Brasil assina acordos de parceria com a China na área da Ciência e da Tecnologia

24 Comentários

A China está a ser fortemente afetada pelas restrições dos EUA, especialmente no setor tecnológico e, portanto, está interessada em encontrar alternativas e firmar diferentes aliados. Nesse sentido, a proximidade entre o Brasil e a China é cada vez maior e recentemente os dois países assinaram vários acordos de parceria na área da Ciência e da Tecnologia.



Brasil e China assinam vários acordos na Ciência e Tecnologia

Foi durante esta sexta-feira (14) que o presidente do Brasil, Lula da Silva, e o presidente da China. Xi Jinping, assinaram um total de 15 acordos comerciais e de parceria entre os dois países na área da Ciência e da Tecnologia. O momento aconteceu durante a visita oficial do presidente brasileiro ao país asiático e alguns dos acordos assinados são direcionados para o desenvolvimento de tecnologias e para a partilha de conteúdos de comunicações entre os dois países.

Um dos acordos assinados tem como objetivo a criação de um plano de cooperação espacial entre o Brasil e a China até 2032 e ainda o lançamento do sétimo satélite: o CBERS-6. Há ainda a intenção de que as duas nações cooperem na criação de tecnologias para o espaço exterior. Um outro acordo debruça-se na cooperação entre a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) do Brasil e o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China e a parceria ainda prevê a coprodução televisiva entre os dois países.

A lista seguinte descreve alguns dos acordos assinados entre a China e o Brasil no âmbito da Ciência, Tecnologia e Comunicações:

  • Protocolo complementar sobre o desenvolvimento conjunto do CBERS-6 entre o governo da República Federativa do Brasil e o governo da República Popular da China ao ‘acordo-quadro sobre cooperação em aplicações pacíficas de ciência e tecnologia do espaço exterior entre o governo da República Federativa do Brasil e o governo da República Popular da China’;
  • Memorando de entendimento sobre cooperação na pesquisa e inovação entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação da República Federativa do Brasil e o Ministério da Ciência e Tecnologia da República Popular da China;
  • Memorando de entendimento entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação da República Federativa do Brasil e o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da República Popular da China sobre a cooperação em tecnologias da informação e comunicação;
  • Memorando de entendimento sobre a cooperação em informação e comunicações entre o Ministério das Comunicações da República Federativa do Brasil, a Agência Nacional de Telecomunicações da República Federativa do Brasil e o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da República Popular da China;
  • Acordo de coprodução televisiva entre o governo da República Federativa do Brasil e o governo da República Popular da China;
  • Acordo de cooperação entre a Agência de Notícias Xinhua e a Empresa Brasil de Comunicação;
  • Plano de cooperação espacial 2023-2032 entre a Administração Espacial Nacional da China e a Agência Espacial Brasileira.

Também houve acordos no setor privado, como a parceria entre a empresa brasileira Unifique e a chinesa ZTE de forma de melhorar a cobertura da rede 5G na zona sul do Brasil.

Leia também:

Brasil quer tecnologia chinesa para criar uma indústria de semicondutores

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Lula a virar o Brasil para as ditaduras… daqui a nada os chineses têm bases militares no Brasil como fizeram no Djibouti

    1. Avatar de PorcoDoPunjab, o encantador de burros
      PorcoDoPunjab, o encantador de burros

      Porque é que a China não pode ter uma base no Brasil, se tanto Brasil e a China assim o entenderem, diga-me lá…
      AH já sei, é muito perto dos EUA, põe em perigo a segurança dos EUA.
      Claro que a China reclamar de bases dos EUA logo ao lado já é retórica expansionista porque todos sabem que as bases dos EUA no estrangeiro têm bombas de carnaval e aviões de papel…

      Enfim, imparcialidades…

      Só por curiosidade, sabe quantas bases militares os EUA têm fora do seu território?
      Não sabe? Vá informar-se…
      Já sei, mas eles podem.
      Os outros é que não…

  2. Avatar de Pedro
    Pedro

    Pensamento do Lulão: é preciso parar o fornecimento de armas à Ucrania…..

  3. Avatar de Patinhas The Third
    Patinhas The Third

    “Lula afirma que EUA e Europa prolongam guerra na Ucrânia”
    Cada vez mais se notam esses acordos.

    1. Avatar de PorcoDoPunjab, o encantador de burros
      PorcoDoPunjab, o encantador de burros

      Não é mentira nenhuma…

  4. Avatar de Repara
    Repara

    Que procure negociar os melhores acordos com a China a nível económico e tecnológico, percebe-se.
    Mas qual é a necessidade de censurar os EUA e a Europa pelo fornecimento de armas à Ucrânia? Não se lhe mete pelos olhos dentro que isso é exatamente o que a Rússia quer e também a China? E é o que o Brasil quer, ou apenas Lula?
    Cada vez que fala da guerra na Ucrânia demonstra a megalomania de salvador do mundo, já que salvar o Brasil pouco ou nada se tem visto.

