Algumas previsões para o ano de 2020

26 Comentários

A Internet transformou-se quase num bem necessário para o ser humano! De acordo com a empresa PwC, em 2020 existirão no mundo 7.4 mil milhões de pessoas e nessa altura mais de metade da população mundial utilizará Internet móvel.

Mas há mais coisas que podem vir a acontecer até 2020. Conheça algumas das previsões.

predictions


PWC: 52% da população terá Internet móvel

Actualmente as maioria das pessoas “amam” a Internet quase mais que tudo! Segundo a PwC, até 2020 muito transformações vão acontecer e mais de metade da população (em concreto 52% da população) acederá à Internet através de dispositivos móveis.

A PwC revela também que em 2020 os utilizadores usarão 82% do seu plafond para ver vídeos, algo que já é actualmente uma tendência.

sales_02

Em 2020 haverá mais utilizadores com dispositivos móveis do que com energia

De acordo com um relatório recente da Cisco, o número de dispositivos e ligações móveis inteligentes em 2020 deverão representar 72% do total de dispositivos e ligações móveis (36% em 2015).

A proliferação dos dispositivos móveis – incluindo phablets, uma mistura híbrida de smartphone e tablet –  está a aumentar, razão pela qual mais pessoas terão telefones móveis (5,4 mil milhões) do que eletricidade (5,3 mil milhões) e carros (2,8 mil milhões) em 2020.

mobile_001_thumb

Ericsson: 70% da população terá smartphone

Já a Ericsson revelou que nesse ano 70% da população terá o seu próprio smartphone.

Necessários 825.000 Profissionais TI até 2020

Segundo as previsões da Comissão Europeia, até 2020 são também precisos mais de 825.000 profissionais TI. Em 2015, a Europa fechou o ano com uma lacuna de aproximadamente 340.000 profissionais de TI. Para o ano que vem, em 2017, esta necessidade aumentará para praticamente 650.000 e é fácil perceber que, a menos que seja encontrada rapidamente uma solução com resultados de volume, teremos uma lacuna gigante em projectos de TI com graves tendências para aumentar essa lacuna!

Até 2020 serão precisos 15 mil informáticos em Portugal.

info_00_thumb

Apple Watch será o smartwatch mais vendido em 2020

Segundo um estudo apresentado pela BI Intelligence, a categoria das bandas fitness irá representar, em 2020, cerca de 42% da utilização deste tipo de equipamentos.

Em 2020 está previsto que o Apple Watch tenha conquistado cerca de 2/5 do mercado destes gadgets – saber mais aqui.

smartwatches1

Governo quer 30 Mbps em todos os lares até 2020

De acordo com o que foi publicado em despacho no Diário da República, o Governo pretende promover o desenvolvimento da infraestrutura de banda larga de forma a permitir que, até 2020, todos os cidadãos possam ter acesso à banda larga de velocidade igual ou superior a 30 Mbps e 50 % dos agregados familiares possa ter acesso à Internet de banda larga de velocidade igual ou superior a 100 Mbps. Ler mais aqui.

fast-internet1

Robôs poderão fazer 5 milhões de desempregados em 2020

Trabalhar sem parar, sem férias, sem fins-de-semana, não reclamam, não precisam de parar para almoçar, não ficam doentes e não são indemnizados quando são substituídos. Esta é a realidade que, associada ao desempenho e a outras características, muitas empresas já optam por substituir os seres humanos nas suas tarefas. Ler mais aqui.

pplware_robo_desemprego00-720x478

As subscrições de 5G vão estar disponíveis comercialmente em 2020

Em 2020, a tecnologia 5G vai multiplicar por 1.000 o volume de dados móveis e por 100 a velocidade de download, permitirá ampliar a largura de banda, baixar os preços e libertar espectro.

5G_001-720x461

O ano de 2020 parece ser um ano de mudança em várias áreas e em especial no mundo da tecnologia. Até lá, continuarão a fazer-se previsões que de certa forma ajudam a definir o futuro. Afinal até 2020 já não falta assim tanto tempo…

O que acha que poderá mudar até 2020?

Partilhar:
Tags:

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de alb
    alb

    Mas os relógios da apple não estão já à frente, nas quotas de mercado?

