Bing está agora entre os motores de pesquisa mais descarregados no iPhone

20 Comentários

Se há algumas semanas alguém lhe dissesse que o Bing acabaria por ser uma das aplicações mais descarregadas do iPhone, provavelmente não acreditava. Mas a aposta na inteligência artificial (IA) está a aumentar cada vez mais e, como é notório, está a fazer-nos repensar muitos conceitos que tínhamos enraizados na nossa mente. O Bing, que desde o seu lançamento, há 15 anos, nunca representou uma ameaça para os gigantes da pesquisa, está subir posições na App Store, e já está à frente do Google, em algumas regiões.


O Bing tem subido posições diariamente e já existem sítios onde este é encontrado à frente de gigantes como o Google. Por exemplo, nos Estados Unidos, este encontra-se agora em terceiro lugar no “Top apps grátis” da App Store.

 

Bing à frente do Google

Embora estejamos a falar do mercado dos EUA, não deixam de ser marcos impressionantes. E, o mais surpreendente, como podemos ver na imagem, é que o Bing está à frente do Google, que se encontra na sétima posição. O até há pouco tempo líder indiscutível no mercado da pesquisa perdeu algum terreno na App Store.

No caso de Portugal, por enquanto, os downloads não estão do lado da Microsoft. O Google é a oitava aplicação mais descarregada no “Top apps grátis”. Se quisermos encontrar o Bing, temos de descer para a posição 28, um lugar na lista da App Store rodeado por aplicações como o Waze e o Linkedin.

Então o que está por detrás de tudo isto? E porque é que tantas pessoas estão agora interessadas em experimentar o motor de pesquisa da Microsoft? A resposta é que o Bing incorpora agora um modelo de IA da próxima geração da OpenAI.  A empresa liderada por Satya Nadella moveu-se muito rapidamente e conseguiu tirar partido da explosão do ChatGPT para dar um golpe à Google (com investimentos na OpenAI pelo meio).

 

Estratégia da Microsoft traz bons resultados

A estratégia da Microsoft está a dar bons resultados, embora tenha sido culpada de práticas antigas que se têm revelado cansativas. Por exemplo, sob a promessa de “Acesso ao novo Bing ainda mais rápido”, a empresa convida os utilizadores a definir o Edge como o seu navegador predefinido e a descarregar a aplicação do motor de pesquisa para dispositivos móveis.

Neste momento, o novo Bing é, na sua maioria, uma promessa. Já na Google as coisas não correram tão bem, e a empresa está a pagar as consequências do passo em falso.

O Bard, a solução que visa enfrentar o novo Bing e ChatGPT, fez uma aparição muito limitada numa apresentação feita pela gigante da pesquisa. O evento não foi muito interessante, e um erro numa resposta que foi apanhada pelas câmaras não passou despercebida.

 

Leia também…

Oportunidade Ciber Week Sale: Adquira Office 2021 Pro e Windows 11 Pro a Preços Imbatíveis

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Sakogan 1315
    Sakogan 1315

    O bing e um browser desde quando? E um motor de pesquisa e ler isto num blog de tecnologia deixa me rir! Heheh

    1. Avatar de Enfim
      Enfim

      Não existe a aplicação Microsoft Bing Search? Tanto queres ser inteligente que só mostras que não percebes mesmo nada de nada. Tristeza de gente.

      1. Avatar de Castro
        Castro

        por essa ordem de ideias então imensas aplicações são browsers pois muitas têm a possibilidade de ver páginas da web, apesar da sua função principal ser outra.

      2. Avatar de Sakogan 1315
        Sakogan 1315

        Tanto estava certo que ja foi corrigido. Afinal o triste es tu hehe

        1. Avatar de Vítor M.

          Não, ele tem razão, aliás, com estas novas funcionalidades é cada vez mais um browser e menos um motor de pesquisa. Mas ele tem razão, nas duas coisas que te disse 😉

          1. Avatar de Castro
            Castro

            engraçado que nem a Microsoft descreve a aplicação como um browser. Deves saber mais do que os criadores

          2. Avatar de Vítor M.

            Então instala a app e vê 😉 mais uma oportunidade para fazeres antes e comentares depois 😉

          3. Avatar de Castro
            Castro

            Vitor lá estás tu a querer te armar em que sabes mais que os criadores… Deixa de comédias

          4. Avatar de Vítor M.

            Comédia é tu poderes instalar e não o fazeres só para não veres como tenho razão 😀 só isso. O resto… é apenas isso!

    2. Avatar de trumpetas
      trumpetas

      por acaso a aplicação bing também faz de browser. se fizeres download verás, em vez de escreveres sem saber do assunto.

  2. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Só pedias para que se deixassem de brasileirismos. Mas OK. É aguardar, pode ser que sim.

  3. Avatar de jota
    jota

    O Bing é um browser?

    1. Avatar de Vítor M.

      Apesar do motor de pesquisa ser hoje muito mais que isso, e ser já uma espécie de browser, para não confundir, até lhe podemos chamar de motor de pesquisa. No entanto, é muito mais que isso, é mesmo já uma ferramenta de navegação, de procura e de fornecimento de dados, então agora com o novo motor de IA, cada vez é mais que um motor de pesquisa. Se calhar é já mais browser que motor de pesquisa.

  4. Avatar de Tekman
    Tekman

    Boas notícias, a concorrência é saudável.
    Também me registei para experimentar o Bing com o novo motor de IA, e quanto à Google, terá de melhorar a proposta deles e é isso que vão fazer.

    1. Avatar de Vitor Tavares
      Vitor Tavares

      Exatamente…mas muita gente prefere vir para aqui defender uma “marca” do que tentar ver o que os “outros” têm de bom,e depois “arrotam postas de pescada” acerca de algo que nem sequer conhecem! Eu também penso assim…quanto mais concorrência melhor e depois escolhemos utilizar o que para nós é mais “rentável”!

  5. Avatar de Man
    Man

    Estou a gostar de ver a Google a ter alguma concorrência. Já assisti a várias gigantes a tombarem. Ainda a uns anos atrás alguém me disse que a NOKIA jamais iria perder a primeira posição no mundo dos Smartphones. Que a Yahoo ia dominar o mundo na pesquisa web, que o Netscape era um browser à prova de bala e que o Napster era o início de uma era e o líder incontestado na música. Onde estão estes exemplos todos?

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Aqui no meu bolso não estão de certeza hehehe

  6. Avatar de Miguel A.
    Miguel A.

    Para mim parede um browser… Se não é, disfarça bem….

  7. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    Recomenda-se o motor de pesquisa «Brave Search».