CEO da Nokia diz que muitas pessoas vão deixar os smartphones em 2030

100 Comentários

Os smartphones deixaram há muito de ser apenas dispositivos para telefonar e mandar mensagens a alguém, para passarem a ser quase uma extensão do ser humano, ao oferecer diversas funções e funcionalidades úteis e fundamentais para o nosso dia-a-dia, seja para tarefas pessoais, de lazer, sociais e profissionais.

No entendo, recentemente o CEO da Nokia disse que muitas pessoas vão abandonar o uso dos smartphones no ano de 2030.




Como sabemos, muitos de nós não conseguimos, atualmente, deixar os nossos smartphones. E se, por exemplo, algum dia o deixamos em casa por esquecimento, quase que parece que nem estamos bem o resto do dia que passamos sem ele. Isto porque os telefones inteligentes acabam por ser um acessório imprescindível nos dias de hoje, onde nele depositamos muitas informações e aplicações, que nos auxiliam no nosso quotidiano.

Para além disso, as várias funcionalidades oferecidas por estes equipamentos, permitem-nos deixar de usar tanto vários outros produtos, como calculadoras, lanternas, mapas, entre outros, pois temos tudo na ponta dos dedos num pequeno dispositivo.

As pessoas vão deixar os smartphones em 2030, dia CEO da Nokia

No entanto, recentemente o CEO da Nokia, Pekka Lundmark, afirmou que muitas pessoas vão deixar os seus smartphones em 2030. O executivo deixou esta sentença no âmbito da chegada no futuro da tecnologia 6G, a qual se estima que chegue oficialmente no ano de 2030. Como tal, Lunkmark acredita que, nessa altura, muitas pessoas vão usar produtos eletrónicos vestíveis (também designados wearables) e, nalguns casos, muitos vão também optar por implantar chips nos próprios corpos.

Pekka Lundmark, CEO da Nokia

As declarações foram proferidas durante o Fórum Económico Mundial 2022, e o CEO é da opinião que “haverá um mundo físico e um mundo digital. E haverá um gémeo digital de quase tudo“.

Para já, com a presença recente da conetividade 5G, os smartphones ainda são fundamentais para o seu uso. Mas o CEO da marca finlandesa acredita que, daqui a 8 anos, tudo será diferente e os requisitos técnicos das redes 6G também vão mudar muito. Assim, Lunkmark considera que, nessa altura, os smartphones não serão, definitivamente, os acessórios tecnológicos mais comuns e indica ainda que todos nós vamos começar a usar óculos inteligentes.

No entanto, o executivo não especificou como é que os equipamentos do futuro nos vão fazer largar os telefones. Mas, de acordo com o que se sabe, a velocidade da rede 6G poderá ser entre 100 a 1000 vezes mais rápida do que a atual.

Comentários

100

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de :-) geek ???
    🙂 geek ???

    se assim for, estamos destinados a viver no inferno 🙁

    1. Avatar de ManAugusto
      1. Avatar de :-) geek ???
        🙂 geek ???

        a meu ver “… implantar chips nos próprios corpos …” é uma boa razão para justificar a minha afirmação

        1. Avatar de Óla quê tal
          Óla quê tal

          Estás errado, daqui a 5 anos pensas de outra maneira.

          1. Avatar de :-) geek ???
            🙂 geek ???

            até posso estar errado, mas dada a minha idade avançada, já não é fácil convencerem-me que o problema sou eu.

        2. Avatar de andy
          andy

          Bem… com este pensamento, os nossos ancestrais da Antiguidade não evoluiriam das tangas ….

          1. Avatar de MCakaZim
            MCakaZim

            o problema é que regrediram. deixaram as tangas e agora voltaram. pan(/%&$ices

        3. Avatar de Fusion
          Fusion

          Sabes quem dizia isso? Os antigos quando foram inventadas as primeiras vacinas, “eu não vou injetar nenhum liquido no meu corpo..”
          Aposto que hoje em dia tens pelo menos uma vacina.

          Não fiques preso nesses pensamentos, seja o que vier no futuro abre sempre a mente, ficar preso no passado não leva a lado nenhum.
          Pensa, se a implementação de chip melhorar a nossa vida porque recusar algo que vai trazer benefícios?

          1. Avatar de Miguel F.
            Miguel F.

            Implantar chips no corpo não me parece uma evolução favorável ao ser humano, excepto se for por motivos de saúde.
            Não sou apreciador de tecnologia, apesar de a usar (uso telemóvel, mas dos antigos, por não gostar de smartphones), e acho que a mesma está a tornar o ser humano mais débil, do ponto de vista cognitivo.
            Penso que foi na Visão que saiu um artigo interessante sobre isso – há estudos que provam que, cognitivamente, o ser humano está a regredir, or depender em demasia de artificialismos… Não me vejo a introduzir chips em mim próprio, só porque sim… Acho, até, um exagero… Mas o futuro será, sempre, uma incógnita.

