Alguma vez foi vítima de burla ou ataque informático?

23 Comentários

A Internet é um espaço cheio de oportunidades. Nela podemos rapidamente consultar alguma informação, estar mais perto dos nossos familiares e amigos, pesquisar um sem número de conteúdos, conhecer pessoas, dar a conhecer o nosso trabalho ao mundo, entre muitas outras atividades. No entanto, como em tudo, há sempre o outro lado onde os burlões e criminosos esperam assim pela melhor altura de enganar alguém de forma rápida.

Desta forma, na nossa questão desta semana queremos que nos diga se já foi vítima de alguma burla ou ataque informático.



Alguma vez foi vítima de burla ou ataque informático?

As plataformas digitais são uma maré cheia de possibilidades para os oportunistas. Especialmente se falarmos em redes sociais onde os utilizadores mais facilmente partilham os seus dados pessoais com estranhos, sem grande conhecimento das potenciais consequências e riscos.

Existem vários tipos de burlas informáticas mas, no geral, todas elas têm como grande objetivo enganar a vítima, levando-a a entrar em esquemas fraudulentos e, por conseguinte, roubar dinheiro das suas contas ou fazer chantagem com os dados pessoais conseguidos, através de pedidos de resgate.

Um tipo de burla também já conhecido dos utilizadores designa-se de Phishing. Em suma, trata-se de uma técnica de fraude online para roubo de passwords das contas bancárias, entre outros.

Veja algumas das mais recentes notícias relacionadas com burlas informáticas:

Quanto aos ataques informáticos, estes estão mais relacionados com as ameaças às nossas máquinas e que também comprometem os dados e conteúdos pessoais dos lesados.

É então cada vez mais urgente que as pessoas procurem estar informadas para que detetem atempadamente situações de risco online.

Assim, diga-nos se alguma vez foi vítima de burla ou ataque informático.


Participe na nossa questão desta semana

Questão desta semana:

Alguma vez foi vítima de burla ou ataque informático?

  • Não. (69%)
  • Sim. (31%)

Total Votos: 1.215

Loading ... Loading …


Nesta rubrica colocamos uma questão sobre temas pertinentes, atuais e úteis, para conhecer a opinião e tendências dos nossos leitores no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.

Assim, caso queiram ver algum tema votado nas nossas questões semanais, basta deixarem um comentário com o mesmo ou enviem para marisa.pinto@pplware.com.

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Euéquesei
    Euéquesei

    Bom, eu uma vez coloquei no facebook ( quando o tinha ), já lá vão uma data de anos, uma mensagem codificada pelo PGP.
    Passado uns minutos o meu pc começou a ter um comportamento estranho.
    Desliguei-o imediatamente.
    Pode ter sido coincidência, mas tb pode não ter sido.

    1. Avatar de Miguelito
      Miguelito

      Que informação dramática.

      1. Avatar de miguelito
        miguelito

        Pelos vistos..

        1. Avatar de Euéquesei
          Euéquesei

          O facto de ser uma mensagem codificada pode ter feito algumas campaínhas soarem.
          Nao é a mensagem em si, mas o formato.
          Mas não vale a pena.
          Descanse, vai ver que amanhã será outro dia.

      2. Avatar de Euéquesei
        Euéquesei

        Miguelito, não seja assim tão limitado.
        Consegue melhor, se se esforçar.
        Acha que eu ia colocar aqui uma informação dramática a nível pessoal?
        Relaxe, pense melhor, vai ver que consegue mais….

  2. Avatar de Luis Henrique Silva
    Luis Henrique Silva

    Eu duas vezes, quando ainda havia o Miau.pt, nunca mais cai…..fiquem sem guito, e houve muita gente que foi vitima do mesmo esquema que eu…….hoje em dia tomo mais atenção nas coisas, mas já me apareceu à pouco tempo duas pestes a tentar me burlar com mbway e outro a partir do esquema olx.

    Outro fato é aqui estar maior percentagem do “Não” o que acho estranho uma pessoa dizer que unca foi burlada…….de alguma forma….

    1. Avatar de Atento
      Atento

      Penso que o “Não” é natural. A questão é se a pessoa foi alvo de burla, não tentativa de burla.
      No que a mim diz respeito, divirto-me a responder a phishing com dados errados. Se, quem tem conhecimentos para o fazer em segurança, o fizer, o phishing deixa de fazer sentido.
      O phishing só é viável na medida em que as respostas sejam válidas.
      Um conselho, não o façam com o mail que utilizam para as coisas «sérias» ; alguns confirmam o mail para spam posterior.

  3. Avatar de Marquinho
    Marquinho

    No OLX por 2 vezes acerca de 2/3 anos entraram em contacto uma em Inglês para saberem se enviava o artigo que tinha a vender para a Nigéria, e outro em Português se enviava para Inglaterra mas ambos sabia que era burla e o método até a dias foi falado quer por youtubers, quer na TV.

