Blue Monday: hoje é o dia mais triste do ano! Mas porquê?

21 Comentários

A vida de muitas pessoas “corre” a um ritmo elevado. Nem tudo é bom, mas também nem tudo é mau. Há dias bons e também é normal, mas hoje é dia “Blue Monday“, o dia mais triste do ano. Quais as razões para tal?


Blue Monday é apenas marketing ou está comprovado cientificamente?

Blue Monday” é o nome dado ao suposto dia mais triste do ano. Geralmente, este dia corresponde à terceira segunda-feira de janeiro. Em 2005, como parte de uma campanha publicitária de uma agência de viagens, que alegava ter identificado o dia com base numa fórmula pseudocientífica que considerava fatores como:

  • O clima (inverno no hemisfério norte, com dias curtos e frios);
  • Dívidas acumuladas após o Natal;
  • A queda na motivação e a necessidade de mudanças;
  • O tempo decorrido desde as resoluções de Ano Novo.

De referir que em 2004, o psicólogo Cliff Arnall analisou uma série de variáveis para calcular qual seria o dia mais triste do ano e concluiu que seria este.

Inicialmente, pediram-me para pensar qual o melhor dia para marcar férias de verão, mas quando comecei a pensar nos motivos para marcar férias, refletindo sobre o que milhares de pessoas me disseram durante os workshops de gestão de stress e de felicidade, havia fatores que apontavam para a terceira segunda-feira de janeiro como sendo particularmente depressiva.

Embora a ideia de “Blue Monday” ter vindo a ganhar popularidade, é amplamente considerada uma estratégia de marketing sem base científica. Ainda assim, o conceito é usado para discutir a saúde mental e o bem-estar, especialmente num mês que muitas pessoas o consideram muito desafiador.

A terceira sexta-feira de junho é considerada o dia mais feliz do ano. Segundo Cliff Arnall, o cálculo tem como base as seguintes variáveis: interação social, memórias infantis das férias de verão, possibilidade de sair de casa, o bom tempo e excitação pelas férias.

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Max
    Max

    Está um tempo de m*rda e Trump toma posse como presidente do mundo.

    1. Avatar de Nuno
      1. Avatar de BurroFuiEuQueEstudei
        BurroFuiEuQueEstudei

        Se o Trump como Presidente vos entristece, que vidinha triste a vossa.

        Levantem mas é a cabeça e vão à luta.

        1. Avatar de Jamaral
          Jamaral

          BurroFuiEuQueEstudei, deve ter sido a escola da Marreca… Ou foi tipo Relvas…

        2. Avatar de X
          X

          Entristece mas mais que isso nos preocupa, já andar de cabeça levantada é sempre mas agora arregaçar as mangas para ser explorado num mundo onde 45% da riqueza do planeta esta em 1% da população incluido os ricos que apoiam o trump epá não dá, temos que desacelerar a economia, arrefecer o planeta que ele agradece e parar para pensar para onde vamos.

          1. Avatar de Técnico Meo
            Técnico Meo

            Larga a cassete e vai trabalhar. Trump faz mais pela economia mundial que 30 Costas juntos
            Explorados somos todos, do nascer ao morrer, Até os bilionários pagam impostos
            Como certo na vida, a morte, impostos, sofrimento.
            Tenta nas entrelinhas viver um pouco e deixa lá orange man em paz. queres apontar arma, começa pelo teu país, que está cheinho de vigários que devem décadas á cadeia. Musk, Trump, Orbans, tudo soundbytes da cassete. Os monstros andam ai, incólumes e a salvo da justiça e da atenção Internacional. Moçambique, está por um fio á beira do desastre total. Ninguém quer saber

          2. Avatar de X
            X

            Técnio a tua preciosa economia vai ser a desgraça de muitos no futuro.

  2. Avatar de Veritas
    Veritas

    E quem é que decretou que hoje seja o dia mais triste do ano?

    1. Avatar de Zé

      Alguém que tem uma fábrica de fumeiro.

  3. Avatar de há cada gajo
    há cada gajo

    Mais uma parvoíce feita à medida de quem não tem nada para fazer. Get a life !

    1. Avatar de Joao Rego
      Joao Rego

      get a life! Diz um gajo com o teu nick e que passa aqui a vida a comentar…que cromo!

  4. Avatar de Pedro
    Pedro

    Talvez fosse, se o Trump não tivesse tomado posse hoje. Portanto hoje é na verdade um dia muito feliz para mim e para o mundo. Um dia para celebrar a paz e a prosperidade.

    1. Avatar de Fernando
      Fernando

      Paz e prosperidade???
      De quem?

    2. Avatar de Jamaral
      Jamaral

      Ó Ventura, perdão.. Pedro… sempre voltas hoje? Não queres mesmo ficar por aí??

      A tua falta nem seria muito sentida…

      1. Avatar de X
        X

        O ventura tem um bom mercado na USA para vender biblias e crucifixos made in china atrás de uma ford transit.

  5. Avatar de há cada gajo
    há cada gajo

    Trump foi o único tipo do Ocidente que foi à Coeria do Norte falar com o artista lá do burgo enquanto os outros preferem hostilizar e ameaçar justificando assim alimentar uma indústria de guerra que tá sempre a pedir mais e mais e mais.

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Não é blue, é RED..

      O “artista lá do burgo”, é um cargo parecido com um Rei aqui.Passa de pai para filho.
      E serespeitas a existência de reis cá, também os deves respeitar lá.

      No entanto da minha parte, eu acho que essa bicharada não tem lugar em Democracias, quer lá, quer cá.