Anonymous conseguiram finalmente hackear a Agência Espacial Russa

32 Comentários

Os últimos dias têm sido de uma luta constante, que não acontece apenas na Ucrânia. Está associada ao conflito que a Rússia iniciou, mas desenrola-se no espaço digital, com ataques constantes de parte a parte.

Depois de um aparente ataque com sucesso, que não foi possível confirmar, há agora provas de mais uma ação bem sucedida do grupo Anonymous. Estes reclamam, com provas, ter conseguido comprometer um site do Instituto de pesquisa Espacial Russo, associado à Roscosmos.

Anonymous Rússia Agência Espacial Russa Roscosmos comprometer

Desde o início da invasão russa da Ucrânia que o grupo Anonymous está a lutar também. A sua ação promete ser focada nos sites governamentais russos, que quer desabilitar e de onde quer roubar informação que poderá ser útil.

As medidas têm surgido e até há relatos de casos de sucesso, que infelizmente não foram possíveis de provar. Agora, e do que os Anonymous revelaram, tiveram finalmente sucesso em comprometer um site associado à Roscosmos, a Agência Espacial russa.

Em concreto, e do que pode ser visto numa página que está guardada para histórico, o sucesso foi bem-sucedido não apenas na mudança do texto desta página, mas também no acesso a informação interna do Instituto de pesquisa Espacial Russo.

O grupo Anonymous alega ter conseguido também acesso a informações sobre algumas missões da Roscosmos, tanto em russo como em inglês, focadas em viagens à Lua. O grupo aproveitou este roubo e tornou pública esta informação.

Anonymous Rússia Agência Espacial Russa Roscosmos comprometer

O ataque focou-se no sub-domínio uv.ikiweb.ru, que está atualmente indisponível, apesar de ser possível ver uma versão online da página alterada. Os restantes sub-domínios estão funcionais e acessíveis na Internet.

Este é um passo importante dos Anonymous, que mostram estar a conseguir cumprir as suas promessas. Certamente vão intensificar as suas investidas e tentar comprometer mais sites da Roscosmos e de outras entidades governamentais Russas.

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Hackear sites… Atacar a agência espacial russa, deviam estar a mandar abaixo os satélites russos. Isso sim, era atacar.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Mesmo. Até agora só vi “hacks” de putos da escolinha… Onde andam os antigos Anonymous?!?

    2. Avatar de R!cardo
      R!cardo

      Chamem o Rui Pinto que manda logo a baixo os satélites russos

    3. Avatar de RUY ACQUAVIVA
      RUY ACQUAVIVA

      É tudo mentira. Por isso não tem provas. Trata-se da tal “narrativa”, que não é nem um pouco espontânea mas construída pelos grupos que estão no poder.

      1. Avatar de ruben
        ruben

        Mentira? Entraste no site da Roscosmos? É melhor abrires os olhos!
        Recebes alguma avença do Putin tu? Estas sempre a defender a Russia porquê?
        Adoro pessoal que usa palas nos olhos, quais óculos de Alcanena!

        Já agora tens aqui os ficheiros com o leak que foi sacado da agência espacial russa!
        https://t.co/y0C5AL60j1

  2. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Grande flop estes anonymous, viraram defacing kids…

    1. Avatar de Pedro Simões

      Lê o texto todo. Isso foi o mínimo que eles fizeram.

      1. Avatar de Micas
        Micas

        Ou que dizem que fizeram

  3. Avatar de Bob
    Bob

    Como em praticamente todos os casos de Cyber ataques, a um determinado nível, muitas vezes, não são divulgadas as noticias.
    Alterar a página é fácil de provar, ou mandar um site abaixo, etc.

    Era bom, era que fosse possível desligar as armas, e deixar a Ucrânia em paz…

    1. Avatar de PeterJust
      PeterJust

      As armas são quase todas da II Guerra, ainda não havia internet nem computadores sequer.

  4. Avatar de Wilson
    Wilson

    A Rússia só usa uma rede de internet, assim fica mais fácil ser hackeada. Se a Rússia fosse mais inteligente ela iria criar mais de uma infraestrutura de dados em seu território, uma para os bancos , uma para defesa, uma para a população. Assim por diante. Mas a Rússia e qualquer outro país não pensaria nisso.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      As redes dos ATMs por exemplo acho que é uma rede á parte,
      Mesmo entre bancos é tudo tráfego encriptado end-to-end

    2. Avatar de Alvaro Campos
      Alvaro Campos

      Se calhar já têm
      Já em 2019 havia sites Tugas a falar sobre isso… https://tugatech.com.pt/t28106-russia-pode-estar-a-preparar-testes-para-apagao-da-internet-local

  5. Avatar de alt.menino
  6. Avatar de jorgeg
    jorgeg

    esses inuteis quando e que atacarao os USA e seu lacaios?!
    Desde 1776 os EUA invadiram 70 paises.
    por onde andam os # das vitimas desses mesmo paises?!

