App StayAway Covid: “Problemas” não deviam estar já resolvidos?

65 Comentários

Sim, deixou-se de falar da app StayAway Covid, numa altura em que é mais precisa que nunca! Os profissionais de saúde estão exaustos e muitos deles têm ainda de fazer “registo de contactos”. Esta podia ser uma tarefa “automatizada” com a ajuda da aplicação portuguesa de rastreio à COVID-19, mas não…

O ecossistema da app StayAway Covid continua com muitos problemas e ninguém os resolve!

App StayAway Covid: "Problemas" não deviam estar já resolvidos?


De acordo com o Jornal de Notícias, das 232 mil pessoas que testaram positivo, houve apenas 1.955 que usaram a aplicação para sinalizar que estavam doentes. O facto pode ser justificado por não terem recebido o código para inserir na aplicação.

O jornal refere ainda que o SNS24 fez mais de 750 chamadas devido a notificações da StayAway Covid, a aplicação que usa os telemóveis para alertar os utilizadores de contactos de alto risco com pessoas infetadas.

App StayAway Covid: Números baixos… pouca ajuda

Tal como já tem vindo a ser referido há algum tempo, a falta de códigos para inserir na aplicação tem sido um dos maiores problemas.

Sem código não são desencadeados os alertas para as pessoas que estiveram em contacto com o infetado. Além disso, continua a existir pouca sensibilização para a utilização da app. As pessoas continuam com muitas dúvidas, com medos e acabam por não a instalar.

Atualmente, segundo os SPMS, 2 645 168 portugueses têm a Stayaway Covid instalada. Mas apenas 1955 introduziram o código, isto apesar de, desde o passado dia 1 de setembro, terem sido registados 232 463 casos positivos.

A aplicação móvel StayAway Covid, lançada no dia 01 de setembro, permite rastrear, de forma rápida e anónima e através da proximidade física entre ‘smartphones’, as redes de contágio por COVID-19, informando os utilizadores que estiveram, nos últimos 14 dias, no mesmo espaço de alguém infetado com o novo coronavírus.

De relembrar que…

  • A app STAYAWAY COVID é segura
  • Não são usadas informações do GPS
  • A app é de instalação voluntária
  • Não são identificados contactos, ou seja, os dados transmitidos pela app são completamente anónimos
  • Não há registo que a app tenha influência negativa na autonomia da bateria
  • A pessoa que está infetada pode decidir se quer alertar ou não outros utilizadores
  • Não é preciso qualquer tipo de registo

Download…

Homepage: STAYAWAY COVID
Preço: Gratuito

https://pplware.sapo.pt/smartphones-tablets/portugal-stayaway-covid-tambem-ja-esta-disponivel-para-iphone/

Comentários

65

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Lourenço
    Lourenço

    Só pra lembra que está m**** custo quase meio milhão de euros

    1. Avatar de Franco
      Franco

      Vergonhoso mesmo

      1. Avatar de Há cada gajo
        Há cada gajo

        Vergonhoso mesmo foi ver a quantidade de gente, mais ou menos influente, a deitar abaixo a aplicação por causa da proteção de dados pessoais mesmo sem lhe terem posto os dedos em cima. Para deitar abaixo são os maiores. Para fazer algo construtivo, desaparecem de cena.

        1. Avatar de Milarilas
          Milarilas

          É a mentalidade de “esquerda”. Querem ser todos contra o sistema e têm todos medo do Big Brother mas são os primeiros a perseguir e a destruir quem faça alguma coisa que vá contra os seus ideais “liberais”.

    2. Avatar de Hélio Musco
      Hélio Musco

      Sim, 500 000 € vs 1 700 000 000 € para a TAP. Mas o mal está na aplicação que é super confusa de se usar, deve ser por causa dos mil e um botões que ela tem…

      1. Avatar de C.S.
        C.S.

        Mais um a confundir a estrada da Beira com a beira da estrada.

        1. Avatar de onurb82
          onurb82

          E no meio desta confusão é sempre o mesmo a pagar!!!

          1. Avatar de Rui Costa
            Rui Costa

            O desenvolvimento da APP não teve dinheiros públicos, logo o que paga o prejuízo da TAP não é o mesmo que pagou a App.

