AMD, Apple, Xiaomi, Tesla e Zoom foram as melhores marcas de 2020

46 Comentários

E hoje chega ao fim o ano de 2020. E pedimos que leve consigo toda esta pandemia e as nossas preocupações com ela relacionadas. Mas sem dúvida que também houve coisas boas e muito positivas, nomeadamente no mundo da tecnologia, que é aquele que mais nos interessa.

Neste sentido, na passada semana questionámos os leitores sobre as marcas que mais se destacaram em 2020. E, segundo os leitores, a AMD, Apple, Xiaomi, Tesla e Zoom foram as melhores marcas de 2020.


Quais as marcas tecnológicas que se destacaram em 2020?

Finalizada a questão da passada semana, segue então agora a divulgação de todos os resultados através da análise das 3.596 respostas obtidas.

De acordo com as votações, a AMD foi a marca que mais se destacou no ano de 2020, com 12% dos votos. De seguida encontra-se a Apple (10%) e a medalha de bronze vai para a chinesa Xiaomi (9%).

iPhone 12 da Apple, apresentado em 2020.

Em quarto lugar surge a Tesla de Elon Musk (7%) seguida da plataforma de videochamadas Zoom (7%), muito utilizada atualmente devido à pandemia que, por conseguinte, levou ao teletrabalho.

Com 5% dos votos cada uma, encontramos a Microsoft, a Nvidia, a Huawei e a Samsung. Mais abaixo na lista ficaram a Sony, a Epic Games, a Amazon, a Google e a OPPO, todas com 3% das ecolhas dos nossos leitores.

GeForce RTX 3070, RTX 3080 e RTX 3090 lançadas pela Nvidia em 2020,

Por sua vez com um total de 2% dos votos cada, encontramos as marcas Telegram, OnePlus, Qualcomm, Asus, Intel, Spotify, Nokia e Nintendo.

No fundo da lista, ou seja, escolhido por uma menor quantidade de leitores, encontramos a DJI (1%), a Uber (1%), a Realme (1%), o Facebook (1%) e a IBM (0%).

O processador topo de gama Snapdragon 888 também foi apresentado pela Qualcomm em 2020.

Por sua vez, também 1% dos leitores indica outra, e não nenhuma da lista, foi a marca que se destacou em 2020.

Resultados em gráfico

Para uma melhor perceção visual, segue então o gráfico com os resultados:

Se não respondeu diga-nos então agora quais foram as marcas que mais se destacaram em 2020.


Participe na nossa questão desta semana

Questão desta semana:

Qual o sistema operativo que tem atualmente no seu smartphone?

  • Android (65%)
  • iOS (33%)
  • Outro (2%)
  • Symbian OS (1%)

Total Votos: 2.841

Loading ... Loading …


Nesta rubrica colocamos uma questão sobre temas pertinentes, atuais e úteis, para conhecer a opinião e tendências dos nossos leitores no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.

Assim, caso queiram ver algum tema votado nas nossas questões semanais, basta deixarem um comentário com o mesmo ou enviem para marisa.pinto@pplware.com.

Comentários

46

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Petrus
    Petrus

    Bom Ano para a equipa do pplware e leitores! Que seja melhor que este que acaba hoje!

  2. Avatar de Joka
    Joka

    Um grande ano para a Apple que foi a que mais vendeu smartphones e revolucionou os pcs com o m1 o melhor portatil do mundo.

    1. Avatar de rrrrrr
      rrrrrr

      hahahahhahahhaa

  3. Avatar de Nuno
    Nuno

    Porque razao o m1 é o melhor portatil do mundo?

    1. Avatar de Joka
      Joka

      O unico portatil com 20h de autonomia que edita 4k e pesa 1kg. Não há outro que faça igual

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Não estou a par se existe outro que faça isso ou não. mas existindo um que faça isso e pese 1.5kg ja o torna pior esse meio kilo? e se calhar por um valor bem mais abaixo? so analisando.

