Altice Portugal vai ter a Nokia como fornecedor do Core 5G

16 Comentários

Dando continuidade à expansão da rede 5G, a Altice Portugal estabeleceu uma parceria estratégica com a Nokia para o fornecimento e integração do Core 5G Stand Alone. O novo core móvel 5G Stand Alone permitirá à Altice Portugal disponibilizar serviços inovadores 5G. Saiba quais.

Altice Portugal vai ter a Nokia como fornecedor do Core 5G


Serviços inovadores 5G: network slicing, serviços de baixa latência e serviços IoT

A Nokia, empresa multinacional de infraestruturas de telecomunicações e fabricante europeu de equipamentos, será responsável pelo desenvolvimento da rede Core 5G, incluindo a evolução para uma arquitetura nativa na Cloud, onde as funções de rede são implementadas como micro-serviços, numa lógica de negócio de serviços modulares.

O novo core móvel 5G Stand Alone permitirá à Altice Portugal disponibilizar serviços inovadores 5G, tais como network slicing, serviços de baixa latência e serviços IoT, de forma massiva, nas comunicações de clientes dos segmentos de consumo e empresarial. Por outro lado, irá também fornecer maiores níveis de segurança, utilizando algoritmos de encriptação reforçados para um aumento da privacidade.

Altice Portugal vai ter a Nokia como fornecedor do Core 5G

Os serviços que irão ser disponibilizados pelo novo Core 5G darão uma garantia de cobertura nacional, utilizando a rede móvel pública da Altice. Esta oferta inovadora de alto desempenho visa satisfazer as necessidades de comunicações críticas de indústrias, organismos públicos, cidades e empresas, onde a automação e a grande intensidade de ativos são aspetos críticos.

Atualmente, o 5G da Altice Portugal cobre 90% da população e o maior número de municípios do País.

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Então mas com os ataques todos à Huawei e a outras empresas chinesas, vão comprar equipamento finlandês?

    A parte da encriptação é treta, já se provou que continua a não ser seguro, tal como as tecnologias anteriores também não o eram. Quem desenvolve o padrão não quer que seja realmente seguro, ou certamente recorriam a universidades e outros especialistas para desenvolver essa parte como deve ser.

    Bem pelo menos desta vez, a menos que algo tenha mudado entretanto, a NOS vai poder gabar-se de ter a melhor tecnologia (Huawei) já que supostamente suportam um 5G mais avançado… mas pode ser que a Nokia tenha entretanto sido capaz de melhorar e estar ao mesmo nível (desconheço… pode envolver patentes e tal que eles talvez não possam utilizar nem conseguir obter licenças).

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Segundo consta, o core 5G da NOS também vai ser/é da Nokia e não da Huawei.

    2. Avatar de Anónimo Santos
      Anónimo Santos

      Fico à espera da notícia em que a NOS tem que tirar o Core chinês que decidiu instalar com as próximas sanções que os Estados Unidos fizerem à China…

    3. Avatar de Peace
      Peace

      Deves perceber disto a potes. A NOS tem cerca de metade da rede móvel fornecida pela Nokia. Como é que a Huawei com todas as restrições que tem pode ter um 5G mais avançado do que os outros?

      1. Avatar de Joao Ptt
        Joao Ptt

        Porque a Huawei foi uma das principais empresas a desenvolver o standard. Certamente terá muitas patentes. Os chineses têm muitos defeitos, mas não são tão estúpidos como muita gente gosta de pensar, quando eles querem qualidade a sério e se esforçam, acabam por conseguir.

  2. Avatar de Camurça
    Camurça

    Fazem muito bem

  3. Avatar de Francisco Teixeira
    Francisco Teixeira

    Não me parece que um core da Nokia seja inferior ao da Huawei, mas aqui os treinadores de bancada devem estar muito bem informados, aliás estão a falar do Core da rede e não das rede de transmissores.
    O que não faltam são operadoras deste mundo a usar tecnologia da Nokia.

  4. Avatar de luis
    luis

    “Atualmente, o 5G da Altice Portugal cobre 90% da população”….que grande mentira…

    1. Avatar de Francisco Teixeira
      Francisco Teixeira

      A MEO não diz que cobre 90% do país, mas sim 90% da população sendo certo que mais de metade da população vive nos grandes centros.

  5. Avatar de Amilcar Alho
    Amilcar Alho

    Uma questão pertinente e que ninguém se debruçou sobre ela: Quem é a jeitosa da foto? 😀 😀

    1. Avatar de Peace
      Peace

      Deves precisar de óculos. Se quiseres conheço um oculista top.

      1. Avatar de Amilcar Alho
        Amilcar Alho

        Antes disso, diz-me onde é o teu caixote do lixo…

  6. Avatar de Unknown
    Unknown

    Deviam mais é colocar o e-sim para Apple Watch a funcionar…

  7. Avatar de Daniel
    Daniel

    Mas há uma coisa que não dizem, grande parte do “5G” do MEO é 5G DSS ou seja um 4G disfarçado de 5G.
    É assim se enganam as pessoas com “raspas de 5G”. Mas aparece o símbolo no telemóvel por isso o povo gosta.

  8. Avatar de informado
    informado

    BAIXEM OS PREÇOS .