Biden: Desinformação nas redes sociais sobre vacinas está a “matar pessoas”

75 Comentários

As redes sociais têm crescido significativamente no que diz respeito a seguidores e também ao nível da informação. Com o mundo em estado de pandemia, há muita desinformação a circular que pode ter os mais diversos efeitos.

O presidente norte-americano Joe Biden acusou as grandes operadoras de redes sociais, por onde circula a desinformação sobre as vacinas contra a COVID-19, de “matar pessoas”.

Biden: Desinformação nas redes sociais sobre vacinas está a "matar pessoas"


Redes sociais têm vindo a criar sistemas contra a desinformação…

A declaração de Biden surge depois de o cirurgião-geral dos EUA, Vivek Murthy, ter feito um discurso no mesmo sentido, pedindo um esforço nacional para combater a desinformação sobre a COVID-19 e a vacinação.

Murthy focou-se na pandemia e alertou para o facto de as informações falsas nas redes sociais levarem a que muita gente rejeite as vacinas e os conselhos de saúde pública, como o uso de máscaras ou o distanciamento social. Vivek Murthy acredita que esta oposição à vacina foi sendo alimentada por fake news.

De acordo com a agência de notícias France Presse (AFP), Biden referiu que…”Eles estão a matar pessoas. A única pandemia que temos está a afetar pessoas que não foram vacinadas. Eles estão a matar pessoas”.

Tendo em conta o papel da internet na disseminação de informações incorretas, em concreto das redes sociais, Murthy pediu às empresas de tecnologia e plataformas de media que façam mudanças nos seus produtos e software para que se consiga reduzir a disseminação de informações incorretas e, ao mesmo tempo, aumentar o acesso a fontes fidedignas.

Biden: Desinformação nas redes sociais sobre vacinas está a "matar pessoas"

O Facebook, YouTube, Twitter e outras redes sociais têm criado sistemas para tentar controlar a desinformação.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil e Peru. A pandemia de COVID-19 provocou mais de quatro milhões de mortos em todo o mundo, segundo o balanço mais recente da agência France-Presse.

Leia também…

COVID-19: Qual o preço dos testes rápidos vendidos nos supermercados?

Comentários

75

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Antonio
    Antonio

    Só se combate a “desinformação” com informação completamente transparente e acessível a todos. Contudo, informação credível é algo cada vez mais escasso. Quando há censura e tendências para autoritarismo por todo o lado o que pretendem?

    1. Avatar de Raimundão
      Raimundão

      Exatamente, o problema é justamente esse. Não falam completamente TUDO sobre as vacinas e ainda proíbem outros de falarem.

      Comunistas!

    2. Avatar de Manuel da Costa
      Manuel da Costa

      E quando há partidos políticos (PSD, CDS, Chega e Iniciativa Liberal) a gastarem 11 milhões de euros (pelo menos, pois o Chega só declara 1% dos seus verdadeiros custos) a contratar jovens para colocarem 6000 milhões de comentários favoráveis e outros a atacar os outros, é natural que isso aconteça… 99% das pessoas já nem sabem o que é um bula, se abrir o telemóvel e ir ver no primeiro link do google que explique.

      1. Avatar de Luis Baker
        Luis Baker

        Olha que bonito falta ai o PS bloco

      2. Avatar de Miguel Barreira
        Miguel Barreira

        E provas de que a IL faz isso, estão onde?

      3. Avatar de Bruno Mota
        Bruno Mota

        Seis mil milhões de comentários? Você tem consciência do que são seis mil milhões?

        1. Avatar de PorcoDoPunjab
          PorcoDoPunjab

          Bruno, claro que tem consciência e para dizer aquele número foi porque os contou um a um.

      4. Avatar de João Carvalho
        João Carvalho

        Olha a propaganda comunista, hahahahhahahahha…

      5. Avatar de UmBotDaDireita
        UmBotDaDireita

        Quanto é que o BE gastou contigo para colocares esse comentario favoravel á extrema-esquerda e atacar a direita?

