Usa o antivírus da Avast? Então é provável que os seus dados estejam a ser vendidos

40 Comentários

O antivírus da Avast é um dos preferidos de muitos utilizadores. Cumpre com o que lhe é pedido e garante a segurança necessária aos equipamentos onde corre e que quer proteger. Esta segurança está agora em causa, com uma simples descoberta feita.

Fruto de uma investigação realizada, foi provado que os dados que o Avast recolhe estão a ser vendidos. Em alguns casos valem muito dinheiro e grandes empresas estão já a pagar por eles.

Avast dados vendidos antivírus Jumpshot

A Avast está a vender informação dos utilizadores

Esta não é a novidade que muitos esperavam do seu antivírus de eleição. A descoberta surgiu agora numa investigação feita pelos sites Motherboard e PCMag e revela uma realidade que muitos não queriam que fosse verdade.

Do que foi revelado, muitos dos dados que o Avast recolhe estão a ser vendidos a empresas como a Google, a Microsoft a Home Depot ou a Pepsi. Não está a ser comercializado diretamente pela Avast mas sim por uma das suas subsidiárias, a Jumpshot.

Avast dados vendidos antivírus Jumpshot

É a Jumpshot que faz o negócio com as gigantes

O preço praticado tem variado, mas há casos em que alguns milhões de dólares foram pagos para ter acesso a estes dados. Do que se sabe, estes estão a ser entregues de forma anónima, mas os especialistas receiam que possam ser rapidamente revertidos.

Os dados vendidos incluem muita informação privada dos utilizadores, onde estão registadas as pesquisas no Google, as pesquisas de localizações no Google Maps, atividades nas páginas do LinkedIn, visitas a vídeos do YouTube e até dados de visitas a sites de pornografia.

Os dados vendidos são imensos

Há um serviço da Jumpshot onde todos os cliques são registados, recolhendo assim informação de todas as visitas e pesquisas feitas pelo utilizador na Internet.

Este chegou a ser vendido em 2019 por quase 250 mil euros. Aqui estão dados de eventualmente mais de 100 milhões de dispositivos de mais de 350 milhões de utilizadores.

Avast dados vendidos antivírus Jumpshot

Este antivírus tem estado sobre investigação

A Avast alega que só recolhe os dados dos utilizadores que autorizaram, mas não informa que o destino destas recolhas é a sua venda.

Esta é apenas mais uma situação de recolha de dados pela Avast. Recentemente a Mozilla e Google retiraram as suas extensões pelas mesmas razões e já antes outro software esteve em avaliação.

Usa estas extensões no Firefox? Cuidado que recolhem mais dados que o esperado

Comentários

40

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Quando tinha o Windows XP usava-o,mas há muito tempo que o deixei.Prefiro,sem dúvida alguma,o antivírus nativo do sistema,o Windows Defender,no Windows 10.Vale mesmo a pena. 🙂

    1. Avatar de Infinity
      Infinity

      +∞ , aliás tem obtido excelentes resultados!

    2. Avatar de Spoky
      Spoky

      Abre um ou três Ransomware, até daqueles mais antigos e logo vês se o Windows Defender te protege ou não. Abre um Ransomware recente a ver se detecta e elimina, ou melhor mete em pausa, executa-o e liga o Windows Defender quero ver-lo a eliminar ou impedir.

      E para não dizerem que é mentira: https://youtu.be/sE-xdb9hTqY?t=288 nada melhor do que ver-lo em ação.

      Boa sorte!

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Hoje em dia o Defender rivaliza com qualquer AV no segmento particular, empresarial já é outra conversa. De notar neste vídeo é ele teve de desligar o Real Time Protection para conseguir infectar o PC, ou seja não me parece um teste válido. Se estivesse ligada, não seria infectado.

        1. Avatar de Spoky
          Spoky

          Errrhh, eu não sei se tu reparaste mas ele ligou o Real Time Protection…

          Tens de reparar melhor antes de dizeres tal coisa, minuto: 3:51

          Ele só desligou para usar o script que automaticamente executa os ficheiros infectados.

