Amazon: Jovens condenados a prisão! A “culpa” é do sistema de devoluções

47 Comentários

As burlas na internet estão na ordem do dia e há outras que são realizadas recorrendo a falhas das plataformas. Três jovens foram recentemente condenados a um ano prisão por causa de terem burlado a Amazon. Conheça o esquema que era usado… e que aproveitava uma falha da plataforma.

Amazon: Jovens condenados a prisão! A "culpa" é do sistema de devoluções


Amazon tem serviço de devoluções muito simples e eficaz… mas fácil de burlar

Para quem compra na Amazon, certamente que já se deparou com um serviço de devoluções muito simples e eficaz. No entanto, o sistema tem uma falha que foi aproveitada por muitos.

Tal como informamos aqui, o esquema era relativamente simples. Os jovens publicavam anúncios de produtos eletrónicos a preços mais baixos do que o habitual em páginas de compra e venda. Quando alguém comprava algum desses produtos, encomendavam esse produto na Amazon e pediam que o mesmo fosse enviado para casa do comprador.

Amazon

Posteriormente contactavam a Amazon para informar que o produto tinha chegado em más condições e nesse sentido solicitavam a devolução, obtendo o dinheiro de volta. Segundo revela o diário espanhol “El País”, recebiam um código para utilizar nos correios e fingiam devolver o produto, enviando uma caixa com berlindes, canetas ou mesmo vazia.

Através de uma falha na devolução de produtos, três espanhóis de 22 anos lucraram 350 mil euros e foram recentemente condenados a um ano de prisão e a uma multa de 1080 euros cada um. Esta é já considerada a maior burla que envolve a Amazon na Europa. Este procedimento de burla foi repetido mais de 200 vezes, até ao dia que foram denunciados pela Amazon e detidos pela polícia espanhola.

Partilhar:
Tags:

Comentários

47

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Simão
    Simão

    As multas é que deveriam de ser no valor da burla.

    1. Avatar de To Canelas
      To Canelas

      Muito provavelmente é um ano de prisão com pena suspensa se devolverem todo o dinheiro, caso não tenham o dinheiro, cumprem 1 ano de prisão efetiva, e ficam com tudo penhorado até aquele valor + o valor da multa. Pelo menos é assim que costuma ser cá.

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        De certeza que é assim que funciona por cá?
        Nunca ouvi tal coisa… tanto que é do conhecimento geral que a maioria dos crimes de colarinho branco compensam… porque quando saíres és livre de gastar o € que roubaste.
        No entanto se for como dizes, geralmente eles têm o dinheiro não está é no banco, nem em nome deles. e quando saírem facilmente conseguem usufruir do mesmo.

        1. Avatar de To Canelas
          To Canelas

          Quando digo que por cá é o que costuma acontecer, é relativo a estes “pequenos” crimes/burlas/desvios de baixo valor. Não esquecer que quando saires da prisão, continuas com tudo penhorado até pagares tudo o que roubaste/deves.
          Nenhum banco offshore aceita um deposito de “só” de 350000€, só com muitos conhecimentos, que estes jovens de certeza não tem. Podes meter o dinheiro num banco fora do país, mas é rastreável e recuperável na maior parte dos casos.
          White collar crimes, é como dizes, mas cá a maior parte nem chega a esse caso, esses tem dinheiro para pagar aos melhores advogados para engonhar o processo ou arranjar um buraco na lei. Ou mesmo subornar juizes.

          1. Avatar de To Canelas
            To Canelas

            Além disso, esses grandes artistas de crimes “white collar” tipo Luis Filipe Vieira, Joe Berardo, etc, fizeram as maroscas através de empresas em que eram sócios, e não os unicos. Algumas das pessoas envolvidas secalhar até nem tinham culpa/conhecimento. Não foi em nome individual, o que torna tudo muito mais complexo para se reaver o dinheiro.

          2. Avatar de PoPeY
            PoPeY

            O Joe Berardo foi um Génio. O que ele fez foi espetacularmente incrível. Ele não tem dividas nem tem nada. Ele possui uma teias de empresas com ele em comum, apenas isso.

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      a multa é diferente de terem de pagar os prejuízos.

  2. Avatar de Trolha Men
    Trolha Men

    Pagam 1080 euros de multa e ficam com os 350 mil euros que lucraram é isso?

    1. Avatar de João K.
      João K.

      Passavas um ano na prisão por 350 mil euros?

      1. Avatar de sergio m
        sergio m

        Porra.
        Eu ganho uns 13.000 por ano, de salário. Esses 350 mil euros equivale a 26 anos de trabalho…Eh lá.
        Se compensava?

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          na verdade ias preso um ano e quando arranjasses trabalho ias ter parte do ordenado penhorado até pagares o total da burla.

          1. Avatar de Daniel Teixeira
            Daniel Teixeira

            Em Portugal, não trabalhas mais na vida, ganhas o rendimento social de inserção e vives à grande à custa de quem trabalha

      2. Avatar de Monhe
        Monhe

        claro que sim. 350 mil euros comprava logo um T4 com garagem e um carrao. Por 1 ano na prisa? na boa! ate o socrates curtiu de la estar

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          se for em Lisboa compras um T2 com 70m2, sem garagem e muito menos sem carro, boa sorte.

    2. Avatar de xibamba
      xibamba

      E 1 ano de prisão que, “com sorte” ficam em domiciliaria, ou saiem mais cedo por bom comportamento…

      Posto isto, vendo Samsung s23 ultra, mil euros

      PS:Acho que compensa o risco

    3. Avatar de john
      john

      Se nao tivesse lido a nacionalidade, diria qua havia aqui o tipico chico esperto tuga!

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Já cá faltava.