        1. Avatar de Miguel A.
          Miguel A.

          Vê-se mesmo que não estás a par da situação. O Macbook Air com M1 custa 1150€, edita 4K, tem 17 horas de autonomia, pesa 1kg e não tem ventoinha. Neste momento, não acredito que existe um portatil na mesma faixa de preço que tenha o mesmo nível de performance em produtividade.

          1. Avatar de RPG
            RPG

            Não é que seja o meu caso, mas tendo em conta que não é compatível com pessoal que jogue, ou que trabalhe com determinado software que não é compatível com MacOS (desde um Revit, até ao 3DS Max), jamais poderá ser considerado o melhor portátil do mundo.. Falam em edição 4K, mas na realidade não é compatível com muito software de modelação, de rendering, etc etc.. Deste modo, pelo mesmo valor, encontram-se portáteis com hardware semelhante, e que será compatível praticamente com tudo, tornando-se assim automaticamente um produto mais completo, superior.

          2. Avatar de Samuel MG
            Samuel MG

            Não custa 1150 mais sim cerca de 1500 euros.

          3. Avatar de Nuno T.
            Nuno T.

            Samuel MG, o MacBook Air custa mesmo cerca de 1150 euros, o peso é que não é 1kg mas 1,3kg. 1kg era o peso do muito antigo MacBook Air de 11 polegadas.

          4. Avatar de Samuel MG
            Samuel MG

            Ah!! Estavam a falar do mais barato que nem 300Gb tem!! Esse sim custa isso!!

          5. Avatar de Miguel A.
            Miguel A.

            Falas de hardware semelhante? Sabes que os portáteis com processadores ARM e Windows rodam mal as aplicações X86 e X86-64?, certo? Logo, para hardware arm é capaz de ser a máquina com mais compatibilidade de software de momento.

          6. Avatar de Tiago
            Tiago

            A desinformação que aqui vai. Como amante da tecnologia que sou, estranhei o que acabei de ler. Fui pesquisar, verifiquei o Notebookcheck, e o processador da Apple é bom, mas fica atrás do I7 de útima geração e dos Ryzen 9. Além disso, o Dell XPS apresenta-se como um portátil melhor.

          7. Avatar de Nuno T.
            Nuno T.

            Tiago, não fica atrás do i7 de última geração, várias comparações com os últimos Dell XPS e outros têm demonstrado isso.
            Os Ryzen 9 são usados noutra categoria de portáteis. Conseguem consumir 3 a 4 vezes mais para apenas 40-50% maior performance máxima, na melhor das hipóteses, em tarefas que tiram total partido dos vários núcleos. Para essa categoria a Apple ainda não lançou o seu processador.

        2. Avatar de José Fonseca Amadeu
          José Fonseca Amadeu

          Nuno, o segredo está no M1, atualmente o melhor cpu do segmento ultrabook com TDP que vai deixar a concorrência a ver navios durante algum tempo.
          Ou não percebes muito disto das tecnologias ou durante o no teu confinamento não há wireless?

          1. Avatar de Samuel MG
            Samuel MG

            Será? Acho que a AMD vai bater a Apple muito em breve.

          2. Avatar de IDroid
            IDroid

            Como disse o user RPG, enquanto não for compatível com certo software profissional,como o 3ds Max e o Revit,entre outros), o Macbook Air M1 não será uma alternativa viável.

          3. Avatar de Nuno T.
            Nuno T.

            Samuel MG, não vai! já começaram a aparecer resultados dos novos processadores AMD (geração Zen3) para ultrabooks e ficam atrás do MacBook Air. A somar a isso é muito provável que em termos de consumo também sejam piores.

          4. Avatar de Nuno T.
            Nuno T.

            IDroid, o que tu queres dizer é que não é uma alternativa viável para ti e outros com necessidades idênticas às tuas!
            Não deves estar à espera que a maioria dos profissionais tenham tido alguma vez necessidade de correr software que tu ou outros usam… Há muitas mais profissões no mundo.
            De qualquer das maneiras é óbvio que se torna ridículo tentar classificar algum computador como o melhor do mundo, pois isso depende das tarefas que se pretende realizar.