      1. Avatar de Aldinete Maria de Andrade
        Aldinete Maria de Andrade

        Bem interessante o robô trabalhar para o Ser Humano, eles não comem, não ficam doentes e faturam mais para o Empresário. Mas também, não gastam dinheiro. não vão comprar e nem consumir alimentos. E os seres Humanos todos morrerão por falta de trabalho e subnutrição. E o Patrão do robô, vai ter tanto dinheiro que quando morrer vai precisar fazer caixão com gavetas pra ele. Porque será um mundo só de robô. Não terá amigos. No Céu não entra dinheiro, só a humildade. Mas não se preocupe. O Patrão do robô terá pra onde ir com todo dinheiro dele. Vou rezar pela vida dele.

  2. Avatar de Portimão
    Portimão

    Acredito que o Apple Watch seja o mais vendido em 2020, assim como o iPhone é o smartphone mais vendido.
    São os que têm mais destaque.
    O Apple Watch é o relógio inteligente mais famoso, enquanto que no Android temos dezenas e dezenas, é mais difícil cada modelo se destacar, se bem que o Moto 360 é o rei dos smartwatches com o sistema operativo da Google.

    O que quero mesmo saber é se em 2020 a Samsung continuará a ser a marca não Apple mais famosa em smartphones com o seu Tizen e se o Tizen fará comichão ao Android. Algo que acredito, se tiver uma boa loja de apps logo de início e se o sistema for mesmo open source (que quase todos os amantes do Android prezam).
    O Tizen sendo fluido, tendo um bom suporte a atualizações, sendo bonito, aberto e tendo uma loja rica de apps tem tudo para fazer sucesso e tudo para encostar o Android à parede, pois os Samsungs são um pecado de hardware e são lindos que doi.

    É esta a minha grande curiosidade para 2020.

  3. Avatar de ro301
    ro301

    Vou-vos dar a minha opinião sincera porque também sei que este espaço é mais que um espaço de informática. É um espaço de debate. Não fico surpreendido com o que o mercado prevê. O que me deixa surpreendido é ainda continuarmos a achar que somos inteligentes por usar tanta tecnologia. É de lembrar que só sabemos usar a tecnologia porque ela é feita para até uma criança saber usar.

    O que me incomoda é saber que existe e existirá mais desemprego devido a mudanças na industria como a aquisição de robots. É verdade o que estão a dizer. Os EUA estão a modernizar as suas fabricas para 2020 conseguir competir com a china. Eles querem fazer com mais qualidade e mais barato. O desemprego vai aumentar. Porque realmente os robots vão ser cada vez mais uma prática.

    É também verdade que cada vez mais vão ser necessários homens e mulheres qualificados mas como vocês também disseram muito bem, não existe tanta gente tecnicamente formada e competente. Nem eu sou. O mercado necessita de pessoas muito qualificadas, não em diplomas, em conhecimento.

    O mundo não está preparado para a aceleração dos novos poderes. É aqui que tem de entrar os governos e no nosso caso a união europeia. A todos os que lerem isto, se não encontram trabalho na vossa área trabalhem noutras mas não desistam de estudar. Formação continua e muita calma e resiliência. Vamos ver se até lá não perdemos os nossos empregos.

    1. Avatar de David
      David

      Ponham a inteligência artificial a programar e a gerir as tecnologias para os programadores irem para o desemprego!

      1. Avatar de lol
        lol

        lol… isso só acontece se não mudarmos o sistema económico em que vivemos.

  4. Avatar de Sérgio Pimenta
    Sérgio Pimenta

    Anedota do dia: Apple Watch será o smartwatch mais vendido!

    Agora se dissessem X empresa chinesa terá não só o Smartwatch, como Tablets, Smartphones mais vendido do mundo, como por exemplo a Xiaomi!

    Falemos agora do presente (pois é importante para saber o futuro), porque é que a Apple está a ter problemas em termos de vendas? Aos poucos as marcas chinesas vão dominar o mercado com preços baixos comparando com esses gigantes.

    Ou seja só os chineses é que conseguem preços tão baixos ou seja vamos ser dominados pelos chineses, não pelos americanos, pois não conseguem ter margens de lucro tão baixas!

    1. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      Qd uma xiaomi começar a vender em lojas físicas falamos.

