Certificado digital COVID dará “livre trânsito” para dentro e fora do país

133 Comentários

O certificado digital é gratuito e os Estados-Membros poderão utilizá-la para fins nacionais, se tal estiver previsto na legislação nacional. Os Estados-Membros devem abster-se de impor restrições de viagem adicionais aos titulares de um certificado UE de COVID digital, a menos que sejam necessárias e proporcionadas para salvaguardar a saúde pública.

Em Portugal o Certificado digital dará “livre trânsito” para dentro e fora do país.

Certificado digital COVID dará "livre trânsito" para dentro e fora do país


Oficialmente tudo funcionará a partir de 1 de julho, mas já é possível obter o seu certificado, caso tenha sido vacinado – pode ver aqui como fazer. De acordo com o jornal Publico, o Conselho de Ministros vai decidir nesta quinta-feira que o certificado digital COVID-19 da União Europeia permitirá a alguns portugueses que cumpram determinados requisitos circularem livremente pelo país (e pela União Europeia).

Além disso, com o certificado será possível estarem presentes em eventos desportivos, culturais e familiares (como casamentos ou batizados) sem precisarem de apresentar o comprovativo da realização de testes.

Certificado digital COVID dará "livre trânsito" para dentro e fora do país

De relembrar que, a aprovação do certificado foi considerada pelo primeiro-ministro como “uma das prioridades” da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia, sublinhando, contudo, que é uma ferramenta e não “uma varinha mágica”.

De referir que Portugal passou a estar na zona vermelha da matriz de risco. Atualmente o nosso país tem uma incidência de 128,6 casos por 100 mil habitantes e R(t) de 1,17. Quem tem 35 ou mais anos já pode fazer o auto-agendamento da vacina. Os que têm 18 ou mais anos deverão começar a ser vacinados a partir de 4 de julho.

Certificado Digital COVID

Comentários

133

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de C.S.
    C.S.

    Então mas se a vacina não protege e também não evita que haja transmissão, o certificado covid serve para quê?
    E se eu for infectado por uma pessoa com certificado covid?

    1. Avatar de Spoky
      Spoky

      É a tecnocracia a funcionar, habitua-te. É só mais uma desculpa para controlarem os seres humanos, e obrigarem a tomar a Vacina.

      É mais que obvio. Eles sabem que ao ter a Vacina podem ser infectados novamente, podem até ter menos probabilidade de morrer.

      Mas continua a ser transmissível, logo é só mais uma implementação de tecnocracia no mundo.
      E obviamente que as mentes quadradas, aceitam e concordam. Porque são meros escravos do Sistema.

      É para rir com esta gente! É tipo “ou tomas a vacina, ou então vais ter limitações até chegar ao ponto de ser obrigatório”.

      É assim que funciona o mundo, e assim vai ser.
      Ainda bem que penso out-of-box. Quem quer tomar toma, quem não quer não toma.

      O que não falta é gente ai, sem mascara nas ruas, cafés e grupos de amigos e ouve-se o tal ditado “eu já tomei a vacina por isso!”

      E depois falam dos negacionistas e dos tipos das teorias da conspiração.
      Sem olhar para o umbigo, pois estão ali armados em grandes quando não é bem assim.

      Há gente que pensa que por ter tomado a Vacina esta tudo bem, e é isso que se vê.

      Mas obvio que os que são a favor da Vacina e de esta palhaçada toda do certificado digital não falam disto e se falam, só quando alguem toca no assunto.

      Em breve, vês.

      1. Avatar de PM
        PM

        Spoky, tiro-te o chapéu… impossivel nao concordar ctg a 10000000000000 %

        1. Avatar de roger
          roger

          https://vaers.hhs.gov/data/datasets.html?

          2021* 74.04 MB 230.40 MB 35.80 MB 25.62 MB
          2020 11.01 MB 41.25 MB 4.47 MB 4.38 MB
          2019 11.22 MB 41.38 MB 4.7 MB 4.45 MB
          2018 10.31 MB 39.95 MB 4.61 MB 4.47 MB
          2017 7.24 MB 27.44 MB 3.49 MB 3.77 MB
          2016 7.33 MB 30.37 MB 3.89 MB 4.30 MB
          2015 6.96 MB 27.33 MB 3.82 MB 4.03 MB

          1. Avatar de roger
            roger

            Rácio de 3x mais letalidade em vacinados ao contrair a variante Delta

            https://assets.publishing.service.gov.uk/government/uploads/system/uploads/attachment_data/file/996740/Variants_of_Concern_VOC_Technical_Briefing_17.pdf

