ASAE apreendeu 3665 capacetes por falta de segurança

16 Comentários

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), realizou, nas últimas semanas, através da Unidade Regional do Centro – Unidade Operacional de Coimbra, uma operação de fiscalização, direcionada à verificação de requisitos em capacetes para motociclos.

Segundo um comunicado recente, a ASAE apreendeu 3665 capacetes por falta de segurança.

ASAE apreendeu 3665 capacetes por falta de segurança


Capacetes tinham informação falsa sobre homologação

Segundo refere a ASAE no seu site da internet e redes sociais, o objetivo era avaliar o cumprimento da obrigação geral de segurança, quando os operadores colocam ou disponibilizam no mercado capacetes certificados. Durante a ação,  verificou-se que o operador económico possuía em armazém dois modelos de capacetes que não cumpriam os requisitos legais, quer em termos de marcação, quer em termos documentais.

Um dos modelos de capacetes tinha aposta uma etiqueta de “Produto Certificado”, quando na realidade os capacetes não tinham sido objeto de certificação e o segundo modelo, tinha associada uma documentação de homologação da Alemanha, tendo-se concluído que o certificado não se encontrava válido para o efeito.

Em resultado da operação, a ASAE procedeu à apreensão de 3.665 capacetes num valor de 95.650,00 euros.

A ASAE revela que continuará a desenvolver ações de fiscalização, no âmbito das suas competências, em todo o território nacional, em prol de uma sã e leal concorrência entre operadores económicos, na salvaguarda da segurança e verificação do cumprimento da regulamentação vigente.

A ASAE é a autoridade administrativa de Portugal especializada para as áreas de segurança alimentar e fiscalização económica.

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de André R.
    André R.

    Choca-me mais este tipo de falcatruas, com equipamentos de segurança, como as famosas golas inflamáveis anti-fogo, do que as roupas da Hike, Andidas, Espuma, Lacosta, Reboka, etc, vendidas nos mercados…

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Nos mercados não vendem Andidas, é mesmo Adidas. E é por isso que são confiscadas. Se venderem malas Louis Vitonho, que não é marca registada, a ASAE não quer saber disso.

  2. Avatar de Theboice
    Theboice

    Pena que não resolvam o problema do consumidor ao esconder a ou as marcas para assim se protejerem, mas espera… pois… estamos na tugalândia onde se protejem os gatunos uns aos outros…

  3. Avatar de deeppurple
    deeppurple

    Isto é mau porque se trata efetivamente de segurança. Mas o cúmulo da hipocrisia é quando vejo muitos badamecos a andar sem capacete ou com alguns que parecem casca de ovo rachada, seja de scooter, trotinete, ou motoretas de baixa cilindrada… e não fazem nada!
    Sim, porque um atleta desses, mesmo a velocidades inferiores, se vai ao chão com a formatura ou leva uma pancada, não tem risco algum de segurança.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Há muita malta a usar capacetes não homolgados sim.

    2. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Mas ai a insegurança é uma opção pessoal de quem tem tal comportamento, aqui é alguém que está a vender gato por lebre é diferente, vamos nos comprar a uma loja por ser mais seguro e somos enganado.
      Eu pessoalmente só uso capacete porque é obrigatório, se fosse livre arbítrio não usava, a única pessoa que corre risco é o próprio, mas não há nada como andar de mota sem capacete 🙂

  4. Avatar de deeppurple
    deeppurple

    Raios partam a escrita intelejumentemente teimosa, tal como a possibilidade de editar comentários no PPL que há-de chegar em 2140.

    1. Avatar de Paulop Baptista
      Paulop Baptista

      +1

  5. Avatar de Paulo
    Paulo

    palhaçada. Isto em nada tem a ver com a seguranças mas sim com quem esta a perder o negocio do capacetes “oficiais”. Onde anda esta gente todos os fim de semanas nas feiras onde se vende o mesmo, brinquedos, comida, artigos de higiene entre outras coisas?
    Vivemos e somos governados por uma mafia.

  6. Avatar de Jonny
    Jonny

    Só iluminados por aqui…

  7. Avatar de Migas
    Migas

    A informação sobre a empresa que os vendia, marca e modelo dos capacetes devia ser tornada pública, para que quem tivesse comprado capacetes desses, pudesse reclamar e fazer a sua troca

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Tal e qual, a não ser que consigam garantir que ainda não tinham vendido nenhum, também é possível e ai está de certa forma a proteger a empresa se faz bem ou mal não sei.

  8. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Bem, são 3665 …

    Cá com um capacete !….

    😉

  9. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Pronto, o governo daqui a umas semanas já pode anunciar a distribuição de 3665 novos capacetes adjudicados directamente a uma entidade x, para segurança das suas patrulhas da praia…. no Inverno,

  10. Avatar de Xajus
    Xajus

    95650÷3665= 26€ / capacete