CEO da Microsoft diz que a Google domina como motor de pesquisa por práticas desleais

20 Comentários

Recentemente, o CEO da Microsoft alegou que as táticas desleais levadas a cabo pela Google resultaram no seu domínio enquanto motor de pesquisa, e frustraram a alternativa assinada pela sua empresa, o Bing.

Satya Nadella, CEO da Microsoft

O CEO da Microsoft, Satya Nadella, testemunhou contra a Alphabet, em Washington, como parte do julgamento antitrust histórico da Google. O Departamento de Justiça dos Estados Unidos da América (EUA) alega que a Google abusou do domínio do seu motor de pesquisa para limitar a concorrência e a inovação.

Segundo o CEO da Microsoft, o domínio da Google enquanto motor de pesquisa deve-se a acordos que permitiram que se tornasse no motor padrão em smartphones e computadores.

Somos uma das alternativas, mas não somos o padrão.

Clarificou Nadella, segundo a Associated Press, explicando que os utilizadores não têm grande escolha para mudar dos motores de pesquisa padrão nos smartphones e computadores.

Google

Quando questionado sobre a Microsoft ter cometido erros que a impediram de rivalizar com a Google, nomeadamente em casos em que os utilizadores mudaram do Bing para o Google, quando o primeiro era o predefinido nos seus dispositivos, Nadella negou. Na sua perspetiva, a adoção da Inteligência Artificial pelo Bing não resultou em mudanças dramáticas na sua participação de mercado.

O caso antitrust do Departamento de Justiça contra a Google centra-se em acordos que a empresa fechou com a Apple e outras fabricantes de dispositivos para usar o seu motor de pesquisa.

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de supersilva
    supersilva

    Todos fazem praticas anticompetitivas, inclusive é o sujo falando do mal lavado. Agora, tem de quebrar esse monopólio mesmo e ter um sistema de buscas Europeu, além do Chinês.

    1. Avatar de Josemar Santos
      Josemar Santos

      A Microsoft esqueceu que o Internet vai vinha instalado por padrão no windows, e recentemente escondeu a predefinição ou não respeitava a opção do utilizador, ou redireccionava quando se tentava instalar o chrome. corrija-me-se eu estiver errado.

  2. Avatar de Profeta
    Profeta

    Ate da vontade de rir com estes CEOs. Sera que se pedissem uma auditoria ao codifo fonte do windows deixavam ver a que realmente o windows faz aos pcs ? Disponibilizando o codigo fonte na integra obviamente. Pois pois

    1. Avatar de Aves
      Aves

      Examinar o código fonte? Ninguém quer examinar o código fonte do Google Search. O que Nadella disse é que o Google Search é o melhor porque é o maior, que monopólio alimenta monopólio.
      E deu como exemplo do monopólio a Microsoft ter oferecido 15 mil milhões de dólares, por ano, à Apple para o Bing ser o serviço de busca pré-definido no Safari e a Apple não ter aceite. Notícias recentes dizem que a Google está a pagar 20 mil milhões anuais.
      E disse que assim não se pode competir. Quebrando o monopólio, com mais informação o Bing melhorava, com efeito inverso no Google Search que a perdia.

  3. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Lol diz o roto ao nu…

  4. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Este não sabe o que diz. O Google Search dá 1000 a zero ao Bing. Foi, é e será sempre “o” motor de pesquisa. Sem dúvida alguma.

    1. Avatar de Aves
      Aves

      Visto que és um grande” apreciador de IA (instala) instala a app Bing no Android (suponho que seja igual no IOS). É preciso uma conta Microsof. No ecrã principal, tem a pesquisa normal em cima e, em baixo, o Chat (Bing Chat, com base no GPT 4, sem a limitações do ChatGPT). Faz-lhe perguntas curtas, encadeadas, vais-te surpreender com o resultado. Tem em atenção que cada frase da resposta remete para links para a(s) página(s) de onde foi a extraída a informação.
      Em contrapartida, muitas vezes é um desespero, abrindo e fechando links, encontrar nas listagens do Google Search a informação que se pretende (e vá lá que o Google Search já apresenta resumos). Essa do será “sempre” é bastante arriscada. Basta (o que seria muito) que a Apple instale o Bing no Safari em vez do Google Search – e a Microsoft ganha muita informação e a Google perde-a. E a IA veio para alterar muita coisa.