            Página 14
            SARS-CoV-2 variants of concern and variants under investigation14Age group(years)TotalCases with specimen date in past 28 daysUnlinked<21 days post dose 1≥21 days post dose 1Received 2 dosesUnvaccinate
            Deaths within 28 days of positive specimen dateTotal117N/A31195044

      2. Avatar de Há Cada Gajo
        Há Cada Gajo

        Não leste os livros de história pois não ? Pesquisa mais sobre a Gripe espanhola. Pode ser que aprendas alguma coisa…

        1. Avatar de C.S.
          C.S.

          A manipulação começa logo no nome. A gripe espanhola não teve nada a ver com Espanha. Quanto ao conteúdo cada um come o que quer.

          1. Avatar de Há Cada Gajo
            Há Cada Gajo

            Deixa-te de pormenores semânticos ridiculos.

          2. Avatar de C.S.
            C.S.

            Eu estou com pormenores semânticos e tu vais buscar uma gripe que houve à 100 anos.
            Não sejas ridículo.

          3. Avatar de Há Cada Gajo
            Há Cada Gajo

            Também não leste nada. Eu queria que lesses a história da pneumónica no que ao comportamento da população diz respeito, julgas que sabes coisas, mas estás a anos-luz

        2. Avatar de Spoky
          Spoky

          Eu pelos vistos li, livros de história e tu leste? Recordaste do “cavalo de tróia”? É isso que o que o sistema faz, mas a diferença é que não notas. Ou melhor, notas mas ignoras e pensas que isto é o pais das maravilhas.

          Volta para o berço da mama, e depois chora que os vilões chegaram e não estavas preparado para a realidade do sistema. Fazes parte dele, tu, eu e muitos. O que acontece é que há o despertar, e há a ignorância que é a tua parte.

          O Mundo é movido como? Dinheiro, ou ainda és criança ao ponto de pensares que o mundo é algo maravilhoso, fantástico onde ninguém olha meios e ajudam-se uns aos outros!?

          Vá vá, não vamos desesperar o rapaz! Ele ainda vive num berço dentro de um armário, quando saires do armário avisa.

          Realmente esse nome encaixa-te que nem uma luva, há com cada gajo!

          1. Avatar de Há Cada Gajo
            Há Cada Gajo

            Eu disse para leres história, não ficção. Vives infundadas fantasias porque gostas da teoria da conspiração. Acorda. A realidade está lá fora, na rua. Esta situação é grave, arrasta a economia do nosso país, arrasta vidas humanas, arrasa com tudo. Há inúmeras famílias a sofrer na pele, normalmente os menos favorecidos da sociedade e que estão no limiar, se é que não ultrpassaram já todos os limites da sua capacidade de sobrevivência porque isto arrasta-se às custas de muitos como tu que continuam a desvalorizar este caos que se instalou de repente nas nossas vidas. Quem é que ignora o quê afinal ? Sempre foste um privilegiado e agora perante um embate destes continuas a negá-lo porque achas que é tudo falso. Não é uma guerra de artilharia, mas a qualquer momento podes ser atingido. Não queiras ser aquilo que dizes que eu sou. Vai lá estudar um pouco mais estes assuntos, mas pelo lado científico e sério, não pela vertente lúdica.

        3. Avatar de Robin
          Robin

          A historia repete-se quando se consome muita tv e programação mental já começo a ver atitudes idiotas por parte de gente a acusar quem não quer a vacina parece-me que daqui a fazer denuncias é um passo se existir prisão então a historia repete-se ficamos a conhecer as pessoas com quem lidamos .

      3. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        Não protege e também não evita morreres de Covid!! Já foram muitos mortos pela variante delta!! Mais de 12000 pessoas com ambas as doses infetadas!!

        1. Avatar de Spoky
          Spoky

          O que não falta é malta ai aos pulos e a congratular-se dizendo “eu já levei a vacina por isso posso andar sem mascara”

          O problema é que os apoiantes da Vacina, não tocam nesse assunto. Pois é sensível, ou melhor causa mau estar, sabes como é.

          Roçam-se de medo, e dizem que é mentira. Mas é o que se vê em cafés, bares, escolas, trabalho e nas ruas! Pessoas que já levaram a vacina e andam com a mania que não vão ser infectados nem infectam os outros.

          É para rir, e a culpa é os negacionistas. Os covidistas não querem admitir a realidade quando são confrontados com a realidade.

          A Vacina até pode proteger, mas não impede a propagação do vírus, pode reduzir as chances de morte? Sim.

