Certificado digital Covid: Disponível no portal SNS24 ou enviado por email

33 Comentários

Será já esta semana que serão emitidos os primeiros Certificados digitais Covid. Os certificados vão ser emitidos a meio desta semana pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).

De acordo com informações recentes, os certificados são gratuitos e podem ser consultados no portal SNS24 ou enviados por email.


De acordo com uma orientação da DGS publicada na passada terça-feira, os certificados podem ser usados em todos os estados-membros, bem como na Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça.

O Certificado Digital COVID da EU, doravante Certificado, é gratuito e emitido em língua portuguesa e inglesa. O Certificado é emitido em formato digital, mas os seus titulares têm a possibilidade de o imprimir a partir do formato digital.

Como obter o Certificado digital Covid?

De acordo com a orientação da DGS, o Certificado pode ser consultado através do portal do SNS 24, através da aplicação móvel
do SNS ou enviado ao titular para o endereço de correio eletrónico registado no Registo Nacional de Utente ou no Registo de Saúde Eletrónico.

O Certificado dispõe de um código QR interoperável, legível, com os dados essenciais necessários, bem como uma assinatura digital. O código QR é utilizado para verificar de forma segura a autenticidade, integridade e validade do Certificado.

O Certificado contém dados como o nome, a data de nascimento, a data de emissão e informações pertinentes sobre a vacinação, teste ou recuperação. Os dados pessoais estão incluídos no respetivo Certificado, em conformidade com o disposto no Regulamento do Certificado Digital COVID da EU. Para efeitos de verificação, apenas são inspecionadas a validade e a autenticidade do certificado, verificando quem o emitiu e assinou.

Existem três tipos de Certificado Digital COVID da EU: Certificado de vacinação, Certificado de teste e Certificado de recuperação. Toda a informação pode ser consultada aqui.

Partilhar:
Tags:

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de outra vez !!
    outra vez !!

    Bom, depois do que pude constatar até com as autoridades ao que parece nenhum serviço público pode ou deve adotar medidas, práticas ou políticas abusivas. Só para dar um exemplo ninguém pode obrigar outro a subscrever um produto ou serviço privado para beneficiar ou exercer de um direito. Depois da última multa aplicada a uma operadora devido á mesma ter agido em cartel contra o consumidor mas também contra o Estado, o digital que é o Rei das políticas abusivas / criminosas vê assim premiadas as suas condutas menos sérias mais que conhecidas por todos, mas esquecidas por quem tem obrigação quer de cumprir como de fazer cumprir. Uma maravilha desta realidade quase surreal.

    1. Avatar de Há Cada Gajo
      Há Cada Gajo

      Troca lá isso por miúdos.

        1. Avatar de Nuno
          Nuno

          Através do MySNS não se consegue aceder a qq certificado vacinação. Ou o serviço está atrasado ou é uma das noticias falsas habituais.

    2. Avatar de Vitor Tavares
      Vitor Tavares

      Mas ninguém é obrigado a “subscrever” este certificado…é facultativo e só o solicita quem quiser! E os dados solicitados são os essenciais para que o certificado tenha alguma utilidade. E se colocares essas “teorias da conspiração” de lado vais reconhecer uma coisa…forneceste mais informação (e forneces todos os dias) pessoal para teres um perfil no Facebook,uma conta na Google ou utilizares o WhatsApp. E não vale dizeres que não utilizas nenhum desses serviços…para escreveres esse cometário foste “obrigado” a dar muita informação pessoal!

      1. Avatar de Ru
        Ru

        Para escrever este comentário usei um mail “falso”, num browser a correr sobre Tor, num telemóvel sem serviços google, e sem facebook/whatsapp….
        Se alguém quiser mais informação que se dê ao trabalho de a descobrir. A minha “função” é complicar a recolha/partilha de dados, dentro dos limites de utilização dos meus aparelhos.
        Sobre o certificado tenho uma coisa a dizer. A app MySNS (penso que seja a oficial), não funciona. Provavelmente por ter um telemóvel sem Gapps. Caso seja por causa disso então o estado deveria melhorar as suas apps, e não as fazer depender de serviços fornecidos por empresas privadas do outro lado do mundo….

        1. Avatar de AqueleAmigo
          AqueleAmigo

          *facepalm*

          Secalhar tens milhentas fotos tuas no fb e afins 😀

          1. Avatar de Ru
            Ru

            Se calhar devias aprender a ler melhor. Ou não leste a primeira frase do que escrevi?
            Dá mais uns facepalm que isso vai ao sítio 🙂

        2. Avatar de Vitor Tavares
          Vitor Tavares

          Isso do utilizar um mail “falso”,utilizar um browser Tor,em telemóvel sem apps e certamente a utilizar uma VPN para “esconder” o IP é o que chamo “conversa da treta” utilizada por muitos que pouco mais sabem de tecnologia do que “carregar no botão” para ligar o PC ou o smartphone! São tantos a darem essa resposta que já nem merece…uma resposta!

          1. Avatar de Ru
            Ru

            A ideia não é esconder da PJ, ou algo do género. Mas sim evitar partilhar dados com empresas da treta.
            Queres ter perfis pela net fora, força com isso. Tens tanto direito, quanto eu tenho em não querer. Muita gente parece ficar ofendida com quem tenta não ser um livro aberto. Azarito.
            Mas….. Obrigado pela resposta.

