Caso Real: Spammer Russo Assassinado!

29 Comentários

Todos nós sabemos o quanto o spam pode ser incomodativo, embora existam ferramentas altamente sofisticadas, que podem reduzir a chegada de muito spam às contas de mail, isso não significa que podemos descurar a atenção e baixar a guarda, não podemos baixemos os braços, temos de tomar as medidas correctas para nos protegermos. Mesmo assim, há sempre alguma coisa que escapa!


Normalmente as pessoas que trabalham neste “negócio” também têm telhados de vidro, dou-vos o exemplo de Alexey Tolstokozhev (traduzido para russo tem o significado de ‘Thick Skin’), o spammer foi assassinado na na sua casa de luxo perto de Moscovo.  Alexey Tolstokozhev foi alvejado com vários tiros na cabeça, de acordo com as autoridades o último tiro ter contornos usuais praticados por um grupo extremista russo (conhecidos na Rússia como “killers”).

Tolstokozhev era um spammer famoso, este enviou milhares de e-mails contendo alusão a viagra, pílulas para o alargamento do pénis entre outros medicamentos, as suas ligações neste serviço electrónico era pago pelas farmácia, pagamento este que se traduzia numa percentagem da venda das receitas.

Esta ligação e método de pagamento é um filão que nos últimos anos tem conhecido um incremento mundial, com particular incidência na Rússia e nos países da ex. União Soviética.

Estima-se que Tolstokozhev era responsável por 30% de todo o spam contendo alusão ao Viagra e a medicamentos de alargamento do pénis, entre outros da mesa gama, este números só podem fazer sentido com uma estrutura técnica a suportar o esquema, essa estrutura assenta numa rede de computadores infectados com (“botnet”) que Tolstokozhev alugou a alguns hackers.

Será que o spam é lucrativo?

Segundo o que as autoridades veicularam, Tolstokozhev terá feito possivelmente $2 milhões de dólares (equivalente a um milhão e meio de euros) sozinho em 2007, comparando agora com o salário médio mensal russo é $400 equivalente a 282.35 euros.

Este é o segundo caso de spammer assassinado na Rússia, outro exemplo de spammer russo foi, Vardan Kushnir, assassinado em 2005.

É caso para perguntar:Será que o spam é lucrativo?

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de t@ndre

    Artigo muito bom!!
    Realmente será que spam compensa??

  2. Avatar de _BlondieGirl_
  3. Avatar de Miguel Jeri

    Quem lê a notícia até fica com a sensação que foi morto por enviar spam ; ) Gajos como esse estão metidos em tantos negócios escuros, vá-se lá saber a verdadeira razão do assassínio…

  4. Avatar de aver
    aver

    O engraçado da história é que ninguém tinha ouvido falar de Alexey Tolstokozhev antes de morrer. Também ninguém sabe se morreu 😆

  5. Avatar de RwR
    RwR

    Se era ele que me mandava todos aqueles mails do viagra e etc… Foi bem morto 🙂

  6. Avatar de Fábio Palma

    @aver

    Todos os que se metem em spam cm receitas de farmácias e em alugar botnets a hackers so pode ter sido “espiado” durante um logo período para fazerem uma operação deste tamanho 🙂 é mais fácil que pensamos as vezes.

  7. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    É como o Miguel Jeri diz, um criminos não se dedica só a um crime… Ele se calhar meteu-se em negocios ou com pessoas que não devia e …..

    Os russos não perdoam

    Deus perdoa, nós não…

  8. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    Atênção que eu não sou russo. é apenas uma frase que li por ai 🙂 devia ter usado aspas :S

  9. Avatar de Nelson N
    Nelson N

    Pode ser que sirva de exemplo a outros trafulhas!

  10. Avatar de Paulo
    Paulo

    Cá para mim, o Putin não obteve os resultados publicitados.

  11. Avatar de TOTILMAN
    TOTILMAN

    Finalmente alguem lhe arejou as ideias com tanto tiro na tola hehehehe
    Ñ tenho pena nenhuma desse tipo de spammers

  12. Avatar de Teixeira

    Também quero um anti-spam desses!

    Anti-Spam “Bullet in the Head” – que mais irão eles inventar! 😀

    Será freeware?

    [[]]

  13. Avatar de Trollitito
    Trollitito

    @Miguel Jeri
    É mesmo, só o facto de eu ter lido o título, pensei que os gajos irritados o tivessem assassinado por estarem sempre a receber spam da parte dele.. 😀

  14. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    Existe aqui muita malta violeta… É chat receber SPAM mas dai a achar que foi bem morto vai uma graaaaaaaande diferença.

    Antes levarem tiros a escumalha que anda a roubar e a agredir nas ruas, do que spammers, “penso eu de que….”

  15. Avatar de Felipe
    Felipe

    Como disse o comentário de @aver, ninguem conhecia Alexey Tolstokozhev antes de morrer.

    Spam é um negócio como outro qualquer, tanto quanto eu saiba, não é cometida nenhuma ilegalidade por enviar emails em massa.

