Anonymous conseguiram derrubar 20% da Dark Web

29 Comentários

A Dark Web é o lugar ideal para se esconderem muitos dos sites que não têm lugar na Internet a que todos acedemos. Protegidos pela capa de privacidade da rede Tor, estes sites atuam de forma livre e sem controlo.

Mas esta rede escondida dentro da Internet foi atacada no final da semana passada e um grupo associado aos Anonymous conseguiu deitar abaixo 20% dos sites desta rede que estavam alojados num único fornecedor.



No final da passada semana, todos os que tentaram aceder aos sites da Dark Web alojados nos servidores da servers of Freedom Hosting II foram recebidos por uma mensagem que dava conta que estes tinham sido comprometidos. De acordo com informações recentes, a Freedom Hosting II teria alojados cerca de 20% dos sites acessíveis da Dark Web.

O ataque dos Anonymous à Dark Web

Segundo a informação do hacker que realizou este ataque, a sua intenção inicial não era deitar os sites abaixo e nem retirar qualquer informação. Mas, após ter conseguido entrar, a sua decisão mudou.

O que despoletou esta mudança foi muita da informação encontrada. Mais de metade dos sites alojados continham pornografia infantil e excediam em muito os espaços disponibilizados para alojamento, o que revelava que a Freedom Hosting II sabia da situação. Para além destes sites, o hacker revelou ainda que estavam alojados muitos outros sites associados a esquemas fraudulentos, criados e mantidos pela Freedom Hosting II, para pagar as suas despesas.

Para além de alterar a página principal dos 10.613 sites alojados, este hacker conseguiu também retirar muita informação. Ao todo teve acesso a 74GB de ficheiros, dos quais 30 pertencem aos sites de pornografia infantil, e a 2,3GB de bases de dados.


Leia também: Deep Web – O lado obscuro e secreto da Internet

A informação roubada já circula na Internet

Toda a informação que foi retirada está já na Internet e acessível para todos a poderem avaliar. Não se sabe ainda o que as autoridades vão fazer com esta informação ou se sequer a podem usar diretamente.

Um dado curioso, apresentado por Troy Hunt, que gere o popular serviço Have I Been Pwned?, é que dos quase 381 mil endereços de e-mail obtidos, 21% deles já tinham sido roubados noutros ataques.

Troy Hunt avaliou ainda o resto da informação libertada neste ataque e revelou que lá se podem encontrar várias bases de dados de plataformas como o WordPress ou o PHPBB. Foi ainda declarado que muita da informação é explicita e que está relacionada com os muitos sites de pornografia alojados.

Resta saber agora como a Dark Web irá reagir e em especial o que vão as forças da lei fazer com toda esta informação. Muitos dos e-mails descobertos são de utilizadores relacionados com governos e com outras entidades públicas, o que levanta ainda mais a necessidade de uma investigação profunda.

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de L. Kanbaru
    L. Kanbaru

    Mas quem é que usa os email’s pessoais para navegar na dark web? Até parece que querem ser mesmo apanhados.

    1. Avatar de Amilcar Alho
      Amilcar Alho

      Oi…??!!?

  2. Avatar de manuel luis goucha
    manuel luis goucha

    espero que divulguem o nome deles

  3. Avatar de Nilton
    Nilton

    Dark ou Deep?

    1. Avatar de mario mata
      mario mata

      A dark web é uma pequena parte da deep

      1. Avatar de Right?
        Right?

        que eu saiba deep web precisas de um browser “especial”
        e dark web é quando o site nao se encontra em motores de busca

        1. Avatar de Paulo Ferreira
          Paulo Ferreira

          Para a Dark web é que necessitas de um browser “especial”, para além de mais algumas coisas de forma a evitar dissabores. A deep Web é tudo o que não está acessível via search engines , e onde se inclui a Dark Web.

  4. Avatar de mario mata
    mario mata

    Quanto é “20% da dark web”?

    1. Avatar de toni da adega
      toni da adega

      10.613 sites

    2. Avatar de Carlos Moreira
      Carlos Moreira

      Para além de alterar a página principal dos 10.613 sites alojados…

    3. Avatar de Az8teiro
      Az8teiro

      É exactamente 20% o mesmo que 10% que 90% que 0% ou 100% tendo em conta que não se pode contabilizar relativamente (percentagem) uma quantidade da qual não se sabe qual o seu valor absoluto.

      Portanto esta notícia é exatamente, nada! Apenas uma gota no oceano.