  2. Avatar de Adeus
    Adeus

    Exactamente o que tenho dito…

    1. Avatar de roger
      roger

      Exatamente.
      https://vaers.hhs.gov/data/datasets.html?
      Year Zip File CSV File
      (VAERS DATA) CSV File
      (VAERS Symptoms) CSV File
      (VAERS Vaccine)
      All Years Data* 296.99 MB
      2021* 88.84 MB 278.13 MB 42.42 MB 30.75 MB
      2020 11.13 MB 41.61 MB 4.51 MB 4.43 MB
      2019 11.22 MB 41.38 MB 4.7 MB 4.45 MB
      2018 10.31 MB 39.95 MB 4.61 MB 4.47 MB

      Só devia haver fact checks como este:
      https://www.reuters.com/article/factcheck-vaers-faers-idUSL2N2OE1ZA

      Um ersumo curado e que interpreta por ti a realidade. Os meros cidadão não tem capacidade de espirito critico e raciocínio para interpretar o que quer que seja. Ainda por cima é cansativo e tira tempo do Facebook.

  3. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Infelizmente existe algo chamado Section 230 que protege as redes sociais de qualquer responsabilidade pelos seus utilizadores.

    https://www.npr.org/2020/05/30/865813960/as-trump-targets-twitters-legal-shield-experts-have-a-warning?t=1626601069338

  4. Avatar de lapisazul
    lapisazul

    Finalmente diz algo sensato…

  5. Avatar de C.S.
    C.S.

    Noticia da capa do DN de hoje.
    Casos de covid
    ” Infecções entre os mais novos sobem há um mês.
    2/3 está na faixa dos vacinados.”
    Será que também é fake news?

    1. Avatar de João
      João

      Arre que é burro… a vacina não protege a 100% da infecção e daí? São as próprias farmacêuticas a dizer isso. Foi graças ao trabalho e sacrifício de muita gente, e heroísmo de outros que aceitaram entrar nos ensaios clínicos que temos hoje vacinas. Ninguém te obriga a leva-la, tens é de ficar debaixo da pedra onde vives, isolado da sociedade e ainda bem.

        1. Avatar de C.S.
          C.S.

          Amigo da onça.

      1. Avatar de Bruno Mota
        Bruno Mota

        Quais ensaios clínicos? Os ensaios estão a ser feitos na totalidade da população vacinada. Não houve ensaios clínicos.

        1. Avatar de PitWeiler
          PitWeiler

          Fonte?
          Facebook, queres ver??
          Daí o Bidden ter dito isto…

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      Na verdade é 1/3 e então? Quando é que te foi dito que quem tem vacina fica 100% imune? Continuas a bater na mesma tecla e insistes em não querer perceber qual o benefício da vacina.
      Basta olhar para o números de mortos e novos infectados. Só alguém muito burro não entende.

      1. Avatar de C.S.
        C.S.

        1/3 está nos não-vacinados.
        2/3 estão vacinados.
        Sabes fazer contas? Estas são simples mas se calhar precisas de um desenho.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Sei e assumo o facto de ter interpretado mal, ainda assim isso não muda nada em relação ao assunto em questão. Focaste-te no menos importante LOL. É a assumires a tua ignorância também ou dizeres algo de jeito uma vez na vida…

          1. Avatar de C.S.
            C.S.

            Abre os olhos, não sejas tótó, vê que te andam a comer por parvo.

          2. Avatar de Hugo
            Hugo

            Claro, tu deixa-te estar que não tens nada a aprender.

        2. Avatar de Manuel da Costa
          Manuel da Costa

          Devia ter lido o resto… os “jovens” são referentes a pessoas até aos 45 anos de idade. Ler só as gordas é 2/3 do caminho para ser estúpido e mentiroso, ao mesmo tempo que empranha pelas letras.
          Acerca das infecções, muitos testes positivos quando alguém tem sintomas graves e vai parar aos cuidados intensivos, 99% desses não tem ainda sequer a primeira dose.
          As festas e eventos de 500 pessoas (ou mais, como é exemplo ontem em Palmela com quase 8000 jovens, entre os 14 e 26 anos de idade) levam a que acabem infectados, mesmo que estejam vacinados. A diferença é que em perto de uma semana, já não contaminam ninguém… os não vacinados pode andarem a contaminar pessoas durante 6 meses(!!!) não tendo sintomas.

