar de Joaquim de Almeida
        Joaquim de Almeida

        E os mais de 50 “amigos chegados” dos Clinton que se suicidaram…

  3. Avatar de Almeida
    Almeida

    “Um em cada cinco admitiu ter trocado mensagens eróticas (‘sexting’) ”

    isto é crime??

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Lê o texto novamente…

  4. Avatar de AlexS
    AlexS

    Sexting não é crime se for consensual.

  5. Avatar de TdSR
    TdSR

    O Insta está minado de publicidade enganosa.