ALERTA: Vírus “lol” anda pelo chat do Facebook

111 Comentários

As redes sociais são actualmente um dos principais alvos dos piratas informáticos. Neste tipo de plataformas, visitadas diariamente por milhões de utilizadores à escala mundial, tem vindo a ser comum a prática de ataques informáticos a vários níveis e com os mais diversos objectivos

Desta vez, o alerta vai para um vírus que chega através do chat “camuflado” com a mensagem “lol”.

facebook_012

Se é utilizador do Facebook e estranhamente recebeu uma mensagem de um amigo no Facebook com a mensagem “lol” “Photo_xxx.zip ou “IMG_xxxx.zip”, não tente sequer abrir pois este é um vírus.

facebook_010

Este vírus tem a capacidade de infectar o seu sistema, assim como “sequestrar” a sua conta de Facebook. Além disso, depois de infectado, o  vírus”lol” passa a ser propagado pelos nossos contacto.

Dentro da “suposta” foto vem um ficheiro em java, que nos leva a fazer download de malware , a partir  do Dropbox. O Malware ainda não foi propriamente identificado, mas ao que consta há já várias variantes.

facebook_011

Para se protegerem deste tipo de vírus, uma vez que ainda não há qualquer solução, basta que estejam atentos às mensagens que recebem. Caso já tenham executado este ficheiro, alterem de imediato a password de acesso ao Facebook e realizem rapidamente um scan ao vosso sistema.

Já alguém recebeu este vírus no chat? Chegaram a executar o ficheiro .jar?

Comentários

111

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Waldo
    Waldo

    Eu recebi e achei logo suspeito porque não costumo falar com a pessoa que me mandou. Felizmente reparei que era um ficheiro jar e não abri.

    1. Avatar de Tiago Santos
      Tiago Santos

      Reparas-te que era jar? hum… então abriste o zip? 😛

      1. Avatar de DM
        DM

        Qual é o problema de abrir o zip?

        1. Avatar de Só um gajo
          Só um gajo

          O vírus podia ser o próprio ficheiro .zip

          Nunca fiando, não se abrem ficheiros suspeitos.

          1. Avatar de Nelson
            Nelson

            Simplesmente: não, não podia ser o ficheiro zip.

          2. Avatar de Rui
            Rui

            O ficheiro .zip pode ter virus, sendo que ao abrir (caso nao tivesse o formato interno do zip) ele ia dar erro mas ao executar ele podia abrir processos em background …

          3. Avatar de mr. lol
            mr. lol

            ahah nem sequer disse mais nada este nelson

          4. Avatar de Nelson
            Nelson

            @TeaJL

            Isso era antigamente, em que só havia o PKUNZIP, ou quando 90% das pessoas tinham o WinZip versão X…

            Hoje em dia, cada um tem um programa diferente, uma versão diferente, é impossível fazer um ficheiro Zip malicioso para atacar um elevado número de potenciais clientes…

            Dito isto, até conseguires um crash, nos dias de hoje, que te permita execução de código arbitrário… é irrealista num sistema atual…

      2. Avatar de João Pereira
        João Pereira

        Bem visto Tiago ahah 😀 Eu apenas vi o lol e .zip e pensei… te logooo!!!!!!!

        1. Avatar de Carlos Santos

          Gosto mais da parte do ficheiro word, que é zip que tem uma imagem que é JAR XD

          Que confusao.

    2. Avatar de Miguel Lourenco
      Miguel Lourenco

      Eu só abri o .zip, não executei o .jar porque lembrei-me logo duma notícia sobre esse vírus. Só abrir o .zip compromete alguma coisa?