          Mas não deixa de ser transmissível e de sofrer mutações ao longo do tempo.
          Logo por si só, este certificado digital é uma palhaçada.

          1. Avatar de Há Cada Gajo
            Há Cada Gajo

            O que tu dizes quanto ao uso da máscara é falso. Isso é desinformação, para não dizer outra coisa.

          2. Avatar de LR
            LR

            Tens razão, a culpa neste casos que apontas, não é dos negacionistas. É dos atrasados mentais irresponsáveis que não sabem o que é nem como funciona uma vacina, que se metem em ajuntamentos, todos ao molho, sem as devidas precauções e cumprimento das regras. E aí, nesses ajuntamentos, também andam os outros, que dizem que isto é tudo uma grande mentira e conspiração, compondo um lindo ramalhete de idiotas irresponsáveis.
            Quanto a este certificado, não é uma palhaçada. É algo útil para os que precisam de fazer deslocações constantes, por exemplo a nível profissional para outros países. Provavelmente, a ti não serve de nada, mas não é por isso que deixa de ser importante para outros.

      4. Avatar de Ace
        Ace

        Esse comentário foi um twist mental que nem te conto.
        A vacina reduz em imenso a probabilidade de apanhar o virus, e mesmo se o apanhar os sintomas não deverão ser muito graves.
        Não é suposto andar aos grupinhos sem mascara mesmo que estejam vacinados, pelo menos até se começar realmente a ver os números baixar.
        E vão controlar a população com uma vacina como? Também acha que tem um chip na vacina e que também tem 5g? Talvez tenha um Arduino completo e uma torre da Meo.

        1. Avatar de C.S.
          C.S.

          Para apanhar a vacina tens de dar os teus dados. Para teres o certificado digital tens de ter a vacina. Agora somas o X e o Y e achas o resultado.
          Sabes fazer contas não sabes?

          1. Avatar de Ace
            Ace

            Vai-me dizer que não tem um cartão de cidadão? Nunca foi ao hospital? Que dados é que pensas que tens que dar? O nome do teu animal de estimação e o nome de solteira da tua mãe?

          2. Avatar de C.S.
            C.S.

            Os meus dados médicos não podem estar acessíveis a qualquer empresa de gestão de dados.
            Como deves saber quiseram fazer isso aos doentes de sida, quando surgiu a polémica dos cozinheiros. E nunca foi avante.
            Agora fizeram a tentativa com a aplicação covid, como foi um fiasco, estão a tentar novamente com o certificado digital.
            Só não vê quem não quer.

          3. Avatar de rui
            rui

            Certificado covid é emitido pelo estado. Não por um empresa privada.

            Nota: os dados médicos já estão lá todos ( a não ser que NUNCA tenhas ido a um hospital do estado ou centro de saude).

          4. Avatar de Há Cada Gajo
            Há Cada Gajo

            Que grande fantasia aí vai. Olha, experimenta Hollywood.

          5. Avatar de C.S.
            C.S.

            Os dados médicos estão lá todos mas não estão acessíveis por intermédio de uma aplicação. Se tu não te importas o problema é teu, eu importo me e não quero os meus dados na nuvem.

          6. Avatar de LR
            LR

            Não, agora sim, bateste no fundo. Porta aviões ao fundo!
            O certificado é passado pelo SNS, que já tem os teud dados há muito tempo. É passado apenas a teu pedido, portanto se nunca o pedires, não vejo onde está o problema.
            Quanto a não quereres que os teus dados andem por aí, como fizeste para abrir conta no banco? Para comprar casa? Para ter tv/internet? Para ter telemóvel? E quantos cartões de fidelização/pontos tens? E não venhas com a tanga de que não tens nenhum…

          7. Avatar de Rui
            Rui

            Por acaso basta aceder ao portal da saude e aceder. Também é o proprio que da ou não autorização a quem pode aceder.
            Eu dei aos profissionais de saude.

        2. Avatar de rui
          rui

          A torre da Meo devem querer noutro sitio. 🙂

      5. Avatar de ToFerreira
        ToFerreira

        Ainda não entendeste que a força da vacina não está na proteção individual, mas na proteção de grupo?
        Pensas “ou-of-box”, mas se adoeceres, vais parar à mesma box de todos (hospital), certo? Ou curas-te em casa com cházinhos e vitamina C do sumo de limão?
        Se todos pensassem como tu, tinhamos um SNS virado só para os doentes mais urgentes, deixando de fora as doenças crónicas e provavelmente já nem para os doentes urgentes havia resposta, como acontece nalguns países, e já aconteceu cá, mas porreiro pá, és diferente dos outros… Parabéns!

