ANACOM: NOS, MEO e Vodafone podem reduzir preços

31 Comentários

Para os mais atentos à fatura de telecomunicações, certamente que já repararam que a mesma subiu. Cadete de Matos, presidente da ANACOM, espera que a entrada de mais um operador no mercado obrigue a Nos, a Meo e a Vodafone a baixarem os preços.

ANACOM: NOS, MEO e Vodafone podem reduzir preços


ANACOM acredita existir “condição para haver uma redução dos preços

De acordo com o Publico, o presidente da Anacom, Cadete de Matos, acredita existir “condição para haver uma redução dos preços [praticados pelas empresas de telecomunicações] em Portugal”.

Com a entrada de mais um operado no mercado, a Nos, a Meo e a Vodafone serão certamente “obrigadas” a baixarem os preços. Cadete de Matos não entende a subida dos preços, na ordem dos 8% em fevereiro e março, pelas empresas de telecomunicações. De relembrar que as empresas alegam a subida dos custos energéticos e das matérias-primas necessárias para o desenvolvimento das redes.

ANACOM: NOS, MEO e Vodafone podem reduzir preços

O presidente da ANACOM espera que os valores sigam “a trajetória descendente que houve noutros países” com o surgimento das ofertas da romena Digi e da Nowo, defendendo a existência de “um incentivo concorrencial”.

De acordo com a publicação do Publico, Cadete de Matos que  “a única razão pela qual os preços em Portugal ainda são mais elevados é porque de facto não tem havido um incentivo concorrencial”. Por fim, Cadete de Matos denuncia outra “situação em particular que tem sido muito grave e que aumentou no último ano”, que são as “fidelizações abusivas”.

João Cadete Matos qualificou ainda como inaceitável o número de queixas que foram apresentadas no ano passado contra as empresas de telecomunicações.

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de _RJCA_
    _RJCA_

    Independentemente dos preços, as operadoras deveriam fornecer aquilo que os clientes pedem e não os que “eles” querem.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Agora queres que sejam os clientes a mandar nas empresas?
      As empresas fornecem aquilo que perante a sua estratégia pode ser rentável, isso pode ou não ir de encontro às necessidades dos clientes.

      1. Avatar de Godlike
        Godlike

        Amigo, se as empresas não se adaptarem às necessidades dos clientes, simplesmente deixam de ter negócio. É seleção natural em todo seu esplendor.

        De qualquer forma, deveriam fornecer ao cliente o serviço contratado na sua totalidade, concorda?

      2. Avatar de _RJCA_
        _RJCA_

        Distorcer o que eu escrevi só porque lhe convém só demonstra o seu medo que os seus clientes não lhe paguem o ordenado…

    2. Avatar de Diego
      Diego

      tv box e telefone guardados na arrecadação desde que assinei o serviço…. apenas telemovel e internet ficavam mais caros fora dos “planos”

      1. Avatar de _RJCA_
        _RJCA_

        Pois acredito…

  2. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Enquanto não criminalizarem os cartéis que fazem dano a todo o pais nas mais varidas áreas será como se tem visto … vira o disco e toca o mesmo …

  3. Avatar de luis nascimento
    luis nascimento

    podiam entrar mil operadoras, aqui em Portugal essa nova operadora vai alinhar pelas que cá estão e não pensem que vai haver descidas.

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Concordo em absoluto.

    2. Avatar de LUISSM
      LUISSM

      Elas antes de entrar, participam nas reuniões de concertação de preços…

  4. Avatar de André R.
    André R.

    Este senhor Cadete não mora em Portugal de certeza…

  5. Avatar de Eddy
    Eddy

    Quando a LigaT crescer, vai tudo comer pó. Talvez só por passarem despercebidas ao público é que a ANACOM não conta como concorrência.

  6. Avatar de Santos
    Santos

    Qual é a operadora?
    Não vi lá nome nenhum.
    E aquela que entrar vai ser comprada, como aconteceu com nowo, portanto não vai servir de nada.