          1. Avatar de C.S.
            C.S.

            Já vi que te colocas no 1/3 das pessoas que é esperta.
            Continua a comer gelados com a testa que refrescas a cabeça.

      2. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Tendo em conta, que mesmo com a vacina, podes ficar com sequelas, não me parece haver grande benefício, até porque, para além das sequelas do vírus, passas a ter as da vacina e não venhas com tretas que são poucos casos, é de conhecimento público as reações das vacinas, mas apenas as que se sabe até agora, pois a vacina ainda tem muito pouco tempo, veremos o que pode acontecer dentro de um ou mais anos aos vacinados que estão a ser cobaias.

        1. Avatar de AqueleAmigo
          AqueleAmigo

          ” podes ficar com sequelas”

          tenta apanhar o virus e veremos as tuas sequelas daqui a uns meses. Existem pessoas que passados 3 meses ainda sentem efeitos secundários. Os teus pulmões nunca mais seram os mesmo depois disto. Ganhem juízo, vacinem-se.

        2. Avatar de Manuel da Costa
          Manuel da Costa

          A vacina REDUZ em 75% a 99% do tempo de infecção. Só isso já devia dar para TODOS serem vacinados. Teres o vírus a produzir 4000 milhões de vírus dentro de ti, durante 30 a 180 dias provoca muitíssimos mais danos do que teres o mesmo vírus a produzir 20000 a 300000 vírus, durante 5 a 10 dias.
          É complicado perceber estas coisas tão básicas que 8000000 milhões de perfis portugueses pensam como está aqui a guinchar?

        3. Avatar de ToFerreira
          ToFerreira

          Tendo em conta que mesmo com o cinto de segurança podes morrer num acidente, devia deixar de ser obrigatório o seu uso, até porque podes ficar com sequelas com o seu uso e há até casos de pessoas que morreram por terem ficado presas no cinto de segurança.
          É do conhecimento público os dados de reacções adversas, é preciso é ter interesse em olhar para eles em vez de inventar dados falsos. Também é preciso olhar para eles e entender que uma dor no local que não faz mal a ninguém é uma “reacção adversa”. Já agora, procura também reacções adversas a outros medicamentos, a um simples paracetamol ou ibuprofeno. Vais deixar de tomar medicamentos…

    3. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      E quantos desses vacinados desenvolveram forma grave da doença?
      Para não ficares espantado, vou-te avisar já, cada vez vai ser maior a percentagem de doentes e internados vacinados. Porquê? Porque cada vez há mais vacinados.
      Puxa um bocadinho pela cabeça e repara é na diferença entre casos positivos e internados e mortos, antes e depois da vacinação ter começado.

    4. Avatar de SSD
      SSD

      A forma como adaptas a forma de arranjar argumentos é que podia ser fake news mas não é…

      Mas então isto não era uma doença que só afetava “os velhos”‽ Uma gripe light? Afinal também atinge os novos?

      Mas eu explico te muito devagarinho para chegares lá. Desde o início da vacinação que se disse que a vacina só fazia efeito a 100% passado cerca de 6 semanas. Compara o tempo que os jovens estão a ser vacinados e o tempo que os idosos foram vacinados e acho que chegas rapidamente ao porquê dos mais novos serem os principais afetados atualmente enquanto que até tens casos em lares em que nenhum utente precisou sequer de ser hospitalizado.

      Eu sei que para os críticos do costume a vacina não funcionar como uma droga qualquer, que é “mandar para a veia e está a bater” até isso é motivo de critica mas não é assim que estas coisas funcionam e até vacinas que o nosso corpo está habituado a receber como a da gripe duram um par de semanas a fazer efeito completo. Mas pronto continua nessa luta da desinformação que isso é que é importante.