      1. Avatar de SANDOKAN 1513
        SANDOKAN 1513

        Para lhe responder diretamente reitero totalmente o que afirmei. Tudo.

      2. Avatar de SANDOKAN 1513
        SANDOKAN 1513

        E mais !! A Google não precisa dos utilizadores que utilizam o Safari(um simples browser e pouco utilizado, sabendo-se até que em iOS é mais preponderante o Google Chrome que o nativo da Apple), para nada. Se a Microsoft quisesse pagar mais simplesmente pagava e a Google saía fora na maior. E saía e continuaria sendo o seu mecanismo de pesquisa, o Google Search, sendo sempre o mais usado. Uma rotina não se perde de um dia para o outro. Por vezes nunca se perde, lembre-se disso meu caro “Aves”.

        1. Avatar de Aves
          Aves

          A Microsoft ofereceu à Apple 15 mil milhões de dólares para o Bing substituir o Google Search no Safari para nada. E a Google paga 20 mil milhões para nada.
          Mas onde é que foste descobrir a peregrina ideia de que o Chrome é mais usado que o Safari no IOS? É só comparar a quota de mercado do iOS e do Android e do Safari e do Chrome – são praticamente (para não dizer exatamente) iguais, ou seja, muito poucos usam o Chrome no iOS.

  5. Avatar de toder
    toder

    Eu utilizo o Bing as vezes, mas o Google é simplesmente melhor 90% das vezes

  6. Avatar de nuno a
    nuno a

    nao utilizo nem o da google nem o bing ,o duckduckgo tem se mostrado mais fiavel nos ultimos anos é menos intrusivo e sem publicidade pelo meio

  7. Avatar de Zé

    E qual não usa práticas desleais? Mas confesso que ultimamente o google parece que anda “burro” e retorna resultados nada haver com o que pesquiso.

  8. Avatar de João Luís
    João Luís

    A Micro$hit a queixar se do que faz ?

  9. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    A Microsoft continua com as suas prática anti-concorrenciais ainda hoje em dia! Experimentem ir ao web site da Google através do Microsoft Edge e descarregar o ficheiro de instalação do Google Chrome e vão ver como no Microsoft Edge diz que o ficheiro “pode danificar o seu dispositivo. Quer manter mesmo assim?” se isto não é anti-concorrencial não sei o que será!

    A Google revolucionou as pesquisas há vários anos.

    Os outros, por motivos que desconheço, não conseguem encontrar as coisas tão facilmente como o Google, de vez em quando pesquiso a mesma coisa em vários motores de pesquisa e na esmagadora maioria dos casos o Google é o que apresenta mais e melhores resultados chegando a fazer a diferença entre não encontrar absolutamente nada nos outros e o Google ter vários resultados e relevantes.

    Sim, a Google pagará uma fortuna para a Apple os ter como o motor pré-definido, mas ganha a Apple e os clientes na minha opinião.

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      “Sim, a Google pagará uma fortuna para a Apple os ter como o motor pré-definido, mas ganha a Apple e os clientes na minha opinião.” Exatamente, sem dúvida alguma.

    2. Avatar de ZERTO
      ZERTO

      Mas a verdade é que o Chrome é o maior cavalo de, Tróia alguma vez criando e que tantos adoram.
      Usar o Chrome é o mesmo que deixar a porta de casa aberta ou andar com o pin do multibanco escrito no cartão

  10. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    A Microsoft também poderia explicar porque não tem um programa que apareça na instalação e a pedido a qualquer momento onde exiba, permita descarregar e instale automaticamente os diversos web browsers da concorrência, já que é tão favorável à concorrência (quando a falta de concorrência não os beneficia).

  11. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Pelo que se sabe deslealdade é primeiro nome … mas têm muitos mais …

    Que diga o Assange e o Snowden, e até o bin laden …

    E também a própria MS …

    Coitadinhos !