CEO da Huawei diz que o 5G será mais importante para os negócios

9 Comentários

Numa recente entrevista, Ren Zhengfei, fundador e presidente da Huawei afirmou que a rede 5G será mais importante e útil no mundo dos negócios do que para os utilizadores em geral. Além disso, o CEO adianta ainda que o 6G chegará dentro de 10 anos.

A Huawei é a empresa chinesa que mais está associada à rede de quinta geração. E mesmo tendo conflitos com os EUA tem conseguido continuar a ter destaque neste e noutros segmentos.




O tema da rede 5G tem dado muito que falar, entre notícias e lançamentos de smartphones compatíveis. Mas também há espaço para várias teorias da conspiração.

O que é certo é que há cada vez mais equipamentos, como smartphones ou outras soluções, compatíveis com esta conetividade.

5G será mais importante para os negócios, diz CEO da Huawei

Ren Zhengfei, fundador e CEO da Huawei disse recentemente numa entrevista ao South China Morning Post que a rede de quinta geração será mais relevante para clientes comerciais do que propriamente para os utilizadores em geral.

5G é para negócios de empresas e isso chama-se ToB [To Business] e é ToC [To Consumers] para os utilizadores. Acreditamos que a maior utilização no momento é ToB, para utilizadores comerciais desenvolverem coisas avançadas.

Ren Zhengfei

Estas declarações podem parecer estranhas uma vez que há cada vez mais smartphones a oferecer esta conetividade. Além disso muitas empresas estão a tentar que os utilizadores adquiram smartphones 5G para se adaptarem aos novos padrões da rede.

Mas a visão de Zhengfei até faz sentido, pois o executivo adianta que o Huawei Songshan Lake Park foi desenvolvido com 5G. Também o Saudi Oilfield recorreu à rede de alta velocidade da Huawei para construir uma rede de parques industriais.

Huawei Songshan Lake Park

O CEO refere ainda que futuramente a rede não irá na sua maioria fornecer muito tráfego, pois isso até seria considerada uma falha. É ainda da opinião de que o 5G deve abrir várias possibilidades que ainda são limitadas para o atual 4G.

A rede de quinta-geração está construída para ser adequada no setor industrial. Isto porque oferece uma elevada largura de banda, baixa latência e muitas outras ferramentas e funções que são importantes na área do fabrico industrial.

5G vai dar novas possibilidades no mundo empresarial

O presidente da Huawei afirma também que alguns processos de fabrico industrial, como por exemplo fábricas de aeronaves, podem recorrer inteiramente à automação 5G e à gestão de Inteligência Artificial. No entanto, para o fabrico mais preciso ainda há algumas barreiras que se espera que a nova rede consiga resolver.

Zhengfei deixa ainda alguns exemplos em como o 5G poderá beneficiar as empresas e os negócios:

A grande mina a céu aberto do Brasil pode mudar a sua força de trabalho para o controlo 5G. As grandes fazendas podem adaptar-se à automação desta rede. Os tratores poderiam cultivar a terra 24h, desde que se lembrassem de os reabastecer. Em lugares como África, se houver máquinas agrícolas a funcionar 24h, quão boas seriam essas tecnologias para o país? Existem muitas utilizações do 5G no seu estado atual, mas ainda é uma nova tecnologia. Não atingiu um nível muito forte na utilização das suas funções. Mas vai crescer ainda mais nos próximos anos.

Zhengfei diz que a rede 6G chegará dentro de 10 anos

O CEO da Huawei falou também sobre a rede 6G. De acordo com as suas palavras, esta rede ainda não avançou nem no papel nem noutros aspetos. Mas Zhengfei acredita que o padrão desta nova rede deverá estar pronto para uso dentro de 10 anos.

Também o Japão afirmou em janeiro que o 6G chegaria em 2030 e que seria 10 vezes mais rápido que o 5G.

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Algo
    Algo

    6G? Que horror.

  2. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    “Também o Japão afirmou em janeiro que o 6G chegaria em 2030 e que seria 10 vezes mais rápido que o 5G.” Tenho toda a convicção que daqui a 3 anos já estaremos a andar a todo o vapor com o 5G.E daqui a cerca de 7 anos já estaremos a trabalhar com o 6G.Bem menos que os 10 anos que o Japão apregoa.

  3. Avatar de Miguel Batista
    Miguel Batista

    Eu só queria 4G que funcionasse por aqui!! Vai de E a 3G passando por H+ e com sorte aparece o 4G. A operadora diz que não está prevista numa interversão na rede….

    1. Avatar de Karol
      Karol

      Moras onde? Em portugal o 4g funciona super bem. Estive na praia da comporta con o 4g ao maximo.

      1. Avatar de Miguel Batista
        Miguel Batista

        Concelho Anadia. A 10km do centro

  4. Avatar de JedyKnight
    JedyKnight

    Isto é giro se não começarem a queimar as torres 😀

  5. Avatar de Joselito
    Joselito

    Vai ser bom para os negócios do PCC!

  6. Avatar de kocjan
    kocjan

    “será mais importante para os negócios” DELE!

  7. Avatar de Frank Sinatra
    Frank Sinatra

    Eu vivo em Alpiarça e nem 3g tenho. Não tenho acesso nenhum.