    3. Avatar de carlos
      carlos

      para mim apareceu a dizer haha

  2. Avatar de Natana
    Natana

    Pois bem ja estou a par desse lindo virus tinha aqui quando cheguei a casa umas 14 mensagens no skype e todas a dizer “lol” ate eu disse para os meus botoes lol…. mas que é isto… virus so podia…. vamos la a ver qtas pessoas isto nao afecta. o antivirus nem disse nada e ja saquei mas nao executei, será que algum detecta o virus? o meu é o NOD32.
    Abraço
    e obgdo plo alerta

    1. Avatar de Ruben
      Ruben

      É normal que não detecte como virus. Por tras desse jar, está um download apartir do dropbox, e isso sim, deve contaminar o teu computador. Acredito que talvez ai, o anti-virus já se manifeste

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      O IOBIT Malware Fighter detectou e não deixou abrir

  3. Avatar de André Viana
    André Viana

    Já recebi o ficheiro, abri, descompilei o jar, desobfusquei o código (parabens ao génio que se lembrou de encriptar tudo em funçoes com letras à sorte e usar o stringBuilder() para gerar strings apartir de inocentes arrays de inteiros) e já tenho o codigo do virus 😀
    Basicamente ele saca vários ficheiros binários pelo dropbox, junta-os todos nos ficheiros temporários e depois usa o comando “regsvr32 /s C:\\temp\\MDDXGNDX.UUY” para o registar nos dll’s do windows
    Nesse momento, o vosso pc está minado 😀

    1. Avatar de Ricardo Gaio
      Ricardo Gaio

      Boa investigação. Com uns print screens, dava um artigo muito bom, elucidativo e didático aqui no Pplware.
      Pedro Pinto e André Viana, vai o desafio? 😉

    2. Avatar de Eduardo Oliveira
      Eduardo Oliveira

      estou a estranhar ser um jar só para windows….
      Qual terá sido a ideia, por uma extensão estranha para os utilizadores menos atentos não notarem?
      De certeza que o gajo não vê a plataforma e ataca de forma diferente?

      Ainda sou do tempo em que se fazia este tipo de ataque com o netcat….

    3. Avatar de ze
      ze

      Eu desta vez nao estava atento, porque tambem a pessoa que me enviou o ficheiro era de confiança, e deixei-me levar. Contudo eu fiz download do ficheiro e abri o zip, reparei que era um ficheiro java, mas com uma particularidade, nao era um jar normal, vinha em letras maiúsculas (JAR)e por isso o meu pc nao associou logo a um programa eu abri com o netbeans e reparei que nao tinha nada lá dentro…. Nao consegui aceder ao codigo. Por isso agora pergunto andre, como é que conseguiste aceder ao codigo. Mera curiosidade.

      1. Avatar de André Viana
        André Viana

        http://jd.benow.ca/
        Java Decompiler. Tens várias versoes incluindo plug-ins para netbeans e eclipse, eu usei a versao standalone “JD-GUI”

        Have fun 😉

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Boas André Viana achas que me consegues enviar o vírus para eu ver o código fonte do bicho?

          1. Avatar de André Viana
            André Viana

            Envio-te o codigo original e o código já desartilhado, é só executar e ele fas print dos comandos 😉

            Para onde envio?

          2. Avatar de Miguel
            Miguel

            Envia para este email André Viana

            xp-game@hotmail.com

        2. Avatar de Daniel Santos
          Daniel Santos

          Caro André Viana,

          Será que já agora me fazias o favor de enviar isso também? Ou faz upload e deixa ia para a malta ir espreitando o animal…

          Se poder agradeço: ccdvrv@gmail.com

          Grato,

  4. Avatar de Marcelo Silva
    Marcelo Silva

    Não tenho conta Facebook, mas se tivesse clicava de boa vontade nesse ficheiro seguido de LOL.
    Se todos os utilizadores do Facebook clicassem no LOL, o mundo estaria bem melhor. lol

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      LOL! 🙂 Eu tambem clickaria de boa vontade no LOL! E’ imperioso mostrar ‘as pessoas que o devem fazer com um sorriso no rosto.

  5. Avatar de André Caeiro
    André Caeiro

    Já o recebi imensas vezes (cada vez mais, diariamente) e parece que é outra epidemia informática da treta durante os próximos tempos. Gente sem nada que fazer da vida, estes putos que se dedicam a criar apps malignas cujo único objectivo é autoreplicarem-se.

    1. Avatar de Vinicius Augusto
      Vinicius Augusto

      Não fale isso jovem….a ideia não é apenas se replicar, vai por mim que não é 😉

      1. Avatar de PahAssimTodosJáSabemOmeuNome
        PahAssimTodosJáSabemOmeuNome

        Para isso ja temos o governo :X

  6. Avatar de rmcrys
    rmcrys

    lol … recebi eu ontem o “lol” numa mensagem dum familiar, no Facebook Chat Android. Como a mensagem vinha “lol” e um ficheiro zip vi logo do que se tratava e não abri, não pensei é que se propagasse com tanta facilidade como para que se tornasse notícia.