          2. Avatar de António
            António

            A lobotomia nunca foi uma boa ideia, é meter algo no cérebro por diversão ,está be maos para o conceito de lobotomia electrica ou física que para vacinas.

    2. Avatar de asimoto
      asimoto

      Vai ser só aves de aviário chipadas a andar por ai..

    3. Avatar de David Silva Santos
      David Silva Santos

      Bem verdadeiro mas o que não se vê é que a maioria já são” demónios” por isso eles querem o inferno. O bravo antigo mundo.

  2. Avatar de Simao
    Simao

    E diziam eles que era uma teoria da conspiracao.

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Lá vem o maluquinho do chapéu de alumínio…

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        ElectroBoom hehe

      2. Avatar de António
        António

        Não é tanto como os campos de reeducação para os teóricos que vão abir a final os animais também têm chips é não são propriamente de cativeiro.

    2. Avatar de Mico
      Mico

      Claro que é teoria da conspiração.
      Porque quem quiser é que faz.

      1. Avatar de JQ
        JQ

        Assim como pedes para o forno ligar, a luz apagar, etc., dou toda a razão ao @Miguel e ao @António, o 1° “tornar o ser humano mais débil, do ponto de vista cognitivo” sem dúvida, há muita informação à qual hoje chegamos rapidamente com um motor de busca, o ser humano está cada vez mais preguiçoso os inteligentes seguiram a sua vida da melhor maneira os restantes farão o que aprenderão nia motores o 2″ “lobotomia nunca foi uma boa”…qualquer dia já nem poderemos fazer xix…. descansados

    3. Avatar de Hugo
      Hugo

      Confundes a estrada da beira com a beira da estrada.

    4. Avatar de skyline
      skyline

      os teoricos do chip e os teoricos da tecnologia deveriam se organizar para desenvolver , capaçetes de aluminio , iria ter sucesso entre os veganos 🙂

      1. Avatar de António
        António

        Efeito ovelha negra deu em capos de concentração e vai dar novamente pelo que diz é só uma questão de tempo?

        1. Avatar de skyline
          skyline

          fixe até gosto que me chamem de ovelha negra , sò não me chamem de commandado a distancia , porque de comandado é uma ofensa para mim a mim ninguem me faz lavagem ao cerebro 🙂

          1. Avatar de António
            António

            O efeito ovelha negra é um efeito psicológico .Não foi algo para si .

        2. Avatar de skyline
          skyline

          chip na cabeça começou a se falar no filme

          Metropolis (1927) –
          no filme de 1927 já se falava em control em massa num filme alemão estreou em 1927 🙂
          já em 1927 se tinha medo do control de mente em massa, nada de novo 🙂

          1. Avatar de António
            António

            O controle da massas é um facto científico é estudado e aplicado em psicologia social.

  3. Avatar de Realista
    Realista

    Eu não faço tatuagens e vou lá meter um chip…

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      A Vacina já tinha um chip. e é bastante potente.

      1. Avatar de asimoto
        asimoto

        Por acaso vi um clip de um video na Rússia… os gajos todos mascarados de branco a correr atrás de um fulano, e o fulano cada vez mais assustado com aquilo… mais corria.

        Mas os médicos conseguiram apanha-lo,
        Eram varias ambulâncias, porque o fulano estava infectado, e andava a espalhar a doença nas ruas, não cumpria com o isolamento obrigatório..foi no inicio da loucura do covid19, que ninguém sabia onde é que íamos parar..

        O teu comentário fez-me lembrar isso…
        Aqui só entra um chip á força..
        É que se isso passar a ser obrigatório, eu aviso já que eu consigo correr sem parar durante mais de meia hora…

    2. Avatar de Yep
      Yep

      Mais um dos grandes tiros no pé by Nokia

  4. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Ele que se chip a ele mesmo !

    Esses futuro já pode ser hoje …

    Não se deixem viciar, passar bem sem telemóveis é ser mais saudável … e usar mais o próprio cérebro é saúde também…menos stress, etc, etc, ….

    Experimentem e vão ficar surpreendidos.

    1. Avatar de Mico
      Mico

      Claro.
      Se deixas de fazer exercício físico, olha o que acontece.

      Se deixas de fazer exército mental, é vives agarrado ao gingarelho, já sabes.