      1. Avatar de C.S.
        C.S.

        Não sei quem é que está a desinformar, quem está a encher chouriços és tu, falas como se tivesses certezas, eu pelo menos tenho dúvidas que até agora se têm comprovado pertinentes.

        1. Avatar de SSD
          SSD

          Encher chouriços aka trazer dados para cima da mesa que não sabes discutir contra e portanto mandas farpas pessoais como habitual.
          Colocar dúvidas é uma coisa, constantemente mudar a narrativa para ser do contra é a outra, e não te enganes a ti mesmo estás no segundo caso. E se as tuas dúvidas fossem realmente pertinentes não precisavas de estar sempre a arranjar novas mas enfim.
          Quanto às certezas tenho tantas quanto qualquer pessoa pode ter nesta altura mas há poucas explicações para neste momento teres mais jovens a ser afectados excepto o tempo que cada um dos grupos está a ser vacinado

          1. Avatar de C.S.
            C.S.

            Não sejas ridículo. Pensa pela tua cabeça, não sigas a manada.

          2. Avatar de SSD
            SSD

            É exatamente por pensar pela minha cabeça que não vou nas tuas teorias da treta. O mesmo artista que andou durante meses a lutar que isto era uma doença que só afecta velhos e que era um crime o que andavam a fazer á população jovem mas agora usa o número de infeções nesta idade como argumento mas que noutro argumento já defende que devíamos andar aí há vontade… Mas afinal qual vai ser isto é um vírus que afecta todas as idades e as medidas são necessárias ou é um crime o que andamos a fazer aos jovens??
            Mas ei pela tua cabeça e não sejas da manadas! (Na cabeça dos negacionistas isto deve fazer vos parecer muito intelectual mas posso te garantir que so me faz olhar para ti com a mesma inocência que olho para o meu primo de 10 anos que não tem capacidade para argumentar mais…)
            Porque é que não comparad o número de internamentos da população idosa (que foi quem recebeu a vacina primeiro e na qual estará segundo os fabricantes a 100% neste momento) e comparas os internamentos antes e depois? Se chegasses a um numero semelhante tinhas um argumento fortíssimo contra as vacinas mas como sabes que não é caso do teu argumento é só deixar meia ideias no ar e seguir questionando tudo sem responder a nada

          3. Avatar de C.S.
            C.S.

            Quando vier o inverno logo vês quem é que tem razão.

          4. Avatar de SSD
            SSD

            Vou só fazer copy paste da Ultima coisa que disse no meu último comentário ” é só deixar meia ideias no ar e seguir questionando tudo sem responder a nada”. Como é que tu respondes? Fazendo exatamente isso…

            Desculpa, mas segundo os teus argumentos as vacinas estão a falhar agora, afinal temos de esperar 6 meses para ver se é verdade ou não? Só tiros nos pés…

          5. Avatar de C.S.
            C.S.

            Quem é que falou em vacinas?

          6. Avatar de Hugo
            Hugo

            Falar com o CS é sempre assim. Nunca se chega a conclusão nenhuma a não ser que ele tem razão em tudo o que diz. Nunca nos podemos é esquecer que este azelha, que não tem outro nome, há cerca de meia dúzia de dias ainda não sabia como se transmitia o hiv e ainda assim a cantar de galo como se fosse especialista no assunto. Há que ter isso em atenção, pois sendo assim jamais alguém terá razão sobre o que quer que seja a não ser ele.

        2. Avatar de p_t
          p_t

          Tu não tens tido dúvidas nenhumas. Bem pelo contrário. Vens com muitas certezas, mas sob a forma de perguntas como se fosses muito inocente para disfarçar. Que pertinência tens demonstrado além de revelares ignorância e desonestidade nos teus argumentos?