          5. Avatar de JJ_
            JJ_

            A Apple não descobriu os processadores.

            Os engenheiros da Apple fizeram um bom trabalho com o M1 sem duvida, mas isso não quer dizer que as empresas que vivem e respiram para fazer processadores não sejam capazes de fazerem igual ou melhor. Alias o trabalho delas é esse, investigar única e exclusivamente os processadores.

            Claro que isso não vai acontecer no dia para a noite.

            Agora, quase de certeza a Intel ou AMD vão com alguma rapidez conseguir praticamente o mesmo. Até porque este é o mundo deles…

            Qualquer das formas, não é por dizer-se que um PC reúne x de características que o torna melhor que os outros. Isso não passa de puro marketing.

            A Apple sempre teve bom hardware, mas continua a ter o problema do software. Apesar de fazer grandes esforços junto das grandes produtoras de software, as versões para MAC dos melhores softwares continuam a ser mais limitadas do que para Windows. Claro que depende do software. Até a própria Apple reconhece isso, e por isso continua a trabalhar para atrair mais utilizadores de modo a motivar melhorias nesse software.
            Mas depois a questão pretende-se pelo facto, se compensa ou não aos profissionais fazerem essa mudança… Para já ainda é cedo perceber isso.

          6. Avatar de Nuno T.
            Nuno T.

            JJ_, a Intel e a AMD estão presas ao legado do x86 que limita a forma como podem desenhar um processador com melhor eficiência energética; é aqui que o M1 ganha com uma grande margem, permitindo ter alta performance de forma sustentável com consumo mais baixo num portátil. A Intel e a AMD podem muito bem tentar vir com processadores com núcleos mistos para tentar melhorar os consumos nalguma coisa, mas os núcleos Atom da Intel são uma bodega em performance e continuam a ser piores que os núcleos ARM em eficiência.
            Em termos de software o contrário também acontece! Há programas de “grandes produtoras de software” que correm melhor no macOS do que no Windows. Tudo depende da área profissional!

          7. Avatar de Samuel MG
            Samuel MG

            A AMD já está a desenhar um processador arm. Se for bem desenhado poderá ser um que destronará o M1.

          8. Avatar de Nuno T.
            Nuno T.

            Samuel MG, tanto pode como não pode, não fazes ideia. Os designs da ARM que as outras empresa nesta área seguem não apontam para o mesmo nível de performance por núcleo da Apple, de modo que não é expectável que nos próximos 2-3 anos haja um concorrente ARM capaz de competir com a Apple em performance nos portáteis (nem sequer nos tablets houve um nos últimos 5 anos). E isto acontece quando já sabiam há alguns anos da vantagem que a Apple tinha em performance, e o melhor que conseguiram até agora foi o núcleo X1… A ARM tem prioridades diferentes da Apple nos seus designs.

          9. Avatar de Tiago
            Tiago

            Vê o site notebookcheck, e verás que estás enganado quanto ao processador.

          10. Avatar de Nuno T.
            Nuno T.

            Tiago, se calhar deverias ler várias reviews para perceberes as vantagens que tem na gama de ultrabooks em performance e consumo, e também para perceberes melhor que alguns dos benchmarks usados correm em “emulação”, não de forma nativa.

          11. Avatar de Miguel A.
            Miguel A.

            JJ_. As limitações de software que falas são opções das empresas. O software que conheço que funcione nas duas plataformas, normalmente funciona sempre melhor no Mac, pelas características do sistema operativo, que continua a ser o grande trunfo da Apple.

          12. Avatar de JJ_
            JJ_

            Nuno T. … a questão de eles estarem presas ao x86, não é pelas limitações de desenvolvimento e pelas questões de compatibilidade com o software existente. A Apple arriscou o M1 porque não tem de se preocupar tanto com a diversidade do seu mercado e teve de investir muito num bom emulador. Qualquer das formas, um emulador é sempre um emulador, por mais bom que seja não é melhor que o “original”,

            Logicamente existem software só para um ou para outro, mas eu falo do software com maior numero de utilizadores. Porque se a Apple quer aumentar a sua qouta de mercado, tem de atrair esses utilizadores.

