Antenas da Starlink desligam-se quando atingem os 50 ºC

50 Comentários

O projeto de internet global por satélite da Starlink contempla no espaço uma constelação de satélites e na Terra uma constelação de pratos, antenas “parabólicas” que são portáteis e podem captar receber sinal de internet em qualquer parte do planeta. Esta é pelo menos a ideia que a SpaceX, proprietária da Starlink, está a vender. Aliás, já esperamos que o serviço chegue a Portugal. Contudo, a antena parece que aos 50 ºC de temperatura entra em modo de proteção térmica e desliga.

Um utilizador nos Estados Unidos regou o prato para o arrefecer, mas o superaquecimento deixou-o offline durante 7 horas.

Imagem antena Starlink para internet por satélite


Antena terrestre Starlink é sensível ao calor

O projeto Starlink é já sobejamente conhecido, até pelos avistamentos que as pessoas, um pouco por todo o mundo, têm tido. Comboios de satélites a passar na noite escura que fazem parte de um projeto de cerca de 12 mil satélites que irão cobrir o planeta como uma rede de malha apertada fornecendo internet a todos os cantos do globo.

Portugal, conforme já havíamos dado a saber, espera começar a receber o sinal dentro de poucas semanas, pelo menos foi isso que foi prometido. Aliás, as aplicações móveis para iOS e Android, já estão disponíveis.

Um utilizador beta do serviço Starlink no Arizona disse que ontem perdeu o serviço de Internet mais de sete horas quando a antena parabólica superaqueceu. Assim, este parece ser, para já, um problema do serviço que, seguramente, em muitos países irá aborrecer os clientes.

Quando o serviço de Internet de banda larga por satélite do utilizador foi interrompido, a aplicação Starlink forneceu uma mensagem de erro que dizia: “Off-line: encerramento térmico.” O prato “superaqueceu” e “o Starlink vai ligar-se de novo depois de arrefecer”.

O utilizador, chamado Martin, publicou o screenshot da mensagem de erro no Reddit. Segundo ele, depois de contactar o suporte da Starlink, ficou a saber que “A antena entrará em encerramento térmico em 122F (50 ºC) e reiniciará quando atingir 104F (40 ºC).”

 

Problema preocupante num kit que custa 500 euros

O cliente então decidiu deitar um pouco de água sobre o prato para o tentar arrefecer. Assim, depois da temperatura chegar ao ponto de funcionamento em segurança, tudo parecia ter voltado ao normal.

A correção foi temporária. Quando desliguei o sprinkler, [o prato] aqueceu novamente e ligou durante alguns minutos e voltou ao encerramento térmico. O superaquecimento começou naquele dia por volta das 11h30 e voltou definitivamente por volta das 19h. Agora vou a uma loja de ferragens para obter materiais para construir uma cortina solar/vela ao redor da antena para ver se o calor não afeta a ligação e a velocidade.

Comentou o utilizador à Ars.

Imagem kit antena Starlink para internet por satélite

Este problema não atinge só este utilizador. Aliás, a Starlink refere que o equipamento funciona entre as temperaturas de -5 ºC até aos 40 ºC. Sendo este prato de colocação exterior, em muitos locais e estações do ano, o serviço poderá ser um problema.

Facilmente em Portugal, em muitas zonas do país, as temperaturas atingem valores para lá dos -5 ºC e, em pleno verão, com o nosso sol, os 40 °C também não serão difíceis de atingir.

Portanto, este é um serviço que requer sombra e locais amenos.

 

Leia também:

Portugal: Internet via Starlink por 99 euros por mês (+ 400€ de hardware)

Comentários

50

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Berto
    Berto

    O problema das sombras é que vai criar zonas de obstrução com os satélites.

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      o prato deve ser sempre apontado para o mesmo lado, tendo sombra e estrotura de sul não devia criar obstrução e fazer sombra boa parte do dia.

      1. Avatar de Berto
        Berto

        a antena move-se, não sabe o principio de Starlink.

