ANACOM dá OK para ensaios técnicos do 5G na faixa do 4G

12 Comentários

Para quando o 5G em Portugal? Esta questão ainda não tem resposta, até porque decorre ainda o leilão de atribuição de frequências. Desde o início deste processo já se passaram 169 dias e houve até algumas mudanças nos procedimentos para acelerar todo este procedimento.

Entretanto, a ANACOM passou a autorizar ensaios técnicos 5G na faixa dos 1800 MHz (a faixa do 4G).

ANACOM dá OK para ensaios técnicos do 5G na faixa do 4G


Operadores já detêm Direitos de Utilização de Frequências do 5G

A ANACOM tem vindo a autorizar a utilização temporária de espectro radioelétrico para a realização de ensaios técnicos e de estudos científicos utilizando diversas tecnologias e faixas de frequências.

No contexto do artigo 5.º do Decreto-Lei n.º 151-A/2000, de 20 de julho, a autoridade das comunicações autorizou a realização de ensaios técnicos 5G na faixa de frequências dos 1800 MHz, para a qual os operadores já detêm Direitos de Utilização de Frequências.

Para garantir a compatibilidade com os sistemas utilizados em faixa adjacente, a realização dos referidos ensaios técnicos deverá respeitar as condições de utilização do espectro definidas na Decisão ECC (06)13 sobre “Designation of the bands 880-915 MHz, 925-960 MHz, 1710-1785 MHz and 1805-1880 MHz for terrestrial UMTS, LTE, WiMAX and IoT cellular systems”, não obstante a mesma ainda não ter sido implementada em Portugal.

ANACOM dá OK para ensaios técnicos do 5G na faixa do 4G

Segundo a ANACOM, estas iniciativas permitem acumular conhecimento sobre as novas tecnologias e apoiar na preparação da futura operação comercial das redes 5G, de forma mais segura, que serão uma oportunidade para sustentar o desenvolvimento socioeconómico do país e, por inerência, a sociedade à escala global.

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de MMM
    MMM

    As faixas já atribuídas aos operadores foram licenciadas de forma agnóstica e podem ser usadas para o 5G. O problema coloca-se com o tráfego actual do LTE e a vantagem teórica marginal em usar essas bandas no 5G agora. Teriam muito pouco tráfego nessas bandas e o LTE ficava ainda mais congestionado.

  2. Avatar de jorge dias
    jorge dias

    Deve ser só para a CAPITAL … … pois em muitos lados nem 2G … só querem é dinheiro… vergonha …

    1. Avatar de robin
      robin

      Lá chegará o dia em que ficas alegre se tiveres apenas 2G, ou 3G na tua area.

  3. Avatar de AlexS
    AlexS

    As bandas têm limite de dados. Quanto mais alta a frequência mais dados consegues transmitir para a mesma largura de banda. O 5G para permitir mais dados precisa de uma banda mais alta.

    1. Avatar de Keyboardcat
      Keyboardcat

      Não. A quantidade de dados só depende da largura de banda. Não dá frequência. Consegues transmitir o mesmo usando 20MHz na faixa dos 700MHz como dos 3500MHz.

      Sendo a única diferença haver muito mais espaço disponível nas frequências mais elevadas.

      Mas a eficiência em bits/Hz é constante.

      1. Avatar de AlexS
        AlexS

        Não é. Tenta lá transmitir uma imagem 4K em HF no mesmo espaço de tempo e largura de banda que em frequência milimétrica. Não consegues a não ser que a frequência mais alta começa a ser penalisada pelo atenuação/clima do momento.
        frequência mais alta significa que envias/recebes mais dados num dado espaço de tempo.

        Porque é que os radares de longo alcance são nas frequências mais baixas e e os retornam mesmo uma imagem do alvo em vez de um ponto no ecrean são em frequência mais alta? porque poder ter muitos mais dados com maior frequência. Mas és penalisado pela mais atenuação do sinal, chuva etc. As comunicações com submarinos submersos são em VLF com antenas monstruosas e conseguém ir até certa profundidade, radar OTH-B que permitem detectar aviões atrás do horizonte – HF – mas são muito pouco precisos, a quantidade de dados é limitada.

        1. Avatar de Keyboardcat
          Keyboardcat

          Diferentes frequências interagem de forma diferente com os materiais. Logo comportam-se e propagam-se de forma diferente. Isso é um facto.

          Mas o que disse é que a quantidade de dados só depende da largura de banda e da sua modulação.

          Mostra-me uma fórmula que prove o contrário.

          O que estás a tentar dizer é que, por exemplo, um sinal transmitido por uma distância mais longa tem que usar uma modulação menos complexa e/ou usar parte da largura de banda para efeitos de correção de erros. Isto para compensar os efeitos causados por atenuação, interferência entre outros. Mas isso são apenas formas de adaptar um sinal ao mundo real.

          Pega em qualquer fórmula, seja ela para FSK, PSK, QAM, etc e podes ver que o número de bits que podem ser transmitidos num sinal não depende da carrier (frequência central em que vão ser transmitidos).

          Todos os sinais no teu smartphone são descodificados/codificados na sua frequência base (baseband), ou seja, 0Hz. Só são movidos para a sua frequência de transmissão antes de serem amplificados.

          Mas não vou expandir mais no tópico. Se quiseres podes ler e estudar sobre transmissão de dados. Inclui muita matemática mas é interessante.

  4. Avatar de Cristina Rodrigues
    Cristina Rodrigues

    Vamos ter mmwave ou nao?

  5. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    A ANACOM já devia ter finalizado o leilão mas como ainda pode mamar mais aos operadores vai continuar o leilão 😛

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      A Anacom esta presa às condições do leilão (definidas por ela própria) e que agora se estão a virar contra ela e nos todos, pois creio não existir um limite temporal definido para a totalidade do leilão, daí o arrastar desta situação.

      Que isso sirva de lição para o futuro, leilões sim mas com data fim!

  6. Avatar de Filipe
    Filipe

    Mais vale iniciarem o leilão para o 6G porque isto já não sairá da “cepa torta”.

  7. Avatar de Pedro Nogueira
    Pedro Nogueira

    5G não passa de uma ilusão para os ceguinhos enterrarem mais dinheiro. Nem o 3G/4G tem a funcionar em pleno. Não passa de um plano comercial, para algo que até vídeos foram manipulados para tentarem atirarem-nos areia para os olhos. E o pior é que ninguem com tomates, consegue parar estes abutres das operadoras.