        1. Avatar de C.S.
          C.S.

          Deixa-te de moralismos e pensa um bocadinho pela tua cabeça.
          Morrem 3 pessoas de covid e no mesmo dia morrem 300 de outras doenças, estás a querer dizer que essas 3 pessoas são mais importantes que as outras 297?
          Parem um bocado com a loucura.

          1. Avatar de Há Cada Gajo
            Há Cada Gajo

            Meu caro, não queiras ter esta pandemia descontrolada. Mas nã ote chegou o mes de janeiro e fevereiro. Estavas onde nessa altura ? Em marte ? A questão é a proporção que tudo isto pode atingir se não for controlado. E só porque nunca tivémos um total descontrolo é que achas que isto é tudo fantasia. Precisas de ver para crer ? Caramba !

          2. Avatar de Robin
            Robin

            O mès de janeiro e fevereiro esteve um frio danado quais a condições de conforto das maior parte das casas em Portugal, não foi por acaso o mes de janeiro e fevereiro foi inverno e rigoroso, mas depois o covid é que paga as favas todas.

          3. Avatar de ToFerreira
            ToFerreira

            E que tal começares tua a usar a cabeça?
            Eu falei de mortos, ou de internados?
            Quem quer deixar de fora os outros doentes és tu, que quer saturar o SNS para ficar sem resposta para estes.

          4. Avatar de rui
            rui

            Voltamos as mortes por outras doenças?
            Já não há argumentos ?

            A seguir vais dizer que morre mais gente de acidente que de Covid.
            Depois que a Suécia é que é bom!

            Como não sabes mais que falar, vais buscar tudo e mais alguma coisa para seguir a tua narrativa.

          5. Avatar de rui
            rui

            Robin?

            As mortes Covid de janeiro e Fevereiro foram falsas? Forma por causa do frio?
            Daqui a pouco vais dizer que foram suicidio.

            Não sei o que andas a fumar, mas tens de colocar mais tabaco.

        2. Avatar de C.S.
          C.S.

          Estás a esquecer-te que foi por altura do Natal que também começaram as vacinações. E estás a esquecer-te que a maioria das mortes foi em lares. E estás a esquecer-te que os velhos dos lares não tinham visitas. Pois, não convém não é?

          1. Avatar de rui
            rui

            – Havia poucas vacinas!
            – Vacina não protege a 100% (nenhuma)
            – Alguns idosos apenas tinham a primeira dose (e deves saber que não chega), mas isso não interesa. O importante na tua ideia é que a vacina não funcionou.
            – Algumas pessoas não desenvolvem anticorpos (felizmente são poucos)

          2. Avatar de rui
            rui

            E os lares estavam fechados a sete chaves.
            Nem os empregados podiam sair e irem para casa.

            Achas que apenas os familiares do utentes de lares podem levar o virus?

          3. Avatar de Há Cada Gajo
            Há Cada Gajo

            Quando é que começou a vacinação????? Caramba, são umas atrás das outras. Informa-se como deve ser e deixa de brincar com coisas sérias. E os velhos dos lares são autosuficientes? Quem é que trata deles? Ò tanta barbaridade consecutiva.

      6. Avatar de Sergio
        Sergio

        Misturas coisas.. idiotice com evolução

        Fica lá com a tua tecnocracia, que eu fico com o meu avô mais uns anos 😉

        Espero tambem que um dia tenhas a opotunidade de ir de lua de mel, e rejeites a vacina contra a febre amarela, malaria ..etc.. vais ter que ser coerente elas tambem nao sao 100% eficazes e tambem quase te obrigam a tomar 🙂

        Para pessoas como tu é tudo negacionistas/ aceitadoristas .. lê um pouco sobre a evolução da ciência nos últimos 100 anos e diz me se a esperança media de vida aumentou ou baixou lol

        1. Avatar de C.S.
          C.S.

          É evoluímos muito. É por isso que o exame à próstata ainda continua a ser com a introdução de um dedo no cu.

          1. Avatar de rui
            rui

            Errado!
            Esse é o mais rápido.
            Podes fazer exame a próstata por ressonância magnética. Demora é mais tempo (seja a marcação seja o próprio exame).
            O dedo no traseiro é feito na hora na consulta… e nem todos os urologistas tem uma RM no consultório.
            🙂

            Informa te antes de falar!

    2. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      A vacina não protege? Desde quando?