        1. Avatar de eu2
          eu2

          Não deve precisar dos satélites que estão na direção do sol.

        2. Avatar de rjSampaio
          rjSampaio

          movem muito pouco… e estao “sempre” viradas para norte.

          Se calhar devias ir aprender o prencipio do starlink e das orbitas dos satelites mesmo.

          1. Avatar de Berto
            Berto

            Por acaso aprendi e muito, e nesta faze inicial, como há menos satélites move-se constantemente. E entre o sol e a antena há satélites. Se funciona-se já o teriam feito, não vem os tugas inventar a roda.

          2. Avatar de rjSampaio
            rjSampaio

            estas por acaso a dizer que quando houver mais satelites, o prato deixa de ter de apontar para norte?

            É que o que dizes não influencia nada…

          3. Avatar de Berto
            Berto

            Exatamente o contrário, quando houver mais satélites ficará quase fixo para o norte, mas por agora irá “procurar” satélites visto não haver cobertura a 100%

          4. Avatar de rjSampaio
            rjSampaio

            epa entao o meu googlefu esta a falharme, nao vejo ninguem com ele a apontar sem ser para norte, sera quem te a ver com a orbita dos satelites secalhar… e para sul no hemisferio sul…?

            epa sera que isso ate esta escrito na pagina https://www.starlink.com/faq?

    2. Avatar de João Santos
      João Santos

      Mais ou menos… mas não, na verdade.
      Suponho que a comunicação com os satélites starlink seja na gama das microondas.
      Se assim for, basta garantir sombra nas gamas iguais ou superiores ao infravermelho (as termicamente mais impactantes).
      Por exemplo, existem plásticos transparentes à gama do visível mas opacos aos ultravioletas. E, regra geral, até o vidro comum é relativamente opaco aos ultravioletas por natureza. Sem os UV já não aquecerá tanto.
      Não sabendo de memória, suponho que existirão produtos adequados que absorver as radiações mais energéticas, mas deixando passar as microondas necessárias à comunicação.

    3. Avatar de zequinha
      zequinha

      “Sombrite” é uma tela que é usado para filtrar os U.V., por exemplo em estufas agrícolas. Em principio não deverá ter interferência.

  2. Avatar de Fifi
    Fifi

    Portugal então já foi… ao sol 40º nem precisa ser de verão.

  3. Avatar de Pedro Nogueira
    Pedro Nogueira

    Antenas?? Aconteceu, pelo que se sabe, somente a um cliente e vocês já estão a tentar criar uma polémica à volta disso. Defeitos de fabrico acontecem em produção em massa.
    Vocês devem ter alguma aversão ao Elon. Não há empresa dele que vocês não ataquem.
    Devem ter dor de cotovelo por não terem dinheiro para comprar um carrinho deles.

    1. Avatar de FreakOnALeash
      FreakOnALeash

      Não parece ser um defeito de produção, e sim uma caraterística! “Aliás, a Starlink refere que o equipamento funciona entre as temperaturas de -5 ºC até aos 40 ºC” Largue o fanboyismo!

    2. Avatar de Valdemar Santos
      Valdemar Santos

      Aconteceu a várias pessoas nos últimos meses.
      Em relação a Elon Musk, sou apreciador e seguidor do seu trabalho há muitos anos. Isso não significa que seja cego (para não dizer outra coisa).
      Não é porque uma pessoa ajuda 10 velhinhas a atravessar a estrada que passa a estar ilibado de responsabilidades e críticas ao atropelar um peão numa passadeira. Isso chama-se “clubite” e é um problema muito sério na nossa sociedade.

      1. Avatar de Gooden
        Gooden

        Concordo plenamente.
        Acompanho o trabalho da SpaceX principalmente e estão a fazer um trabalho otimo também com a rede Starlink. é normal coisas destas acontecerem. foi a primeira antena, aparentemente já estão prestes a lançar 1 mais potente e certamente irão resolver o problema da temperatura.