          E mais uma a maioria desses “samples” ou seja são mesmo virus / malware / adware o que quiseres chamar são recentes ou pelo menos não muito antigos.

          Só ai já ves a eficácia do mesmo e mais para a frente no video, ves o Defender a deixar de realizar bem o seu trabalho… se reparares na quantidade de janelas que abre.

          O Defender é bom para quem tem noção do que anda ai a fazer, para quem faz muitos downloads e navega muito e ainda juntando familia, pais e irmãos, a festa é outra por muito cuidado que tenhas, o defender não é suficiente.

    3. Avatar de William
      William

      O Windows Defender também colhe dados seus, só que quem colhe é a Microsoft e também vende-os.
      Não é muito diferente.

    4. Avatar de David Duarte
      David Duarte

      O windows defender não chega perto do Avast.

  2. Avatar de David
    David

    VERGONHA!!! CHEGA!!!

  3. Avatar de Bruno Mota
    Bruno Mota

    “Este antivírus tem estado sobre investigação”

    Há uma enorme diferença entre sob, e sobre, são o oposto.

    1. Avatar de Manekas
      Manekas

      Exactamente. O antivírus está sob investigação porque há uma investigação sobre o antivírus.

  4. Avatar de Informático Amador
    Informático Amador

    Bem, na Miui global 11 do Pocophone F1, o antivirus é o Avast, a alternativa é o “AVL” que ao que parece, não leva atualizações desde 2018. Será de ignorar ambos e colocar o bitdefender antivirus free ou o Sophos? Ou à outra solução? Opiniões avalizadas agradecem-se

  5. Avatar de eu
    eu

    Há e tal é free.
    Já disse e volto a dizer, não há almoços grátis.
    Só um anormal é que acredite que uma “empresa” com empregados dá o seu produto de graça.

    1. Avatar de Milhais
      Milhais

      Mas isso devia ser básico. As pessoas reclamam dos anúncios, reclamam de vender os dados e reclamam se e pago. Como querem eles que as empresas paguem aos empregados? Parece que as fortunas aparcem por magia.

      1. Avatar de ervilhoid
        ervilhoid

        Errado! até parece que a Avast ou empresas do género só tem 1 produto e Free…
        as pessoas usam de boa fé, a ética da empresa é que não é a melhor.

        e depois chamas anormal aos outros mas que produtos pagos tens? já pensas-te que alguns pagos também podem vender informação? que garantias temos?

  6. Avatar de Jota
    Jota

    Quer dizer, o próprio antivirus é um virus? Posto isto, em quem confiar?

    1. Avatar de GMan
      GMan

      A escolha de Antivírus depende da opinião de cada utilizador. Não existe uma solução de segurança perfeita que resolva 100% dos problemas. No mercado, existe algumas soluções de CiberSegurança que prometem proteger o utilizador e que por vezes acabam por abrandar o PC como também não protegem nada (como é o caso das soluções de Segurança Chinesas (Baidu, 360 Security, Tencent, I0BIT, GLARY Software, Wise) que criam essas soluções para ganhar dinheiro, ou seja, lucram com publicidade e não se focam no seu objectivo “Protect the User”. Eu pessoalmente recomendo a utilização de boas soluções de Segurança (gratuitas) como é o caso do Kaspersky Security cloud Antivírus e Bitdefender Free Antivírus que normalmente estão sempre bem posicionadas nos testes de laboratórios independentes.

  7. Avatar de Manuel
    Manuel

    Há anos que não utilizo antivirus. Só travam o sistema e introduzem novas falhas de segurança, quebram o ssl no browser e ainda por cima acontecem estas coisas de vender os dados.

  8. Avatar de Diogo Nunes
    Diogo Nunes

    Nada como usar ESET 🙂

  9. Avatar de Bruh
    Bruh

    Mas isto é novidade para alguém? Eu uso o avast há muitos anos. Não tenho dinheiro para andar a gastar em antivirus, uso o que há e já sei ao que estou sujeito. De qualquer das maneiras fui lá desactivar a opção de partilhar dados. Se isso faz realmente alguma coisa, não faço ideia. O programa é levezinho e faz o trabalho que lhe compete. Sempre tive pc’s muito fraquitos e o avast não chateia muito, por isso, vai continuar a ser usado.