    Possivelmente o unico grande POTUS que nao estev envolvido em guerra foi o grande Trump.
    LGBrandon lovers parabens pelo grande trabalho que esta administracao tem feito para trazer instabilidade ao mundo!

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      Acho que UK consegui bater esse “record” ao longo da historia…

    2. Avatar de Zei
      Zei

      Então e Portugal? e Espanha? passou ao lado de umas aulinhas de historia… Quando chegar, se chegar a ter noção do poder dos USA na democracia mundial, talvez já seja tarde e já esteja a ser governado por algum Putin da vida…

    3. Avatar de PeterJust
      PeterJust

      Se os EUA entrarem em guerra com a Russia, visto que do ponto de vista militar os EU esmagavam completamente, iria certamente entrar numa guerra atómica com consequências completamente inimagináveis, esperemos que não se chegue a esse ponto.
      De facto os EUA, e não só, como tem grande poder militar também andaram a invadir países este tempo todo e o Putin está a fazer mais ou menos o mesmo, só há uma diferença, quando os EU invadem um país sabem o que estão a fazer, calculam os custos e os proveitos e normalmente não foge muito ao controlo. Neste caso acho que o putin calculista foi ultrapassado pelo putin imperialista e as coisas estão a correr muito mal para a Rússia, quer economicamente, quer ao nível internacional ao ponto que nem a “amiga” China está para se meter nisto. Em relação ao Trump, se a guerra que o Biden acabou no Afeganistão já tinha 20 anos de duração, como é possível que o Trump tenha estado fora da guerra? Isso é mentira. O Biden de facto acabou imediatamente com a guerra, bem ou mal mas acabou. O Trump esteve nela desde o primeiro ao ultimo dia de mandato, já para não falar da guerra civil que criou e que ainda perdura e a guerra que fez à China que muito provavelmente também é uma das razões desta guerra. O Trump grande?! O principal aliado de Putin que o convenceu a fazer uma guerra com a China, com a Europa, com o Canadá, etc para agora lhe ser mais fácil fazer esta invasão. Ou achas que o Putin meteu lá o Trump para ajudar os EU?

      1. Avatar de José Orlando
        José Orlando

        Peter é especulativo a intervenção russa nas eleições americanas. É uma forma infantil (não sua mas dos americanos) de se desresponsabilizar pelos seus erros. Seguindo essa lógica irão encontrar referências idênticas em outras situações. Exemplo: Iraque 2003 – atacar um país soberano porque tinha armas de destruição maciça – comprovado mais tarde que era falso. Consequências: crescimento de sentimentos anti-America, anti-Europa. Resposta ocidental para estes últimos casos iniciados pelo Ocidente: são terroristas e estão-nos a fazer mal. Em vez de dizer: cometemos erros ao invadir vários países (alguns exportadores de petróleo)e vamos resolver tudo isto ajudando essas economias. Se fizerem uma pesquisa online e forem a procura duma lista de empréstimos a estes países irão ver quem são os investidores institucionais e qual a forma de pagamento sugerido.

    4. Avatar de José Orlando
      José Orlando

      250 anos de existência americana onde 230 anos tiveram operações militares no exterior. ( Informação obtida na conferência de imprensa dos negócios estrangeiros da China em 24 de Fevereiro). Em 23 de fevereiro a China relatou sobre um ataque cibernético de grande escala perpetuado por um grupo de hackers The Equation associado a NSA (mesma conferência indicada em cima – Nota: não procurei evidências desse relatório do dia 23 de Fevereiro)
      Circula pela internet uma lista com o nome USA bombing list ( Twitter, Facebook,etc) após uma pequena pesquisa apareceu-me referência dessa lista no site first post.com indicando que foi colocada pela embaixada chinesa na Rússia no dia 23 de Fevereiro através do Twitter. Mais uma vez não pesquisei a veracidade de todos os factos descritos mas é verdade na história recente ( últimos 50 anos) que os EUA têm efetuado operações militares em estados soberanos com o aval dos países europeus, desde a Nicarágua até recentemente na Síria.

