Censura? WeChat está a monitorizar as conversas que vêm de fora da China

45 Comentários

A forma como a China monitoriza e controla o acesso à Internet é conhecida por todos. Para além de bloquear muitos serviços no seu território, alegadamente avalia constantemente as mensagens trocadas e os sites que são acedidos.

O que não se esperava era que levasse esse controlo para fora do seu país. Um estudo recente revelou que o WeChat está a avaliar os conteúdos trocados fora da China e que bloqueia os que não são desejados.

WeChat China monitorizar censura conversas

WeChat está a monitorizar as conversas

O WeChat é um dos mais usados e conhecidos serviços de mensagens na China. Este está presente em quase todos os smartphone e é usado da mesma forma que o Messenger ou o WhatsApp. Claro que no caso da aplicação chinesa, o controlo é muito maior.

Aparentemente este controlo é levado ao extremo e a monitorização parece estar a ser feita também fora da China, onde não era esperada. Quem descobriu este comportamento foi o laboratório The Citizen Lab da Universidade de Toronto.




anterior próxima

Conversas e ficheiros são avaliados em tempo real

Do que é revelado neste estudo, o WeChat estará a monitorizar todas as conversas tidas na sua plataforma. Procura encontrar e avaliar ficheiros que possam ser contrários às políticas existentes no território chinês.

Sempre que um destes ficheiros é encontrado ele é bloqueado e não acaba na app do utilizador na China. Ao mesmo tempo, estes padrões alimentam os filtros de censura, que são depois usados depois para bloquear outras mensagens similares.

WeChat China monitorizar censura conversas

China está a fazer censura fora do território?

Confrontado com esta questão, a WeChat apenas apresentou a sua normal justificação de que respeita as regras que lhe são impostas. No entanto, parece estar a incumprir as da Play Store e da Google, ao não ser clara no que faz com as mensagens.

Se este comportamento não era considerado anormal dentro do território chinês, não era esperado fora da China. Mesmo sendo um serviço maioritariamente usado na Ásia, muitos precisam de o usar no resto do mundo, para comunicar de forma simples.

Comentários

45

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de miguel
    miguel

    Qual é a novidade?
    China e Russia infelizmente são assim, o problema é que a boleia do covid-19 muitos países começam também a impor essa agenda do controlo das pessoas…

    1. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      Portugal é igual pois criticas a comunada corrupta que se encontra no poder, tau censura!

      1. Avatar de Jorge Tomaz
        Jorge Tomaz

        Jorgeg, Portugal ,EUA, Europa Japão, não são iguais a China. Aqui vives em democracia, podes gozar críticar com o A. Costa, Marcelo, Trump , etc. Na China se criticares o partido comunista chinês ou o presidente Xi Jinping , TU VAIS PRESO, OU DESAPARECES PARA SEMPRE. Como já aconteceu com críticos, bloguers até empresários milionários.!! Até o primeiro médico que em Dezembro alertou a outros médicos e amigos, que havia um novo vírus muito perigoso . FOI PRESO, por estar a lançar o pânico na sociedade. Só foi solto depois de assinar um documento onde disse que tinha mentido, acabou por supostamente morrer por causa do vírus, apesar de ser jovem!! Todas empresas chinesas são controladas pelo Partido Comunista Chinês. Na China não existe liberdade de expressão, existe censura na NET, tv, jornais. Não é por acaso que o WhatsApp Instagram, Facebook , Twitter, Netflix, YouTube, etc ESTÃO PROIBIDOS NA CHINA. Porque achas que haviam manifestações em Hong Kong? Eles não querem fazer parte de uma ditadura comunista. E apenas a região mais rica da China, e das mais ricas do mundo. Pesquisa na na NET, sobre o Tibete, minoria Uigur, prisão de activistas , etc

  2. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    E curiosamente há por aqui muitos que rasgam a camisola a defender a China. O que interessa é falar mal do Trump, a China é boazinha, o Trump é que o evil guy. Nunca na vida que eu iria utilizar essa app no meu smartphone.

  3. Avatar de Carlos Faria
    Carlos Faria

    E depois vejo pessoas a incentivar o uso do whatsapp, telegram e amigos que todos levam a isto.

    Usem Signal ou threema

    1. Avatar de AqueleAmigo
      AqueleAmigo

      e qual é o problema com o telegram? Se mais gente usasse o telegram mais depressa iriam deixar estas apps manhosas (excepto na china pq claro, pq o Wechat tem outras funcionalidades)
      Não digas asneiras sff.

      Até o whastapp encripta as mensagens, isto não acontece nesses serviços. Colecionar metadados e censurar os chats são coisas completamente diferentes.

