Atenção: veja se não alteraram o seu IBAN na Segurança Social

12 Comentários

O Instituto da Segurança Social tem tido conhecimento de um crescente número de situações de IBAN alterados na Segurança Social Direta sem intervenção dos beneficiários titulares das contas bancárias.


Segundo as informações, o Instituto da Segurança Social procedeu de imediato à inibição e bloqueio da inserção/alteração de IBAN nesta plataforma.

Caso detete algo de anormal, a Segurança Social alerta para a necessidade de contactar de imediato as autoridades competentes, como a PSP, GNR ou Polícia Judiciária, podendo também dirigir-se a um Serviço de Atendimento da Segurança Social. Caso suspeite de alguma atividade invulgar no seu dispositivo, desconecte-se da internet e execute uma verificação com o seu antivírus.

Confirme o seu IBAN, seguindo os passos indicados aqui.

A partir desta data, qualquer alteração ou inclusão de um novo IBAN no Sistema de Informação da Segurança Social só será possível mediante a entrega de um documento comprovativo da titularidade da conta bancária nos Serviços de Atendimento da Segurança Social.

Para além destas medidas de caráter imediato, o Instituto da Segurança Social e o Instituto de Informática estão a desenvolver soluções que permitam reforçar a segurança no processo de inserção ou alteração de IBAN de forma a garantir a vinculação correta entre o titular da conta e os dados inseridos.

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ambush
    Ambush

    Já foi dito diversas vezes que há vulnerabilidades no sistema da Segurança Social! Ainda não acreditam? Eles têm acesso a certos dados e alteram! Já falei sobre isto e já foi tema no Twitter.

    Leaks de base de dados etc….

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      As pessoas foram alvos de phishing, não é problema da SS

      1. Avatar de Pe@ce
        Pe@ce

        Ouvi relatos de pessoas que afirmam que funcionários nos balcões da SS lhes pedem a password de acesso à SS Direta. Vale o que vale.

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      A vulnerabilidade está nos utilizadores… Deixar escapar a password num esquema de pishing não é culpa das entidades…
      Usar o NIF como password do que quer que seja, idem…
      Será que ninguém acha estranho nunca existirem vulnerabilidades para quem usa password managers?
      Porque será…

  2. Avatar de Tafc
    Tafc

    O maroto do Marcelo! Assim foi fácil ir buscar 4 milhões…

  3. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    É uma estupidez permitirem associar um IBAN que não pertence ao beneficiário. Na AT por exemplo, se alguém tentar colocar um IBAN que não esteja associado ao seu NIF bate na trave, é recusado pela AT. A SS deveria fazer o mesmo. Agora quem quiser mudar o IBAN tem de ir a um balcão da SS, com filas enormes, perder uma manhã ou tarde de trabalho para conseguir alterar o IBAN, algo que poderia ser feito online se fizessem as coisas como deve de ser.

  4. Avatar de 2 dedos de testa
    2 dedos de testa

    já implementavam a merda do 2FA nos serviços do governo

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Para depois as pessoas darem os códigos aos burlões como fazem nos bancos e perder o dinheiro todo?
      Adianta muito isso quando usam a mesma password em tudo ou até o NIF…

  5. Avatar de TiagoR
    TiagoR

    A segurança social dá um passo em frente e dois para trás ! Com soluções testadas e seguras “empurrar” as pessoas para os balcões da forma como sabemos que funcionam hoje em dia é dar continuidade e serem coniventes com a fraude ! A quem interessa pergunto ao cidadão não seguramente !

  6. Avatar de Lumia
    Lumia

    É o nosso Simplex…

  7. Avatar de bigfriend
    bigfriend

    Lol ir ao Balcão é impossivel. Ha filas interminaveis maioritariamente com imigrantes . E nas loajs do cidadao é a mesma coisa

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Se ainda ao menos fosse possível agendar para a hora a que nos dá jeito e entrar e sair da seg-social em menos de 15 minutos com o assunto resolvido é que era…
      Ah, espera… foi o que fiz na 6ª-feira…