            Miguel A. … claro que é da responsabilidade das produtoras essas limitações, mas em parte deve-se ao facto de a Apple por vezes usar outra forma de fazer as coisas, que comercialmente leva a não ser compensatório as produtoras se adaptarem.
            Depois, quando digo limitações, não falo tanto no aspeto de desempenho, porque isso depende mais do hardware, mas no aspeto de funcionalidades.

          13. Avatar de Nuno T.
            Nuno T.

            JJ_, não mistures a questão do software com aquilo que eu disse sobre hardware/processador.
            O percurso da AMD e da Intel é com o x86. A própria natureza da ISA x86/x64 coloca limitações ao que a Intel pode desenvolver nos seus processadores para poder competir em eficiência.
            Achas que a Apple não se preocupa com a diversidade de aplicações que existem no Mac? A Apple é que sabe que não pode ficar presa ao passado, e para fazer a transição desenvolveu mais do que um emulador… Não é à toa que em menos de 1 mês já há milhares de programas a transitar para a arquitectura do M1.
            Não falei em software que só existe para Mac, falei em software que existe em ambos e que corre melhor no Mac. Qual será esse software com maior número de utilizadores??

        3. Avatar de albino negro
          albino negro

          sim… se pesa mais mesmo tendo a mesma performance. qual e a duvida?

          1. Avatar de IDroid
            IDroid

            Miguel A., o Autocad,por exemplo,existe tanto para Windows como para macOS. No entanto,a versão para Windows continua a ter muito mais funções. É só um exemplo.

          2. Avatar de Miguel A.
            Miguel A.

            IDroid, em contra partida os softwares de produção musical e edição de vídeo que existem para as duas plataformas têm melhor performance no Mac, e características que são difíceis de contornar no Windows (Aceleração Metal no vídeo por exemplo, ou Core Audio (no áudio) que coloca de parte o ASIO ou Wasapi do Windows) falaste de um software, eu falei duns quantos. Eu sou utilizador Windows em casa, e utilizador Mac no trabalho, e percebo as vantagens e desvantagens.

          3. Avatar de iDroid
            iDroid

            @Miguel A. Os computadores com macOS eram muito conhecidos por serem melhores em edição de vídeo, é verdade. Mas o Adobe Premiere Pro beneficia muito de placas gráficas da Nvidia.

            Em relação ao programa Topaz Video Enhance AI (que faz um trabalho soberbo em aumento de resolução), é mais limitado em Mac. Existem dois algoritmos no software para Mac que suportam os cálculos em CPU e GPU, mas a versão para windows permite cálculos em CPU e GPU nos três algoritmos. Este software é muito mais rápido com a GPU do que com o CPU, portanto são limitações reais.

            Além disso, as placas gráficas existentes para os Mac são da AMD e de menor performance que as Nvidia que são possíveis obter para sistemas com Windows.

          4. Avatar de Nuno T.
            Nuno T.

            iDroid, o teu argumento era “pior” software, agora afinal já é “pior” hardware. O facto é que também há software profissional que tira melhor partido do hardware no macOS do que em Windows.

          5. Avatar de Miguel A.
            Miguel A.

            IDroid. Vais enumerar os softwares que conheces? Não saímos daqui, é sempre possível encontrar um ou outro software que funcione ou não num ou outro SO, a verdade é que agarrar num ultrabook de 1150€, editar vídeo 4k e audio com aquele nível de performance sem ventoinha, com 17h de bateria, capacidade gráfica e thunderbolt 4. Arranja um modelo Windows com mais nível de performance por watt no mesmo nível de preço.

          6. Avatar de IDroid
            IDroid

            @Nuno T e Miguel A, o que no fundo eu quis dizer foi que nenhum sistema é melhor que o outro,são apenas diferentes. Um será melhor numa tarefas e outro noutras.

            O Macbook com M1 é uma excelente máquina que espero que dite o futuro dos portáteis,pelo menos – apple e windows.

