Alerta: WhatsApp acusada de violação de privacidade

38 Comentários

Serviço suporta mais de mil milhões de mensagens trocadas diariamente

O WhatsApp Messenger é um dos mais populares serviços para troca de mensagens entre utilizadores. Para enviar e receber mensagens, o  WhatsApp necessita de ter acesso à Internet, através de uma ligação 3G/4G ou Wifi. O WhatsApp é bastante simples de usar, uma vez que não existe a necessidade de criar contas no serviço. Para se realizar uma comunicação, o WhatsApp Messenger identifica os utilizadores através dos contactos telefónicos mantidos no smartphone.

As autoridades do Canadá e Holanda acusaram este segunda-feira o serviço por este violar as leis de privacidade desses países.

whatsapp_01

Em comunicado oficial da Comissão de Privacidade do Canadá e da Autoridade de Protecção de Dados da Holanda , a aplicação do popular serviço de mensagens violou «certos princípios de privacidade aceites internacionalmente, nomeadamente no que respeita à retenção, salvaguarda e revelação de informação pessoal».

Tal principio de privacidade não é respeitado porque a aplicação obriga os utilizadores a permitirem o acesso aos seus contactos telefónicos. De referir que ainda há relativamente pouco tempo a WhatsApp  criticava um conjunto de serviços, como por exemplo o Facebook, relativamente à privacidade, mais concretamente à forma como as informações pessoais são guardadas e como toda a informação é partilhada.

Segundo Jacob Kohnstamm, presidente da Autoridade de Protecção de Dados da Holanda “não havendo uma opção para limitar o acesso aos contactos pessoais, a aplicação viola as leis de privacidade…Os utilizadores deveriam decidir se pretendem ou não dar acesso aos seus contactos.

Ao que se sabe a  empresa WhatsApp, com sede na Califórnia já veio mostrar disponibilidade para proceder às recomendações propostas pelos organismos dos dois países.

 

Partilhar:
Tags:

Comentários

38

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel Ribeiro

    Por acaso, tinha ideia que me pedia essa autorização ao abrir a app pela primeira vez. Mas se calhar é o Viber que faz isso e não o WhatsApp.

    1. Avatar de Rafael B.
      Rafael B.

      É o Viber sim.

  2. Avatar de Slyder
    Slyder

    Pff.. se o utilizador instala aplicativos deste tipo vai naturalemente querer descobrir se os contactos têm o mesmo serviço para poupar €€€.

    O facebook tem ainda menos privacidade e mais pessoas usam. Isto nao passa de uma tempestade num copo de agua.

  3. Avatar de Dário

    É realmente uma tempestade num copo de água. O problema parece ser o facto de os nossos contactos da lista ficarem logo disponíveis para enviarmos mensagens, mesmo que eles não queiram, ou seja, exactamente a mesma coisa que uma vulgar SMS.
    É verdade que os nossos contactos não nos “adicionaram”, mas deram-nos o número. Enfim, essa entidade abstrata que dá pelo nome de “as autoridades” também gostam de sacar uns cobres em multas… desde o vulgar polícia de trânsito até à comissão europeia é tudo a sacar.
    Por acaso o Whatsapp é um serviço brutal. Poupo muito dinheiro por mês por causa desta app que uso no meu NOKIA! Sim, ainda há malta com Nokias e que gosta.

    1. Avatar de Luís Martins
      Luís Martins

      “Por acaso o Whatsapp é um serviço brutal. Poupo muito dinheiro por mês”

      Esse deve ser o verdadeiro problema.

  4. Avatar de JP (djlinux)

    O Facebook faz pior e milhares usam…

    1. Avatar de João Reis
      João Reis

      Diz antes…Milhões! 🙂 Já tem 1Bilião de utilizadores.

      1. Avatar de Nelson Rocha
        Nelson Rocha

        1 bilião? Há mais utilizadores no Facebook do que no mundo? O mundo tem 6 mil milhões, não biliões.

        1. Avatar de Paulo
          Paulo

          Só uma achega, 6 mil milhões = 6 biliões
          :b

          1. Avatar de mc
            mc

            Precisas de aprender a fazer contas…

        2. Avatar de Jerry
          Jerry

          1 mil milhão = 1 Bilião!
          Vai estudar matemática! E neste momento já antigimos os 7 Biliões de pessoas no mundo! Por tal Rocha cultura geral fazia-te bem!

          1. Avatar de João Fonseca
            João Fonseca

            @Jerry

            Acho que devia voltar à primaria ou então ir viver pos Estados Unidos

          2. Avatar de Nelson Rocha
            Nelson Rocha

            Jerry, Acho que matemática e cultura geral fazia-te bem era a ti! Principalmente cultura geral no que toca a isto. Vá, eu não levo a mal pelo engano, mas antes de mandares alguém educar-se, acho que deverias começar por ti.

        3. Avatar de Oh Tone
          Oh Tone

          6000 milhões são 6 biliões!!!!

