AUTOvoucher: Desconto de 10 cêntimos por litro de combustível

37 Comentários

Face ao aumento do preço dos combustíveis e do seu impacto no rendimento dos cidadãos e das famílias, o Governo decidiu atribuir um apoio financeiro (“AUTOvoucher”).

Nos meses de novembro de 2021 a março de 2022, aos consumos em postos de abastecimento de combustíveis que corresponde a um desconto de 10 cêntimos por litro de combustível (num total de 50 litros/mês). Saiba como funciona.

AUTOvoucher: Desconto de 10 cêntimos por litro de combustível


Em outubro, o Governo aprovou o desconto de 10 cêntimos por litro nos combustíveis, no máximo de 50 litros, ou seja, cinco euros num mês. O programa funcionará de forma semelhante ao IVAucher, sendo transferido o valor diretamente para a conta do contribuinte, que terá de pagar com cartão bancário.

Os contribuintes terão de aderir ao sistema, semelhante ao IVAucher, sendo que quem já aderiu não terá de voltar fazer a adesão, e receberão o desconto dois dias úteis depois de adquirirem o combustível.

AUTOvoucher: Desconto de 10 cêntimos por litro de combustível

 

Como funciona o IVAucher e o AUTOvoucher?

  • PAGAMENTO: O pagamento é realizado na totalidade, com um cartão de pagamento de uma entidade aderente.
  • BENEFÍCIO IVAucher: Será reembolsado até 50% do valor pago no prazo de 2 dias úteis, na conta associada ao cartão utilizado no pagamento. O NIF associado ao Titular do cartão terá de corresponder ao NIF do Titular do benefício.
  • BENEFÍCIO AUTOvoucher: Será reembolsado no valor de 10 cêntimos por litro, até um limite de 50 litros, por mês em saldo AUTOvoucher, na conta associada ao cartão utilizado no pagamento.

O ministro das Finanças, João Leão, estimou que este apoio direto às famílias teria um impacto financeiro de 133 milhões de euros durante os cinco meses em que previa que medida estivesse em aplicação (entre 10 de novembro e março de 2022).

O saldo IVAucher pode ser utilizado nos setores abrangidos pelo programa, em estabelecimentos aderentes estando estes identificados, de forma visível, com o selo IVAucher.

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ze
    Ze

    Nao vejo nada….é areias que me atiraram aos olhos….quem fez isso? Quem? Malandros.

  2. Avatar de Mitra
    Mitra

    Por família, só nos postos aderentes, máximo 5€ por mês.

    Met@m isso num sitio que eu sei, este governo goza forte e feio com o tuga que adora de ter areia nos olhos…

  3. Avatar de Fernando Jorge
    Fernando Jorge

    Mais um joguinho, estilo jogos de aventura, para se conseguir reaver algum dinheiro que o estado nos leva…

  4. Avatar de Carlos Silva
    Carlos Silva

    E quem não aderir, o valor vai para benefício do IRS como o IVAucher? Isso é que ainda ninguém soube explicar.

    1. Avatar de Ze Nandoooo
      Ze Nandoooo

      Não, tal como anteriormente já não ia.

  5. Avatar de lopes
    lopes

    ainda à pouco fui ali à bomba do hiper e já tinha desconto muito maior que os 10ct sem andar com esses estratagemas da treta.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      E em vez de combustivel a sério puseste combustivel simples e cheio de agua.

      1. Avatar de Test User
        Test User

        Vem todos da mesmas refinarias. Se têm aditivos ou não e se compensa, isso é outra discussão.

        São dois modelos de negocio diferentes:
        Se vendes mais, podes comprar mais barato.
        Se optares vender por margens mais altas porque vais vender mais barato

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          A questão não é onde são refinados mas sim o que os postos lhes metem em cima.
          O que não falta é misturas com água ou biocombustíveis.