      1. Avatar de Joao 2348
        Joao 2348

        Por acaso não só pode como já o fizeram há muito tempo. Daí as recentes alterações ao sistema de endereços da rede ONION, para que passem a ser realmente secretos e só quem sabe os mesmos os consegue encontrar… pelo menos em teoria será assim… falta o “teste” com o tempo para verificar se a teoria tem correspondência com a prática/ realidade.

  5. Avatar de ze ninguem
    ze ninguem

    o que e dark web ?

    1. Avatar de Antunes
      Antunes

      Continua na ignorância é melhor!

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      O que é o Google?

    3. Avatar de RG
      RG

      Web? o que é isso?

    4. Avatar de Joao 2348
      Joao 2348

      É uma rede escura.
      Criaram esse termo para referir-se à rede ONION como uma rede utilizada principalmente para objectivos errados, e porque é, supostamente (a realidade não parece suportar tal teoria), mais difícil descobrir quem acedeu ao quê.
      A realidade é que essa rede ONION é muitíssimo utilizada para objectivos errados, mas também serve para proteger quem tem objectivos correctos… mas esses estão em minoria infelizmente… mas é só um espelho da realidade.
      Por outro lado a white web também tem muito de dark, só que não a rotulam assim porque não apetece.

  6. Avatar de Brasão SS
    Brasão SS

    “Muitos dos e-mails descobertos são de utilizadores relacionados com governos e com outras entidades públicas”.
    Isto é que é preocupante.

    1. Avatar de luislelis
      luislelis

      Pensavas que eram Santos ou apóstolos?

      1. Avatar de Brasão SS
        Brasão SS

        Lol 😀
        Até esses faziam asneiras e das grandes. Quanto mais estes!
        Mas só de pensar que poderemos estar a ser “governados” por esta “cambada” e seus associados, não deixa de ser preocupante.
        😉

  7. Avatar de Antunes
    Antunes

    lol os sites que visto na dark web ainda estão todos on!

    Os putos com as suas manias…

    1. Avatar de Sómaisum
      Sómaisum

      Vestes sites?
      Shit, isso é tecnologia!

    2. Avatar de Fernando
  8. Avatar de diogo
    diogo

    A dark web é uma pequena parte da deepweb. e isso de dar percentagem é muito falso. foram derrubados 20% da darkweb que se conhece e o resto que está escondido, que não está contabilizado. esses 20% na deepweb são: 0.000000000000000001 %

  9. Avatar de Gustavo Garcia
    Gustavo Garcia

    A Dark Web não existe. É apenas a designação dada a sites que são filtrados pelos motores de pesquisa, pelos ISP e afins… De resto é apenas uma parte da Internet. Qualquer um pode lá chegar. Basta saber o endereço correcto. Agora as consequências de o fazer e forma como a informação lá é colocada e retirada é outra questão. O importante será que este “ataque” sirva para alguma coisa e leve à detenção de quem trafica este tipo de material. A Internet deve ser livre mas isso não significa que possa ser usada para tudo.

  10. Avatar de Vladislav Ilnitskiy
    Vladislav Ilnitskiy

    About 10,613 Tor-based websites on Freedom Hosting II were recently hacked by a group affiliating itself with Anonymous. https://coinidol.com/revenge-for-child-porn-dark-web-hacked/

  11. Avatar de diogo
    diogo

    Gustavo eu acho que não tens a minima ideia ou que é a darkweb ou a deepweb.
    A deepweb é toda a internet profunda, privada. onde para se aceder as essas redes ou camada tem que se utilizar programas como o tor o freenet ou i2p. outros sites nessas redes tens que saber qual o site. e noutros tens que saber codigos, noutros user e a password. a deepweb tens varias camadas a rede onion (tor), freenet e i2p são as primeiras camadas, quanto mais fundo mais dificil e perigoso.

  12. Avatar de Pirata
    Pirata

    Já vi aqui muitos artigos, sobre deep web, dark web, Tor, onion, freenet… No entanto, nunca vi um que explique correctamente o que é cada uma das coisas.
    O problema é que nem mesmo o staff sabe bem o que é o quê.
    Como se pode dizer que é 20 % da dark web? Se nem sabem quanto é a Dark web?

  13. Avatar de diogo
    diogo

    Pirata concordo totalmente. Ninguém sabe qual é a totalidade da darkweb, como podem dizer que aquilo é 20%. Tal como ninguém sabe qual é a totalidade da deepweb. A darkweb é um pequena parte da deepweb. e não está toda na mesma camada, essa darkweb está em várias camadas da deepweb.