Certificado digital COVID pode ser obtido nos Espaços Cidadão

23 Comentários

Obter o Certificado digital COVID online não é propriamente difícil. No entanto, tal obriga que as pessoas tenham Internet e que saibam seguir os respetivos procedimentos.

Para ajudar os utilizadores, o Certificado digital COVID pode ser obtido nos Espaços Cidadão.

Certificado digital COVID pode ser obtido nos Espaços Cidadão


O certificado digital COVID da UE abrange a vacinação, teste ou recuperação da COVID-19 e está disponível em formato digital e em suporte papel.

Como obter já o seu Certificado Digital COVID?

Obter o seu Certificado Digital COVID é um processo relativamente simples. Para isso basta que aceda aqui e escolher o tipo de certificado:

  • Certificado de Vacinação
  • Certificado de Testagem
  • Certificado de Recuperação

Caso pretenda obter já o seu Certificado Digital COVID basta que aceda aqui. Em alternativa pode ser pedido num dos mais de 750 Espaços Cidadão que existem em Portugal continental, anunciou este sábado o Governo.

Certificado digital COVID pode ser obtido nos Espaços Cidadão

O Governo refere que o “pedido presencial nos Espaços Cidadão é uma alternativa ao pedido online disponível através do portal do SNS24” e que o serviço “pode ser efetuado em todos os Espaços Cidadão, com exceção daqueles que se localizam dentro das Lojas de Cidadão“. Até ao dia 30 de junho foram realizados mais de mil pedidos de certificado nestes balcões.

O ministério da saúde refere que…

Este documento digital facilita a circulação das pessoas de forma segura, dentro e fora de Portugal. Pode ser utilizado para ter acesso a estabelecimentos turísticos e de alojamento local, como restaurantes e hotéis, onde, de acordo com as medidas específicas decididas no último Conselho de Ministros, é exigida a apresentação de certificado digital ou teste negativo em todo o território continental

Este documento é gratuito e os Estados-Membros poderão utilizá-la para fins nacionais, se tal estiver previsto na legislação nacional. Os Estados-Membros devem abster-se de impor restrições de viagem adicionais aos titulares de um certificado UE de COVID digital, a menos que sejam necessárias e proporcionadas para salvaguardar a saúde pública – saber mais aqui.

Leia também…

Testes grátis à COVID-19? Saiba em que farmácias pode fazer…

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de António
    António

    Realmente não é difícil.
    Difícil é receber o certificado, mesmo quando a operação é bem sucedida

    1. Avatar de vitor
      vitor

      Eu que o diga!

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Em menos de 24h depois da toma da segunda dose já tinha o meu.
      O pessoal que já tem a primeira dose também tem logo o certificado embora de inválido quando lido na app.

  2. Avatar de Eu sei lá
    Eu sei lá

    Para alguém info-excluído.
    Um familiar meu foi vacinado com a segunda dose, ontem de manhã. Perto de noite já estava disponível o certificado no site do SNS24.
    P.S. A tal app que lê o código QR do certificado diz que é inválido até passarem 14 dias.

    1. Avatar de AJ
      AJ

      o meu QR diz que não encontra DATA, já passou 20 dias.

      1. Avatar de Eu sei lá
        Eu sei lá

        Um QR normal é fácil de duplicar e alterar. A utilidade é evitar estar a escrever os dados que lá estão, leem-se com um equipamento de leitura ótica.

        O QR dos certificados não é o normal. Para o ler é preciso usar a app da Imprensa Nacional-Casa da Moeda Pass Covid.
        P.S. Não é preciso fazer pontaria e apanhar o quadrado do código todo. Qualquer bocado chega. Só diz Válido/Inválido, nome data de nascimento.
        Agora … pretender que o pessoal dos restaurantes e hotelaria descarreguem a app e a usem … não acredito que façam. E o que fariam quando alguém aparecer com um certificado digital, de vacinação completa, e a app diga que é “Inválido” por não terem ainda passado 14 dias?

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          São obrigados a fazer, basta serem fiscalizados e leva multa o restaurante e o cliente.

  3. Avatar de Não posso mais com esta palhaçada digital
    Não posso mais com esta palhaçada digital

    …sns24.gov.pt
    …ajax.googleapis.com
    …google.com
    …gstatic.com
    …readspeaker.com
    …f1-eu.readspeaker.com

    Penso que ninguém é obrigado a:
    1. partilhar dados com quem não quer… Google por exemplo.

    2. efectuar contrato com entidades privadas para exercer um direito ou dever. MEO , vodafone, sapo, ou outro como a Google.

    Sendo os dados gerados um activo pergunto qual será o offshore que irá lucrar, pois tudo indica que andamos todos a trabalhar não para a nossa economia mas sim para a de outros matando a nossa.

    Parece que algumas leis desapareçam , um pouco como “os dados de manifestantes de Lisboa” que depois deu no que deu … Falta a multa que todos os Portugueses teram que pagar.