    1. Avatar de Repara
      Repara

      Título do “Expresso”:
      “PSD quer Costa a demarcar-se da posição de Lula sobre guerra: “Portugal não pode pactuar com quem esquece que há um agressor e um agredido” ”
      Concordo inteiramente. Vai falar na Assembleia da República no 25 de Abri?! É fecha-lo no elevador e deixá-lo a falar sozinho.

  5. Avatar de O que sera, sera
    O que sera, sera

    E assustador porque a China esta a tomar Africa como seus amigos tambem. Proxima Guerra Mundial sera Russia, Africa, China e Latin America contra Europa e USA…..

    1. Avatar de SMGor
      SMGor

      Podes retirar a China dessa guerra pois não tem nada a ganhar com ela. O Governo chinês põe o país primeiro e só depois os aliados.

    2. Avatar de RPG
      RPG

      Que assustador a China ajudar países africanos a ter infraestruturas que potenciam o desenvolvimento de ambos.. Já nem vou dormir bem hoje… Bom bom, é o que a Europa e os EUA lá fizeram nos últimos 100 anos.

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        Sim, os EUA e a Europa são maus. Tão maus que os migrantes de África não param de entrar aqui. Porque não irem para os países que são vossos amigos?

        1. Avatar de RPG
          RPG

          E quem disse que não vão? Que bolha essa em que vives… Naturalmente que é mais complicado devido à barreira linguística, distância, e vistos de trabalho, mas que existe bastante imigração de países africanos na China, lá isso existe. No entanto, visto não terem sido colonizados pela China, não existe nenhum país africano a falar mandarim, o que descarta logo à partida tal possibilidade para muitos, visto que a probabilidade de conseguirem emprego é muito baixa.

        2. Avatar de PorcoDoPunjab, o encantador de burros
          PorcoDoPunjab, o encantador de burros

          Tiago, não param de entrar porque a Europa decidiu suicidar-se colectivamente ao escancarar as portas.
          Tudo isto vai dar muito mau resultado e não vai ser necessário esperar muito tempo.
          Militares em França já avisaram o Macron que a França caminha para uma guerra civil e os militares terão que intervir.
          Mas pronto, cada um que faça o que bem entender e depois as consequências virão.
          Os ilegais não querem ir para a China porque simplesmente a China não os deixa entrar.
          China defende as suas fronteiras de modo a proteger a sua população e interesses
          Já lá têm problemas com algumas minorias que por lá vivem, não precisam de mais.
          E além disso, todos sabemos que as leis na China e as da Europa, aos olhos de um bandido, são bastantes diferentes.
          Ser bandido na China e ser apanhado e ser o mesmo bandido na Europa e ser apanhado, as consequências são muito mas muito díspares.
          Logo por aí muita gente perde o interesse em ir para lá..
          Japão é outro caso, com a população a diminuir fecham as portas totalmente à imigração.
          Japão é muito ligado à sua cultura e passado, jamais deixarão entrar o multiculturalismo, que tem sido maravilhoso, basta ver Paris e Marselha.

  6. Avatar de Jorge Alberto
    Jorge Alberto

    Faz o L

  7. Avatar de JC
    JC

    O Brasil cada vez mais alinhado com as piores ditaduras do mundo. China, Rússia, Irão… parabéns Brasil!

  8. Avatar de sa.pong
    sa.pong

    Mais um País com uma população gigante a abandonar o Dollar… A esta velocidade no final do ano só os vassalos da EU é que ainda usam essa moeda…

    1. Avatar de Repara
      Repara

      O Brasil abandonou o “Dollar”, ó sa.pong?
      O Brasil nunca teve o dólar como moeda. E bem se tem esforçado nos últimos meses em manter a paridade real/dólar.
      Não está na altura de começares a estudar qualquer coisa?

      1. Avatar de RPG
        RPG

        Estudar precisa quem não sabe que o dólar é usado na esmagadora maioria de transações entre países.. ou era..

  9. Avatar de Técnico Meo
    Técnico Meo

    Mas então não era o outro alguém horrível e mais não sei o quê? Este é ainda pior, tem agendas escondidas. As pessoas têm que cada vez mais pensar por si mesmas e deixar de ir cantigas dos média e da histeria social. Se ele vai fazer o que estou a pensar , em menos de 5 anos Brasil estará com um embargo como teve Cuba pelos USA entre outros. Se não gostavam do coiso, votar em cadastrados está visto que ainda foi pior.Pelo meio ficou uma mulher que era uma excelente candidata

  10. Avatar de Maurizio Vieira
    Maurizio Vieira

    Venezuela 2.0
    Comecem a contagem decrescente…!

  11. Avatar de Mr. Y
    Mr. Y

    A China é o maior parceiro comercial do Brasil, por isso, não sei qual é a surpresa.

  12. Avatar de Pedro António
    Pedro António

    Bolsonaro, volta! Eras um doce inocente!