Cartão de Cidadão: Pode o documento ser levantado por terceiros?

12 Comentários

Apesar de vivermos num período de forte digitalização de processos, há ainda situações que seguem os processos mais antigos. O Governo Português tem apostado forte neste processo de digitalização e, atualmente, existem centenas de serviços disponíveis online.

Relativamente ao Cartão de Cidadão, será que o documento pode ser levantado por terceiros?

Cartão de Cidadão: Pode o documento ser levantado por terceiros?


Saiba o que é preciso para levantar o Cartão de Cidadão por terceiros?

De acordo com o Instituto dos Registos e Notariado, na impossibilidade do titular do Cartão de Cidadão (CC) se deslocar a um balcão para levantar o documento não precisa ficar retido até que a disponibilidade do próprio assim o permita. O cidadão poderá autorizar, no momento do pedido do CC, ou posteriormente através de uma declaração, que o documento seja levantado por terceiros.

Segundo o que é referido, a situação é comum, principalmente no caso de menores, e a solução foi desenhada para facilitar a vida do cidadão, salvaguardando sempre a segurança do titular do documento.

Para tal, além da declaração de levantamento por terceiros, disponível no site do IRN, devidamente assinada pelo titular, a pessoa responsável deverá apresentar a respetiva identificação válida, a Carta PIN ou realizar prova da sua receção.

Cartão de Cidadão: Pode o documento ser levantado por terceiros?

Quando o Cartão de Cidadão é levantado por terceiros, a Chave Móvel Digital e outros serviços digitais não podem ser ativos, devendo o titular dirigir-se posteriormente a um balcão IRN para fazer esta ativação.

Em relação aos cartões enviados para casa estes só podem ser entregues a terceiros se o titular for menor de idade, e ao responsável indicado no momento do pedido.

Partilhar:
Tags:

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de _RJCA_
    _RJCA_

    Se me permitem uma perguntinha relativa ao CC, como faço para requerer os códigos? Quando renovei o meu CC há uns anitos, não sei onde guardei (se é que efetivamente os guardei) a folha com os ditos códigos e cada vez vejo mais nos sites oficiais a possibilidade de usar o CC para me autenticar. Terei de requerer novo CC?

    Obrigado desde já a quem me responder…

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Os códigos só são usados se você usar o leitor de cartões.
      Para autenticar a sua assinatura ou para a morada, é preciso o código do cartão, por exemplo se for a um banco pedir empréstimo ou abrir contas caucionadas. Se não tiver o código apresenta uma factura com menos de 90 dias, faz a autenticação da sua morada e assina à frente do funcionário.
      Pode pedir a CMD (Chave móvel digital) que permite acesso à maioria dos serviços, sem usar códigos. Faz o pedido, usando a sua senha das finanças, registando o seu número de telemóvel. Recebe uma carta, com um pin temporário, que confirma a sua morada. Faz a activação e define o PIN pessoal.
      A partir daí pode usar o número do seu telemóvel e esse PIN, para aceder os serviços (tem de ter o seu telemóvel consigo, pois cada acesso exige que comprove a sua identidade, usando um código que recebe no telemóvel).
      Para pedir as outras senhas, precisa de tirar um novo CC.

      1. Avatar de _RJCA_
        _RJCA_

        Sim claro os códigos só para usar o leitor como é lógico (que por acaso ainda não comprei mas tenho um teclado com leitor mas não sei se funciona porque o tenho ligado a um PC com Linux). Vou pesquisar essa situação do CMD obrigado!

    2. Avatar de PM
      PM

      Sim, sem códigos só fazendo um CC novo.

      1. Avatar de ...

        se o seu Cartão tiver sido emitido depois de 16 de abril de 2018, pode pedir a recuperação do PUK e depois definir novos códigos PIN.

    3. Avatar de faria
      faria

      Podes pedir novos códigos, mas pagando 5 €, não é preciso novamente tirar CC novo.

      1. Avatar de _RJCA_
        _RJCA_

        Boa. Obrigado!

  2. Avatar de Joaquim Cunha Guimarães
    Joaquim Cunha Guimarães

    E quanto á CARTA DE CONDUÇÃO?
    Qual é o procedimento de entrega?

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Pelos correios: precisa de levar o seu cartão do cidadão e assinar o documento de recepção, com a assinatura igual à do CC.
      Não pode ser levantada por terceiros.

    2. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Eu recebi a minha em casa em correio normal…

    3. Avatar de _RJCA_
      _RJCA_

      Carta de condução quando foi para renovar no meu caso foi através do site deles. Como os meus dados continuaram a ser os mesmos fiz online. Paguei e passado uns dias recebi a dita cuja já em cartão. A minha carta anterior ainda era aquela desdobrável vermelha 😉

  3. Avatar de DeepTurtle
    DeepTurtle

    O processo é tão seguro que o PIN personalizado é escrito à mão num papel que fica na posse dos funcionários que tratam do assunto.