    Carlos, esse ficheiro afecta so Windows (o meu familiär não tem smartphone) ou também outros SO / plataformas móveis?

    1. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      Desculpa, Pedro 🙂

  7. Avatar de Tomás Marques
    Tomás Marques

    então se este virus regista dll’s do windows quer dizer que quem tem mac está a salvo certo?

    1. Avatar de André Viana
      André Viana

      Se não tiveres nenhum emulador de aplicaçoes windows tipo WINE ou WINE for Mac, nao deve haver problema

      Mas pelo sim pelo nao, evita abrir .jars desconhecidos.

    2. Avatar de int3
      int3

      #if defined(WIN32)
      //virus for windows
      #elseif defined(__APPLE__)
      //virus for mac
      #else
      //virus for Linux

      Imagina o .jar tem embutido um GCC para os 3 sistemas. e compila o código automaticamente.
      normalmente não encontra-se vírus ou trojans ou algo parecido para os 3 sistemas. NORMALMENTE.

  8. Avatar de Zé Silva
    Zé Silva

    quem só abriu a pasta zip e não abriu o ficheiro jar não tem problemas, certo?

    1. Avatar de José Simões
      José Simões

      certo

      existe a hipótese (não neste caso) de ao descomprimires um ficheiro zip o resultado seja um ficheiro muito grande que pode não caber no disco disponível e dar-te problemas mesmo que não executes (abras) algum ficheiro.

      Mas se não descomprimires nem executares ficheiros a situação é segura.

  9. Avatar de André
    André

    Recebi ontem esse virus, mas nao executei-o 🙂

  10. Avatar de Zé Silva
    Zé Silva

    O virus também se pode transmitir po smartphone?

  11. Avatar de Oupa
    Oupa

    Ainda bem que tenho anti-vírus, chama-se MAC 🙂

    1. Avatar de Aybara
      Aybara

      Sendo um ficheiro Jar, há a probabilidade de poder afectar qualquer plataforma que suporte java.

    2. Avatar de DM
      DM

      Estavas melhor calado. É um .jar

      1. Avatar de Oupa
        Oupa

        Se não tiver o Java instalado, infecta na mesma? Pois…

    3. Avatar de Só um gajo
      Só um gajo

      Mas depois não tens cérebro, e dá nisto…

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Fala o gajo que diz que abrir um ficheiro zip pode infectar o computador…

        1. Avatar de int3
          int3

          Nelson, extensão é diferente do binário do ficheiro.
          queres ver? (isto no mac, SIM TENHO UM MAC)

          nsaminefield:exemplo int3$ ls
          virus
          nsaminefield:exemplo int3$ mv virus virus.zip
          nsaminefield:exemplo int3$ ls
          virus.zip
          nsaminefield:exemplo int3$ file virus.zip
          virus.zip: Mach-O 64-bit executable x86_64
          nsaminefield:exemplo int3$ mv virus.zip virus.jpg
          nsaminefield:exemplo int3$ ls
          virus.jpg
          nsaminefield:exemplo int3$ file virus.jpg
          virus.jpg: Mach-O 64-bit executable x86_64
          nsaminefield:exemplo int3$ ./virus.jpg
          Virus
          nsaminefield:exemplo int3$ cat ../virus.c
          #include
          int main(void) { printf(“Virus\n”); return 0;}
          nsaminefield:exemplo int3$

          entendes?
          o comando “file” também é valido para a maior parte de distros linux.

          1. Avatar de Nelson
            Nelson

            Pá, isso não é um ficheiro zip

            É um executável com .zip no fim. Não faz dele um ficheiro zip.