  2. Avatar de jYkA
    jYkA

    Alguém mamou à conta deste flop! Agora tem de ser impingido para nao levantar suspeitas!

  3. Avatar de Franco
    Franco

    Mas agora pergunto. Porque instalar uma coisa que não funciona?

    1. Avatar de SSD
      SSD

      Funcionar funciona. Agora não podes mandar uma app ca para fora fazer um video todo engraçado de 5 minutos e esperar que toda a gente perceba. Primeiro do dos profissionais de saúde que muitos ainda hoje não percebem como é que sequer se gera o código

  4. Avatar de acs
    acs

    Deixou-se de falar na App porque já não serve ao governo como desculpa para desviar as atenções.

  5. Avatar de nimboos
    nimboos

    Estou a ver que o problema não é a app… Quantos códigos foram gerados?

    1. Avatar de Miguel Cunha
      Miguel Cunha

      Sem duvida que acho que esse é um dos principais fracassos da APP e ninguém fala dele. Não são dados códigos as pessoas infetadas. Ou seja, mesmo que pudesse ter sido um sucesso no que toca a instalações, continuaria a ser um fracasso.

  6. Avatar de Carlos
    Carlos

    só para relembrar que esta frase é falsa: “2 645 168 portugueses têm a Stayaway Covid instalada”

    A frase correta é “2 645 168 portugueses TIVERAM a Stayaway Covid instalada, ja desinstalaram”

    1. Avatar de Vítor M.

      Onde diz que desinstalaram?

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Pois não diz mas para serem honestos deveriam dizer. Tb existem essas estatísticas.

        1. Avatar de Vítor M.

          Onde? Eu gosto de factos. Confesso que desconheço onde diga quem desinstalou, mas se tiveres essa informação, agradeço que a deixas…

          1. Avatar de carlos
            carlos

            ??? nao percebeu o que eu disse!

            Todos os sistemas metricos servem para sondar as instalacoes e desinstalacoes das apps devido á sua inação.
            Colocando nos jornais , revistas e sites que houve X instalações só estão a dizer meias verdades e a contribuir para uma informação falsa.
            O que eu disse é que deveriam dizer quantas instalações estão AGORA realmente a funcionar. Ou seja nunca mencionam quantas desinstalações da app foram feitas.
            Dou o meu exemplo … instalei a app 2x e desinstalei passado minutos.

          2. Avatar de Vítor M.

            Fonte: li no facebook. (factos e fontes sff)

          3. Avatar de Ru
            Ru

            Eu desinstalei. Esses números de download são uma farsa.

          4. Avatar de Vítor M.

            Se no teu telemóvel não dava, como desinstalaste se nunca tinhas instalado?

          5. Avatar de Samuel MG
            Samuel MG

            Quebro o silêncio para dizer que desinstalei e quem instalou recentemente foi devido a algo que está acontecer na Google Play Store todas a vezes que lá vou aparece um pop-up da app que tem 2 botões a dizer “Instalar” e “Mais Tarde”.

          6. Avatar de Vítor M.

            Quantos desinstalaram?

          7. Avatar de Ru
            Ru

            “Se no teu telemóvel não dava, como desinstalaste se nunca tinhas instalado?”

            Instalei, não funcionava por causa dos google services, desinstalei. Simples. Conto para a pseudo estatística desses números, porque fiz o download da app. Mas não a tenho instalada.
            Mais uma vez, números muito aldrabados. Downloads não é o mesmo que instalações a funcionar ao mesmo tempo. Mas para embelezar os números usam o número total de downloads.

          8. Avatar de Vítor M.

            Então não chegaste a ativar. Logo, nem conta como uma app que esteve no sistema.

    2. Avatar de eu2
      eu2

      Muitos já devem ter desinstalado, em vista da fama que a app tem ganho de não funcionar.

      Só sabemos +- quantas vezes a app foi descarregada, não quantas foi desinstalada nem quantas estão instaladas neste momento. Mas o número de instalações atuais é de certeza menor que o número de descarregamentos.