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        A encriptação do whatsapp não conta sequer como verdadeira encriptação. Para todos os efeitos é como se não fizessem. É literalmente só para inglês ver.

        Se tiveres dúvidas, lê a implementação. É como se tivessem posto as dobradiças do lado de fora da porta segura.

  4. Avatar de Fiu
    Fiu

    O escândalo…Quem não deve não teme!

    Btw, tanta indignação quando o resto do mundo (a politicagem ) a morrer de inveja e a a chorar por dentro para conseguir um dia implementar um sistema destes. Por isso sabem bem onde colocar essa indignação falsa.

    1. Avatar de António
      António

      Aqui ainda nos podemos indignar. Devias tentar isso deves em quando.

      Não que gostemos de gente como tu, mas por muito odioso que possas ser, está tranquilo que aqui, por muito ruins que a cambada da zona seja, ninguém te faz desaparecer durante a noite.

      Acho que não podes dizer o mesmo da China.

    2. Avatar de Moreira
      Moreira

      Vai para lá então, ou para a beira do Kim Jung. Deixa é a família poder escolher, pois podem nem todos ter essas ideias mirabolantes. Já agora, leva o teu amigo da direitinha extrema André Ventura, e se há (porque dizer que o Bloco é de extrema esquerda é ridículo) extrema esquerda podes levar também.

      1. Avatar de Euéquesei
        Euéquesei

        Dizer que o Bloco de Esquerda é de extrema esquerda é ridículo?
        Ahahaha, o que me ri com essa. Está boa.
        Arranje-me uma dessas coisas que fazem fumo lá no acampamento do Bloco, pelos vistos dá uma grande moca…
        Até lhe digo mais, no dia em que sair uma sondagem em que o Bloco possa ser governo, não lhe dou 3 dias até não haver um cêntimo em Portugal.
        Vai tudo a correr aos bancos levantar o guito.
        Ninguém se lembra da Mortégua a dizer que quer ir buscar o dinheiro a quem o poupa?
        Aprendeu com o pai, que foi assaltante de bancos…
        Porque o amigo não vai para a Venezuela, Cuba ou Coreia do Norte? Nesses países mandam os Blocos lá do sítio.
        Vá e depois diga como é…..

  5. Avatar de plopes
    plopes

    Se fosse uma empresa ocidental já haveria mais de uma centena de comentários a condenar, mas como é chinesa já a conversa é outra. Tudo, mas absolutamente tudo vindo da china é para desconfiar.

    1. Avatar de António
      António

      Tudo, mas mesmo tudo, o que vem de gigantes tecnológicos é de desconfiar. Aplica-se a todas as indústrias.

  6. Avatar de Vx
    Vx

    Como por AI é dificil detetar todos os conteudos de uma imagem, eles simplesmente bloqueiam.

    Não é nada novo, eles usam o wechat para controlar o deslocamento das pessoas e idenficar decidentes…

    1. Avatar de Euéquesei
      Euéquesei

      Na China está quase tudo bloqueado, google, facebook, jornais estrangeiros mais conhecidos, etc.
      Há maneiras de contornar a situação, mas requer conhecimentos que a maioria das pessoas não tem.
      Quando digo à minha esposa para não usar o wechat porque é monitorizado em tempo real pelas autoridades, ela diz-me que não tem alternativa porque todos os chineses o usam e nem querem outra coisa.
      Mesmo não querendo é obrigada a usar, mas sempre com calma no que lá escreve.
      Não porque lhe possam fazer algo aqui mas porque o podem fazer ás pessoas lá…
      Qualquer crítica ao regime dá direito a polícia à porta.
      Dependendo da crítica e se é já acto repetido, pode ir parar à prisão ou desaparecer para um qualquer campo de extermínio…Nunca mais ninguém a vê e nem vale a pena fazer choradeiro porque senão vai parar o mesmo sítio.
      Advogados não têm como se opor ao estado. Nem se atrevem, sequer…

      1. Avatar de JiaYiWu
        JiaYiWu

        O Amino não ta

  7. Avatar de jorge
    jorge

    Portugal critica os países comunistas, mas o deveria fazer era preocupar-se com a corrupçao que tem em casa, é uma vergonha para a maioria do povo da tugolandia, sinto vergonha como tuga quando leio noticias a dizer que Portugal faz parte dos países mais corruptos do mundo, depois se admiram que as empresas nao venham investir na tugolandia, mesmo tendo salarios quase de miseria.