            No Mac/Linux não, mas no Windows, os executáveis têm de terminar em .EXE

          2. Avatar de int3
            int3

            em sistemas unix a extensão só serve para se identificar melhor.
            Mas sim, no windows é que é mesmo preciso terminar em .exe . sabes o SFX do winrar? é um self-extract ou algo parecido. eu consigo fazer disso um “virus”. e pode parecer um ficheiro “winrar”. porque a maior parte das pessoas tem no windows o visto nas propriedades de pastas:”Ocultar extensões de ficheiros”. Eu tenho sempre os ficheiros a ver-se a extensão.
            vê isto : http://en.wikipedia.org/wiki/Self-extracting_archive
            outra cena só por curiosidade: os executaveis que o Darwin consegue executar é o Mac-O. http://en.wikipedia.org/wiki/Comparison_of_operating_system_kernels#Binary_format_support
            e o windows é o PE, e o linux tem varios formatos de ficheiros (nao é extensões) que pode executar, mas normalmente é o ELF.

          3. Avatar de Nelson
            Nelson

            Lá está, int3 – SFX são executáveis EXE normais 😛

            Isso de mudar o ícone é para apanhar tótós lol.

        2. Avatar de José Simões
          José Simões

          Abrir um ficheiro com extensão zip não causa problema algum, a não ser, improvavelmente, se o software que lê o zip tiver mais que 15 anos. Abrir, sem problems, mas não descomprimir.

          NO entanto alguns ficheiros zip auto descomprimem-se (mas não têm a extensão zip).

          Descomprimir também não deve dar problemas se bem que alguns engraçados podem ter comprimido ficheiros muito grandes que te entulham o disco até ao ponto de o teu sistema ficar inoperacional (comprimidos são pequenos, mas depois de descomprimidos ficam gigantescos).

          Este tipo de ataque não se reproduz (não é um virus) portanto é raro, é um ataque pessoa a pessoa. Alguém que não goste de ti, manda-te uma bomba zip.

      2. Avatar de Oupa
        Oupa

        Agradecia que moderasses o teu discurso que aqui ninguém te tratou mal…
        É engraçado como a maçã é venenosa para tanta gente…

    4. Avatar de Ah
      Ah

      Eu acho piada a esta gente. Acham que por ter MAC são imunes a tudo, um dia quando menos esperarem lá se vai a maçãzita..

      1. Avatar de Oupa
        Oupa

        A maçãzita já está roída, nunca reparaste? Mas de certeza que não foi por nenhum ‘lol’ do Facebook 😉

      2. Avatar de Nelson
        Nelson

        Não pá… Mac nunca apanha vírus…

    5. Avatar de Rui Castro
      Rui Castro

      isto não é um virus, nos portugueses e a Media é gostamos de chamar isso, é um Torjan http://en.wikipedia.org/wiki/Trojan_horse_(computing)

      E sim qualquer sistema que um humano possa correr, é vulnerável, ate MACs LOL

      É só pensar, quem te diz que um ficheiro “safari.app” é mesmo o safari? não poderá ser um executável que corre algo em memoria e depois abre o Safari para disfarçar? hmmmmm

      Agora Vírus, os Macs e Linux tem muito boas proteções, não permite facilmente o self-replication

      1. Avatar de int3
        int3

        O trojan é um programa que se faz passar por outro. ou, normalmente por exemplo tem um objetivo: Keygen (gerar keys) e depois disso tem o código malicioso por exemplo: keylogger. Keygen+Keylogger. Mas a pessoa saca o ficheiro e pensa que é keylogger e é, so que faz mais outra coisa. Neste caso não é um trojan.

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          É um trojan, ele tem razão.

          1. Avatar de André Viana
            André Viana

            TECNICAMENTE:
            Um dropper, ele passa as barreiras do sistema, e é inofensivo até fazer download do verdadeiro vírus ou trojan.

    6. Avatar de Rui Castro
      Rui Castro

      Do outro dia por brincadarem num Linux com wine, corri um Trojan que sei o que faz e infectou o WINE LOL

      E pior ainda o CLAMAV nem o vi-a

  12. Avatar de João Mourão
    João Mourão

    Agora um bom artigo era apos a contaminhação quais os passos a fazer para terminar com esse virus. 😀

    Que já muitos me perguntaram e pronto um scan de virus e outro scan de malware com o super anti malware e acho que limpa por completo. Mas para ter mais abrangencia

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      http://www.apple.com/mac 😉

      Tens aí os passos 😀

      1. Avatar de João Pereira
        João Pereira

        Ai MAC não apanha vírus? LOOOOL Vou ali me rir e já volto.