      1. Avatar de C.S.
        C.S.

        Vai ver quantos apanharam covid depois de estarem vacinados.

        1. Avatar de GroundZero
          GroundZero

          exacto!mas a desculpa logo usada é de que foram infeCtado por uma outra CEPA e que têm de tomar mais uma “BÁQUECINA”…é um ciclo interminável!

          1. Avatar de C.S.
            C.S.

            Imagina a nível mundial os milhões de vacinas, os milhões de frascos, os milhões de agulhas, os milhões de seringas, os milhões de testes. Como dizia o outro é só fazer as contas.

          2. Avatar de rui
            rui

            – Vacina não protege a 100% (nenhuma)
            – Alguns idosos apenas tinham a primeira dose (e deves saber que não chega), mas isso não interesa. O importante na tua ideia é que a vacina não funcionou.
            – Algumas pessoas não desenvolvem anticorpos (felizmente são poucos)

        2. Avatar de Hugo Nabais
          Hugo Nabais

          Muito mas muito poucos, e esses que apanharam tiveram sintomas ligeiros.
          É o que dizem as estatisticas!

          1. Avatar de Samuel MG
            Samuel MG

            Mais de 5 mortes cá !! Agora imagina em todos o mundo 🙁

          2. Avatar de Spoky
            Spoky

            Estatísticas, são meras estatísticas, não podes ter estatísticas a 100% em todo o mundo, aprende…

            Estatísticas = Estimativas.

            Estatísticas são variáveis, que podem alterar a qualquer momento. Não são algo irrefutável.

          3. Avatar de ToFerreira
            ToFerreira

            Spoky, não fazes a minima ideia do que são estatisticas, intervalos de confiança, etc., pois não? Caladinho fazias melhor figura.

          4. Avatar de Hugo
            Hugo

            Não vale a pena. São sempre os mesmos a dizer asneiras. Estatísticas são estatísticas, sim. Mostrem as vossas que contrariam as existentes e podemos ter uma conversa produtiva. Até lá estão apenas a destilar ignorância.

          5. Avatar de Há Cada Gajo
            Há Cada Gajo

            É óbvio que os teus dados e informações é que estão corretos.

          6. Avatar de rui
            rui

            Spoky…..
            Não fazes a mínima do que falas….
            Negacionista até ao fim

        3. Avatar de ToFerreira
          ToFerreira

          E vai tu ver quantos apanharam sem estarem vacinados, depois diz-me qual é a diferença.

      2. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        lol, desde sempre, desde que existem vacinas..

    3. Avatar de Vivas
      Vivas

      Axo que tiems dereito a umha indemnizaçom.

    4. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      Não evitar a transmissão, não há certezas, mas não proteger?! Vives debaixo de que calhau??

    5. Avatar de Mig-21
      Mig-21

      “E se eu for infectado por uma pessoa com certificado covid?”
      Ficas certificadamente infectado

  2. Avatar de jorge santos
    jorge santos

    Bíblia só há uma. A dos loucos iludidos e mais nenhuma.

  3. Avatar de Miguel
    Miguel

    The covideyres Bible!

  4. Avatar de Shout
    Shout

    E como é que as autoridades ou entidades é que se certificam que os certificados são verdadeiros?….vão ter leitor de QR? 😉

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      não é nada de novo..

  5. Avatar de honorato
    honorato

    Quê tenho de ter certificado para ir a outro distrito é isso ??????

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      se estiver em lock down como AML, sim.

      1. Avatar de honorato
        honorato

        isto chama se obrigar as pessoas a tomar vacina. parece que as filipinas chegaram mais rapido do que o covid que veio da china

  6. Avatar de Hugo
    Hugo

    Ao fim de 1001 restrições e imposições, agora é que vai ser…
    Já agora, para um site de conteúdo tecnológico, quanto é que o pplware recebe pelos botões e noticias covid na pagina? isto da propaganda politica dá dinheiro? é que como independe estou a precisar…

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      #independente

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      Não tem nada que saber. Cria um blog e boa sorte.

  7. Avatar de Luis
    Luis

    Estes negacionistas pensarão que a vacina é infalível? Não não é. Nenhuma vacina o é. Mas é a única arma, pois sem vacina os casos de infecção agora seriam muito mais, já para não falar dos internamentos…. Será que é preciso fazer um desenho.
    Em relação ao controlo etc… sempre houve e sempre vai haver, ainda para mais por motivos de saúde pública.
    E temos por fim os chalupas das teorias da conspiração. Esses que não se querem vacinar será por selecção natural, até é bom, o pior é que no caminho infectam outros, e por vezes nas próprias famílias.
    No resto é uma excelente medida para abrir a economia.