      A app foi mal publicitada. Muita gente pensa que a app só passa a alertar quem estiver perto depois de colocar o código, por isso acham que não vale a pena já porque já estão infetados e já vão ficar em isolamento. Devia ter esquemas e explicações claras dentro da app. Depois mandavam uma notificação a todos para verem essas novas explicações.

  7. Avatar de Digo Eu
    Digo Eu

    A App serviu os propósitos para que foi criada: desviar atenções da falta de planeamento atempado para um Outono-Inverno onde além da Covid haveria a Gripe, “distribuir” fundos públicos pelos amigos, e arranjar uma desculpa – que não “colou” – caso tudo falhasse – e essa desculpa era que as pessoas não tinham colaborado. Cumprida a “missão”, para quê continuar a falar nela?

    1. Avatar de AD9
      AD9

      Nada contra os outros pontos, aliás a falta de vacinas da gripe só demonstra, no mínimo a lentidão em adaptar se ás circunstâncias da parte do governo.
      Agora também acho que não precisas da app para mostrar que as não colaboraram.

      1. Avatar de Nightingale
        Nightingale

        A falta de vacinas foi devido à influência das farmácias e dos farmacêuticos que deram vacinas a todos que a queriam, mesmo que a quem não precisava. Claro que acabaram e nem chegaram para quem realmente precisava delas… Já para não falar que parte das vacinas do SNS foram enviadas para as farmácias para serem dadas por farmacêuticos, quando a prática até é ilegal. Só médicos e enfermeiros é que legalmente podem vacinar e até já estão processos em tribunal contra a ordem dos farmacêuticos. Claro que as farmácias querem ajudar… ao lucro que estão a ter com esta brincadeira… Falta de enfermeiros nas USF’s + papel predatório das farmácias + má gestão, foi o que levou a isto tudo… Senão, as vacinas chegavam sim para os grupos de risco.

  8. Avatar de Carlos
    Carlos

    a mim enerva-me é a pplware continuar a falar de uma falsidade que so serviu para tentar disfarçar a incompetência do governo

    1. Avatar de Vítor M.

      Não temos essa opinião, nem alinhamos noutras opiniões que são politizadas e sectárias. Não vemos por esse prisma. O nosso é sempre o da tecnologia e ciência. Tinha tudo para funcionar, não fossem os profetas da desgraça, os detetives secretos, os politizados e os bota abaixo. Está em causa uma ferramenta que pode ser (ou podia) um aliado de muitos portugueses, infelizmente não o foi.

      Quem lançou não está isento de culpas, mas o país está totalmente desorientado. Tecnologicamente tinha tudo para funcionar… faltaram as pessoas de ponta a ponta, é pena.

      1. Avatar de Afonso
        Afonso

        “Tinha tudo para funcionar, não fossem os profetas da desgraça, os detetives secretos, os politizados e os bota abaixo” sempre houve e sempre haverá os Velhos do Restelo.

        Conseguiram o que queriam, agora tem de gritar vitória…só é pena os que morreram à custa de tanta borrice, mas desses eles não se lembram… enfim

      2. Avatar de Ru
        Ru

        “Tecnologicamente tinha tudo para funcionar”
        Não tinha. Nem sequer funcionava no meu telemóvel.

      3. Avatar de Ru
        Ru

        “Tecnologicamente tinha tudo para funcionar”
        Não tinha. Nem sequer funcionava no meu telemóvel.

        1. Avatar de Vítor M.

          Como referi, tecnologicamente tinha tudo para funcionar. Como qualquer tecnologia, até a TDT, nunca funciona em equipamentos mais antigos, mas não invalida que a evolução aconteça e que estas tecnologias sejam postas em prática. Aliás, estavam eleitos uns milhões de portugueses e se esses usassem, era sem dúvida uma mais-valia para todos.

    2. Avatar de Ola
      Ola

      Eu não percebo este tipo de comentários sem factos. Isto agora qualquer pessoa pode fazer acusações só porque sim. Agora qualquer coisa é culpa do governo. Trata-se de uma app que funciona para o propósito que foi proposto aos programadores. O que não funciona é o resto do processo que envolve interacção humana. Aqui o que podem melhorar na app é tornar o processo mais robotizado. Mas isso implica um aumento de questões sobre privacidade e por esse motivo é que, pelo que entendi, a app foi desenhada desta forma.