  13. Avatar de Black
    Black

    Eu não recebi, mas um amigo meu (que se dizia entendido na matéria) recebeu o zip, abriu e executou imediatamente. Só depois se apercebeu do erro.
    Mandei-lhe logo correr o AV e mudar as pass’s todas que tinha armazenadas.
    Até agora ninguém recebeu nenhuma mensagem dele com o suposto virus, por isso não sei se chgou a ser afectado.

  14. Avatar de Aflores
    Aflores

    o melhor anti-virus é o pc desligado lolol

  15. Avatar de rmcrys
    rmcrys

    Pergunta inocente: se eu NÃO tiver o Java instalado em Windows, este ficheiro é na mesma prejudicial?

    1. Avatar de Só um gajo
      Só um gajo

      Não, porque não há nada que o consiga correr.

  16. Avatar de Zeca
    Zeca

    Regedit pesquisar por lol e apagar simples 🙂

  17. Avatar de Telmo
    Telmo

    Tenho o chat do facebook sempre desligado, será por isso que ainda (?) não recebi nenhum lol?

    1. Avatar de Miguel Porto
      Miguel Porto

      lol

  18. Avatar de Cátia
    Cátia

    Boa tarde, se não tivermos executado o anexo que vinha com o lol…não há problema algum certo? Apenas termos aberto a janela de conversação e mais nada….sem carregar no ficheiro…não acontece nada!

    1. Avatar de Só um gajo
      Só um gajo

      Se deixares estar o ficheiro quietinho no sítio dele não acontece nada porque ele não se consegue “sacar” sozinho nem auto executar-se.

  19. Avatar de João Pereira
    João Pereira

    Eu já recebi à umas semanas atrás, apenas fechei logo a janela pois já era óbvio ser um vírus. Não entendo como é que ainda existe tanta gente tão panhoha, sempre com virus no facebook e a identificar os outros e posts de cores e visitas.. irritante.

    1. Avatar de int3
      int3

      Nem toda a gente percebe minimamente de informática. E é mais comum veres parolos do que propriamente gente que sabe.

  20. Avatar de LOL
    LOL

    Já mandaram isso pelo chat. Como é um ficheiro jar dá para ver o código.

    O que isso faz é criar um ficheiro na pasta temp da drive C: que manda informações do utilizador para uma dropbox remota.

    Caso tenham clicado do jar usarem o ccleaner ou algo semelhante para limpar os temporários e resolve a situação.
    Por via das dúvidas alterem também a pass do facebook

    1. Avatar de André Viana
      André Viana

      Isso já disse eu ali em cima, e não, ccleaner nao adianta 😉

    2. Avatar de Zé Silva
      Zé Silva

      visto que parece saber do que está a falar queria lhe colocar uma questão..
      este vírus também afecta smartphones com windows?
      Cumprimentos

      1. Avatar de André Viana
        André Viana

        Desde que tenha java instalado, sim

  21. Avatar de Cláudio Hilário
    Cláudio Hilário

    Eu Recebi o mesmo virus mas em vez de ter o nomo Photo e IMG era
    Modelxxxxx.ZIP, como podem ver na imagem:

    https://www.dropbox.com/s/6z0hu07s8rkcswr/Captura%20de%20tela%202014-05-09%2012.45.15.png

  22. Avatar de panhonhas
    panhonhas

    Quem usar o browser dentro do Sandboxie está sempre seguro, pode executar á vontade os virus que quiserem que nunca irá afectar o sistema principal 🙂

    1. Avatar de Johnny
      Johnny

      Ai a que te enganas, existe maneiras de fazer um ficheiro inocente passar por isso..

      1. Avatar de panhonhas
        panhonhas

        Já usaste alguma vez o Sandboxie? Ainda mais se usares o shadow defender ao mesmo tempo, ao reiniciar, desaparece todo o malware.

  23. Avatar de vitor garcia
    vitor garcia

    Eu já recebi através de uma russa era para a actulizar o java, deixa-me rir. então bloquei essa russa

  24. Avatar de Rui Castro
    Rui Castro

    Pelo menos a variantes que apareceu num funcionário na Segunda-feira onde trabalho já submeti à microsoft e no mesmo dia já detectava no Security Essencial, Windows Defender, Forefront e no System Center Endpoint.