    1. Avatar de Antonio
      Antonio

      Teorias da Conspiração?
      https://www.weforum.org/great-reset/
      Está à vista de todos, só não vê quem não quer.

      1. Avatar de BC
        BC

        AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH

    2. Avatar de Antonio
      Antonio

      Já agora compra e lê o livro do presidente do Fórum Económico Mundial, talvez aprendas alguma coisa:
      https://www.amazon.com/COVID-19-Great-Reset-Klaus-Schwab/dp/2940631123

      1. Avatar de ToFerreira
        ToFerreira

        Onde queres chegar com esses links, António?

        1. Avatar de Antonio
          Antonio

          É para o “rebanho” começar a tomar consciência do que se passa à sua volta.

          1. Avatar de Há Cada Gajo
            Há Cada Gajo

            Mas quem não percebe és tu.

          2. Avatar de Hugo
            Hugo

            Uau…um livro. Muita atenção ao facto de também pertenceres a um rebanho. Não és exclusivo nem descobriste a “luz” sozinho. Quanto muito existem vários rebanhos mas nunca penses que estás acima de quem quer que seja. (regra geral até é o contrário mas isso agora dava pano pra mangas).

          3. Avatar de Antonio
            Antonio

            Logo vi que não lês, deves ver só televisão.

          4. Avatar de Antonio
            Antonio

            Não te preocupes, em 2030 não vais ter nada e vais ser feliz.

          5. Avatar de C.S.
            C.S.

            Mas em 2030 o gajo já está vacinado para o covid-2029.

          6. Avatar de ToFerreira
            ToFerreira

            Continuo sem saber onde queres chegar

          7. Avatar de Hugo
            Hugo

            Lá está…como eu disse, têm o vosso próprio rebanho também 🙂
            A diferença é que assenta em argumentos fracos e alguns deles literalmente inválidos. Força nisso .

      2. Avatar de rui
        rui

        Já que gostas de links:
        https://www.imune.pt/

        🙂

    3. Avatar de Hugo
      Hugo

      Israel, manda cumprimentos…

  8. Avatar de Miguel
    Miguel

    E não reclamem agora só com livre passe se pode ser “livre” neste país…metam o certificado num sítio que eu cá sei!

    1. Avatar de Vivas
      Vivas

      Podes partillar eça informaçom?

  9. Avatar de Douglas Charles Cunha
    Douglas Charles Cunha

    E assim vão criando maneiras de controlar forçadamente o cidadão. Ditadura, pra quem não viveu, começa assim com cortes de liberdade.

    1. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      Está a confundir liberdade com libertinagem. As regras fazem parte da liberdade e a sua liberdade termina onde começa a dos outros, não se esqueça disso.

    2. Avatar de ACS
      ACS

      o boletim de vacinas sempre foi preciso para ir a determinados países. Não vejo problema nenhum os países exigirem tal coisa para deixarem entrar estrangeiros. Só vai quem quer. Agora dentro do mesmo país faz 0 sentido!

      1. Avatar de C.S.
        C.S.

        É uma forma de pressão encapotada para obrigar os putos à vacinação.

      2. Avatar de C.S.
        C.S.

        É uma forma de pressão encapotada para obrigar os putos à vacinação.

        1. Avatar de ToFerreira
          ToFerreira

          Obrigar os putos à vacinação é muito mau! Roubar-lhes a oportunidade de morrerem com doenças medievais…

          1. Avatar de C.S.
            C.S.

            Medieval é a tua cabeça.

          2. Avatar de rui
            rui

            Quando não há argumentos, o C.S diz que o pessoal tem é medieval!
            Muito bom!

          3. Avatar de ToFerreira
            ToFerreira

            A tua não, a tua é muito avançada, já andas em 2030… o problema é estarmos em 2021.

    3. Avatar de Há Cada Gajo
      Há Cada Gajo

      Não, a ditadura não começa assim.

  10. Avatar de A.F.
    A.F.

    O mundo ficou tão estranho desde que tu te falaste
    Foi num beco sem saída que escondeste a Liberdade
    Tomara que abandonasses a força de antanho
    Que não alimenta a esperança, da antiga pujança.

    E o maluco sou eu, de tempos atrás ter dito que a nossa, vossa LIBERDADE estava a acabar.

    1. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      Agora já podes ir embora. Se fores de carro, não te esqueças de apertar livremente o cinto de segurança e de cumprires todas as regras de trânsito com toda a liberdade!