          1. Avatar de mc
            mc

            Errado – 0 valores 😛

        4. Avatar de Informador
          Informador

          Na realidade o Nelson Rocha tem razão. Na Europa 1 bilião = 1000000 milhões (milhão de milhão). No EUA 1 bilião = 1000 milhões. É frequente, mesmo por cá, (e erradamente) considerar 1 bilião = 1000 milhões quando se fala em “dollars”.

          1. Avatar de Nelson Rocha
            Nelson Rocha

            Finalmente alguém que em vez de se achar dono da razão explicou direito.

            Ainda me mandaram aprender matemática e cultura geral? Pelos vistos essas pessoas deviam-se era olhar ao espelho? 😛

            Obrigado pela resposta clara antes de eu ter visto isto. Parece que há pessoas que pensam que um 1 bilião é o mesmo que 1 milhão.

            Não tenho culpa dos EUA terem ofuscado a mente destas pessoas para me mandarem para a escola? ROTFL. mas já sabia que vinham espertos destes. 🙂

        5. Avatar de mc
          mc

          Além das contas estarem erradas, o número de utilizadores está exagerado – podem ter mil milhões de *contas*, mas utilizadores *reais* serão uns 600 e tal/700 milhões, no melhor dos casos: https://pplware.sitedev.pt/google/google-e-ja-a-segunda-rede-social-mais-utilizada-no-mundo/

      2. Avatar de M Simões
        M Simões

        1 bilião! Quer dizer que há cerca de 15 vezes mais contas no facebook que habitantes da Terra. É obra!

        1. Avatar de Dário

          Não vale a pena voltar para a escola porque todos nós lá andámos, bem como andam os meus filhos, e esta questão da notação americana e notação europeia de numeração nunca é explicada.
          No entanto não me parece que seja necessário partir para a ofensa gratuita a coberto de um mais ou menos anonimato.
          É que parece que há sempre alguém (no plural)mais agressivo que vem para aqui atacar imediatamente quem diz algo mal. Atenção que todos nós sabemos umas coisas e não sabemos outras, e este é um espaço de partilha de informação que deveria refletir-se nos comentários, mas não, por vezes até os moderadores e administradores deste (excelente) site têm posições agressivas para com os comentadores.
          Muitas vezes deixo de comentar porque receio mostrar alguma ignorância e depois ser atacado nos comentários, e não me apetece enervar-me porque já tenho muito que me chateie.
          Acho que o pessoal, sem ser santinho, totó ou estúpido, podia ser um bocadinho mais calmo. Digo eu…

  5. Avatar de xoxota
    xoxota

    So what? Não tem facebook? E outras porcarias que tais.

    1. Avatar de mc
      mc

      ou seja: são ambas para apanhar tolos 😛

  6. Avatar de Pê

    Tenho quase a certeza que quando instalei o whatsapp no iphone me apareceu um aviso a pedir o acesso aos meus contactos…

    1. Avatar de Sergio

      O problema nao é aceder aos teus contactos, é o teu contacto ficar automáticamente exposto a toda a gente. Nao é a quem tu queres, é mesmo a toda a gente.
      Nao é uma situação grave, mas entende-se o problema

      1. Avatar de Paulo Santos
        Paulo Santos

        O problema de privacidade é MESMO UM PROBLEMA.. e não é bem o que descreves.

        Os tipos da Whatsapp “pegam” em TODOS os contactos que tens e toca de os enviar para os servidores deles…

        .. e dizes tu, mas ao instalar a aplicação eu autorizo, eu tenho consciência dos problemas de privacidade que isso me pode causar..

        .. MASSS aquilo fica com TODOS os contactos, e não somente com o teu e com os teus contactos que têm a aplicação Whatsapp instalada (e que autorizaram a que o seu número seja usado para o que eles querem)… ou seja, N pessoas que não usam a Whatsapp, e que nem podem saber o que é, têm os seus números algures nuns servidores.. e não deram autorização para isso… e que poderão ser usados para fins para os quais não deram autorização.

        1. Avatar de Paulo Santos
          Paulo Santos

          mais pormenores das broncas da Whatsapp no site da Sophos

          http://nakedsecurity.sophos.com/2013/01/29/whatsapps-privacy-investigated-by-joint-canadian-dutch-probe/

          e transcrevendo o último parágrafo:
          While anyone can create an “app” and be a smartphone superhero overnight, that does not exempt you from privacy regulations. Don’t make the mistakes WhatsApp made, think things through from the point of your customer.

  7. Avatar de Raul Correia
    Raul Correia

    1 bilião? Há mais utilizadores no Facebook do que no mundo? O mundo tem 6 mil milhões, não biliões.

    Sr. Nelson Rocha, 1 bilião é igual a mil milhões. 6 mil milhões é igual a 6 biliões. Compreendido??

    O Facebook tem um bilião de utilizadores, ou mil milhões de utilizadores, ok!!

    1. Avatar de Woot!
      Woot!

      Volta para a escola!! 1 bilião não são mil milhões. 1 billion são mil milhões. Não confundas. O Nelson tem toda a razão. Gosto de ver este pessoal a corrigir erradamente. É hilariante!