  5. Avatar de skyline
    skyline

    daqui a 10 anos o alan musk começa a implantar chips no cerebro , e nos não precisaremos de telemovel , fazer um implante vai ser tão normal, como uma operação estetica é hoje em dia, aliaz vai ser moda um pouco como andar com as calças rotas nos joelhos ou as cuecas a mostra é uma moda, e vai haver gente disposta a pagar muito dinheiro para ter um telemovel no cerebro

    1. Avatar de skyline
      skyline

      se eu fosse rico colocava um chip na cabeça , mas como não tenho dinheiro , não posso ter chip 🙂

      1. Avatar de aj
        aj

        ainda falta 8 anos, comece a poupar todos meses para depois comprar um Apple iGirl virtual, e se poupar bem ate pode ter um Apple iGirl virtual Pro Max.

        1. Avatar de skyline
          skyline

          não é preciso esperar tanto tempo para dar a sensação que se estar a falar sozinho para uma parede,

          https://m.youtube.com/watch?v=Uvufun6xer8

    2. Avatar de Daniel Saraiva
      Daniel Saraiva

      Depois o Musk tem acesso aos teus sonhos.
      Mas com aquilo que dizes ja vi que dormes de dia…

      1. Avatar de skyline
        skyline

        sera que ele já não tem, na teoria da conspiração toda a gente já tem os replilianos controla nos 🙂

    3. Avatar de Stanley
      Stanley

      O macacos do Musk quasse tudo morrem.

    4. Avatar de Sabe-se lá
      Sabe-se lá

      As Ovelhas também usam brinco… Será para andar na moda?

    5. Avatar de Luís
      Luís

      Andamos a ver muitos filmes… Mas como um chip no cérebro pode ser simples? E para além disso, para fazer chamadas? É que uma coisa é questões médicas, acidentes, deficiências… Agora para ir ao what’s app? Mas sim, a Nokia só tem ditone feito coisas boas nos últimos 15 anos…

    6. Avatar de António
      António

      Uma lobotomia electrónica pode ser esse o resultado final ,quando os sonhos forem so lendas num mundo de formigas, cada vez mais o humano está a se transformar na colonia perfeita.

  6. Avatar de Miguel
    Miguel

    A nokia percebe tanto disto que ja faliu.

    1. Avatar de Luis
      Luis

      A Nokia faliu quando?

      Pelo que sei está bem de saúde…e atenção actualmete não se confunda a Nokia com os tlm Nokia…são coisas bem diferentes

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Nokia? HMD Global queres tu dizer…

        1. Avatar de Luis
          Luis

          Existe a Nokia —empresa multinacional de telecomunicações, software, patentes com mais de 155 anos de existência (vários tipos de negócios) (ver http://www.nokia.com) e existe a HMD Global —-empresa em funcionamento desde dezembro de 2016 que desenvolve os smartphones e feature phones sob o nome “Nokia” (ver http://www.hmdglobal.com)

          1. Avatar de Realista
            Realista

            Portanto a Nokia faliu a divisão de telemóveis ao qual vendeu a marca à HMD Global para em 2022 depois referir sobre o futuro dos telemóveis…

            É a mesma coisa que aconselhamento financeiro do Bernie Madoff.

      2. Avatar de Luís
        Luís

        Não estamos atentos… A Nokia original foi-se. Esta nada tem a ver com a original, só o nome ficou, até a Microsoft, que tb foi dona da Nokia, a vendeu.

    2. Avatar de Daniel Paiva
    3. Avatar de Hugo
      Hugo

      Nokia em 2021 fez receita de mais de 20 biliões, dizes isso porque já não vês o domínio da marca em produção de smartphones ?

      Pesquisa rápida: https://www.bell-labs.com/institute/blog/blast-off-how-nokia-is-engineering-an-lte-network-to-survive-a-journey-to-the-moon/

      Falam muito de boca cheia e não dizem nada de jeito..

  7. Avatar de PTO
    PTO

    LOL, isto vindo da Nokia, que apelidou o iPhone de ser um gimmick que nunca iria vingar no mercado, é mesmo para levar a sério.

  8. Avatar de Andre A
    Andre A

    e o mesmo homem que disse que o android nao iria pegar e iria desaparecer em meses 😀

    1. Avatar de Luis
      Luis

      O mesmo homem???!!!!! este CEO da Nokia está em funções há poucos meses

  9. Avatar de Castro
    Castro

    sinceramente não percebo como é que há quem acredite que a maioria das pessoas se vai sentir confortável a ter que usar óculos, chips no corpo, etc, para substituir qualquer uso dum smartphone. Pior ainda, acreditar que essa mudança acontecerá em poucos anos… Devem estar a beber da mesma terrina do meta zuckerberg.
    Daqui a uns anos vai ser giro recordar estas ideias, e a figura ridícula do zuckerberg a explicar porque a empresa perdeu uma fortuna, porque não percebeu que os óculos é apenas um nicho de mercado

  10. Avatar de Fabricio
    Fabricio

    Não vou esperar isso tudo não, já estou pensando em abandonar ainda esse ano.

