Chrome 56 chegou com… HTML5 activo por omissão

11 Comentários

Há muito que se anuncia o fim do Flash e a Google acaba de dar mais um passo nesse sentido. O Chrome 56 já está disponível para desktop e já traz o HTML5 activo por omissão para todos os utilizadores… mas há mais novidades!



Melhor desempenho e uma navegação Web mais segura é o que a nova versão do Chrome 56 promete com a activação por omissão do HTML5 para todos. Não se trata do fim do Flash. Os utilizadores que pretendam aceder a conteúdo deste género, em sites específicos, poderão fazê-lo através da habilitação de permissões para tal.

Esta era uma opção já existente no Chrome 55 mas apenas para um pequeno número de utilizadores, em fase de teste.

Há ainda a novidade da nova etiquetagem de sites HTTP não cifrados, fazendo isso parte da motivação para que toda a Web passe a ser HTTPS o mais rápido possível. Qualquer site que faça recolha de dados utilizando uma ligação não segura, será assinalado de forma clara na barra de endereços.

O novo Chrome passa agora a suportar FLAC, para a compressão de áudio sem perdas de informação. O suporte para WebGL 2.0 passa também a estar activo por omissão e o suporte para Bluetooth na Web também foi melhorado para dispositivos BLE.

Homepage: Google Chrome
Preço: Gratuito

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Kabuki
    Kabuki

    Para quem usa Android o Chrome deixa a desejar. É bom na versão desktop mas deixa passar tudo sem possibilidade de controlo em Android.

  2. Avatar de Joao 2348
    Joao 2348

    Por aqui já está desactivado, que historicamente o WebGL tem sido uma fonte de problemas de segurança, e o perigo de ataques de negação de serviço ainda permanece… supostamente só pode ser corrigido com actualizações dos drivers da placa gráfica, ou seja, no caso aqui, isso não vai acontecer.

  3. Avatar de Victor F.
    Victor F.

    Se há coisa que odeio é atualizar softwares e não ver a um canto um pequeno texto com um link que diga “changelog”…

    Obrigado pplware!

  4. Avatar de jedi
    jedi

    Acho que o termo HTML5 nao esta a ser bem usado porque HTML5 qualquer browser moderno pode executar. O que está em causa em si é quem desenvolve websites deixar de utilizar Adobe Flash e começar a desenvolver com a especificação HTML5 como utilizar tag video para transmitir video com em formato MP4 ou WebM. Ou começar a utilizar a nova Especificação CSS3 para fazer Animações ou coisas mais complexas, Utilizar SVG ou Canvas API. Para isto os browsers tem que implementar o mais rapidamente a novas funcionalidas relacionadas com HTML5, CSS3 e JavaScript. Nisso Chrome e Opera ( que utilizam o Chromium ) estão bem á frente ou pelo menos tentam, o que facilita o programador.

  5. Avatar de Tiago Carvalho
    Tiago Carvalho

    Esta notícia seria tolerável num correio da manhã, por exemplo… Mas nunca num blog de tecnologia. Só o título já é vergonhoso… HTML5 ativo por omissão… LOL

    1. Avatar de Goncalo Pinto
      Goncalo Pinto

      Entao? Qual o problema com o artigo? Queres algo mais elaborado, com mais detalhes? Ou sera que nao entendeste o conteudo? Sera que sabes algo que mais ninguem sabe? Explica-te la.

      1. Avatar de MLopes
        MLopes

        talvez esteja a falar do uso incorreto do termo “por omissão” e, se assim fôr, até terá alguma razão.
        neste caso não há “omissão” nenhuma uma vez que o título se refere ao programa (chrome 56) e não à pessoa do “consumidor” que o instala.
        assim sendo, a “ativação” não ocorre “por omissão” mas sim como “padrão” ou como “parâmetro padrão”. pormenores…

        1. Avatar de Gramar Nazi
          Gramar Nazi

          ‘omissão’ é a tradução correcta para “default”, muitas vezes traduzido (incorrectamente) como ‘defeito’…

        2. Avatar de Grammar Nazi
          Grammar Nazi

          ‘omissão’ é de facto e neste contexto a tradução correcta para “default”, muitas vezes traduzido (incorrectamente) como ‘defeito’.

  6. Avatar de Mercury
    Mercury

    Só tenho pena que o Chrome nunca traga nenhuma novidade de que eu esteja a precisar e que a Google nunca atenda aos pedidos que as pessoas vão fazendo insistentemente, por exemplo, nos seus próprios fóruns, sempre completamente ignorados, fazendo depender muitas funcionalidades básicas e úteis da instalação de extensões manhosas, que comprometem a privacidade e a estabilidade do browser e que duplicam ou triplicam o consumo de memória.