Câmara de Viseu vítima de burla informática! 380 mil euros…

7 Comentários

A Câmara de Viseu foi vítima de uma fraude informática que envolveu o pagamento de faturas de energia. O Município de Viseu já fez queixa as autoridades competentes.

Câmara de Viseu vítima de burla informática! 380 mil euros...


Revela o Jornal do Centro, e de acordo com declarações do autarca viseense, a queixa foi apresentada na Polícia Judiciária e a Câmara já está a rever procedimentos para evitar situações futuras.

Segundo o Presidente do Município de Viseu, Fernando Ruas…

Tenho de anunciar a fraude de que o SMAS foi vítima e que tem a ver com a aquisição de energia e o pagamento de duas faturas. Recebemos um e-mail que supostamente era da empresa [fornecedora de energia] que tinha um IBAN e que por acaso até do banco com que trabalhamos

Só percebemos o que tinha acontecido, porque a Galp Energia nos exigia o pagamento e nós afirmávamos que já o tínhamos feito. E foi quando fomos ver o que aconteceu. Em causa está a aquisição de energia elétrica em média tensão.

Câmara de Viseu vítima de burla informática! 380 mil euros...

O Presidente revelou que foi possível travar a tempo o segundo pagamento no valor de 172 mil euros e que tem esperança de rever algum dinheiro do primeiro pagamento no valor de cerca de 380 mil euros. A fraude acabou por ser descoberta porque a empresa estava com insistência a pedir o pagamento.

Segundo o autarca de Viseu, o IBAN está ligado a uma conta no estrangeiro. As contas da Municipio foram imediatamente suspensas pelo banco.

O modus operandi desta fraude, conhecida por CEO Fraud, os cibercriminosos falsificam contas de e-mail e fazem-s passar por executivos ou uma empresa para tentar enganar os funcionários, normalmente da contabilidade ou do RH, para que sejam executadas transferências bancárias ou enviar informações fiscais confidenciais.

Autor: Pplware
Partilhar:
Tags:

Comentários

7

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João
    João

    Paga Zé!! Isto não é burla informática, é incompetência mesmo. Se este presidente percebesse tanto de gestão como percebe de tintas para o bigode estávamos nós bem. É preciso dar lugar a gente nova.

    1. Avatar de Oh
      Oh

      +1
      Embora ele não tenha (supostamente) tido culpa direta nisto, o que dizes é verdade lol
      O homem só pensa em rotundas e retirar linhas de comboio. Uma capital de distrito completamente parada no tempo.

    2. Avatar de João
      João

      Até tu cais numa destas sem querer e estás para aí a falar.

  2. Avatar de xibamba
    xibamba

    Não foram 380 mas sim quase 600 mil de acordo com o Jornal do centro

    1. Avatar de Pedro Pinto

      A segunda transferência não chegou a ser efetuada.

  3. Avatar de sei lá
    sei lá

    Não percebo que que nestes grandes fornecedores, e á semelhança de grandes empresas, não utilizam um nib para pagamento definido no ato de contratação. Dessa forma esta burla nunca teria acontecido.

  4. Avatar de Carlos Castanheira
    Carlos Castanheira

    Grande lag que deu a todos esses funcionários… 380mil não são 5 tostões. Abre a pestana!