  9. Avatar de Fernando
    Fernando

    Se não colocarem videos no Youtube, alguém vai lá ver seja o que for?
    O problema não é a app nem a tecnologia… são as “novas oportunidades” a falarem e a negarem que seja uma boa ferramenta… porque sim… à tuga…

    1. Avatar de eu2
      eu2

      Deviam colocar é na app logo na primeira página, onde toda a gente que a instala tem acesso. Ou numa notificação.

      1. Avatar de eu2
        eu2

        Uma notificação provocadora em termos de conhecimento da app -> click -> e vai para uma página com uma explicação/esquema que de caras não bate certo com aquilo que a maioria das pessoas acredita que a app faz.

    2. Avatar de Barta
      Barta

      o comentário sim, é a tuga… nem a comunidade médica vê valor na aplicação, mal estruturada e mal concebida para ser utilizada no dia a dia quer por pacientes quer por comunidade médica.
      Quando se desenvolve um projeto deve pensar-se em conjunto coma entidade que beneficiará da mesma, mas tenho a certeza que tal não foi feito.
      Se tivessem pensado veriam que seria simples, o mesmo sistema que analisa poderia emitir o código e o mesmo ser impresso no documento e no final do dia exportado para o sistema. Se assim fosse, faria sentido e com certeza a maioria usaria a app.
      Quando cobram 400mil por uma aplicação o mínimo era pararem para pensar no que fazer.
      Eu acho que aqui o importante foi receber o dinheiro e apresentar algo.

  10. Avatar de carlos
    carlos

    Ao menos em França diz-se a verdade toda:

    “As perguntas feitas à eficácia das apps de contact tracing mostram ter razões para existir, com o caso francês a demonstrar que a app de pouco ou nada serve. A app foi descarregada por 2.4 milhões de pessoas (de uma população de 67 milhões), sendo preciso descontar 700 mil pessoas que desinstalaram a app, e ainda um número relevante mas não especificado de pessoas que a descarregaram mas nunca activaram.

    O que é certo é que até à data foram enviadas menos de 200 notificações para estes utilizadores.”

  11. Avatar de Barta
    Barta

    1. Não é processo automático, continua a dar trabalho a quem faz os testes.
    2. A aplicação e o conceito foi muito mal pensado.
    3. Inacreditavelmente esta APP custou 400mil, isto foi negócio para encher os bolsos de alguém.
    4. Nem o sistema de saúde acredita na funcionalidade da APP, por isso a mesma é ignorada.
    5. Alguém devia pagar a APP e ser responsabilizado pelo esquema fraudulento que desviou 400mil ao cofre do estado, ou seja, ao nosso dinheiro.

    1. Avatar de Ola
      Ola

      Os 400mil foi do estado?

  12. Avatar de Julio
    Julio

    olha se não fosse esta noticia nem me lembrava que essa porcaria ainda existia. obrigado pplware por me relembrarem em não instalar esta banhada <3

  13. Avatar de Luís
    Luís

    Pois a mim a Google Play Store lembra-me todos os dias.

    Assim que vou à loja pesquisar ou atualizar uma app, assim que entro na loja recebo logo esta notificação na página inicial da Play store na aba apps:

    “Notif. de exposição à COVID-19” – Obtenha a app para a sua área.

    E pronto estou sempre a levar com isto!!

  14. Avatar de aquele
    aquele

    Alguma vez pensaram em ter a app open source?
    Se calhar toda a polémica de tracing deixaria de existir…
    Se calhar os milhares que foram para o bolso de alguém podiam ter sido usados antes no SNS…
    Continuem a votar neste governo… para quem vota, já os restantes, chorem agora.