    5. Avatar de p_t
      p_t

      chico esperto…qual é a conclusão a que queres chegar? Não fiques a meio. Revela a tua ignorância.

  6. Avatar de Lucas
    Lucas

    Infeções não contam. O que interessa ter infeção se não há doença? O pessoal mais novo só tem infeção. Doença e morte está a ser rebatido pela vacina. Por enquanto. ..

    É pena que os medicamentos não apareçam. Sinceramente não sei pq! Interesses económicos?

    1. Avatar de Spoky
      Spoky

      HAHAHAHAHAH, o que interessa se há infeção? Há infeção passa para os outros na mesma com ou sem vacina, logo continua a infectar e se continua a infectar há doença.

      Raciocínio lógico, que pelos vistos não tens. Deves ser daqueles que tomou a vacina e anda aos molhes.

      Este biden é tão ridículo. O que esta a matar as pessoas é o virus, não é a desinformação porque isso é opcional e toma quem quer.

    2. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Deixe de ser burro, o pessoal mais novo não morre com facilidade, mas fica infetado e com chance de sequelas que te vão acompanhar para a vida toda ou reduzir o tempo de vida, nos próximos anos, vamos ter um belo desafio de saúde pública para resolver.

      1. Avatar de C.S.
        C.S.

        Vamos ter um grande desafio de saúde pública mas é por causa das medidas de protecção e das vacinas. Vamos ver no próximo inverno, depois falamos.

        1. Avatar de p_t
          p_t

          O que é que vamos ver? Elabora oh génio.

          1. Avatar de C.S.
            C.S.

            Olha os putos já andam às voltas com o vírus sincicial. Se não sabes o que é vai à procura. E é por causa da porcaria dos confinamentos.
            Mas quando chegarmos ao inverno logo vês.

          2. Avatar de p_t
            p_t

            Já estás a desconversar. Só mandas postas de pescada sem seres perceberes nada. Elabora lá. O que é que vai acontecer com o vírus sincicial respiratório?!!? O que é que vamos ver? Explica lá o raciocínio todo. Já que sabes muito por que não elaboras?!!? chico esperto

      2. Avatar de Luís
        Luís

        Nos próximos anos? Nem tanto, é só ver as consultas oncológicas que deixaram de fazer entre outras doenças que neste momento são muito mais graves que o covid, em média em Portugal morre 300 pessoas, dessas 8 são COVID.. deve ser um orgulho deixar as pessoas morrerem de doenças que não o COVID pelo bem da “sociedade”.. deixa de meter esterco nessa cabeça

    3. Avatar de Manuel da Costa
      Manuel da Costa

      Ter a infecção propaga o vírus… não ser vacinado é propagar 40000 milhões de vírus (em média por cada infectado) que irão apanhar qualquer pessoa que esteja nas imediações.
      Se tiver a vacina essa infecção pode acontecer mas, o vírus perde a grandíssima maioria da forma de se propagar. Só isso já reduz muitíssimo a probabilidade de mais pessoas serem infectadas, pois com quanto menos vírus a ser produzidos, menos se propaga e acaba por ficar em pequenos grupos afectados. A longo prazo, o vírus tenderá a desaparecer, pois deixa de se conseguir propagar e é eliminado pelos que já estão infectados, sem atingir outros.

      1. Avatar de C.S.
        C.S.

        Ia pá 40000 milhões de vírus? Só covides? Em média, num gajo só?
        Em vez da vacina não será melhor tomar banho?
        Ó Manel e tu com esses vírus todos as pessoas não notam um cheiro estranho?

        1. Avatar de PorcoDoPunjab
          PorcoDoPunjab

          Contou os vírus todos um por um.
          Onde tem mais é na cabeça, mas são piolhos.

  7. Avatar de João Fil
    João Fil

    O grande problema é combater a estupidez.

