Bases de metadados das operadoras não são fiscalizadas há 5 anos

11 Comentários

A Lei dos Metadados estipula a conservação de dados de tráfego e localização das comunicações feitas, durante um ano, com a possível utilização, se necessário, na investigação criminal.

As operadoras de telecomunicações gastam anualmente 850 mil euros para manter e processar os metadados pedidos pelas autoridades judiciais, mas não tem havido nenhum tipo de fiscalização.

 Bases de metadados das operadoras não são fiscalizadas há 5 anos


Lei dos Metadados: Vários crimes podem ficar sem “efeito”

A Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) abdicou de fiscalizar as bases de dados pessoais que as operadoras de telecomunicações estavam obrigadas a manter para fins de investigação, deteção e repressão de crimes graves e que foram consideradas ilegais num recente acórdão do Tribunal Constitucional, revela o DN.

A CNPD entendeu “desaplicar” a legislação em vigor em Portugal, no que diz respeito à sua competência de fiscalizar o cumprimento das condições de segurança deste armazenamento, bem como da transmissão dos dados às autoridades judiciais. O motivo prende-se com a Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia que, segundo a CNPD ficava em causa, assim como a decisão, de 2014 do Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) que considerou a diretiva ilegal.

 Bases de metadados das operadoras não são fiscalizadas há 5 anos

De relembrar que a procuradora-geral da República, Lucília Gago, defendeu que a decisão do Tribunal Constitucional (TC) sobre a lei dos metadados é nula, por entender haver “contradição entre a fundamentação e o juízo de inconstitucionalidade”. Depois da rejeição do pedido da procuradora-geral da República, para decretar a nulidade da sua decisão que declarou inconstitucional a lei dos metadados, milhares de inquéritos criminais, desde 2008, podem ficar sem efeito. Ou seja, todos os processos em que tinham sido usados metadados de suspeitos de crimes (ex. o caso Rosa Grilo, o homicida do rapper Mota Jr. ou o dos dois jihadistas condenados, assim como mais de oito mil casos de burlas por MB WAY).

Recorde-se que o TC considerou que, ao não se prever que o armazenamento desses dados ocorra num Estado-membro da União Europeia, “põe-se em causa o direito de o visado controlar e auditar o tratamento dos dados a seu respeito” e a “efetividade da garantia constitucional de fiscalização por uma autoridade administrativa independente”.

O leque de crimes, ao abrigo dos quais, as forças de segurança tinham podiam ter acesso a esta informação é vasto, e inclui, como terrorismo, homicídios, raptos, corrupção, cibercriminalidade, criminalidade por via informática, entre muitos outros.

De acordo com a lei, as operadoras de telecomunicações têm várias obrigações para a salvaguarda destes dados pessoais.

  • Garantir que os dados conservados sejam da mesma qualidade e estejam sujeitos à mesma proteção e segurança que os dados na rede;
  • Tomar as medidas técnicas e organizativas adequadas à proteção dos dados (…) contra a destruição acidental ou ilícita, a perda ou a alteração acidental e o armazenamento, tratamento, acesso ou divulgação não autorizado ou ilícito;
  • Tomar as medidas técnicas e organizativas adequadas para garantir que apenas pessoas especialmente autorizadas tenham acesso aos dados;
  • Destruir os dados no final do período de conservação, exceto os dados que tenham sido preservados por ordem do juiz;
  • Destruir os dados que tenham sido preservados, quando tal lhe seja determinado por ordem do juiz.

Partilhar:

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro
    Pedro

    Ninguém fiscaliza nada neste Pais, nem sequer aplicam coimas.

    Há 1 ano pedi a eliminação dos meus dados ao Hospital da LUZ e ainda hoje a minha conta online está ativa com todos os dados pessoais.

    De pouco serviu a queixa á Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD).

    Não fizeram nada.

  2. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    A CNPD também já veio a público afirmar que não tem meios …

    Só confirma o que já aqui disse…

  3. Avatar de JR
    JR

    Como antes dito, o que fica online ficará para sempre. Quando falecer acabou, até lá e o que se tem do usufruto do online.

  4. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Sr. Pedro recorre ao constitucional, ou tribunal Europeu …

    Verá que seram eles a entrar em contracto com o Sr. …

  5. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Queria dizer

    Em contacto…

  6. Avatar de Mauricio
    Mauricio

    Entre ninguém fiscalizar quem é que andas a roubar dados pessoais das pessoas, até ao contrabando desses mesmos dados..isto está um caos!
    Pior, agora a EU quer que as operadores acedam ao conteúdo das comunicações encriptadas..
    Agora é que vai aumentar os crimes de tráfego de venda dados, e informações..
    Vem ai a Gestapo outra vez.. parece que estamos numa anarquia..

  7. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    @Maurício, há aí alguma coisa que não bate certo.
    Como é que se acede aos conteúdos das comunicações encriptadas?
    Quer dizer, o whatsapp e coisas assim, são eles que têm em seu poder as chaves mestras que encriptam as mensagens e a qualquer momento podem tornar as mesmas legíveis, basta receberem order judicial e querendo entrar na jogada.
    Não me venham dizer que eles não conseguem desencriptar as mensagens.
    Só acredita nisso quem quer.
    Mas como é que se desencripta uma mensagem enviada por xmpp encriptada com OTR ou OMEMO ou Open PGP?
    Simples, não se desencripta porque as chaves estão do lado do utilizador.
    Agora o que podem fazer é apreender o telefone de alguém e tentar aceder ao mesmo e ver as mensagens no telefone, que estão em plain text.
    Isso resolve se facilmente apagando as mesmas regularmente…

    As coisas não são assim tão fáceis como eles querem fazer crer…
    O próprio Snowden revelou que a NSA tem dificuldades inultrapassáveis com o PGP.

    Atenciosamente, PorcoDoPunjab

  8. Avatar de Gomez
    Gomez

    Com o PS as coisas funcionam sem rigor, sem profissionalismo, rebaldaria. É só estar atento e constatar o óbvio. Vamos dar um enorme passo atrás. Já cansa tanta incompetência. Mais uns anos perdidos e dinheiro de impostos atirados ao lixo (tap, bancos, coisa pública, rtp, amigos, etc).

  9. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    @Gomez, em democracia é assim, ganha quem tem mais votos.
    No nosso caso, até acho que são mais os que não votam do que os que votam.
    Mas o que conta é os que votam.
    Portanto, se vc tem um povo, infelizmente burro que nem uma porta, facilmente manipulável, super invejoso de quem tem sucesso, todo socialista comuna, pode ter a certeza que o caminho é sempre a descer.

    Se for novo e tiver qualificações para tal, não hesite em sair daqui.
    É um conselho que lhe dou.
    Em pouco tempo verá que fez a escolha certa.
    Isto aqui só interessa para políticos e famílias e alguns funcionários públicos.

    Atenciosamente, PorcoDoPunjab

  10. Avatar de secalharya
    secalharya

    Os grandes roubam milhões de euros à vontade…