    1. Avatar de Vítor M.

      Mas o código da app não está todo publicado? O problema não está na app, não se enganem. Está na forma como os responsáveis a promoveram, está na forma como os portugueses atualmente reagem a tudo, com desconfiança, com crítica fácil e sem suporte informativo… o problema está também em termos pessoas que fazem questão de politizar tudo, para servir de arma de arremesso a um governo que se mete a jeito (e está derrotado com a realidade dos factos e com as cedências que são maus exemplos para os portugueses). Depois a frustração que as pessoas hoje vivem com este tempo pandémico, as condições emocionais das pessoas que muitas vezes procuram alvos a abater, sacos de porrada para aliviar a alma. Não culpem a tecnologia, essa foi bem pensada, o resto, os médicos que não cumpriram, os doentes que não colocaram os códigos, os negacionistas que são uma doença dentro da doença, e outros entraves “humanos” é que minaram o sucesso da app.

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Não vale a pena…a malta não quer aprender. É pena, com tanta informação nem dúvidas deviam existir.

      2. Avatar de Barta
        Barta

        Eu pessoalmente acho que o problema está na forma como a aplicação foi projetada, penso que não foram pensadas todas as variantes ( user/controlo/arquivo ) ou seja, penso que não foi planeada a integração da aplicação com os restantes sistemas. Por 400mil seria de planear a interligação.
        Seria fácil o sistemas ao emitir a analise e o resultado positivo gerar o código ( aqui gastavam 100mil ) e no final do dia era exportado para a base de dados da APP que está alojada no servidor ( mais 100mil ), por ter desenvolvido a app e a integração do sistema levavam mais ( 100mil ) e ficaria o restante para encher o bolso de alguém.
        Assim quase não haveria intervenção humana no processo e a APP só teria que ler a base de dados e atualizar as app’s.
        Isto seria muito mais funcional que o que agora está implementado e seria possível, inventem as desculpas que quiserem.
        O problema é que não foi pensado o que foi desenvolvido.

        1. Avatar de Vítor M.

          Bom, os 400 mil euros de facto poderiam ajudar a fazer mais, é verdade. Contudo, pelo tempo disponível, a app, a meu ver, está bem feita e recorre a tecnologia que tem a ajuda da Google e da Apple. Ora logo aí essas empresas limitaram a app a determinados equipamentos. Mas repara, se os que eram compatíveis instalassem, se os médicos dessem os códigos, se as pessoas se dessem ao trabalho de perceber como usar (como o outro que entre no restaurante e sacar o smartphone e “rastreia” o espaço para procurar pessoas contaminadas) tudo seria mais útil. Mas não foi assim, pelas razões que já elenquei.

          Agora, tolo foi quem achou que as pessoas se iriam reunir em volta de uma ferramenta de ajuda comum.

          1. Avatar de Barta
            Barta

            O problema é a variante Humana, já se sabia que tal iria acontecer inevitavelmente, e se alguém pensou o contrário foi muito inocente. Ou o processo consegue ser autónomo, apenas com a exportação dos resultados gerados automaticamente pelo lab e importação direta, poderia até funcionar.
            Os laboratórios não se vão dar a trabalho extra, os médicos não se vão dar a esse trabalho, as pessoas depois de infetadas nem responsáveis são para ficar de quarentena, quanto mais inserir um código.
            Com o tempo de demora entre a pessoa fazer o ter sintomas, fazer exame, ter resultado que em muitos casos demora entre 1 a 2 dias, provavelmente a informação já está obsoleta.
            A intenção pode ter sido boa, não digo o contrário, mas o que está apresentado não vale nem metade do que foi pago nem tem a eficácia pretendida.
            Tenho alunos de 12º programação que apresentaram propostas de projetos com fluxogramas mais assertivos que esta app apresenta.

          2. Avatar de Teclassoltas
            Teclassoltas

            Barta, grande comentario.
            É exactamente esse o problema, quem projectou isto é um zero.
            E repara que foram 400 mil pro frontend, porque o backend estava feito… e mesmo assim falharam.
            A questão da “segurança” é parvoice que serve para partidos se andaram a mostrar nas tvs, mas ralmente quem projectou isto é um cepo. Excelente oportunidade para mostrar qualidade em desenvolvimento de software nacional,e saiu algo totalmente disfuncional.