    3. Avatar de Vitor Tavares
      Vitor Tavares

      “Defeitos de fabrico acontecem em produção em massa…”…! Então a própria empresa “avisa” que as antenas têm uma temperatura mínima e máxima para funcionarem corretamente o quer quer dizer que eles sabem o que pode acontecer…e chamas a isso “defeito de fabrico”?! Eu chamaria um “defeito de concepção”…ainda por cima quando querem levar “internet para todos” aos chamados Países “pobres”! É que a maioria desses Países fica em África ou América Latina…locais onde até no Inverno é vulgar as temperaturas atingirem o tal “máximo”! Deixa-te de “teorias da conspiração” e reconhece apenas que não existem produtos perfeitos…e o Musk é igual a qualquer outro empresário (embora com uma percepção e boas ideias) cujo objetivo principal é gerar LUCROS!

    4. Avatar de Sílvio Pinto
      Sílvio Pinto

      acho piada a forma como algumas pessoas defendem com unhas e dentes as empresas estrangeiras, se fizessem o mesmo com as nacionais, eramos todos mais felizes

      1. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        Agora e que meteste o dedo na ferida!! Para os portugueses o que é estrangeiro é melhor!! Se um produto for criado por uma nacional nunca vai prestar mesmo se for melhor que o produto estrangeiro!!

        1. Avatar de PTO
          PTO

          Gosto bem mais do nosso vinho que do vinho estrangeiro.
          E agora?

    5. Avatar de PTO
      PTO

      “Devem ter dor de cotovelo por não terem dinheiro para comprar um carrinho deles.”

      Por acaso prefiro carros que não comecem a perder bocados quando apanham água, mas isso sou eu, que sou um esquisito do caraças!

  4. Avatar de Valdemar Santos
    Valdemar Santos

    Tenho ideia que um dos intuitos que terá estado na génese deste desenvolvimento estava relacionado com a resolução do problema de conectividade existente em África. Terá sido apenas Marketing? Não posso crer…

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Tendo em conta os custos, se tal tivesse sido dito, seria só marketing… que duvido que muita gente pobre em África, Ásia, América do Sul tenha sequer o dinheiro para a mensalidade… quanto mais para o kit.
      A não ser que não se referisse às pessoas ricas dessas zonas do planeta, que como é óbvio têm direito a uma Internet melhor, desde que a antena esteja entre o -5ºC e os +40ºC.

      1. Avatar de Valdemar Santos
        Valdemar Santos

        O projecto Starlink vai muito além da disponibilização de acesso à internet ao consumidor final. Um dos principais focos de Marketing foi sempre a cobertura universal, nomeadamente em países centro aficanos. Eu estava a ser irónico.
        Como é óbvio e evidente, não estamos a falar na perspectiva de um serviço de consumo, mas de uma tecnologia disponibilizada aos governos e administrações locais. Existe um mundo para além daquilo que se passa nas nossas casas 🙂

  5. Avatar de Eu
    Eu

    Ahah.

    Metam num bidão com água a passar por um radiador com ventoinha.
    Faz sombra e arrefece.

    Mas para serem ecológicos usem painéis solares.

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Ou podem colocar a antena dentro de uma radome, ligada a algum sistema de ar condicionado para manter sempre dentro da temperatura de funcionamento.

  6. Avatar de Estefâneo Empregos
    Estefâneo Empregos

    Saiu melhor a emenda que o soneto.

  7. Avatar de Há Cada Gajo
    Há Cada Gajo

    Vou gostar de ver quanto estiverem os 12 mil satélites em órbita …

  8. Avatar de mc
    mc

    Não acredito que o problema seja da antena mas sim do recetor integrado. Recetor á sombra e um cabo deve resolver.

    1. Avatar de Berto
      Berto

      precisa de visão direta pró ceu, se colocas á sombra tens áreas com obstrução

      1. Avatar de rjSampaio
        rjSampaio

        O prato aponta para um único lado, podes ter sombra…

        1. Avatar de Berto
          Berto

          a antena move-se, não sabe o principio de Starlink.