    Sinceramente, causa-me mais transtorno a publicidade do lidl, dos “srs faz tudo”, dos videntes e profs caramba, na minha caixa postal, do que spam na mailbox

  16. Avatar de BisMarques

    Só uma pequena correcção que está no cabeçalho:

    Assassinado leva 4 (quatro) S e não 3 (três)

    Em relação ao artigo, é claro que o spam é lucrativo, actualmente até já o recebemos nos telemóveis!

    Have Fun

    BisMarques

  17. Avatar de aver
    aver

    Dando de barato se o Alexey Tolstokozhev existe ou existiu, não há dúvida que o spam existe, é chato, mas também pode ser perigoso para pessoas pouco sensibilizadas para os perigos da net.

    O caso do Viagra é um bom exemplo. Os laboratórios Pfizer que o produzem garantem que não fazem publicidade dele através de spam e estão interessados em que os programas e filtros anti-spam idendifiquem esses e-mails. O spam sobre o Viagra ou são simples armadilhas para ganhar dinheiro ou vendem imitações. (Algumas imagens de spam sobre o Viagra e “aumento do pénis” do link a seguir são engraçadas mas fica o aviso que podem ferir susceptibilidades http://kottke.org/plus/misc/viagra.html )

    Mais dois links, um da McAfee com a distribuição do spam por categorias (a área da saúde representa 67%, não sendo difícil de adivinhar qual é o tipo de “medicamentos” mais frequente ) http://www.mcafee.com/us/threat_center/anti_spam/spam_categories.html

    e um do site que parece ter as melhores estatísticas sobre o spam (os EUA são a principal fonte)
    http://www.spamhaus.org/statistics/countries.lasso

  18. Avatar de Mukambu
    Mukambu

    É matá-los a todos. 😛

  19. Avatar de Pedro Lino
    Pedro Lino

    A notícia até é interessante, mas o português (a começar pelo título) está deplorável (não está de todo à altura do Pplware). Fábio Palma, tens de fazer uma tradução mais cuidada… Ou então pedir ao Sr. Peopleware 😉 ou ao Miguel Jeri que façam uma revisão…

  20. Avatar de Ricardo Ferreira

    já é praticamente 100% seguro afirmar que é hoax.

  21. Avatar de Fábio Palma

    @Pedro Lino

    Obrigada pela critica construtiva e a tua sugestão será implantada assim que possível.

    Por vezes não é tão fácil como imaginamos.

    @BisMarques

    Obrigado por detectares esse erro que me fugiu de olho. 😉

  22. Avatar de popy
    popy

    verdade ou não..era o que todos mereciam.

    a mim preocupa-me tanto o lixo do “lidle” ou do “peluche” como o spam que algumas vezes nao é filtrado convenientemente

  23. Avatar de Vítor M.

    Pedro Lino, o Fábio reviu o texto, este passou pelo crivo e o português encontra-se agora “normalizado”. É o que dá fazer notícias e ver a selecção, sofre-se de tal maneira que ficamos afectados estruturalmente.

    Scolari cuidado, ainda vão apelidar o sargentão de spamer da bola! 😉

  24. Avatar de Ahedonia
    Ahedonia

    “reviu o texto, este passou pelo crivo e o português encontra-se agora “normalizado””

    Quanto a passar pelo crivo acredito, já não há erros gramaticais, mas … revisão de texto? Português normalizado? Deus nos livre….
    Frases sem sentido, tempos verbais errados, palavras repetidas…

  25. Avatar de UKN
    UKN

    Se não foi assassinado devia ser … esse e uns milhares que há por aí … felizmente o Gmail e o seu anti-spam funcionam muito bem.

  26. Avatar de Miguel Jeri

    Epá esta banalização do assassínio, mesmo por piada, deixa-me arrepiado.

  27. Avatar de dajosova
    dajosova

    A/c: Autor do Post,

    Por favor, não acreditem em tudo o que possam ler na internet !!!!!
    Esta notícia é forjada. Eu, numa simples pesquisa, fácil e rapidamente encontrei várias fontes “credíveis” que indicam o boato
    > vide: http://www.pcworld.com/article/id,138383-pg,1/article.html
    Este tipo de boatos faz-me lembrar uma vez mais os filmes amercianos cujo herói americano vence “sine qua non” o espião/bandido/inimigo russo que é sempre o grande culpado!!!
    Poupem-nos aqui nos blogs portugueses. Gracias 😉

  28. Avatar de aver
    aver

    @ dajavosa

    Por alturas do meu comentário 6, no dia do post também já quase podia garantir que a notícia era fake (por ser sábado e ter links o comentário 1 do @ Khannon, que esclarecia quase tudo, devia “estar em moderação” porque não me lembro de o ter lido),

    Concordo que é preciso cuidado e filtrar as “notícias” que aparecem na blogosfera. Mas, por uma questão de justiça devo dizer que o que está escrito neste post estava nesse dia igual em n blogs – incluindo o pormenor das “autoridades disseram”, dos tiros e das quotas de mercado de spam do suposto asssassinado. Os desmentidos começaram a aparecer depois.