  11. Avatar de Fabricio
    Fabricio

    Não por coincidência, já estou testando o uso de um Nokia 202, que será meu aparelho substituto do smartphone.

    1. Avatar de Sabe-se lá
      Sabe-se lá

      Um Nokia 202 não digo… mas também estava a pensar em comprar um Lumia… só para ter algumas apps mais essenciais (banco, mbway…).
      Redes sociais são veneno, onde “todos” tentam mostrar uma coisa que queriam ser, em vez de mostrarem quem e como são…
      #aparências

      1. Avatar de Fusion
        Fusion

        Lumia em 2022?

  12. Avatar de Sergio
    Sergio

    tem a sua lógica e pode acontecer, mas há muito se não..
    não nos adianta por exemplo o 6G ser 1000x mais rápido e o conteúdo ser 500x mais pesado, quem abria um site em 2002 e abre o mesmo site em 2022 percebe o que quero dizer.
    Apostaria mais na projeção de um relógio ou ate mesmo de um smartphone, do que no chip.

    A minha visão pessoal da parte social.. penso que estamos a estagnar como seres humanos, por muito que se partilhe actualmente, o caricato é que não partilhamos o correto e da forma correta.

    1. Avatar de skyline
      skyline

      ate os cães tem chips sabes lá se tu já não tens 1

      1. Avatar de skyline
        skyline

        já na segunda guerra os judeus testaram o chip por isso é que os judeus foram mortos no campo de consentração para não abrir a boca,já se falava na guerra fria que os russos esperavam que tu adromeças para te por o chip, isso não era o segredo da nossa senhora da aparecida 🙂

      2. Avatar de ElectroescadaS
        ElectroescadaS

        Tendo em conta que grande parte da população foi vacinada por causa duma certa pandemia, quem nos garante se já não fomos injectados com nanochips também?

        1. Avatar de Sergio
          Sergio

          tens de ler em vezes de dizeres disparates lol
          Mas deixo-te uma novidade, não é possivel injeçao de nanochips pelas seringadas que levaste de covid 🙂

          1. Avatar de ElectroescadaS
            ElectroescadaS

            porque…

      3. Avatar de Sergio
        Sergio

        eu não disse que não o tinha 😉

  13. Avatar de zeberil
    zeberil

    Ele, também, deve ter levado em conta o envelhecimento da população… os que morrem já se sabe que não vão usar smartphone! Então, nós por cá (Portugal), somos um “exemplo vivo” do envelhecimento populacional…
    É caricato, segundo o meu ponto de vista, que hoje alguém se coloque a “adivinhar” o que iremos usar em comunicações (smartphone não, outra tecnolgia sim)…
    Como estará o mundo em 2030 na questão ambiental? Não, não existiu qualquer guerra até lá que possa ter agravado a situação climática, apenas os humanos (racionais que há muito que não o são) continuaram a sua forma de estar…

    1. Avatar de skyline
      skyline

      menina como posso ter um incone no meu nick name 🙂

      1. Avatar de ElectroescadaS
        ElectroescadaS

        http://www.gravatar.com é só seguir as instruções 😉

        1. Avatar de skyline
          skyline

          obrigado

    2. Avatar de António
      António

      A questão ambiental existente desde a era industrial a questão social vai vir primeiro.

  14. Avatar de Paulo Sérgio Pereira
    Paulo Sérgio Pereira

    Estejam todos tranquilos, ele fala no 6g, se a implantação for tão rápida como tá a ser do 5g só lá para 2100

  15. Avatar de João ponce
    João ponce

    Eu ,não entendo o porquê da Nokia não ser comercializada nas lojas em Portugal,eu que sempre tive nokias ..de top,tendo agora o Nokia 8,gostaria de comprar o Nokia XR20 ..E NÃO É COMERCIALIZADO EM LOJAS…?? APENAS ON-LINE POIS A PESSOA GOSTA DE VER AO VIVO ANTES DE COMPRAR.