            Claro,não será um portátil para todos,mas para a vasta maioria das pessoas é muito provavelmente a melhor opção do mercado.

          7. Avatar de JJ_
            JJ_

            Miguel A. … Esse portátil da Apple até pode fazer isso tudo… mas no mundo real… no mundo empresarial, quem é que vai estar num banco de jardim a editar um filme 4K de 2h e depois deixar o portátil ligado a fazer o processamento, tudo isso em menos de 17h?

            Uma coisa é o que se consegue fazer, outra é o que na realidade se faz…

          8. Avatar de Nuno T.
            Nuno T.

            JJ_, o problema é que no mundo real quem quiser fazer isso noutros portáteis (ou qualquer programa que necessite de performance máxima) pode ficar sem bateria em 2-3 horas… Poder trabalhar de forma intensa em mobilidade sem se preocupar com a bateria ao longo do dia, abre a porta a novas possibilidades e maior flexibilidade.

          9. Avatar de Miguel A.
            Miguel A.

            JJ_. No mundo real quero um Mac leve e portátil que não faça thermalthrottling num dia de calor quando se está a fazer testes num sistema de som ao vivo (os últimos Macbooks com Intel são impecáveis a aquecer). Quero ter capacidade de renderizar um vídeo de 3h em FullHD que foi gravado numa conferência (mas que não demore 3h a renderizar), para o dar ao conferencista rapidamente. Quero gravar numa daw um espectáculo utilizando o sistema de áudio digital com 32 canais, mas ouvir em tempo real nos nos meus in-ear (o Windows não permite (apenas com aplicações improvisadas e nada garante que corra bem). A realidade é que pela primeira vez, temos um Macbook Air com capacidade de fazer trabalho que só estava ao alcance de macbook pro com alguma potência e isso é um game change.

  4. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Bom ano para todos

  5. Avatar de Tiago
    Tiago

    Para quem diz que o portátil da Apple é revolucionário pois tem o melhor cpu que há, deixo aqui uma comparação.
    https://www.notebookcheck.net/M1-vs-i9-10980HK_12937_11873.247596.0.html

    1. Avatar de Nuno T.
      Nuno T.

      hmmm! um i9 que consome 4-5 vezes mais!??? excelente processador para o inverno, ou para uma KFC portátil :D, se não te importares em manter ligado à corrente…

    2. Avatar de Miguel A.
      Miguel A.

      Não esquecer que o M1 é o processador de gama de entrada dos novos Macs (8cores), para o ano deverá vir o M1X (12cores para o Macbook pro 16 e imacs) e o M2 (há rumores que pode ter entre 16 até 128cores, para o Mac Pro).

  6. Avatar de Nuno
    Nuno

    Isso do gastar mais energia…. acham que um rico que dá 200 mil euros por uma bomba a gasolina se esta a ralar se gasta muita ou pouca gasolina??? quem da 1500€ ou 1000€ por um portatil esta-se a ralar se gasta mais ou menos energia??? ha aqui com cada cabeça!!!

    1. Avatar de Miguel A.
      Miguel A.

      Se essa energia for necessária para trabalhar um dia todo sem ligar à corrente, se calhar dá jeito que o processador gaste pouco, a menos que a pessoa não se importe de andar com um portátil de 7kg na mochila.

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Sim claro, podera dar jeito aguentar mais tempo usando a bateria, mas quem realmente trabalha a puxar pelo processador, normalmente esta ligado directo a corrente elétrica tambem.

        1. Avatar de Miguel A.
          Miguel A.

          Claro que sim, mas por essa optica tenho dois computadores, um para “puxar pelo processador ligado à corrente” e outro para poder estar em palestras, aulas ou trabalho fora de casa com autonomia. Não faz sentido. A verdade é que estamos a falar de um portatil com capacidades para trabalho profissional, sem descurar a portabilidade e a autonomia, que custa 1150€, não é facil encontrar um portatil windows(não é um transportavel) com esta capacidade e portabilidade por esse preço.