  8. Avatar de Al capone
    Al capone

    a vacina funciona mesmo por o tenho visto pouco e estamos ainda no verao esperem quando chegar o inverno

  9. Avatar de ToFerreira
    ToFerreira

    Enquanto não se responsabilizarem as pessoas por aquilo que dizem, esta praga não desaparece. Basta ver aqui no próprio pplware. Cada um inventa o que quer, afirma-o como uma certeza e engana os mais incautos.

    1. Avatar de C.S.
      C.S.

      Então explica aí como é que os responsáveis não conseguem convencer os mais incautos?

      1. Avatar de ToFerreira
        ToFerreira

        Com papas e bolos se enganam os tolos, não é com verdades e factos, mas gostei de teres enfiado a carapuça. Se fosses responsabilizado pelas mentiras que disseminas já estavas calado há muito.

        1. Avatar de C.S.
          C.S.

          Tu então só dizes verdades. Ou melhor, tu só dizes as tuas verdades, por isso é que ninguém acredita.

  10. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Muitos dos comentários neste artigo, ajudam a essa desinformação…

    1. Avatar de C.S.
      C.S.

      Ainda bem que estás aqui tu para esclarecer.

  11. Avatar de Artur Almeida
    Artur Almeida

    Se falarmos assim!
    Quantos morrem à espera de alimentos, alguém se importa?

    1. Avatar de C.S.
      C.S.

      Importam, importam tanto que vão mandar milhares de vacinas para África, parece que é isso que eles vão comer nos próximos tempos.

  12. Avatar de jorgeg
    jorgeg

    Anda aqui um fruta ofendido que nao se pode dizer a verdade sobre o corrupto biden que ele faz delete ao post.
    a verdade doi!

    1. Avatar de Artur
      Artur

      Meu amigo, se a população soubesse que até com água se pode curar o cancro e outras doenças, nem precisavam da puta da vacina que só vem dar problemas colaterais, pensariam em alternativas para se curar.

  13. Avatar de Eu
    Eu

    Acho que a única forma de resolver este assunto é assumir a identidade verdadeira de quem a comenta.
    A criação de Bots desvirtualiza a verdadeira contabilidade de um coletivo.
    Não estou a falar de culpar o Zé ou a Maria que está por detrás do comentário, mas a rede social em si, deveria funcionar sob o pretexto de aceitar apenas o registro verdadeiro que esteja por detrás de uma ID verdadeira.
    Mas como já passámos a fase da credibilidade das redes sociais, não me parece que nem nos próximos vinte anos isto se resolva.

  14. Avatar de Nildo
    Nildo

    Sabem o cúmulo do absurdo nunhuma viagem de avião, seja de onde e pra onde for?
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    É ser obrigatório usar máscaras dentro do avião durante todo o voo, sendo que todos têm testes negativos do vírus chinês.
    Pqp! Tenham dó.

  15. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    A culpa ainda é do Trump ou agora é do Passos?
    É à escolha… falta ainda o Bolsonaro.
    Certinho que qualquer coisa que corra mal a culpa é destes cavalheiros…

  16. Avatar de Lucas
    Lucas

    O dono dá ordens ao seu cão pois este não está a trabalhar bem.

  17. Avatar de jorge
    jorge

    Se querem acabar com a desinformaçao nas redes sociais, é facil simples e rapido, é fecha-las a todas, proibir essa m/&%a, que nao tem nada de util para sociedade, quem quiser encontrar um anormal é ir as redes sociais.

  18. Avatar de Knight
    Knight

    AINDA BEM QUE TEM O FACE LIXO PARA IDI0TIZAR VCS, QUEM SE IMPORTA NÃO É?

  19. Avatar de Rafael
    Rafael

    kkkkk. Tem gente que ainda acredita na grande mídia, Facabook, Degoogle, Maiscrosoft, Indústria farmacêutica… Bando de cobaias…

  20. Avatar de Rafael
    Rafael

    Só falta colocar a estrela de davi nos braços daqueles que não tomaram vacina. Que lindo

    1. Avatar de Robin
      Robin

      Vontade têm eles.

  21. Avatar de João
    João

    A sério professor Biden? E que outras coisas é que matam pessoas?