      2. Avatar de Luca Cantagallo
        Luca Cantagallo

        Fake
        A Amazon não devolve o dinheiro enquanto não verifica o que foi devolvido

        1. Avatar de Ze Portuga
          Ze Portuga

          Falso.
          A amazon devolve o dinheiro logo na entrega da encomenda para devolução!

          1. Avatar de Luca
            Luca

            mas verificam o que lá está dentro se mandares uma caneca ou uma caneta em vez do telemóvel não devolvem nada

  3. Avatar de Fusion
    Fusion

    Ganharam 350 mil euros, só têm que pagar 1000 e pouco euros, depois vão presos só um ano, ano esse que vão ter zero despesas com casa, alimentação e afins, para não falar que acaba por ser quase que férias..

    não me parecer ser um mau deal =)

    1. Avatar de Cabritone
      Cabritone

      E pensas que vais para a prisão comer camarão e ler A Bola.
      “…para não falar que acaba por ser quase que férias.”
      Realmente…

      1. Avatar de Fusion
        Fusion

        Pode não haver bola e camarão, mas acredito que não vão ser mal tratados , escravizados ou torturados.. 1 ano não é nada, e depois de saírem têm cá fora os 350k.

        No meio disto tudo se o que achas errado é o meu comentário face ao que eles fizeram e as medidas que à justiça aplicou, então algo está errado desse lado.
        Realmente…

        1. Avatar de Dinis Domingos
          Dinis Domingos

          Mas a verdade é que eles não roubaram 350 mil euros… o custo de produção daquilo que eles roubaram é muitíssimo inferior… 350 mil é o preço de venda ao público…

    2. Avatar de darth
      darth

      tambem tens de pagar os 350 mil

  4. Avatar de Molik
    Molik

    Seguindo li noutro site, foi assumida a culpa e devolvido os 350 mil euros

  5. Avatar de ricardo lopes
    ricardo lopes

    Já ninguém compra na amazon, foi bonito no inicio portes gratis …
    Mas depois não dão garantia passado os 30 dias
    é preferível comprar os produtos em Portugal em loja garantia 3 anos!!!!!

    1. Avatar de João
      João

      Eu tenho portes “grátis/prime” e já tive um caso em que avariou um electrodoméstico passado um ano. Eles simplesmente trocaram sem qualquer problema.

      Amazon sem qualquer problema

    2. Avatar de Joao
      Joao

      Não dão como?! A mim até deram de uns ténis que tinha a 6 meses…

    3. Avatar de Pedro
      Pedro

      Também tenho os 3 anos em Espanha, e contínuo a ter os portes grátis.

      Esse comentário só pode ser de estupidez ou ignorância.

    4. Avatar de Dinis
      Dinis

      Tudo o que é vendido na Europa tem uma garantia obrigatória de 2 anos (não sei onde foste buscar os 3) e a Amazon nunca me falhou em nenhuma…
      E da Amazon espanhola para cá ainda tem portes grátis por isso não percebo as tuas queixas

      1. Avatar de PTGomez
        PTGomez

        Em portugal desde 1 de janeiro de 2022 a garantia para consumidor final é obrigatória de 3 anos.

  6. Avatar de Vrael
    Vrael

    Ou seja tirando as multas foi lucrativo ainda rendeu 346760€ , o que da à volta de 115mil euros a cada um, acho que vou enviar CV…

    1. Avatar de darth
      darth

      tem de pagar os 350 mil

  7. Avatar de Bernardo duro
    Bernardo duro

    Um ano de prisão é convite ao crime… Pena pesada…

  8. Avatar de Mrs. Annoying
    Mrs. Annoying

    Bom negócio..

  9. Avatar de Sabe-se lá
    Sabe-se lá

    Realmente… o crime compensa…. O gajo que decide as multas deve ter negativa a matemática…
    Esses burlões, cá e lá fora, deviam restituir TUDO O QUE ROUBARAM e ainda pagar a multa!
    Se não, qual é o castigo???

  10. Avatar de Antonio
    Antonio

    e Ainda explicaram step by step para os futuros jovens fazerm a mesma coisa?

    well done.

    1. Avatar de ricardo lopes
      ricardo lopes

      tambem explica que se o fizer vão presos dah!

  11. Avatar de o consciente
    o consciente

    Bom sendo como é em Portugal ou Espanha:
    – recurso
    – sem história de delitos
    – 1 ano de prisão domiciliária a jogar PS5 ou inclusive suspensa

    Tirando advogados e afins 300.000 de “lucro” que calha 100.000 a cada um. Estes tipos nem em 10 anos a trabalhar duro fariam 100.000. No final batem palmas. Infelizmente esta é a realidade.

    1. Avatar de Fusion
      Fusion

      Enquanto não houver mão pesada para todos os tipos de crime as coisas não vão mudar muito..

      Infelizmente o crime acaba por compensar, e como as pessoas não têm nada a perder acabam por fazer porque existe esta certa sensação de impunidade por parte do sistema judicial

  12. Avatar de João
    João

    Mas, se a amazon depois corrigir esse falha de segurança, fica a dever alguns direitos de autor aos rapazes ou não?

  13. Avatar de Luis Henrique Silva
    Luis Henrique Silva

    E o esquema que existe na própria amazon? Já vi na internet a explicar como acontecia que quem comprava acho que era da outlet não me lembro faziam uma marosca na própria amazon o cliente não recebia a encomenda e ainda ficava enrascado…..isso ninguém apanha?

  14. Avatar de eu mesmo
    eu mesmo

    e………. ainda ganham um caminhar novo……….

  15. Avatar de Zé

    O próprio site da Amazon é que parece uma burla. Tudo “ao monte” vindo da China, layout do século passado…