  11. Avatar de SPIRIT
    SPIRIT

    AS PESSOAS QUE FALAM AQUI NAO PERCEBEM NADA.
    O FACTO DE ESTAR VACINADO QUER DIZER QUE SE APANHARES O COVID NAO VAIS TER SINTOMAS TAO GRAVES COMO SE NAO TIVESSES A VACINA.
    LOGICO QUE QUEM TEM A VACINA TEM QUE CONTINUAR A TER AS PRECAUÇÕES QUE TINHAM ANTES DA VACINA, COMO O USO DA MASCARA, ALCOOL GEL, ETC.
    PASSEI PELA 1 VAGA, 2 E 3 VAGA DO COVID E COMO TRABALHO NA SAUDE, VI E MUITOS QUE NAO USAM MASCARA DEVIAM VER OS CUIDADOS INTENSIVOS DE UM HOSPITAL QUE TEVE MUITOS CASOS COVID E VEREM COMO AS PESSOAS ESTAO E FICAM DEPOIS DE CURADAS CLINICAMENTE.
    SE NAO TIVEREM CUDADO ESTE VIRUS NUNCA MAIS VAI DESAPARECER POR CAUSA DE PESSOAS IRRESPONSAVEIS

    1. Avatar de C.S.
      C.S.

      Trabalhas na saúde e estás a gritar porquê? Não sabes que isso faz mal à garganta?

      1. Avatar de ToFerreira
      2. Avatar de rui
        rui

        Porque os negacionistas não percebem!

    2. Avatar de Antonio
      Antonio

      O Reino Unido vai começar um estudo com Evermectina: https://www.bbc.com/news/health-57570377

    3. Avatar de Antonio
      Antonio

      Começam a constatar que as vacinas valem pouco.

      1. Avatar de Há Cada Gajo
        Há Cada Gajo

        Como?

    4. Avatar de Hugo
      Hugo

      Então se a única diferença é não dar tão forte, porque impingem? Eu assumo o risco, não confio no estado, na comunicação social e no sistema de saúde… infelizmente com tudo o que se tem passado, prefiro ficar à minha sorte! Enganaste, veio para ficar, o problema é que muita gente ainda tapa o sol com a peneira…

    5. Avatar de rui
      rui

      SPIRIT
      Eu tambem trabalho na Saude, e em varios vezes tenho tido essa discusão aqui. São sempre os mesmo a negar o Covid.
      Não vale a pena. Ainda não perceberam a gravidade. Acho que a unica forma é eles apanharem e irem para a UCI durante uns dias com o tubo pela garganta abaixo.
      Enfim!

      1. Avatar de C.S.
        C.S.

        Lá por seres o porteiro lá no hospital nem todos os que passam a portaria têm covid. Não confundas.

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Porteiro?
          Gostei da piada! Tens jeito para palhaço

          Vem cá que eu mostro te o que faço no dia a dia!
          Vais gostar com certeza.
          Eu não ando no facebook ou youtube a procura de teoria falsas para postar.
          E quando sou confrontado: chamo nomes e passo a falar dos outros paises, mas apenas daqueles que me interessa e por isso minto!

          Não me confundas contigo.
          Vai dormir que a mama ainda se zanga de estares ao computador

          Quando tiveres o tubo na boca, agradece quem te vai ajudar…apesar de nao o mereceres

          Bjs nas coxas

        2. Avatar de Rui
          Rui

          Ha ha ha
          Standup comedy?
          Conselho: muda de area

    6. Avatar de honorato
      honorato

      as pessoas tomam a vacina uns reinfectados outros morrem outros ficam com coágulos e morrem os jovens na américa que tomaram ficaram com inflamação no coração . prefiro andar de mascara do que ir com os anjinhos com a vacina. tenho 24 anos ainda tenho muita vida pela frente não vou tomar nao confio nelas sei la nao manda com o carago.

      1. Avatar de BC
        BC

        Jesus, tanta baboseira…

  12. Avatar de Antonio
    Antonio

    Começam a constatar que as vacinas valem pouco.

    1. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      As vacinas nunca valeram muito para o tratamento, como os tratamentos também valem pouco para a prevenção.

