Amazon recorre à SpaceX para lançar mais um lote de satélites rivais da Starlink

6 Comentários

Esta quarta-feira, a Amazon lançou mais um lote de satélites para a sua constelação Kuiper, a rede de Internet através da qual a gigante do e-commerce planeia rivalizar com a Starlink. Curiosamente, a SpaceX foi a empresa escolhida para o lançamento.

Projeto Kuiper da Amazon para rivalizar com a Starlink

Após ter conseguido lançar os primeiros satélites da sua constelação de Internet de banda larga Kuiper, no final de abril e em junho, a Amazon lançou, hoje, mais 24 satélites.

Com sucesso, o lançamento aconteceu a bordo de um foguete Falcon 9 da SpaceX a partir de uma plataforma de lançamento na Costa Espacial da Flórida.

Curiosamente, este lançamento foi conduzido pela SpaceX, empresa que detém a Starlink. Atualmente, esta é a atual fornecedora dominante de Internet por satélite em órbita baixa da Terra, com uma constelação com cerca de 8000 satélites e cerca de cinco milhões de clientes em todo o mundo.

 

Amazon quer competir com a Starlink da SpaceX

A gigante do retalho lançou o seu Projeto Kuiper, em 2019, com o objetivo de fornecer Internet de banda larga a partir de uma constelação de mais de 3000 satélites.

Conforme já vimos, a empresa está a trabalhar sob um prazo apertado imposto pela Comissão Federal de Comunicações (em inglês, FCC), que exige que ela tenha cerca de 1600 satélites em órbita até o final de julho de 2026.

Os dois primeiros lançamentos da Amazon Kuiper ocorreram em abril e junho, tendo sido enviados 27 satélites de cada vez a bordo de foguetes fornecidos pela United Launch Alliance.

Primeiro lançamento Projeto Kuiper da Amazon para constelação de satélites

Com o lançamento de hoje, a Amazon terá 78 satélites em órbita. Para cumprir o prazo imposto pela FCC, a Amazon precisa de fabricar e implementar satélites rapidamente, garantindo uma grande capacidade dos fornecedores de foguetes.

Para a sua constelação Kuiper, a Amazon já reservou até 83 lançamentos, incluindo três viagens com a SpaceX.

 

Internet por satélite poderá gerar milhares de milhões de dólares em vendas

Neste momento, a constelação Kuiper é uma das maiores apostas da Amazon, com mais de 10 mil milhões de dólares destinados ao projeto.

Para completar a constelação, a empresa poderá precisar de investir até 23 mil milhões de dólares, segundo analistas do Bank of America, numa nota aos clientes, citada pela CNBC.

Este valor não inclui, contudo, o custo de construção dos terminais, a serem utilizados pelos consumidores para se conectarem ao serviço.

Os analistas estimam que a Amazon está a investir 150 milhões de dólares por lançamento este ano, com os custos de produção de satélites a totalizarem 1,1 mil milhão até ao quarto trimestre.

Numa previsão que admitiram poder ser conservadora, em 2024, considerando “o sólido crescimento inicial da Starlink”, analistas do Boston Consulting Group estimaram que a Amazon estava a apostar num mercado que deverá crescer para pelo menos 40-45 mil milhões de dólares até 2030.

Com a rede Kuiper de Internet, caso conquiste 30% do mercado, a empresa de consultoria estima que a Amazon poderá gerar 7,1 mil milhões de dólares em vendas até 2032.

Comentários

6

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tiago Rodrigues
    Tiago Rodrigues

    Mais lixo para o espaço….

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Se voces stivessem tão preocupado com o lixo nas ruas como estão com o lixo no espaço este país estava em muito melhor estado

  2. Avatar de Max.
    Max.

    O que é a rede Kuiper da Amazon? Tem previstos 3.200 satélites em órbita baixa, para fornecer internet de alta velocidade. É, por isso, um eventual concorrente da Starlink, da Space X.
    A Amazon tem foguetões? Não, tem que usar foguetões de terceiros para colocar os satélites em órbita.
    Inicialmente estava previsto o lançamento através da Space X? Não, inicialmente, a Amazon assinou um contrato com a Blue Origin (que tem também Bezos como a acionista principal) e que, até agora, ainda não lançou nenhum. Alguns acionistas colocaram a a administração da Amazon em tribunal por causa disso.
    A Amazon tem usado outras empresas de foguetões, como a ULA, a Arianspace e, mais recentemente, a Space X.
    Atualmente, a Amazon está no início, com 78 satélites, enquanto a Starlink tem 9.191, dominando o mercado.

    1. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      É muito difícil competir quando estás a usar o teu competidor para meter os teus satélites em orbita

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      E pior, tanto a ULA quanto a Blue Origin estão a usar foguetões descartáveis, ou seja, cada missão tem um custo tremendo. A SpaceX a reutilizar foguetões, coloca lotes de satélites todas as semanas, com custos imensamente inferiores. Quando a Amazon conseguir ter a Kuiper minimamente operacional nalgumas áreas, já a SpaceX tem cobertura global.

  3. Avatar de Andreas Noack
    Andreas Noack

    Rivais. Hehe. Há algo que une as “elites” de todas as nações. Algo inerente ao ser humano. O amor ao poder. Quando o dinheiro deixa de ser uma questão, só sobra o nível de poder como fim. As “elites” seguem todas o mesmo guião. Rumo a uma ditadura digital tecnocrática.