  7. Avatar de Joao
    Joao

    Os preços vão baixar? Só se for em algo específico. Agora no geral deve manter-se mais ou menos no mesmo. Afinal todos querem ganhar dinheiro, ou não se metiam nisto.

  8. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Os preços vão baixar? Só se for em algo específico. Agora no geral deve manter-se mais ou menos no mesmo. Afinal todos querem ganhar dinheiro, ou não se metiam nisto.

  9. Avatar de Ricardo Abreu
    Ricardo Abreu

    Sendo o Sr. Cadete Matos presidente da Anacom, sendo a ANACOM a autoridade reguladora em Portugal das comunicações postais e das comunicações eletrónicas, ao ler a sua opinião em relação aos preços das telecomunicações apetece-me perguntar, afinal o que é que ele lá está a fazer?

  10. Avatar de Burru
    Burru

    Mais um operador para o cartel para mamar os portugueses…lol

  11. Avatar de Luís
    Luís

    Ahahah…é tudo a mamar…os novos que entrarem, alinham pelos outros…a ANACOM só serve para dar tachos bem pagos a mais uns quantos

    1. Avatar de Godlike
      Godlike

      A ANACOM tem que ter um motivo para justificar a sua existência, porque haveria de acabar com o cartel do qual faz parte?

  12. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Só existirá concorrência a sério quando terminarem com a brincadeira das fidelizações.

  13. Avatar de Carlos Castro
    Carlos Castro

    É absolutamente inacreditável
    Então o Presidente da Anacom ,na qualidade de regulador limita-se a ter este papel de passividade perante estes abusos das operadoras
    Então e o escândalo que se assiste quanto à prática das fidelizacoes? É de facto escandaloso.

    1. Avatar de mb
      mb

      Infelizmente a Anacom não tem poder para forçar o fim das fidelizações ou a diminuição do periodo das mesmas e, só o estado o pode fazer alterando a lei. Essa recomendação foi feita ao Governo pela Anacom como se pode verificar neste video de uma audição parlamentar: https://youtu.be/PCGufNkPPC4

      Mas mesmo assim o governo assobia para o lado como se nada fosse com ele.

  14. Avatar de Francisco
    Francisco

    Se não há concorrência com três operadores porque existiria com quatro?

  15. Avatar de Powerverde
    Powerverde

    Quando a Vodafone surgiu no mercado da televisão e net fixa, realmente tinha um preço apetecível (€24,90 se bem se lembram).
    Agora quanto custa ter Vodafone? O mesmo que no Meo e na Nos…

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      Eles baixam no início para angariar clientes. Depois de atingir certo número de clientes já fica parecido o preço. Para obter preços melhores só se negocia a renovação quando está prestes a acabar ou mesmo dp.

  16. Avatar de Camane
    Camane

    Mais que baixar nunca deveriam ter aumentado como aumentaram 7,8°, não passa de uma roubalheira que o nosso governo permite assobiando para o lado e provavelmente algum membro deste executivo a guardar um lugar para si numa destas operadoras, triste povo português que governantes destes tem.

    1. Avatar de PTO
      PTO

      A mania de que “ai o governo não faz nada”. Conheces ao menos a legislação portuguesa? Desde quando é permitido a um governo interferir nas decisões de uma empresa privada? Achas que estamos numa sociedade comunista ou ditatorial?

  17. Avatar de TiagoR
    TiagoR

    Se o Sr. Cadete da Anacom diz que “acredita” é porque não vai acontecer nada ! As palavras tem significado “Palavras Senhor, palavras Senhor” ou como dizia o artista “§Paroles,Paroles,…Paroles,..”

  18. Avatar de PTO
    PTO

    A cartelização entre as empresas de telecomunicações em Portugal é gritantemente óbvia, apesar de ser quase impossível arranjar provas substantivas disso que tenham peso numa situação de tribunal.

  19. Avatar de Paulo Silva
    Paulo Silva

    Eu até acredito que a nova empresa do sector, no início (veja-se o caso da Vodafone quando entrou no mercado da fibra) tenha preços melhores do que os atuais porque senão como é que vai conseguir angariar clientes.