  7. Avatar de lmx
    lmx

    Aquilo que me parece , e é muito por alto é que eles devem ter conseguido hackear a Wiki, de alguma entidade, e muito provavelmente de alguma versão bem antigo pois data de 2010 😀
    Estas Wikis são bem standards e fáceis de quebrar, o que acho estranho é eles conseguirem aceder a ela de fora da rede

    O que eu Li, é que a Rússia sancionou os EUA, e vai deixar de fornecer( finalmente ) os motores para o Atlas5 e para o Antares..

  8. Avatar de Antonio
    Antonio

    Muito pior que isso, incomparavelmente pior, e’ a ROSCOSMOS nao seguir com o lancamento de 36 satelites OneWeb num foguetao Soyuz, e agora ter esses satelites como ‘refens’.
    https://www.bbc.co.uk/news/uk-politics-60587154

    1. Avatar de lmx
      lmx

      Pois também li sobre isso..
      Os Russos começaram a duvidar da verdadeira razão para a existência da constelação de satélites OneWeb ..

  9. Avatar de Oscar Ferreira
    Oscar Ferreira

    Boa tarde! É importante que se faça deitar abaixo todas as infraestruturas informáticas quer né Rússia quer na Bielorrússia, akear toda a informação existente e derrotar a Rússia e o diabo do Putin, façam umas bombas e explodem no palácio onde se encontra esse Hitler. Parar a guerra é urgente pelo ataque contra a Ukrania, país livre e democrático que se está só a defender e a NATO e a UE nada fazem, a NATO é uma vergonha que só comenta, têm medo do Putin, é urgente bombardearam a Rússia e o seu presidente, só assim se pode acabar com a chassi a que o Putin está a fazer. Força Anonymous continuem com a vossa inteligência activa e derrubem a Rússia e a Bielorrússia. Parabéns.

    1. Avatar de PJA
      PJA

      É só malucos. Enfim.

    2. Avatar de paocomsalada
      paocomsalada

      oh meu deus, A NATO sozinha matou mias vicis que a Russia, ninguem falou ninguem disse nada sobre “akear”. a lybia continua um caos até hoje, sanções para o UK, FRANCE E EUA? nunca as vi nem vou ver

      1. Avatar de Guilhermino Calhau
        Guilhermino Calhau

        O Holodomor, também conhecido como a Fome-Terror e por vezes referido como a Grande Fome, foi um período de fome na Ucrânia Soviética de 1932 a 1933 que causou a morte de milhões de ucranianos. E depois a nato é que matou milhões

    3. Avatar de José Orlando
      José Orlando

      Somos uma democracia e como tal devemos agir como tal, ou seja, dialogar, trocar informações, respeitar o outro lado e negociar.
      Ao dizer para fazer o que escreveu aqui parece me mais o comportamento do fascismo quer italiano, quer alemão, quer espanhol quer português e não o socialismo soviético.
      Aproveito para lhe deixar duas referências. A primeira são documentos desclassificados pelos EUA (devido a lei estado unidense de libertar documentos após x anos) onde se vê que a NATO e EUA não cumpriram com a não expansão para leste.
      A outra referência é o artigo escrito pelo Major-General Carlos Branco no jornal Weekend Negocios do dia 11 de Fevereiro de 2022. Este General pertenceu a NATO.
      https://nsarchive.gwu.edu/briefing-book/russia-programs/2017-12-12/nato-expansion-what-gorbachev-heard-western-leaders-early

  10. Avatar de Tharlion Rodrigues
    Tharlion Rodrigues

    Eu acho que o foco, deveria ser outro. A anonymous deveria focar em procurar a localização, informação sobre o putin e os locais onde estão armazenados as bombas nucleares. Pois isto ajudaria a Ucrânia e aos demais países em aliança a planejar um ataque decisivo sobre a Rússia e ao desarmamento nuclear da Rússia. Algo q ajudaria como imagens de segurança e até ao rastreio de telefones. Pois eu acho q a maior ultilidade da anonymous seria desta forma ajudando a parar putin e revelando a sua localização. Sei que certamente n é nada fácil. Mais seria de grande ajuda. Ainda mais se está informação fosse entregada de maneira particular a algum aliado. Ou até mesmo aos EUA. É um tempo difícil. E a Rússia precisa descer deste pedestal.

    1. Avatar de paocomsalada
      paocomsalada

      FILHO, os EUA tem bombas nucleares na Europa, queres desarmar a RUSSIA? desarma os países europeus, remove as bombas Americanas da Europa

    2. Avatar de paocomsalada
      paocomsalada

      Tal como a Russia os EUA tambem precisam descer do pedestal, bota todos doar dinheiro e ajuda humanitaria para a Libia e afins porque os Franceses não queriam que o Gadafi muda-se a moeda local etc etc.