          1. Avatar de Mais1ComentarioCensurado
            Mais1ComentarioCensurado

            A agua não se mistura com o combustivel lolol

          2. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            É isso, vai lá então ver quantos postos não são fechados por venderem combustivel misturado com agua e isso danificar motores ou ser apanhado em inspecções. Maioria são alves bandeira ou de super mercado.

          3. Avatar de Ricardo Silva
            Ricardo Silva

            Isso é treta. A diferença é que os da Galp e afins trazem aditivos e outras €@#_leirises. De resto é combustivel na mesma. Eles têm que cumprir normas no que concerne o combustível que comprarm e vendem.

            Coloco combustível “low cost” à mais de 20 anos do mesmo local em dois carros e uma moto (gasolina e gasóleo) e nunca tive um único problema.

            Tretas.

      2. Avatar de Mitra
        Mitra

        Não percebo a mais de 25 anos a colocar combustível do mais barato, desses do hipermercado e os carros andam bem, um deles já tem 220K sempre desse tipo de combustível.
        Na volta é o mesmo que tu pagas mais caro 🙂

        1. Avatar de Há cada gajo
          Há cada gajo

          Nem todos tem a mesma experiencia que a tua com combustíveis low-cost.

          1. Avatar de Ricardo Silva
            Ricardo Silva

            Não de facto. Faço o mesmo à mais de 20 anos e um dos veiculos que aqui tenho conta com 317 mil quilometros. Um pouqinho mais ainda que os 220 mil de facto. Problemas relacionados com o combustível? = 0

            O combustível é igual. Os da Galp e afins levam uns aditivos mais para justificar o roubo and that’s it.

        2. Avatar de Ze
          Ze

          É tipo apple vs outras marcas, todos fazem o mesmo, mas ha quem queira pagar mais pelo mesmo

          1. Avatar de Sujeito
            Sujeito

            Exceto que não é o mesmo, senão não eram diferentes.

        3. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Experimenta ter um carro com 3000 cc de cilindrada e vai meter gasóleo simples, nos meus carros nem simples nem “normal”, é sempre o combustível com mais octanas, não só faço mais kms como tenho maior rendimento do motor e o estimo mais.
          Ainda no fim de semana atestei e foram 115€, não me faz diferença o preço do combustível, dás-me diferença produtos de qualidade inferior, poupar não é a minha cena.

          1. Avatar de Sortudo
            Sortudo

            Tenho um e320 de 2005 3200cc com 523 mil KM sempre com combustivel low-cost.
            E tenho um astra 1.7 125cv de 2007 com 403 mil Km sempre com combustiveis low-cost.
            Além disso temos empresa cá em casa com carrinhas de trabalho (5) e é sempre low-cost, até ver não tive problemas.

            Nunca levaram nada a nao ser material de desgaste (pneus, suspensão, etc) em ambos os casos.

          2. Avatar de Ricardo Silva
            Ricardo Silva

            Que confusão aí vai.

            Colocas o combustível que for recomendado para o motor em questão. Ponto. Não adianta colocares “mais octanas” num motor cuja compressão não faça uso dessa especificidade. Assim como não vais ter mais rendimento com combustível “98”num motor que leve “95” com recomendação do fabricante.

            Essas cabecinhas andam todas baralhadas e depois dizem asneiras…

      3. Avatar de Zed
        Zed

        Ahahah! Mostra aí os resultados das análises que fizeste aos combustíveis. Ou então mostra aí as irregularidades já detectadas pela ASAE ou por quem seja.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          A verdade é que os motores mais antigos queimam qualquer coisa sem problemas, daí talvez ele não notar. Acontece-me o mesmo e enquanto puder mantenho-me com carros mais antigos. Para as volto hás é só vantagens.

      4. Avatar de eu
        eu

        Se vem cheio de água então o problema é do tubo da refinaria de Sines que é exatamente o mesmo que enche o auto-tanque para a todas as gasolineiras. O que muda é o aditivo que é injetado aquando do enchimento. E que pelos testes feitos nem justificam assim tanto o preço.

