Catch Notes – tome nota dos seus afazeres em qualquer lugar

40 Comentários

No dia-a-dia surgem constantemente novas informações, novas ideias, é necessário relembrar determinado pormenor ou simplesmente anotar uma pequena informação para que não seja esquecida.

Existem várias aplicações para esta finalidade. O Evernote é, provavelmente, o serviço mais popular deste género, no entanto não me satisfaz como pretendo. Após ter experimentado várias aplicações, a eleita para utilização diária foi a Catch Notes!


A oferta é enorme. O Evernote não me satisfaz com a organização que tem, a forma como funciona, e a interface Web não me convence. Usei a ColorNote durante muito tempo mas preciso de sincronizar outros meios além do Android. Experimentei muitas e a que melhor me serve é a Catch Notes.

O Catch Notes permite criar vários tipos de notas com texto, imagens a partir da câmara, imagens a partir da galeria e gravação de voz. Como forma de organização utiliza o método das tags que, na minha opinião, funciona extremamente bem e é mais que suficiente para um serviço deste tipo. É possível ainda colocar um lembrete em determinada nota, tornando esta aplicação num excelente “companheiro” para não esquecer as tarefas a cumprir, uma espécie de to-do list mais rudimentar mas muito funcional.

Existe uma funcionalidade que introduz um conceito interessante: Stream. Um Stream é um conjunto de notas, agrupadas numa “pasta”, que possibilita convidar participantes e partilhar os conteúdos, permitindo assim uma interacção colaborativa entre todos os intervenientes em determinado Stream.

Cada nota, seja qual for o conteúdo que tenha, permite que lhe sejam adicionados comentários e assim, cada colaborador, pode expressar a sua opinião acerca desse conteúdo. É uma excelente ferramenta para troca de ideias e conteúdos num “stream” de trabalho ou lazer. Tudo pode ser feito quer pelas aplicações móveis, quer pela interface Web.

Resumindo, as funcionalidades são as seguintes:

  • Manuseamento simples e rápido com interface adequada para smartphones
  • Adicionar texto, múltiplas gravações de áudio e múltiplas imagens em cada nota
  • Sincronização online gratuita de todas as notas em Android, iOS e na Web (sincronização segura em Catch.com)
  • Capacidade de filtrar notas cronologicamente, por tags múltiplas, estrelas e outros
  • Suporte para tablets com Android 3.0+ para uma experiência widescreen
  • Adicionar notas via email, enviando-as para note@catch.com
  • Utilização de tags inline para organizar e encontrar as notas facilmente
  • Captura e identificação de códigos QR
  • Geo-referenciação de fotos

A conta gratuita permite adicionar até 70MB/mês de conteúdos e criar até 3 Streams. Se necessitar de mais, existem os planos Pro (1GB + 10 Streams) por $4.99/mês e Premier (5 GB + 50 Streams) por $19.99/mês, ambos com a possibilidade de anexar documentos PDF ou do Office.

Existe ainda um conjunto de extensões para os Browsers mais populares, permitindo adicionar notas e links, rapidamente, através do Browser. São suportados os Browsers Google Chrome, Internet Explorer (Accelerator) e Firefox. Mais informação aqui.

Foi também dada especial atenção às características do Samsung Galaxy Note, estando disponível um Add-on que permite usar todo o potencial da S-Pen: Catch Sketch Samsung Add-on.

 

Partilhar:
Tags:

Comentários

40

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Kiko Nascimento

    É…esqueceram da versão para WINDOWSPHONE.
    Lamentável.

    1. Avatar de Hugo Cura

      Não é preciso apenas lembrar, é preciso fazê-la! Como isso implica recursos, a aposta incidiu obviamente nas plataformas mais populares.

    2. Avatar de Vítor M.

      E há? é que ainda não existe 😉 Confirma isso sff.

