Chegou o Firefox 46 – Finalmente com integração GTK3

18 Comentários

O Firefox da Mozilla é inquestionavelmente um dos melhores browsers da actualidade. Apesar de não ser o mais usado em todo o mundo, este browser tem ganho funcionalidades muito interessantes e melhorado singificativamente o consumo de memória.

Esta terça-Feira a Mozilla lançou o Firefox 46. Vamos conhecer as novidades.

firefox46_2


Apesar de não ser o browser mais popular nos dias de hoje e de até ter perdido quota de mercado nos últimos anos, o Firefox continua à procura das glórias de anos passados e nesse sentido tem implementado um conjunto de novas funcionalidades.

Novidades do Firefox 46

  • Integração GTK3 no Linux
  • Melhorias ao nível da segurança do JavaScript Just In Time (JIT) Compiler
  • Melhorias do WebRTC ao nível da performance
  • Responsive web mode dev
  • entre outras novidades – ver aqui.

firefox46

Para quem procura um browser ainda mais leve, a nossa sugestão vai para o Light. Este browser tem como base o Firefox, mas é muito mais rápido uma vez que não inclui um conjunto de funcionalidades consideradas “não essenciais” e que tornam as máquinas lentas.

Firefox46

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Júnior Silva
    Júnior Silva

    O Firefox esta muito bom! Utilizo ele e o Vivaldi. 😀

    1. Avatar de Chinoca
  2. Avatar de luis verdasca
    luis verdasca

    É curioso. O firefox foi criado como uma versão leve do Seamonkey. Actualmente, é um monte de “bloat”, enorme, lento, consome RAM como se não houvesse amanhã e tenta cometer os mesmos erros do chrome. Ironicamente, há um “light” que é suposto ser a versão leve do dito cujo.
    É o que acontece quando correm com boa parte dos engenheiros mais experientes da Mozilla e deixam aquilo à mercê de um bando de putos inexperientes.

    1. Avatar de Mylittlelife
      Mylittlelife

      Não sei que bicho te mordeu contra a empresa mas OK lol

      O Firefox é o único web Browser além do Edge que é light, rápido e funciona bem em todas as páginas. O Chrome esse sim um camião: pesado mas rápido (apesar de tudo…) mas apto só para máquinas com bom hardware e RAM.

      Comprei um tablet usado com um Z3735G e 1 GB RAM e 16 GB Flash, instalei o Windows 10 e o Browser mais rápido EDGE > Firefox >>> Chrome. O EDGE está super optimizado e num hardware limitado nota-se bem a diferença. Até já considero a mudança …

      1. Avatar de luis verdasca
        luis verdasca

        não é nada contra a empresa, obviamente.
        se procurares um pouco e andares atento às noticias sobre a empresa e aos sitios onde se discute tecnologia, é sabido que a mozilla tem “corrido” os engenheiros melhores e mais experientes e, no seu lugar, tem colocado gente com menos competência. o resultado tem sido um monte de projectos sem sentido ou com problemas, uma empresa sem rumo definido, etc.
        eu gosto bastante do trabalho deles e é precisamente por isso que os critico. entristece-me que o firefox se limite a andar atrás do chrome em vez de ter ideias próprias. até o firefox developers edition é uma fantochada, sempre cheio de problemas.

    2. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      há a versão light, há a versao pale moon entre outras, não quer dizer que seja a mozilla a desevolver essas, apenas têm por base o firefox

      1. Avatar de luis verdasca
        luis verdasca

        o firefox É a versão light. ou, pelo menos, é o que eles nos venderam. agora é o que se vê. facilmente gasta mais de um 1GB de ram, já o tive a consumir 4GB para abrir UMA página.
        o chrome tb anda pelo mesmo caminho. também começou com um browser “leve”. agora é o que se vê.

    3. Avatar de P
      P

      O que é consumir RAM como se não houvesse amanhã? Queres por um número nisso?

      1. Avatar de Zane
        Zane

        A verdade que também é um papa ram como o chrome. Apesar que acho que o gestão do firefox é melhor a esse nível e o consumo é mais baixo que o chrome.

    4. Avatar de PeFerreira98
      PeFerreira98

      Consumir RAM é mau?

      1. Avatar de Mylittlelife
        Mylittlelife

        Consumir RAM é mau quando o consumo vs. outros a fazerem o mesmo é exagerado. Basta ver que num tablet de baixa gama que tenho ao abrir o PPLWARE no Chrome fica super lento e no EDGE super fluído (e consumo de RAM e CPU muito mais baixos).

    5. Avatar de Mario Junior
      Mario Junior

      Mozzila virou SJWzilla.

  3. Avatar de Kendimen
    Kendimen

    É o meu browser de utilização diária, principalmente desde que o Google Chrome se tenta “impingir” constantemente (mesmo quando utilizo o Chrome, curiosamente)!
    Por coincidência acho que estou a usar exatamente o mesmo tema que o Pedro Pinto 🙂

  4. Avatar de Osvander
    Osvander

    Uso o Opera e firefox para entrar em site de bancos, porque o opera não entra de jeito nenhum em bancos e videos não rodam, uma pena!

  5. Avatar de Joana
    Joana

    Eu sempre utilizei Firefox, mas ultimamente, bloqueia em algumas páginas que visito…aparece a rodinha, como por exemplo no site dos CTT no rastreio de encomendas e já noutros lados, e passado um bocado volta à pagina… coisa que nunca me fez até andarem a fazer updates…às vezes estragam mais do que compõe. Já actualizei para a 46 e os erros mantém-se…de bloqueios em certas páginas.

    1. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Desinstala o Firefox.
      De seguida, instala a versão 46.

  6. Avatar de lmx
    lmx

    Eu quero é Opera com VPN na Europa e Opera Turbo a a comprimir e descomprimir e entregar na Europa…
    o resto é paisagem!!

    ele é flash e o cacete em linux ultimas versões…é sempre a dar!!

    já saia uma VPN pra Europa ho Operaaa..

    1. Avatar de luis verdasca
      luis verdasca

      o opera morreu, pá. agora é uma skin do motor do chrome.
      quem fazia o opera saiu da empresa e está a fazer o vivaldi. não sei se aquilo tem futuro mas gostava bastante que voltasse aos tempos de ouro do Opera, em que era, de longe, o melhor browser.