    1. Avatar de Euéquesei
      Euéquesei

      Olhe, eu sinto vergonha quando mostro o passaporte.
      Sou logo catalogado como corrupto, preguiçoso e mendigo…
      Dê os parabéns aos nossos políticos por esse estigma…

      1. Avatar de Malamen
        Malamen

        Curioso… já mostrei o meu passaporte centenas de vezes nunca fui catalogado como nada disso.
        Tem a certeza que é a nacionalidade a causa?

        1. Avatar de Euéquesei
          Euéquesei

          Não foi catalogado? Isso pensa vc… Pense lá outra vez.
          Repare, a culpa não é minha ou sua, é destes políticos que temos.

        2. Avatar de Euéquesei
          Euéquesei

          Já se esqueceu do que disse aquele ministro Holandês aqui atrasado sobre os países do sul quererem dinheiro para pu… e vinho verde?
          E vc acha mesmo que só ele é que pensa assim?
          Não seja ingénuo… Mais uma vez, dê os parabéns aos nossos políticos.

        3. Avatar de JiaYiWu
          JiaYiWu

          Meu passaporte é da china, por causa da minha nacionalidade

  8. Avatar de Joselito
    Joselito

    Isso, comprem mais antenas 5G deles!

  9. Avatar de Galo
    Galo

    Não percebi a novidade nisto. O contrario é que seria estranho.
    Então a China controla as mensagens trocadas pelo WeChat dentro do país, e não iria controlar as que são trocadas com o exterior?? Eu diria que essas até terão mais interesse para eles…

  10. Avatar de JiaYiWu
    JiaYiWu

    Já estou farta de ver comentários negativos da china,妈咪呀。Queria sabe quê, mandar print e mandar pra minha mãe ver como os ocidentais xinguem dos 中国人。

    1. Avatar de Galo
      Galo

      O medo exagerado, desinformação, e teorias da conspiração resultam nisso infelizmente…

    2. Avatar de Euéquesei
      Euéquesei

      Aqui ninguém está a falar mal dos Chineses, mas sim do regime.
      Não confundir as duas coisas…

      1. Avatar de JiaYiWu
        JiaYiWu

        Mas são pessoas, se pensares bem, 人吗人 人让嗯人

        1. Avatar de Tó

          Não. O regime chinês é um partido, são só algumas pessoas. O resto das população são vítimas e são vistas como tal.

          Só as que defendem a propagação do ‘sistema chinês’ é que são mal consideradas, dado que querem espalhar o mal que as afeta pelos restantes.

          O cego que quer que todo o mundo também o fosse, não costuma ser muito popular em lado nenhum. Acho que na China também não.

    3. Avatar de Jorge Tomaz
      Jorge Tomaz

      JiaYiWu, As pessoas não gostam é do partido comunista Chinês, pois não agiu bem com a situação do Coronavirus. Ocultou o perigo do vírus, para a OMS e resto do mundo. Permitiu que o vírus espalhasse ,. Na China não existe liberdade de expressão, ou liberdade na imprensa tv, NET. Todas empresas são controladas pelo Partido Comunista Chinês. Deves saber que ninguém na China pode criticar o partido comunista chinês, ou o presidente Xi Jinping, Sao presos ou desaparecem Além de perseguirem as minorias do Tibete, Uigures. Porque achas que haviam manifestações por liberdade em Hong Kong.?Tal como o povo de Hong não quer fazer parte de uma China ditatorial. Tal como o povo de Taiwan, preferem ser independentes a fazer parte da China do partido comunista!! Portugal e a China tem mais de 500 anos de amizade, deve ser difícil sendo chinesa. Mesmo na China está subir o nacionalismo, criticar os Ocidentais, especialmente os americanos. E o partido comunista chinês, agora chama de vírus italiano, o Coronavirus, para tentar , dar a volta a situação. Se a China trabalhar com o resto do mundo , for mais transparente, as pessoas vão ter uma visão menos negativa da China.

      1. Avatar de Fabio
        Fabio

        Utilizo WeChat para comunicar com pessoas na china e nunca me apercebi nada disso.

        1. Avatar de Euéquesei
          Euéquesei

          A ideia é mesmo essa, não se aperceber… Quando se apercebe já é tarde.
          Fale lá com um Chinês na China sobre o Xi e o regime e diga cobras e lagartos deles e depois passado uns dias se não obtiver resposta do seu amigo já sabe do que foi.
          Experimente, depois conte…

          1. Avatar de JiaYiWu
            JiaYiWu

            Não aconteceu nada,

        2. Avatar de Jorge Tomaz
          Jorge Tomaz

          Fábio, sabes porque razão os teus amigos chineses comunicam pelo WeChat contigo? E porque na China o Instagram, Whatsapp , Twitter, Facebook, YouTube, NETflix, ESTÃO PROIBIDOS!! O partido comunista chinês controla a liberdade de expressão. Todas as empresas chinesas são controladas pelo Partido Comunista Chinês!! Sabes se na China criticares o partido comunista chinês, ou o presidente Xi Jinping, vais preso ou desapareces (ou até publicarem uma imagem do urso Winnie the Pooh (e a imagem que usam para gozar / comparar o presidente Chinês). Podes perguntar aos teus amigos chineses..