    2. Avatar de rui
      rui

      Porque?
      Não sei se já reparaste mas desde que começou a vacinação as mortes diminuiram sobretudo nos idosos, que foram os mais infectados.
      Uma coisa é vacina, outra a tratamento.
      Vacina serve para evitar ou diminuir a possibilidade de apanhar a doença ou pelo menos a grave
      Tratamento serve para tentar curar a doença (que já tens)

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        deixa chegar o inverno, o ano passado no verão também não morria ninguém

        1. Avatar de rui
          rui

          O frio ajuda o virus a propagar-se.
          Esperemos que não se repita o mesmo….
          Se a grande maioria de pessoal estiver vacinado, devemos ter menos mortes pelo menos.
          Pessoalmente parece me que vamos a 3 dose de vacina….

          1. Avatar de C.S.
            C.S.

            Leva quatro doses que é mais certo.

          2. Avatar de rui
            rui

            C.S.
            Já tinha saudades tuas!

            Levo 4, 5 ou mais se for necessario.
            Agradeço a tua preocupação

            Eu espero que tu leves com um tubo pela garganta abaixo numa cama de UCI

            🙂

          3. Avatar de C.S.
            C.S.

            Tá bem, mas podes esperar sentado.

          4. Avatar de rui
            rui

            Pois é !
            Esqueci que não sais de casa.
            A Mama não deixa!

            Se saires ( e a mama deixar), estarei a tua espera com o fato a condizer.

          5. Avatar de Hugo
            Hugo

            Já não via o CS por aqui há muito tempo mas continua a propagar o mesmo esterco 😀

  13. Avatar de Andre Ferreira
    Andre Ferreira

    Uma pergunta:

    Posso fazer um teste (sem ter a vacina), que se o mesmo der negativo, dão- me o certificado na mesma?

    Alguém me explica como é que isto vai funcionar, para quem não teve covid, e não tem a vacina?

    Obrigado

    1. Avatar de Há Cada Gajo
      Há Cada Gajo

      Isto é um certificado de vacinação, logo, tens de estar vacinado.

    2. Avatar de LR
      LR

      @André: sim, este certificado é para pessoas que tenham a vacina, tenham feito um teste com resultado negativo (PCR) ou tenham recuperado da doença. Essas hipóteses estão bem claras no páginas do pedido do certificado.

      1. Avatar de Andre Ferreira
        Andre Ferreira

        Então, se eu fizer um teste (PCR), e der negativo, posso ter acesso a esse certificado, certo?

        1. Avatar de rui
          rui

          sim. Deve ter é um certo prazo, penso eu.

    3. Avatar de rui
      rui

      No site esta “certificado de testagem”

      A emissão dos certificados de testagem à COVID-19 é efetuada de acordo com a orientação 007/2021 de 15 junho de 2021 da DGS.
      O certificado de testagem de testes rápidos de antigénio (TRAg) estará disponível a partir de 1 de julho de 2021 (data da produção integral de efeitos dos Regulamentos (UE) 2021/953 e 2021/954, ambos de 14 de junho).

  14. Avatar de honorato
    honorato

    as pessoas tomam a vacina uns reinfectados outros morrem outros ficam com coágulos e morrem os jovens na américa que tomaram ficaram com inflamação no coração . prefiro andar de mascara do que ir com os anjinhos com a vacina. tenho 24 anos ainda tenho muita vida pela frente não vou tomar nao confio nelas sei la nao manda com o carago.

  15. Avatar de ferseb
    ferseb

    Eu sou cidadao portugues mas fui vacinado nos estados unidos.
    Como posso obter este certificado?
    Pretendo viajar pela europa.

  16. Avatar de TJ
    TJ

    recusem a implementacao, so depende de voces!
    “Will EU health passes be mandatory to travel?

    No. The European Commission has been clear about the EU’s position regarding this issue: the COVID certificates in Europe will not act as a new barrier for international travel, but instead they aim to facilitate and ease the freedom of movement.”

  17. Avatar de Redin
    Redin

    Como é que as autoridades estão a confirmar a veracidade desse documento?
    Se eu fizer um PDF com nomes e IDs diferentes, mostrar esse PDF no telemóvel ou vender e fazer lucro com isso estou a cometer um crime.
    Como estão as autoridades a prevenir isso?

  18. Avatar de Fernando
    Fernando

    Se nada foi feito os recuperados da covid que só têm direito a uma dose nunca conseguirão descarregar o certificado e mesmo que consigam aparecerá sempre com inoculação incompleta, sem qualquer menção que só precisam de uma dose. Como é possível criarem regras e depois esquecerem-se? Pior, vão prejudicar esses cidadãos que não tiveram culpa nenhuma e nem o certificado de recuperação podem pedir passado 6 meses. Antes de avançarem com isto deviam primeiro pensar, planear e corrigir essas falhas.