      5. Avatar de lopes
        lopes

        Pois é mas o que é certo que estou farto de fazer km’s e nunca fiquei a pé.

        Se o combustível vem todo do mesmo local não sei para quê esse comentário, só revela desconhecimento na matéria, mas pronto se gostas de pagar premium só porque sim é porque podes, logo, não precisas de descontos, até te podem cobrar 1000€ o litro, é te igual.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Cerveja e refrigerantes também são todos feitos em 2/3 fábricas nacionais, mais de 70 marcas diferentes, quer isso dizer que é tudo o mesmo? Devo inclusive dizer-te que não muda apenas o aditivo, são linhas de refino diferente e tipicamente para os combustíveis não aditivados são usados crudes mais grossos e mais arenosos e por isso com menor qualidade pós refino.

  6. Avatar de Samuel MGor
    Samuel MGor

    Estes partidos e governo só sabem atirar areia para os olhos dos portugueses!! O problema é que não existe ninguém que os pare!!

  7. Avatar de JPSOC
    JPSOC

    …e o desconto vai para o NIF associado ao cartão bancário utilizado para a compra, tal como está na FAQ deles.. quem não tenha um cartão bancário (contas conjuntas apenas com um MB, para poupar custos), não pode beneficiar (confirmado por um pedido de esclarecimento).

  8. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Sabem que país é que tem vouchers para tudo? A Venezuela… São vouchers para alimentação, são vouchers para medicamentos, etc. Para lá caminhamos…

    1. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Sim, isto está mesmo muito parecido com a Venezuela. Há com cada comparação…

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Portanto, tens uns gajos à tua frente a serem comidos por crododilos. E a tua justificação para continuar no mesmo caminho é de que aconteceu aos outros, que são completamente diferentes de ti. Exceto que estás a caminhar atrás deles.

        Boa lógica sim.

  9. Avatar de Pedro
    Pedro

    Aqui se vê a forma de gestão do nosso governo.
    Numa noticia temos “Lisboa investiu 2,142 milhões de euros na aquisição de 41 radares de controlo de velocidade de veículos”… na outra o governo está disposto a dar uma esmola de 10 centimos por litro até um máximo de 50 litros por mês… isso dá quanto? 5 euros por mês durante 3 ou 4 meses… Em França dão vales de 100 euros por condutor… enfim…

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Querer *mais* subsídios é o que engata isto tudo.

      A ideia é não querer nem precisar de subsídios alguns e não reconhecer o papá Estado de estocolmo.

  10. Avatar de .
    .

    Na minha modesta opiniao O Estado erra quando obriga o povo a efectuar um contrato com uma entidade privada para exercer um direito ou dever…

    No caso temos que gastar N em telecomunicações e mais N no hardware …

    Em ambos estamos a enviar dinheiro para os offshores …

    Depois temos mais impostos e menos de tudo…

    Parece que as politicas abusivas e praticas abusivas e injustas vem de quem as devia combater.

    Se evoluir é isto vou ali e nao volto.

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Parece que vem de quem as devia combater? Não parece não senhor. É mesmo.

      Basta veres os donos e a quem têm dever fiduciário. É só fazer as contas.

      As pessoas é que acreditam que não pode ser. Isso é só uma crença. Essa sim, é a verdadeira religião do negacionismo.

  11. Avatar de Luís Costa
    Luís Costa

    5€ em 50L por mês? uau estou maravilhado! Na Repsol tenho desconto de 0.12€ por L sempre que eu quiser, estes querem dar uma esmola para alegrar o povo a ver se votam neles.. e assim vai Portugal, a Venezuela e Cuba também tem destes tipos de “Vaucher”

  12. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Entretanto se és um profissional com empresa ficas só a olhar e a pagar sem este desconto de treta.

    Este governo mete nojo.

  13. Avatar de Zed
    Zed

    Areia para os olhos dos palerminhas…