    Com “o lado negro” a internet no seu melhor a pessoas são forçadas a irem para a boca do lobo.

    Escândalos uns atrás dos outros de grandes marcas que não gostam de leis…(Google, Microsoft, Apple,FB, dados expostos e vendidos, espionagem, burlas, fraudes, roubo, etc ).

    Como posso confiar ?

    Deixo também de confiar em quem tem o dever de proteger o direito em Portugal dado o que se vê e tem visto e em especial nesta matéria.

    Parece que quem não tem internet, e-mail e telemóvel ( já não é ser humano nem contribuinte nem doente ), deixa de estar ao abrigo da constituição e de outras leis internacionais sérias , sim, porque depois existem também outras de índole duvidosa como todos sabemos…

    A autoridade confirmou que ninguém é obrigado ter telemóvel, NET, e e-mail.

    Não posso mais com esta palhaçada digital.

    1. Avatar de Eu sei lá
      Eu sei lá

      Eu é mais com as rotundas. Antigamente a realidade era bidimensional, num plano. As estradas confluíam num cruzamento, de 3 ou 4 direções, os semáforos regulavam quem passava, ou respeitava-se a prioridade à direita. E com placas no cruzamento que explicavam todas as direções.

      Fizeram rotundas muito mal desenhadas. Das grandes, com o espaço central sobreelevado, nem se consegue ver todas as saídas. Que haja rotundas com o relevê ao contrário, enfim a água tem que escorrer para algum lado. Chega-se a uma saída, não se sabe se aquela é a terceira que dizia o sinal há 100 metros atrás e a direção da placa que lá está mal se vê.
      E nas rotundas desniveladas, em viaduto, pior!. Resultado – é preciso usar GPS (e mesmo assim …)

      Qualquer autoridade diz que ninguém é obrigado a ter GPS. Mas o que é facto é que sem GPS já não se consegue ira lado nenhum.

      Não posso mais com a palhaçada das rotundas!

  4. Avatar de Lucas
    Lucas

    Se o número de telemóvel não recebe o SMS após inscrição no site, e se esse mesmo número está no centro de saúde registado, o que fazer?

    1. Avatar de Eu sei lá
      Eu sei lá

      Ir ao site sns24.gov.pt
      Iniciar sessão
      Ver se o nº do telemóvel está correto.

      Ou, instala a app SNS24. Para funcionar vai-te pedir o nº de utente do SNS e para inserir um código enviado para o telemóvel. Se receberes o SMS está tudo bem, senão o nº de telemóvel de inscrição no site do SNS24 não está certo
      Não me ocorre mais nada.

      1. Avatar de Lucas
        Lucas

        No sns24 diz número telemóvel incorretos. Mas a verdade é que o centro de saúde convocou através de telemóvel correto.

  5. Avatar de Eu sei lá
    Eu sei lá

    A app SNS24 foi atualizada para iOS (primeiro foi para Android). Também já aparece o certificado digital.

  6. Avatar de zeze@couves.pt
    zeze@couves.pt

    A malta mais atenta sabe que esta app está alojada nos Países Baixos nos servidores da Microsoft. Quem acredita que a Microsoft não sacou a informação toda pra eles, levente a mão.

  7. Avatar de sei que nada sei
    sei que nada sei

    Nunca fui capaz ou tive a capacidade de fazer comparações incomparáveis ou dito de outra maneira .
    Penso que comparar direitos básicos com GPS é algo do qual não me vou pronunciar, mas mostra bem o arquétipo com semenhante capacidade.
    Sei que nada sei mas também não sei como tal será possível.

  8. Avatar de CS
    CS

    Os nazis e o seu certificado digital, para limitar o acesso a locais públicos a não arianos.
    Parece que estamos no bom caminho para uma ditadura totalitária.

  9. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Nao se passa nada, isto e tudo normal. Ate ao dia de escolherem a cor das nossas cuecas.

  10. Avatar de XneloX
    XneloX

    Acho que os restaurantes vão poder ter um espaço para clientes sem certificado tal como tem para os fumadores

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Chamam-se esplanadas.. lol

  11. Avatar de Lucas
    Lucas

    No sns24 diz número telemóvel incorretos. Mas a verdade é que o centro de saúde convocou através de telemóvel correto.

  12. Avatar de .
    .

    “a verdade é que o centro de saúde convocou através de telemóvel correto” Se o tiver e quiser dar, porque ninguém é obrigado a ter NET, telefone, telemóvel ou e-mail e sendo assim a convocação é feita por carta.
    Ninguém pode ser obrigado a fazer contratos com particulares para exercer um direito ou dever, e também não pode ser descriminado negativamente e isto está plasmado em lei.

  13. Avatar de Maria Dias
    Maria Dias

    Ao meu pai está a acontecer a mesma situação, no site dá que o contacto está incorreto, no centro de saúde está tudo certinho. Mas já sei como podemos resolver. Deve dirigir-se a loja do cidadão, no meu caso está situada na Câmara Municipal e lá nos dão o Certificado Covid.