    Aconselho fazerem o mesmo.

    1. Avatar de Rui Castro
      Rui Castro

      Em principio parace que copiar ficheiros para raiz do disco e para o temp da conta que clicou.

      Se usarem o Autoruns podem ver logo entradas muito estranhas
      http://technet.microsoft.com/pt-pt/sysinternals/bb963902.aspx

      Por isso é sempre importante terem uma outra conta Admin para poder limpar a conta que usam no dia a dia

    2. Avatar de Rui Castro
      Rui Castro

      Ja agora um JAR é um zip também, se tiverem curiosidade, podem mudar o jar para zip e extrair tudo que está lá dentro 🙂

      Alias o antivirus da Microsft não apaga o ficheiro, mas limpa la dentro tudo excepto o ficheiro de configuração do JAVA: Manifest

  25. Avatar de Daniel
    Daniel

    Boa tarde, eu transferi isso em máquina virtual no ubuntu.
    Sabia perfeitamente que era vírus e depois de transferir como era numa máquina virtual fui explorando todos os ficheiros em notepad para ver o código.
    Estranhamente mesmo assim deterei algo estranho na dropbox, será que mesmo assim sem executar o zip no facebook me infetou o sistema? E numa máquina virtual?

    1. Avatar de Autor
      Autor

      Partindo do principio que a máquina é virtual, e funciona com sendo um máquina imaginária mas “real” tem o seu próprio SO, etc… Creio que o vírus não irá para a máquina que está a suportar a virtual. Só se o mesmo estiver programado para tal.

    2. Avatar de panhonhas
      panhonhas

      Depende do tipo de ligação da máquina virtual, se está definido para “Bridged”, “Nat” ou “host-only”. Acho que o host-only é o mais seguro para testes de malware em VMs.

  26. Avatar de Luna Wolf
    Luna Wolf

    Quando não é imagem directa ou um link terminado por .jpg .png .img ou qualquer outra extensão de imagem, é logo de desconfiar… Outra coisa é quando as mensagens são demasiado generalistas. Se a pessoa não disser nada em específico acerca do que enviou nem se dirigir a nós como costuma dirigir normalmente (se é que sequer se dirige ocasionalmente), convém ao menos sempre perguntar à pessoa o que é aquilo. Se a pessoa nem sequer enviou de propósito saberá dizer logo que não o fez e deduz-se que é um virus, mesmo que não se perceba nada de extensões.

  27. Avatar de Jon Carlos
    Jon Carlos

    Recebi e como é lógico ñ abri, ainda p/ + quem me enviou nem respondeu à minha mensagem!!??

  28. Avatar de Joana
    Joana

    Olá, eu, como ainda não me tinha apercebido deste ‘feliz’ acontecimento, carreguei o ficheiro. Já mudei as passes,mas como não percebo NADA de computadores será posso fazer mais alguma coisa para contornar o problema e como o posso fazer?

    1. Avatar de Rui Castro
      Rui Castro

      o problema não é o ficheiro inicial que é um ZIP, é o que está lá dentro, um ficheiro que termina em JAR. Carregaste no JAR ou so no ZIP?

      1. Avatar de Joana
        Joana

        Não sei, eu carreguei no que me mandaram e depois vi isto e já não abri o download, porém quando fui ver nas transferências ele tava lá e eu apaguei pensado que dava, mas já percebi que não. O antivirus também nao deteta nada e eu tenho medo que isso estrague o pc ou assim

        1. Avatar de Rui Castro
          Rui Castro

          como disse o ficheiro que descarregaste, o zip, não faz nada e é natural que esteja na pasta “Transferências”. O virus ou melhor o Trojan é o que está lá dentro que ate podes descompactar, logo que nãp corras não faz nada.

          Se tem mesmo duvidas e sem entrar em muito detalhas, podes criar um novo utilizador no Windows e começas a utilizar esse. Tenho ideia que este virus só ataca o perfil que o correu.

          Outra maneira, pelo menos eu sei que um dos variantes deste ataque o anti-virus da Microsoft Security Essencial já o detecta, eu próprio o submit à uma semana atraz e testei a limpeza.