    3. Avatar de Fábio Macedo
      Fábio Macedo

      concordo ctg KIKO NASCIMENTO

      1. Avatar de Kc_Nirvana

        Acho que o que ele quis dizer foi terem se esquecido de desenvolver a mesma aplicação para Windows Phone.
        😀

        1. Avatar de Hugo Cura

          Se for, então a melhor solução será esta:
          Catch – Contact Us

          😉

        2. Avatar de Kiko Nascimento

          Isso mesmo que eu quis dizer.
          A empresa IGNOROU o S.O. da Microsoft

          1. Avatar de Kiko Nascimento

            O EVERNOTE tem versão para Windows Phone…mostrou-se uma empresa mais antenada.

    4. Avatar de Freitas
      Freitas

      Sinceramente, não entendo este tipo de crítica. É como dizer que a atitude da Apple de não portar o MacOS para as sparc stations da Sun – Oracle torna o produto pior.
      O mercado do Symbian é maior que do WindowsPhone e ninguém ainda achou a atitude lamentável.
      Que tal: “O produto é muito bom. Gostaria que disponibilizassem logo para Windows Phone.”

      1. Avatar de Kiko Nascimento

        Não entendi a comparação FREITAS, pois a Apple é proprietária do seu próprio S.O. e a CATCH não. Então são 2 casos totalmente diferentes. Infeliz comparação.

        1. Avatar de Freitas
          Freitas

          Kiko,
          o que eu quis dizer é que um produto não é melhor ou pior porque não está disponível na plataforma de sua preferencia. Uma crítica imparcial deve levar em consideração muitos pontos.
          Neste caso específico, o mercado do WindowsPhone hoje ainda é tão pequeno comparado ao iOS e Android que muitas empresas preferem não desperdiçar seus investimentos nesta plataforma (o que até pode futuramente ser identificado como um erro estratégico).

          Quanto à “infeliz” comparação, o fato da Apple ser proprietária do OS (e, principalmente) do hardware) é irrelevante. Ou você acha que agora a Oracle só vai disponibilizar seus produtos para o HW da SUN/Oracle?

          Finalmente, sou atualmente usuário do Catch e já testei mais de 10 concorrentes. Como valorizo a simplicidade e facilidade de uso e integração com a internet, ele é meu “Best Choice”. O que não quer dizer que outros, como ColorNote, Evernote, NoteEverything ou AK Notepad, não sejam melhores escolhas para outro tipo de usuário.

  2. Avatar de Blizard

    Continuo a usar o ColorNotes e não me arrependo nada.
    Bem mais simples 🙂

    1. Avatar de Marco Magalhães
      Marco Magalhães

      Concordo.

      Uma vez procurei e encontrei o ColorNote, desde então não quis mais nada. Acho que tem tudo o que é preciso e é muito simples, seja para fins profissionais, pessoais ou o que seja.

      1. Avatar de Hugo Cura

        Também usei durante muito tempo, mas falta-me a possibilidade de usar e organizar as notas a partir do PC.

  3. Avatar de Romeu

    Ainda não uso em pleno o evernote porque não ainda tenho um smartphone :(, mas há uma característica fantástica – ocr e plugin para browser. Este tem?
    Cumps

    1. Avatar de Eduardo Rodrigues
      Eduardo Rodrigues

      O Catch não tem essa característica, a meu ver é provavelmente o grande trunfo do evernote em relação ao Catch.

      1. Avatar de Eduardo Rodrigues
        Eduardo Rodrigues

        Pequena correcção, o Catch tem igualmente uma extensão para Chrome, IE e Firefox, mas a que existe para Evernote é muito superior, na minha opinião.

  4. Avatar de Miguel Correia
    Miguel Correia

    Já testaram o any.do? Bem porreiro também

    1. Avatar de Culto Oculto
      Culto Oculto

      Concordo! É para coisas mais simples, mas acho a interface muito feliz e intuitiva. Para listas acho do melhor!