            PS: não fazes a menor ideia do que eu percebo (ou não) de tecnologia. Mas posso adiantar que sei estrelar ovos

  2. Avatar de outra vez !!
    outra vez !!

    Tavares estas enganado mas nem vou entrar nessas questões do facecoco ou outros cocos como esses. Se não concordo não uso .Logo contínuas enganado…dados também se fabricam… Mas aulas nestes dias são caras . Faz um exercício se quiseres. Tenta ir á s.social e vê o que eles te exigem para ir lá falar sobre as suas faltas ou falhas, erros ou outro assunto dos que a eles digam respeito … por exemplo.
    Não são teorias meninos é a realidade.
    É tão realidade como a mesma ter jogado na bolsa e ter perdido o dinheiro de quem para lá desconta anos a fio e com um jeitinho talvez mais tarde se venha a saber da venda de dados desses também mais uma vez a revelia dos mesmos…e de seriedade duvidosa, como com a aposta na bolsa. Podia continuar o resto do dia a dar exemplos mas não tenho tempo. Acordem !

    1. Avatar de Vitor Tavares
      Vitor Tavares

      Que grande “confusão” andas a fazer quanto a questões de privacidade! O que é que a Segurança Social me pode “exigir” em termos pessoais que eles já não possuam?! Basta eu precisar de trabalhar para que seja “obrigado” a dar (quase) todas as informações a meu respeito,até para depois eles verificarem se estou a pagar os impostos devidos. E se quiser abrir uma conta bancária para receber o ordenado não tenho de fornecer (mais uma vez) os meus dados pessoais? E se quiser comprar ou alugar uma casa? E se me apetecer ter um cartão de fidelidade com uma qualquer empresa? E para fazer um contrato de fornecimento de água,eletricidade ou telecomunicações? Se não queres que te “conheçam”…vais ter de te suicidar! E mesmo assim temos a questão da certidão de óbito…

      1. Avatar de Ru
        Ru

        Da minha parte o problema não é a segurança social saber algo ou não. Porque isso eles já sabem. O problema é a app deles não funcionar sem serviços (Gapps) americanos. Uma app oficial de serviços do estado deveria ser independente disso. Umas funcionam, outras não.
        Para contratos, que remédio dar os dados.
        Agora cartões de fidelização…. É pagar em dinheiro, e sem cartões desses. Mais uma vez, apenas por privacidade e não partilhar dados com essas empresas. E mais outra vez, quem quiser é livre de usar, e quem não quiser não usa.

        1. Avatar de Rafilda
          Rafilda

          Tens que perceber que a memezada é absolutamente intolerante com a diferença. Mas apregoam ao contrário. Mémés!!!!

  3. Avatar de João
    João

    Como fica o caso do português que tomar a vacina no estrangeiro?

    1. Avatar de Keyboardcat
      Keyboardcat

      Consulta essa informação no país onde foste vacinado. Eles é que emitem o certificado.

      1. Avatar de João
        João

        Sim, porém se vacinado no estrangeiro não terá o certificado digital que permite entrar em Portugal ou circular pelo espaço schengen. Ou permite? Acredito que não. Eu entendi que para ter o certificado tens que ser vacinado na europa.

      2. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Depende do caso…
        Estou temporariamente na Bélgica em trabalho, sou residente em Portugal. Tomei a vacina aqui mas o estado belga só emite certificado a quem seja residente (com cartão de identificação nacional).
        Não estou com muita esperança que em Portugal me aceitem o cartão/papel com a info da vacina que recebi ao ser vacinado….

  4. Avatar de oscar alhinho
    oscar alhinho

    ja alguem pediu um certificado?

  5. Avatar de Eu mesmo
    Eu mesmo

    Alguém conseguiu encontrar o Certificado Digital na aplicação ou ainda estará para ser disponibilizado?

  6. Avatar de outra vez !!
    outra vez !!

    Tavares volta ler ! Parece que não entendeste nada.
    Nunca poderei concordar em ter que efectuar um contrato com um privado para exercer um direito ou dever.

  7. Avatar de Jorge Cunha
    Jorge Cunha

    Estou a gostar desta troca de opiniões!

  8. Avatar de joao matos
    joao matos

    Bem, vou esperar pela 2ª dose já na próxima semana e depois vou tratar de fazer o pedido. Vamos ver como corre.

  9. Avatar de Joao Sampaio
    Joao Sampaio

    No sns ainda não á certificado digital disponibilizado. Abraço

  10. Avatar de Joao Sampaio
    Joao Sampaio

    O Governo anunciou que seria possível fazer o pedido dos certificados digitais online a partir desta quinta-feira, mas a opção ainda não se encontra disponível no site do SNS24. A funcionalidade ficará, todavia, operacional ainda no dia de hoje, garantiu ao SAPO24 fonte dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).

    1. Avatar de Petrus
  11. Avatar de Gabriel
    Gabriel

    Eu ja tenho o certificado.

    Não deveria haver nenhuma app tambem?

    1. Avatar de PTO
      PTO

      Pois… tb tirei o meu em PDF mas no telemóvel népias.
      Nem sequer tem qualquer explicação sobre isso no site.

  12. Avatar de zeze@couves.pt
    zeze@couves.pt

    Os dados da app SNS24 são enviados para a Microsoft para o IP 40.114.219.148 e não vejo nada sobre isto nas notícias. A app manda os nossos dados todos para depois serem vendidos e guardados, mas a malta só está preocupada se for para a Rússia. E os jornalistas andam a dormir, enfim, a agenda política é muito forte. Dúvidas? Instalem software no telemóvel para ver as ligações ou vejam isso facilmente num router, é fácil ver para onde a app se tenta ligar. Força.

  13. Avatar de Joaquim Cordeiro Ribeiro
    Joaquim Cordeiro Ribeiro

    Não consigo imprimir o Certificado Digital Covid