  8. Avatar de Jerry
    Jerry

    1 mil milhão = 1 Bilião!
    Vai estudar matemática!
    E neste momento já atingimos os 7 Biliões de pessoas no mundo!
    Por tal Rocha cultura geral fazia-te bem! Bem Haja

    1. Avatar de Informador
      Informador

      errado!

  9. Avatar de Nelson Tondo
    Nelson Tondo

    não tendes outro smartphone para demonstrarem nas vossas publicações. só iPhone só? queremos ver tambem Nokias Lumias, e mesmas coisas quantos aos laptops e desktops sempre da Apple. queremos ver outras marcas please

  10. Avatar de Liliana B.
    Liliana B.

    isso do contacto ficar exposto a toda a gente não tem lógica nenhuma logo esse programa já perdeu pontos!

  11. Avatar de Careca
    Careca

    Trilhôes, quadrilhões…

    Fiquei sem perceber “népia”!

    Fico a aguardar um artigo sobre o tema, dos “Douturados/as em MAT” que levitam por aqui.

    Aguardando…

    1. Avatar de Luís Martins
      Luís Martins

      como já tinha referido um pouco acima a dúvida é motivada pela existência de duas escalas, segue o link detalhado:
      http://pt.wikipedia.org/wiki/Escalas_curta_e_longa

  12. Avatar de Nelson Rocha
    Nelson Rocha

    Perdoem-me o offtopic, mas preciso de desabafar. Que sirva um bocado de “lição” também para os vossos utilizadores.

    Não ofendi ninguém. É escusado receber respostas a mandarem-me para a escola, aprender matemática, ter cultura geral entre outras coisas.
    O que fiz foi simplesmente corrigir a pessoa dizendo que na verdade o mundo tem 6 MIL MILHÕES de pessoas.
    Não ofendi ninguém, nem dei informações falsas.

    Quando se esta numa conversa pessoal e não se tem acesso a ferramentas de pesquisa, uma pessoa sensata fica na duvida e mais tarde vai investigar. Uma pessoa não sensata age como muitos daqui fizeram, atacando a outra pessoa sem bases para o fazer.

    Ora, suponho que para meterem aqui comentários têm internet.
    Acontece que a internet serve para fazer mais coisas do que andar pelo Facebook, jogar jogos online, andar por uns sites e fóruns de tecnologia e ver um porno ou vídeo estúpido no Youtube.

    Quando alguém numa discussão NA internet contradiz alguém é por causa de uma das opções:
    – ser troll (lição número 1: ignorar trolls);

    – ser idiota só “porque acha” que é o senhor da razão e que sabe tudo é o maior do mundo. Não, não o são. Há sempre alguém mais esperto que cada um de nós (lição número 2: “há sempre alguém mais esperto do que eu”);

    – corrige alguém porque SABE com toda a certeza do mundo que esta correcto porque poderá ter mais conhecimentos na matéria em questão.(lição número 3: “posso estar errado, deixa investigar”);

    Perante estes cenários, se estão na internet o que custa pesquisar antes de corrigir alguém que corrigiu? NADA! Custa uns clicks de rato e cinco minutos do vosso tempo. Se estiverem com razão, sempre vão aprender mais um bocado sobre o tema e podem corrigir a pessoa, mas é não são preciso insultos. Se estiverem errados, então aprenderam uma nova coisa.
    É uma situação Win – Win.

    In a nutshell:
    Se estão na internet antes de dizerem idiotices tentem confirmar, mesmo que tenham quase a certeza. A nossa memória falha e podemos todos estar errados em algum ponto. Não é para isso que a internet serve? Para aprendermos? Ora, mas sem insultos.
    Têm ao dispor a maior ferramenta que o Homem já inventou, “liberdade de conhecimento”.

    Como um aparte, curioso é que um completo aparte meu a corrigir um pormenor se tornou no foco desta discussão partindo para a macacada da ignorância, se querem serem respeitados, respeitem os outros primeiro. Muita gente já explicou a razão de estarem errados, um pedido de desculpa a mim pelos insultos era o mínimo de homenzinhos feitos, digo eu. Todos nos enganamos, todos exageramos, mas no final só quem admite que se enganou é que evoluí.

    Finalmente a explicação:
    A cultura norte-americana esta tão enraizada na nossa que a “geração pop” só absorve o que lhes metem à frente.
    Quando num país como os EUA se diz “um bilião”, significa que para nós é: “mil milhões.
    Quando no Brasil se diz “um trilião” (ou seja, como nos EUA), em Portugal o correspondente é “um bilião”.

    Antes de tentarem ser uns espertinhos das internetes, eduquem-se.

    Chamem-me jackass, chamem-me o que quiserem. Posso ser isso e tudo e mais, mas ao menos faço-o com classe… em linguagem que alguns seres daqui entendam: “you have been pwned”

    *show off*

  13. Avatar de Benchmark do iPhone 5
    Benchmark do iPhone 5

    1 bilião = mil milhões, não é nada é 1 milhão de milhões, patati, patatá, ignorância para aqui, ignorância para acolá.

    A Vodafone disponibiliza o Ciberdúvidas através de uma app para iPhone e para Android. Também está diponível na web. Não custa nada esclarecer esse tipo de dúvidas.