      2. Avatar de JiaYiWu
        JiaYiWu

        Mas são pessoas ⌯’ㅅ’⌯

      3. Avatar de JiaYiWu
        JiaYiWu

        O que odeio é o racismo,quando a escola ainda tava aberta todos diziam “Coronavirus” e eu a ver pessoas com um olhar negativo da china, ʕΘ▲Θʔ 是狸~

  11. Avatar de JiaYiWu
    JiaYiWu

    O meu wechat é um cão que anda sem coleira, mas tinha uma cena que n dava para enviar mesmo com net, era um gif invisivel 呵呵呵
    拜拜
    人们

  12. Avatar de JiaYiWu
    JiaYiWu

    Uma coisa boa do wechat, é que tem jogos gratis dentro.✧٩(ˊωˋ*)و✧

    1. Avatar de Jorge Tomaz
      Jorge Tomaz

      Pelo que entendi, és Chinesa, mas nasceste aqui em Portugal, não moraste na China. A razão de falares com os teus amigos chineses no WeChat, e porque o Whatsapp, Instagram, Facebook, YouTube, Twitter, NETflix ESTÃO PROIBIDOS na China. Pergunta aos teus amigos chineses se eles podem falar mal do partido comunista chinês, ou do presidente Xi Jinping, ou usar a imagem do urso Winnie the Pooh ( e s imagem que usam para gozar com o presidente Chinês). Se não vão presos ou até podem desaparecer , sem que a polícia , ou autoridades façam algo para descobrir o paradeiro deles.

      1. Avatar de Galo
        Galo

        Eu acho que o problema aqui é querer misturar tudo.
        É certo que a China controla muito a liberdade de expressão e utilização de apps, com fins políticos. (também sei de fonte segura que é possivel fintares essa limitaçao pro alguem que conheço e estando la usou diversas vezes face, whatsapp, etc).

        No entanto, outra questão é centrar exclusivamente questões de espionagem, de acesso aos dados do utilizador, etc na China. Muitos outros países o fazem! Neste aspeto o caso mais sonante até foi nos EUA…e também ja se ouvi muitas historias da Russia. E as grandes marcas Google, Apple, Microsoft, Samsung, etc nao recolhem dados? Nenhuma delas é chinesa..

        Outro caso é o COVID-19…os primeiros casos surgiram lá, e acho que já é consensual que a China tentou esconder o problema durante algum tempo, e até mentiu no numero de mortes. Mas mesmo depois disso outros paíse não fizeram muito melhor. E olha que a CHina até controlou relativamente bem a situação quando tomou medidas firmes…

        1. Avatar de Euéquesei
          Euéquesei

          A questão aqui é diferente, vc pode falar mal do político X, ele pode ser informado disso, mas fica por aí, o mais que pode acontecer se for mesmo uma crítica muito negativa de cariz pessoal, é ter que ir a tribunal mas não passa disso.
          Lá na China, desaparece.
          Como vê, não é tudo igual…

          1. Avatar de Galo
            Galo

            Nem eu disse que era tudo igual.
            Essa questão que apontou é a relevante.

            No entanto, eu apontei 2 pontos que erradamente têm atribuido exclusivamente à China:
            -espionagem. Seguramente já ouviste ou já disseste “comprar telemovel chines? só se quiser ser espiado” Ou “Sei bem o porque desse preço tão baixo. Sei o que eles querem”
            – culpa pelo Covid-19. Desde que criaram o virus em laboratorio, que o quiseram espalhar pelo mundo para controlar o mundo, etc tem-se ouvido muita barbaridade.

          2. Avatar de JiaYiWu
            JiaYiWu

            Eu, eu menina de dez anos chinesa, posso falar em português tudo que eu quiser que ninguém liga, nem o guarda que estava na rua nem me ligava, e eu tenho acesso do google na China, eu me destaco na china, SOU DIFERENTE,ai am minha alegria acaba wuando a minha mãe me pede calar a boca,kkkk

      2. Avatar de JiaYiWu
        JiaYiWu

        Eu já vivi na China, não tenho muito amigo na China, eu não gozo de ninguem, se me apetecer, escrevo em português e no meu diário secreto, e em manuscrito (。・`ω´・)