  16. Avatar de Paulo
    Paulo

    Não acredito….se não for telemóvel tem que ser outra coisa parecida…nem que seja algo que se possa dobrar e desdobrar…

  17. Avatar de Marco
    Marco

    Pois… a Nokia é conhecida por ser visionária na tecnologia…

  18. Avatar de Antonio
    Antonio

    Não percebo a confusão… tenho dois chips implantados na zona da cóclea, no cérebro, que me permitem além de ouvir na perfeição (com a ajuda do processador externo magnético), estar interligado com o telemóvel para poder atender chamadas direto na cóclea (sem passar por nenhum meio acústico natural), ouvir diretamente o que se passa na televisão, ouvir música, falar e ouvir pessoas e inclusive cantar… parem de ser pro isto ou pro aquilo… se não fossem anormais e bestas ou assassinos (como vocês subentendidamente estão a chamar a todos) eu e muitos milhões não ouviam ou viam ou andavam…
    Um conselho muito pratico: deixem a tecnologia evoluir. quem não quiser, é como o prato de sopa ou os espinafres, deixa de lado.
    Obrigado

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Touché!

      Mas não te surpreendas que venham dizer que esse pensamento não é teu mas que estás a ser manipulado por uma entidade qualquer. Há maluquinhos para tudo…

    2. Avatar de Bruno
      Bruno

      Pessoalmente não sinto necessidade nem preciso acima de tudo de usar um chip, mas realmente para muitas pessoas é um aumento ds qualidade de vida surpreendente.
      Tenho de concordar a 100%.

    3. Avatar de António
      António

      Não é assim o cérebro humano não é para andar a brincar o que tu tens é bem diferente do que eles andam a vender estas a juntar conceitos sem nexo ,a minha pergunta é porquê uma coisa é verificável estas a falar sem conhecimento do que é um cérebro.

  19. Avatar de Óla quê tal
    Óla quê tal

    Ter um chip na mão para abrir a porta de casa ou do carro só me vai facilitar.

    1. Avatar de skyline
      skyline

      ou quem sabe a levantar dinheiro do multibanco?

  20. Avatar de Olaf
    Olaf

    Bem vindos ao Cyberpunk 2077.

    Ainda sou do tempo em que estas coisas eram teorias da conspiração.

    1. Avatar de skyline
      skyline

      será teorias?

  21. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Deve ser deve…

  22. Avatar de Bruno
    Bruno

    Certo…. se ha alguem com visão e capacidade de antecipar o futuro é a Nokia lol

    1. Avatar de skyline
      skyline

      os telemoveis das teclas não são para os velhos? 🙂

  23. Avatar de Pedro
    Pedro

    A Nokia a prever o futuro….mais valia estarem calados

  24. Avatar de secalharya
    secalharya

    Vamos ver se desta vez a Nokia consegue acertar!

    A bola de cristal deles tem andado desafinada.

    1. Avatar de Luís
      Luís

      E há que seguir este homem… Até porque a Nokia tem feito grandes previsões… Primeiro que o iPhone nunca ia pegar, depois que a Nokia estava para ficar…

  25. Avatar de iSad
    iSad

    pois quem bater as botas nesse ano ja não precisa to tlm.

  26. Avatar de Ze
    Ze

    Em 2030? Sonhas muito. Talvez em 2050.

  27. Avatar de Vitor
    Vitor

    Depois metem um gps no cérebro, uma antena na testa, umas rodas nos pés…
    Por este andar passarão a ter sexo com um chip em vez de companheiros humanos! Continuarei a preferir o método tradicional.

  28. Avatar de skyline
    skyline

    para quem acha que o cyborg punk é ficção cientifica ,esta desatulizado , e precisa de um upload , basta ter um ardoino

    https://youtu.be/awG09liCMD4

    1. Avatar de skyline
      skyline

      e já é testado em humanos a muito tempo

      https://youtu.be/GLq7edATaFo

  29. Avatar de LGLKG
    LGLKG

    Pessoal eu ja chipei a minha PLAYSTATION !!!!!!!!!!

  30. Avatar de lucas
    lucas

    Nada a ver, cara. Óculos do Google nem deu certo. Vai ser muito regredir sair dos smartphones pra qualquer coisa dessas invenções mirabolantes de “se vestir”… E onde que um chip substitui uma tela?

    1. Avatar de skyline
      skyline

      não querendo entrar na zona da teoria da conspiração , mas será que a televisão de 25 linhas não será baseado no olho humano , será que tudo o que nós inventamos não será baseado na biologia ,é que até a electrecidade foi inventada graças as patas de rã pelo dr. Volts, quer dizer quen sabe a televisão de 25 linhas não será estudo de cybernetica 🙂

      1. Avatar de skyline
        skyline

        deculpem 625 linhas

  31. Avatar de skyline