          3. Avatar de Lourenço
            Lourenço

            É fácil por a culpa nos médicos e nas pessoas quando o problema é que os códigos demora no mínimo 4 dias a gerar depois de obter um teste positivo. A maior parte das pessoas nem se quer chega a receber os códigos. Mas claro que a aplicação está muito bem feita, tirando a que está mal feita.

          4. Avatar de Vítor M.

            A culpa, como eu referi, é do elemento humano, não culpem a tecnologia. Houve falhas de ponta a ponta e muitas delas propositadas para o sistema falhar. Serviu de arma de arremesso à política, às reivindicações dos profissionais de saúde, serviu de desculpa aos ignorantes e para aquilo que realmente deveria servir… falhou. Pronto, está tudo contado.

          5. Avatar de Asdrúbal
            Asdrúbal

            Claro que o problema está na variável humana!!!
            Não apenas no “utente” negacionista mas em todo o processo, se não vamos lá a ver (factos verídicos):
            . A minha irmã estava com sintomas e foi mandada fazer o teste
            . TRÊS dias depois dos sintomas, lá foi fazer o teste
            . Passados TRÊS dias de fazer o teste, recebe o resultado, nada de código
            . Liga para a SNS24 a perguntar pelo código para inserir na APP, e como deveria proceder. Respondem-lhe que deve aguardar por um SMS
            . Passados DOIS DIAS de receber o resultado recebe um telefonema do médico de família, além de outros assuntos, volta a perguntar pelo código ao que o médico lhe responde que não faz ideia, mas que deverá ser enviado automaticamente por SMS (deve aguardar)
            . Passados NOVE dias de ter ido fazer o teste, recebe um telefonema de acompanhamento (por alguém do SNS24) onde lhe é dito que já pode retomar a atividade normal, mas ainda é recomendado ficar em casa CASO POSSA estar em teletrabalho. A minha irmã volta a pedir o código, onde lhe dizem que vai receber por SMS, tem que aguardar
            . 15 DIAS DEPOIS de fazer o teste, volta ao escritório, ainda sem código para inserir na APP
            . Isto já foi no inicio de Novembro e ainda não recebeu o código

            Assim, não há APP que valha, não funciona!!!

  15. Avatar de Xnelox
    Xnelox

    Na minha opinião, a aplicação veio com o principal objectivo engordar os bolsos de alguns aquando a adjudicação do desenvolvimento desta, depois veio tentar ajudar nos pontos que a propaganda apresenta para a aplicação.

  16. Avatar de Haja Paciência
    Haja Paciência

    O Covid é uma conspiração, as vacinas são para nos controlar, a Terra é plana e a app foi desenvolvida por algum primo do governo apenas para desviar atenções. E é isto em pleno século XXI

    1. Avatar de Asdrúbal
      Asdrúbal

      Pois… e já leste a notícia acerca do telescópio Arecibo? Ninguém me convence que não foram os Aliens para nos poderem espiar sem darmos por nada…

  17. Avatar de Crow-
    Crow-

    Já desinstalei. A app provou-se inútil como já se previa e estava-me a dar cabo da bateria.

  18. Avatar de Asdrúbal
    Asdrúbal

    Outra vez arroz?

    Jovem, compreendo que aches que o covid seja uma farsa, mas faz um favor a toda a gente, resume-te à tua ignorância, fica quietinho no teu canto, pelo sim pelo não, não causes estragos aos outros

  19. Avatar de SAPO
    SAPO

    Se só 1% dos infetados metem o dito código, não vejo utilidade nesta aplicação…
    Bye bye, Stayaway Covid

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      se só 1% colocou o código porque a DGS só deu 1% dos códigos para meter na app, falo por mim e por muitos que tem a app instalada e estiveram infetados e códigos nem velos… eu inclusive quando estive infetado e o fulano da DGS me ligou eu próprio perguntei quem e quando me forneciam o código da app, a resposta dele, não faço a mínima ainda não o contactaram ou enviaram um sms?
      É por isso que nada funciona, quem vem a traz que feche a porta que ninguém quer saber , é o que eu penso, gastam milhares de euros só para ficarem bem na fotografia. ESTA MAIS QUE VISTO QUE A APP FOI UM FRACASSO.