          Podes por numa pen e correr na maquina ao arrancar o sistema http://windows.microsoft.com/en-us/windows/what-is-windows-defender-offline

          1. Avatar de Joana
            Joana

            Obrigado 🙂 Eu tenho esse antivirus e assim fico mais descansada. Muito obrigado 🙂

  29. Avatar de Daniel
    Daniel

    Descarreguei o zip, fiz scan com o Norto Internt Security nada. Abri o zip vi que era .jar, voltei a fazer scan nada.

    Já perguntei a varias pessoas na minha lista de amigos ninguém recebeu tal coisa.. acho que é outra treta como de mudar de cor, andaram em algum site em que foi preciso meter gosto ou coisa parecida (há N exemplos para ver videos é preciso dar acesso metendo o “like”), agora é mais uma coisa para chatear a cabeça…

  30. Avatar de André Costa
    André Costa

    Eu abri o ficheiro rar mesmo n tendo anti-virus e nao me afetou nada 🙂

    1. Avatar de André Viana
      André Viana

      sem comentários -.-‘

  31. Avatar de Eu
    Eu

    Alguém pode me enviar o “vírus”?

  32. Avatar de Lila
    Lila

    Eu recebi mas como infelizmente tive uma onda de azares o computador e tablet avariaram eu apenas utilizo o telemóvel para aceder e hábito meu dessas coisas não abrir ….safei me desta

  33. Avatar de Paulo
    Paulo

    Boas, alguém me pode dizer onde sacar o “virus” ou mandar-me 😛
    Para os que estão a pensar “ai e tal, mais um espertinho…” nop… sou Dev(Developer) e por vezes Def(tem dias :P) mas estou muito curioso com esta situação.

    E já agora para por mais um bocado de lenha na fogueira 😛 os ficheiros ZIP não são auto-executaveis (em condiçõe normais), contudo como é de conhecimento comum, pode ser descoberto falhas no Software que descomprime os ficheiros e dai aproveitar essas falhas para fazer o resto 😉

    Obrigado, cumprimentos

    1. Avatar de André Viana
      André Viana

      Nope, mas se um ficheiro se chamar trabalhos.zip.exe e no pc do utilizador ocultar as extensões automaticamente, podes executar um programa desconhecido a pensar que é um zip 😉

    2. Avatar de Rui Castro
      Rui Castro

      Em condições normais, algo que acaba em ZIP num Windows não corre nada excepto aplicação designada abrir ZIPs.

      Mas se num ataque anterior, algo alterou a aplicação que abre os ZIPs e depois ate abre a aplicação correta, nem sabes se realmente já apanhaste alguma coisa. E corre que quiser.

      Temos ter sempre cuidado. Não interessa de quem vem.

      TNO = trust no one 😉

  34. Avatar de Pringle
    Pringle

    Uma questao, pode-se apanhar este vírus através de um smartphone Android?

  35. Avatar de Eliana
    Eliana

    Por favor ajudem-me. Abri o ficheiro à um mês atras, nao sabia o que era. quando soube que era virus tentem apagar o ficheiro do computador. Fui ao facebook a pouco, e vi que estou a enviar a mensagem para todos os meus contactos! o que faço???

    1. Avatar de int3
      int3

      Say goodbye to your PC. 😛
      Não sei o que o “vírus” realmente faz. Mas procura pelo PC todo os ficheiros .jar . Elimina toda a cache dos browsers e assim como passwords, e sessões com o CCleaner.
      desinstala o java por enquanto.

  36. Avatar de Rui Castro
    Rui Castro

    abre o msconfig (escreve no pesquisador) e no separador Startup procura entradas que no caminho tenha temp, podes desligar à vontade pq isto não desinstala só desliga. Depois reinicia maquina.

    Se quiseres aponta os caminhos para os ficheiros e vai a essas pastas e apaga os ficheiros malfeitores

    Outra solução e instalares numa pen ou CD um antivirus e arrancar a maquina com ela e limpar: http://windows.microsoft.com/en-us/windows/what-is-windows-defender-offline

  37. Avatar de VITOR SOUSA
    VITOR SOUSA

    Eu abri o ficheiro no android e agora sempre q entro no face o face esta sempre a cair.. alguem pode ajudar-me

  38. Avatar de Rui Castro
    Rui Castro

    Será falta de espaço? Tenta apagar o FB e instale de novo