Ataques DDoS a partir do sistema Linux aumentaram 254%, diz Microsoft

8 Comentários

De acordo com uma recente publicação da Microsoft, foi percebido um aumento significativo de 254% nos ataques DDoS a partir de sistemas operativos Linux.

Esta conclusão acontece depois de vários meses de análise e observação de atividade de um trojan Linux, designado XorDdos.



Aumentam ataques DDoS em Linux com o trojan XorDdos

Nesta semana, a Microsoft partilhou no seu blog oficial que nos últimos seis meses tem observado um aumento de 254% na atividade de um trojan Linux designado XorDdos. Segundo a gigante de Redmond, este trojan foi descoberto pela primeira vez no ano de 2014 pela equipa de pesquisa MalwareMustDie e foi-lhe dado o nome de XorDdos devido às suas atividades em terminais e servidores Linux, bem como à sua utilização da criptografia baseada em Xor para a comunicação com os servidores de controlo.

A Microsoft indica que há uma tendência de malware com vista a cada vez mais sistemas operativos baseados em Linux, que costumam ser implantados em sistemas de nuvem e equipamentos da Internet das Coisas (IoT). Como tal, ao comprometer estes equipamentos IoT, e outros ligados à Internet, o trojan XorDdos acumula botnets que podem depois ser usados para ataques DDoS.

Típico ataques DDoS do trojan Linux XorDdos

O XorDdos é também conhecido por usar ataques de força bruta Secure Shell (SSH) para conseguir controlo remoto nos dispositivos de destino.

A empresa do Windows diz ainda que o malware usa diferentes técnicas para se manter escondido dos sistemas de segurança, o que lhe permite estar nas máquinas por um longo período de tempo sem ser detetado enquanto espera pela ordem para poder iniciar os ataques aos seus alvos.

Segundo a Microsoft, foi igualmente descoberto que os primeiros dispositivos infetados com este trojan Linux foram depois infetados com malware adicional, como o backdoor Tsunami, o qual implanta o minerador de criptomoedas XMRig.

Pode ver a informação completa revelada pela empresa aqui.

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Profeta
    Profeta

    E quantos desses ataques tiveram sucesso ?

  2. Avatar de Nuno Pinto
    Nuno Pinto

    Só falta dizer que o Windows é mais seguro… e que as contribuições deles para o kernel e afins foi na lógica embrace extend extinguish…

    1. Avatar de Luis Borges
      Luis Borges

      Isto ‘e um nao-assunto. Microsoft a falar para malta da Microsoft. Enfim.

  3. Avatar de Samuel MGor
    Samuel MGor

    E eu pensava que a Microsoft já tinha realizado que não pode destruir o Linux 🙁 Bem agora revelou que é uma empresa “feijão frade” (2 caras).

  4. Avatar de eu
    eu

    Logo a 1ª acção para se defender do XorDos ” use of Microsoft Edge”
    Sim claro. Nem parece nada mais uma jogada para ver se começam a usar mais o Edge…
    Vindo da Microsoft, é logo para desconfiar

  5. Avatar de Adeus
    Adeus

    A Microsoft agora acha que está na vanguarda da segurança. É o que andam a dizer aos clientes com o Windows defender Cloud. Estão a abandonar todos os esforços nos produtos on-prem com a desculpa que são menos seguros. Mas o que querem é que paguemos serviços. Se deixas de pagar vai tudo à viola

  6. Avatar de JS
    JS

    Microsoft a fazer das suas..

    1. Avatar de Pérolas
      Pérolas

      E,E,E…