    2. Avatar de Hugo Cura

      Por acaso utilizo um outro… que tenho previsto para um artigo. Vou ter usar esse também uns tempos.

  5. Avatar de Sergio
    Sergio

    Acho que acabei de ter daqueles sincronismos mentais com o pplware.
    Estava eu insatisfeito com o evernote e procurava alternativa. De repente lembrei-me de vir ao pplware ver se sugeriam alguma coisa 🙂

    Vou experimentar

    Já agora, que To-do List utilizam? Eu neste momento estou a utilizar o wunderlist, mas só o estou a usar há 2 dias.

    1. Avatar de Culto Oculto
      Culto Oculto

      Para to-do list experimenta o Any.do. Eu andei muito tempo à procura e esta surpreendeu-me pela positiva em tudo. E foi por acaso 😉

      1. Avatar de Sergio
        Sergio

        já andei a ver, e pelos vistos ainda não há para o ios

        Tenho andado tb a ver o List.me

    2. Avatar de vitaminac
      vitaminac

      para tirar notas uso o Astrid, http://www.astrid.com.

      Permite criar e partilhar listas de tarefas, comentários, etc. Também permite, via locale uma app adicional do android, o alerta de tarefas em função da localização ou rede wifi.

  6. Avatar de Marco Cipriano
    Marco Cipriano

    Dà para adicionar localização?

    1. Avatar de Eduardo Rodrigues
      Eduardo Rodrigues

      Sim dá, a localização depois podes “usar” via google maps se for caso disso.

      1. Avatar de Marco Cipriano
        Marco Cipriano

        Como é que faço?

        1. Avatar de Hugo Cura

          Ao criar uma nova nota, no canto sup. dir., há um botão com o ícone de localização. Basta accioná-lo.

  7. Avatar de El Lentinho
    El Lentinho

    Eu uso o springpad e acho-o muito prático e completo!

  8. Avatar de Lagunna
    Lagunna

    Além do Evernote também uso este: “Any.DO To Do List | Task List”, pela simplicidade!

    Bem hajam!

  9. Avatar de Joaquim Pinheiro
    Joaquim Pinheiro

    Este dá para usar no Windows ???

    1. Avatar de Hugo Cura

      Viste o artigo ou passaste directamente para os comentários? Basta ver as imagens para saber o que perguntas 🙂

  10. Avatar de BBC
    BBC

    Eu uso o Any.Do para quando quero criar listas simples de afazeres. Porém, costumo usar o Springpad e adoro as novas funcionalidades sociais (e bastante inspiradas no Pinterest).

    Além disso, uma coisa que me agrada bastante no Springpad é o fato de não ter limites de upload, característica que não está presente nem no Catch nem no Evernote.

  11. Avatar de Freitas
    Freitas

    Uso o Catch há mais de ano. De lá para cá ele mudou muito, mas sua simplicidade e a integração Web são um grande diferencial!

  12. Avatar de Dnaboy
    Dnaboy

    Isto implico uso da WEB certo?

    Eu uso mesmo a agenda do google. Envia-me sms/emails com tudo o que lá coloco e sincroniza em todas as aplicações que usam google. Não tenho de ter internet para receber/ver os avisos.

    Claro que o envio de sms não está disponível para todos, só para quem foi mais pioneiro 😀

  13. Avatar de irlm
    irlm

    Para Windows Phone 8 existe Wiznote, semelhante ao catch.notes com sincronismo via “nuvem” e aplicação para windows “wiznote-windows-x86-2013-02-12”

  14. Avatar de Rodrigo Freitas
    Rodrigo Freitas

    Acabo de ser notificado que o site http://catch.com será descontinuado a partir de 30 de agosto de 2013.
    Apesar de conhecer alternativas para ele, não conheci nenhuma tão simples e rápida.
    Infelizmente eles não informam o motivo real dessa decisão.

    1. Avatar de Hugo Cura

      🙁 pena…
      Uso muito frequentemente e é o que melhor me serve.