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      Pela sua forma de pensar (que eu respeito) talvez os programas de “defesa” qo próprio Windows sejam mais que suficientes…é mais leve (faz parte do SO),nada intrusivo intrusivo,poucos recursos do PC utiliza e os dados que recolhe é os da utilização do próprio SO.Além de que está bem classificado nos sites comparativos de anti vírus! É o que utilizo…sem queixas!

    2. Avatar de Spoky
      Spoky

      Se soubesses onde comprar um antivirus pago por menos de 20€ não dirias isso. ESET é mais leve, não te chateia e faz UM TRABALHO 10X melhor que o Avast.

      Onde comprar uma licença (chave) barato e confiavel? Ebay e lojas de keys tipo g2a, Allkeyshop. No entanto no ebay para mim é mais confiavel.

      Arranjas por menos de 20€ nem que seja do ESET, Emsisoft, BitDefender, GDATA, Kaspersky são os melhores e encontras a preços bem acessíveis (praticamente equivalente a 2 carteiras de cigarro).

      1. Avatar de Márcio Mendonça
        Márcio Mendonça

        Mas essas licenças baratinhas vendidas no eBay… Não confio muito, pra treta…

        No site Kabum ou Saraiva tem licenças ESET e Kaspersky (kid) por menos de r$50.

  10. Avatar de André
    André

    Eu uso a versão paga tanto no Android quanto no PC, já uso a mais de 15 anos. Usei por mais de 7 a versão free nunca me encomodei com nada o melhor e mais leve antivírus que encontrei, não pretendo parar de usar. Funcionava bem até no meu primeiro PC que era bem fraquinho, nesse mundo não há nada de graça.

    1. Avatar de Spoky
      Spoky

      “o melhor antivirus que encontrei” totalmente mentira, não é o melhor. Nem nunca será. Pagaste por algo “inútil” por esse preço o ESET, Emsisoft, Kaspersky, BitDefender que são suites muito mais completas, e com tecnicas avançadas como Machine Learning, entre outros.

      O Kaspersky é conhecido por ser um dos melhores antivirus, com boas proteções e inovações na area de cibersegurança, o ESET é conhecido por ter uma base de dados muito rapida e actualizada e por ser MUITOOO LEVE NO PC.

      Avast tem em sua posse o AVG e CCleaner. ESET funciona nos pcs fracos 😉

      1. Avatar de Rui
        Rui

        AVG e CCleaner, mais 2 produtos a evitar !!!

        1. Avatar de Andre
          Andre

          Não uso nenhum dos 2. Ccleaner é encheção de linguiça.

      2. Avatar de Andre
        Andre

        Mentira pra vc, eu ja testei alguns do que vc citou e nenhum me atendeu bem, Avast é o melhor e tem múltiplas plataformas, Uso no PC e Android. Pode ser “inútil” pra vc, eu uso e não vou deixar de usar tenho licença pra mais 2 anos. Não existe antivírus perfeito.

  11. Avatar de Fernando Machado
    Fernando Machado

    Cómodo antivírus.

  12. Avatar de Dani
    Dani

    Em qualquer SO, Apps, Sites, redes sociais ou até um simples telemóvel existem termos de utilização e política da privacidade. Se não aceitam simplesmente não usam. Eu antes de usar mexo as definições de privacidade…

  13. Avatar de César Oliveira
    César Oliveira

    Mas os dados vendidos serão só da versão grátis ou também da versão paga ?
    Penso que essa questão também é muito importante.

  14. Avatar de Mike80
    Mike80

    Utilizo o Avast há largos anos, sempre me serviu bem e continua a servir, tenho a versão Premium que tem várias ferramentas que são bastante úteis e sinceramente, apesar desta notícia, irei continuar a utilizá-lo (não me surpreende a notícia, poderá ser uma prática ética e moralmente errada mas penso que é algo que na verdade TODOS fazem, a Avast só teve ‘azar’ de ter sido apanhada…).