          1. Avatar de rjSampaio
            rjSampaio

            Vai lá ver o quanto ela move, que que estão sempre a apontar para norte…

            Não fazes tu ideia do prencipio do starlink ou dos próprios satélites e suas órbitas.

          2. Avatar de Berto
            Berto

            Nesta faze inicial, como há menos satélites move-se constantemente. E entre o sol e a antena há satélites. Se funciona-se já o teriam feito, não vem os tugas inventar a roda.

    2. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      Pois, também me parece que a solução será por resguardar o receptor e não a antena…

    3. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      Aquilo é um sistema muito mais complexo que uma antena normal e lnb, tens a antena também pode ficar afectada com o calor.

  9. Avatar de Yina
    Yina

    Outro chulo como a Apple… Marketing bom, design top qualidade zero… Preço absurdo…
    Este musk-ito estava bem era calado e a trabalhar ar a sério numa fábrica de chips quase de borla para aprender a criar algo de jeito e dar valor aos seus trabalhadores

    1. Avatar de Vítor M.

      Só compra quem quer 😉 quem não pode, arreia. Agora, ainda bem que há diversidade, poder de escolha, várias opções. 😉

    2. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      Não podes dizer que o preço é absurdo a não ser que sejas especialista no assunto e achas que fazias mais barato, ou tenhas outro produto similar para comparar.

      1. Avatar de Vítor M.

        Como sabemos, esta operadora não se pode comparar com o que tradicionalmente chamamos de operadores de comunicações. O investimento em colocar o sistema a funcionar custará milhões de dólares e são os consumidores a pagar. Claro que com o tempo, o preço poderá baixar, mas colocar milhares de satélites la em cima 😉 não fica barato.

        Agora, este tipo de internet vai ajudar muita gente a ter inclusão num mundo altamente globalizado e dependente deste meio de comunicação. O preço para muitos é a menor das preocupações.

  10. Avatar de Jose Lapao
    Jose Lapao

    Imaginem uma antena dessas no Alentejo em que ao sol nessa área do país 50° são o pão nosso de cada dia, há alturas em que chapas metálicas (a antena deve de ser de metal) nesta área atingem facilmente 80° por isso este serviço no Alentejo já foi.

  11. Avatar de wtvlol
    wtvlol

    Elon Musk e fiabilidade…

    1. Avatar de PTO
      PTO

      Não podes escrever isso na mesma frase! LOL

  12. Avatar de Miguel
    Miguel

    Ainda ontem ao chegar ao carro estavam 48 graus no indicador porque ficou 4 horas ao sol, mau era se ele não ligasse 🙂

    1. Avatar de PTO
      PTO

      Tem calma.
      Os Teslas já perdem bocados quando apanham chuva, por isso deve faltar pouco para nem sequer arrancarem quando ficarem ao sol. Deve ser parte do próximo update.

  13. Avatar de IKAROS
    IKAROS

    Para quem não sabe:
    A temperatura não se mede ao sol. Mede-se sempre a sombra e abrigado do vento.
    Se medirem as temperaturas ao sol num dia quente, frequentemente ultrapassam os 100 °C.

    1. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      A temperatura é medida através de uma formula: Tmaxima = (Tsol-Tsombra)/Dluz
      Nota: IPMA usa outros diferentes do que eu pus mas a formula é a mesma.

      1. Avatar de iDroid
        iDroid

        A temperatura é medida tendo em conta a velocidade dos átomos e a concentração dos mesmos num determinado espaço.

    2. Avatar de João Santos
      João Santos

      E daí? Eles falam da temperatura a que a antena fica e não da temperatura ambiente. E a temperatura a que a antena fica depende do Sol.

  14. Avatar de PTO
    PTO

    LOL, cada vez melhor este Elon Musk, tudo que faz é mais fraco que as coisas das lojas dos chineses de 1 euro, desde os carros que começam a perder bocados quando chove até às antenas que estando ao sol desligam-se com o calor.

    Que banha da cobra!