      1. Avatar de Pedro Fernandes
        Pedro Fernandes

        A electroaveiro já vende e é uma loja física.

        Agora os grandes centros já é outra história. Mas para quê adicionar mais um intermediário? Para aumentar o preço?

    2. Avatar de ro301
      ro301

      Sérgio Pimenta estás muito enganado. Não é por uma marca vender muito que a consideramos a que faz as tendências. O que essas empresas chinesas fazem chama-se engenharia invertida. Eles não criam novos produtos nem software. Imitam. Não têm valor intelectual. E mesmo o sistema operativo e a tecnologia não são surpreendentes.

      A apple sim. E eu nem compraria um smart watch deles porque são muito caros na minha opinião ainda não compensa. Mas são eles que estão a dominar este mercado sim!

  5. Avatar de Bruno
    Bruno

    Portugal continuará a não ganhar um Europeu!!!

    1. Avatar de Carlos Torres Lima
      Carlos Torres Lima

      Essa sim, é uma previsão realista. LOL

    2. Avatar de Telmo M.
  6. Avatar de Mendes
    Mendes

    Em 2020 o crApplewatch se calhar já nem existe.
    Prevejo o número de canais de televisão a fechar, melhores e mais interactivos conteúdos online, equipamentos chineses na vanguarda da tecnologia, mais seres humanos no planeta, falta de criatividade artística ao nível da musica ( vai mais um kizomba ?), incapacidade do Governo de Portugal fazer face ás dividas e corrupção no sistema bancário, e, claro está, ninguém ser preso… Para 2030, quase todos os equipamentos móveis terão ecrãs dobráveis ou mesmo até holográficos, a VR irá fazer mais gente estupida do que já existe actualmente, capacidade de computação poderá dar um salto gigante, se certas tecnologias forem adaptadas com sucesso…

  7. Avatar de Mendes
    Mendes

    Em 2020 o crApplewatch se calhar já nem existe.
    Prevejo o número de canais de televisão a fechar, melhores e mais interactivos conteúdos online, equipamentos chineses na vanguarda da tecnologia, mais seres humanos no planeta, falta de criatividade artística ao nível da musica ( vai mais um kizomba ?), incapacidade do Governo de Portugal fazer face ás dividas e corrupção no sistema bancário, e, claro está, ninguém ser preso… Para 2030, quase todos os equipamentos móveis terão ecrãs dobráveis ou mesmo até holográficos, a VR irá fazer mais gente estupida do que já existe actualmente, capacidade de computação poderá dar um salto gigante, se certas tecnologias forem adaptadas com sucesso…

  8. Avatar de J. Santos
    J. Santos

    Enquanto não mudar a mentalidade deste povo, anedotas, vão ser o divertimento ocasional de preferência. É importante que as mentes activas assumam a diferença é liderem

  9. Avatar de David
    David

    Ou seja o destino da Humanidade já está traçado, somos mesmo lemmings! Agora influênciados por esta noticia vou já comprar um relogio foleiro da apple!

  10. Avatar de ULHT sucks
    ULHT sucks

    Portugal irá perder mais um Europeu de Futebol, o Facebook poderá ser extinto graças às fortes restrições na política de privacidade, muitas pessoas ainda continuarão a utilizar os chamados dumbphones, teremos a possibilidade de ver TDT em quase 30% dos smartphones… E o Metropolitano de Lisboa irá começar as obras para os alargamentos previstos! Lol

  11. Avatar de Homo Erectíssimo
    Homo Erectíssimo

    Excelente artigo,Pedro Pinto,muito bom mesmo.Um abraço. 🙂

  12. Avatar de Jorge
    Jorge

    Vai obviamente haver mais desemprego, mas estou curioso quem irá plantar as batatas e cebolas.

  13. Avatar de Bmgc
    Bmgc

    O youtube irá correr em segundo plano nos smartphones?!
    Isso sim era evolução tecnologica xD

  14. Avatar de Helder Vaz
    Helder Vaz

    “Trabalhar sem parar, sem férias, sem fins-de-semana, não reclamam, não precisam de parar para almoçar, não ficam doentes e não são indemnizados quando são substituídos.”

    Quem é que vai comprar os que eles produzem!!!??? Imaginar isto a uma escala mundial, seria um mercado de patrões ou diria mais proprietários dessas máquinas…