    1. Avatar de Spoky
      Spoky

      Rir para não chorar, a maioria da versão premium estão disponiveis na grátis e a maioria dessas funções são limpezas, aceleramento coisas inúteis que podes ter com software open source.

      Tipo BleachBit entre outros. Posso te garantir que gastaste mal o teu dinheiro, isso garanto-te! Com tão melhores antivirus pagos no mercado foste logo para esse? Mais valia teres ficado pela versão grátis.

      E estas muito mal informado deixa que te diga, por exemplo o ESET utiliza tecnicas avançadas para detetar malware na memoria, o Emsisoft por exemplo é uma empresa bastante conhecida por lançar ferramentas para ajudar a desencriptar ransomware, de tal forma que até chegou a ser ameaçado tanto ele como a sua familia por criminosos, por estar a fazer isso de forma gratuita.

      E o AVAST onde anda? Posso te afirmar, que não é dos melhores que anda por ai. Cumpre o seu trabalho, mas um malware mais sofisticado da a volta a isso que nem uma jarda.

  15. Avatar de Spoky
    Spoky

    Esperavam o que? A maioria das pessoas que conheço amigos e familiares usa Avast ou AVG (são a mesma empresa), é obvio que vendem dados. E agora que a Avast comprou recentemente o CCleaner… (duvido que não tenham o CCleaner instalado..)

    Vendem dados, porque não há almoços grátis. Na versão gratuita prometem muitas funcionalidades, o que é ridiculo, quando se vai ver metade delas nem são grátis como anunciam, alem de que. Tem funcionalidades grátis cujo deveriam ter na versão paga.

    Isto para dizer que o software “pago” da Avast, não vale um centimo. A maioria dos módulos de proteção estão na grátis.

    E é obvio que a maioria usa a versão grátis, a versão paga nem compensa. NEM EU PRÓPRIO pagaria por ela.

    ESET, Emsisoft, BitDefender, Kaspersky (existe versões grátis), são os melhores.. O ESET é muito leve, consegue-se bem barato uma licença no ebay e outras lojas de chaves, por menos de 18€

    1. Avatar de William
      William

      Kaspersky vende seus dados para o governo russo

      1. Avatar de Spoky
        Spoky

        Recentemente Eugene Kaspersky lançou um video acerca disso oficial, onde diz que pode dar o código fonte para ser examinado, porque não trabalha para o governo russo nem tem nada a esconder.

        O mesmo se disponibiliza a entregar para ser analisado, o problema é que são meras acusações, porque ainda não fizeram o pedido? Pois.

      2. Avatar de Márcio Mendonça
        Márcio Mendonça

        Não ser da pra afirmar que sim, nem que não…

  16. Avatar de jorge
    jorge

    Usem o antivirus que usarem os dados sao todos vendidos, isto é so publicidade para deixarem de usar o avast e migrarem para outro tipo qualquer de antivirus, até quem me diz a mim que até as proprias empresas dos sistemas operativos vendem os dados, eu uso mac osx, se venderem que aproveitem bem os centavos.

    1. Avatar de David Duarte
      David Duarte

      Sem dúvida. Ridículo continuarem a criar artigos com esta difamação e desinformação.

  17. Avatar de David Duarte
    David Duarte

    A Microsoft vende, o Facebook vende, a Google vende… Mas se o Avast vende é um escândalo. Caso não se tenham apercebido, os dados são os mesmos.
    O importante é que é muito bom, o melhor gratuito.

  18. Avatar de Adérito de Jesus Gouveia Morais
    Adérito de Jesus Gouveia Morais

    Meus senhores, percebo pouco de internet , mas caramba, podiam deixar de ler a cartilha como fazem os comentadores de futebol televisivos ? já tenho 70 anos e ainda só caio quando estou distraido . Aderi ao Avast porque só acredito em mim e foi a primeira empresa que ( no momento ) me disse que era gratis o antivirus e pronto. Se a empresa comercializa os meus dados nao tenho qualquer problema pois não tenho segredos. Digladiem-se com palavras que faz bem à saude . Pelo menos ajuda a retardar a demencia.