  4. Avatar de outra vez ?!
    outra vez ?!

    Conheço cada vez mais gente que teve más experiências , com o telemóvel , só porque o têm,com computador…. Com as compras que usaram fazer pela net. Com os isps…então idosos nem se fala. O próprio fisco e aquela APP que basava informações privadas …. Basta fazer uma busca ou ler o último relatório sobre o cybercrime. Está mais que provado que a electrónica/informática é sempre violável logo temos a resposta. E boa para brincar. Realidade é uma coisa virtualidade outra.

  5. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Não caí nem tenciono cair!! Eu levo a minha segurança informática ao extremo pois vejo 2 vezes que quem é o site e se é fidedigno!!

    1. Avatar de Luis Henrique Silva
      Luis Henrique Silva

      Nunca se deve dizer desta água não beberei, mais dia menos dia todos caímos em alguma coisa…..

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        Concordo só nunca cai quem não usa. No meu casa nunca me aconteceu, mas não estou livre. Já fui alvo de uma tentativa de intrusão num servidor por força bruta, felizmente detectei a tempo. Tinha como origem a China.

  6. Avatar de Miguel Costa
    Miguel Costa

    Há pouco mais de um ano, um youtuber, de Braga, tentou burlar-me com o mbway. Como conheço o sistema achei estranho tanta simpatia a ligar para me ajudar a configurar e “poupar 35 euros de comissões” numa venda de 13 euros. Deixei levar e dei 6 dígitos inventados. O tipo desligou o número logo a seguir. Fiz queixa à PSP, em Outubro recebi a informação que o tipo foi apanhado por burlas acima de 50000 euros.
    Mesmo que não sejam enganados façam sempre queixa junto das autoridades.

  7. Avatar de Ferrvs
    Ferrvs

    Uma única vez. E apesar de todas as provas apresentadas, a PayPal decidiu a favor do burlão.

  8. Avatar de Artilio Cabaça LUIS
    Artilio Cabaça LUIS

    Uma das vezes que fui vigarizado foi por uma empresa chamada TRÊS MARIAS de Mem Martins!!!!!

  9. Avatar de Ricardo Marques
    Ricardo Marques

    Ainda ontem um tipo me queria comprar uma coisa no Olx por 200 euros e pediu-me para gerar um código de levantamento no meu mbway… Inventei um código e dei-lhe só para ele ter uns minutos de felicidade!

    1. Avatar de Luis Henrique Silva
      Luis Henrique Silva

      loool
      Podia ter-me lembrado dessa, quando tentaram me fazer a mesma coisa…..

  10. Avatar de Nuno Miguel Fernandes
    Nuno Miguel Fernandes

    Já fui vítima de ransomware ao tentar usar o raio de um activador do Windows 7. Fiquei com um disco externo com os ficheiros todos encriptados e supostamente pagava uma quantia para serem desencriptados. Foi uma questão de 5 minutos 1.5gb de dados com extensão kasp.
    Ainda lá tenho os ficheiros na esperança de um dia poder reverter! Fiz queixa com os dados que tinha mas de nada valeu são crimes muito difíceis de rastrear

    1. Avatar de xtremis
      xtremis

      Fazer queixa que se ficou com dados encriptados ao usar um activador de Windows 7 é um bocado como ir à esquadra dizer que fizémos um dói-dói ao tentarmos assaltar uma loja, não? 😉

  11. Avatar de Pedro
    Pedro

    Eu já fui no olx. Há ai 4 anos atrás tentei comprar um disco sata a um gajo do Porto e paguei-o por trans bancaria. Nunca mais me disse nada. O gajo foi burro porque eu tinha o talão de como transferi o valor para a conta dele e aparece la o nome do gajo que recebeu!
    Imprimi o anúncio do olx e a nossa conversa toda, fui a polícia e entreguei o talão e a folhas que imprimi. Ao fim de três anos recebo uma carta enorme do tribunal para eu comparecer la.
    Moral da historia, o gajo reembolsou-me o valor do disco e pagou-me a min e a uma moça da minha terra que tb foi vitima da burla uma indemnização.

  12. Avatar de Maria Arminda Nunes
    Maria Arminda Nunes

    Eu há meses que sou vítima de ataques informáticos por parte de um hacker da Líbia. Há mais dois implicados, também muçulmanos que mandaram este indivíduo atacarem-me. Um é da Jordânia outro da Líbia. Até aqui eu não tinha preconceito contra os muçulmanos, agora, depois de conhecer estes, comecei a detestá-los. São mentirosos por natureza, parece que não conseguem viver sem mentir e são traiçoeiros. Tudo começou no Facebook onde eu era amiga de um deles. Desentendi-me com ele e mais tarde passei a ser vítima desses ataques informáticos. De momento não sei como contactar alguém ou alguma empresa credível que me possa tirar este individuo do meu PC e do meu Telemóvel dum modo que ele não possa voltar nem os outros fiquem com disposição para o incentivarem. No fundo eles não passam de três covardes que estão a atacar uma mulher.

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Se um português te fizer mal passas a detestar todos os portugueses? É estranho, não é? Em todas as etnias, religiões ou países existem pessoas sem escrúpulos. Ataques?? Tirar do PC ?? Se for assédio ou intrusão ou outro crime pode sempre contactar as autoridades policias. Podes sempre bloquear essas pessoas no telemóvel /redes sociais e denunciar