Alemanha poderá proibir bloqueadores de anúncios da Internet

75 Comentários

A Alemanha está a preparar-se para proibir os bloqueadores de anúncios. Ainda não aconteceu, mas uma decisão do mais alto tribunal do país pode abrir um precedente para a liberdade dos utilizadores da Internet e o futuro das extensões para os browsers.

Alemanha bloqueadores anúncios Internet Mozilla

É a Mozilla, criadora do Firefox, que faz soar o alarme. A Alemanha poderia juntar-se à China na proibição dos bloqueadores de anúncios. Há anos que a editora Axel Springer trava uma guerra contra a Eyeo, a empresa que desenvolve o Adblock Plus. Remover os anúncios dos sites da Axel Springer eliminaria as receitas publicitárias.

Até agora, a gigante da publicação de jornais tinha tentado ganhar o caso com base em argumentos de concorrência, sem convencer os tribunais alemães. O grupo mudou de posição, desta vez alegando violação de direitos de autor, sem mais sucesso.

Em 2022, o Tribunal de Apelação de Hamburgo decidiu que o Adblock Plus não violava os direitos de autor dos sites, mas apenas dava aos utilizadores da internet a possibilidade de escolher a forma como o seu browser exibia uma página.

Alemanha bloqueadores anúncios Internet Mozilla

No entanto, o Tribunal Federal (BGH) decidiu que a decisão do tribunal de recurso não foi suficientemente fundamentada. Segundo o mais alto tribunal do país, não se pode descartar que o código gerado pelo browser ao renderizar uma página web esteja protegido por direitos de autor. Portanto, as ações de um bloqueador de anúncios podem infringir este direito.

A decisão volta ao tribunal de Hamburgo, que terá de reexaminar o caso, tendo em conta o funcionamento técnico de um browser e os argumentos da Axel Springer. Ainda não é uma vitória para a editora, mas pelo menos é uma abertura na sua cruzada jurídica. Isso pode levar à proibição total dos bloqueadores de anúncios na Alemanha, alerta a Mozilla.

A criadora do Firefox denuncia uma “lógica falhada” que põe em risco a liberdade dos utilizadores da Internet. A fundação sublinha que os utilizadores confiam nos browsers e nas suas extensões para proteger a sua privacidade, melhorar a acessibilidade, bloquear conteúdos intrusivos ou prejudiciais e adaptar a sua navegação na web.

O caso ainda não está encerrado, no entanto. Serão necessários vários anos para que o tribunal de recurso o analise, sem mencionar os eventuais recursos. No entanto, esta pode ser uma mudança radical para os internautas alemães e que se poderá alargar ao resto da Europa.

Comentários

75

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Oraxulo
    Oraxulo

    O Problema de se ter de recorrer a addons para bloquear publicidade é porque chegamos ao ponto da estupidez, enchem tudo com tantos anúncios que torna a navegação uma porcaria mas isso não interessa…

    1. Avatar de BB
      BB

      +1
      Sem adbloker a maioria das paginas sao penosass de ler ou mesmo impossiveis de ler com tantas pop-up a aparecerem.
      Não há bom senso na colocação de publicidade nas páginas pelo que so resta ao leitor recorrer a esses utilitários para minimizar o impacto.
      Passem a apresentar a publicidade de forma responsavel e os leitores dispensam os adblokers.

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      E depois ha o problema da segurança e privacidade.

      A Alemanha que se junte aos EUA, e que se comam umns aos outros, pois parece que estão bem uns para os outros.

  2. Avatar de Andre
    Andre

    Apoiado. Os anúncios são único sustento das páginas, sem isso não tempos internet livre e grátis. É hora de acabar com todos os browser que permitem e extenções que alteram o código das páginas. Muitas pessoas usam VPNs, mas esquecem se os adblocks rastreiam TODAS as páginas que se acede. Se isso não é uma falha de segurança… Os anúcios permitem privacidade. O adblock não. Viva a alemanhã.

    1. Avatar de Carlos Caramelo
      Carlos Caramelo

      Se não queres usar, não uses. Agora não me forces as pessoas a ter o mesmo pensamento que o teu. Viva à liberdade

      1. Avatar de Andre
        Andre

        Os adblocks são como o doping. Devia haver controlo. Ponto.

        1. Avatar de acela
          acela

          O mesmo se diz dos anuncios, nao ha nenhum controlo dos anuncios. Ponto.

    2. Avatar de PM
      PM

      E vê se aprendes a escrever.

      1. Avatar de jorgeg
        jorgeg

        O sr deve ser racista, um bocadinho de humanisto so lhe fazia bem!
        O tipo e um novo Portugues que comprou o passporte que vinha com um cursos gratis de aprenda Portugues em um dia!

    3. Avatar de JL
      JL

      Há qualquer coisa entre Andrés e extremismos em Portugal. Enfim, não interessa.

    4. Avatar de Nêsperas
      Nêsperas

      Fundamentalistas de meia tigela como tu deviam saber que há outras formas de financiamento, por exemplo donativos, e adblockers de código livre (FOSS) são auditáveis e isso permite proteger a privacidade. Por outro lado, os anúncios exploram a privacidade para ganho e proveito de chulos que compram/vendem dados nossos.

    5. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Única vez que fui infectado, foi através de um anúncio. Não preciso de ver 600 horas, de publicidade, para ver 15 minutos de vídeos.

    6. Avatar de RicM
      RicM

      Vai aprender sobre ‘pixel tracking’ e depois diz-me se os anúncios permitem privacidade.
      https://www.scaleo.io/blog/pixel-tracking-explained-easy-guide-for-everyone/

    7. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      A internet e livre e gratis onde?!
      Eu pago todos os meses e nao conheco um pais onde nao se pague

    8. Avatar de Historiador
      Historiador

      Venho só acrescentar que a Internet não é livre, muito menos grátis. Por isso se estou a pagar algo, ao menos que esse algo seja aquilo que eu quero e não aquilo que os outros desejam que eu veja.

    9. Avatar de Bruno
      Bruno

      Os anúncios permitem privacidade? Nem por cima de nada!!

    10. Avatar de Alphie
      Alphie

      André deves ser algum publicitário. Essa corja devia toda acabar, são apenas mais um bando de lunáticos sem noção nenhuma. Sem Adblock a internet não funciona.

  3. Avatar de SergioA
    SergioA

    Se tal acontecer, muita regulamentacao tera que ser feita aos criadoes de conteudos.
    E que a publicidade de hoje em dia e estupidamente intrusiva e isso da cabo dos nervos a toda a gente, especialmente Alemaes!
    Duvido que passe. E se passar, vai ser revogada num instante se houver muita queixa e abuso da publicidade.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Usar adblock retira o pão aos influenciadores. Isso não se faz. Os criadores não trabalham de borla e devem ser apoiados. Os anúncios é o mínimo, não custa nada e há que nem isso queira…

      1. Avatar de Nêsperas
        Nêsperas

        Se suas excelências influenciadores fossem mas é roçar mato na primavera, nem que fosse só 1 dia, já estariam a dar um contributo maior para a sociedade.

        1. Avatar de Alphie
          Alphie

          +10000 pro nêsperas.

      2. Avatar de Manuel da Rocha
        Manuel da Rocha

        E fazem 45 horas, gastam 500000 euros, numa semana de férias, compram um Lamborghini, alugam casas por 25000 euros, mensais…

      3. Avatar de Eccos
        Eccos

        Isto é parcialmente justo.
        Ok, que se proibam adblockers, mas que junto a isto, formalizem regras bem claras e objetivas de como as plataformas pagam os criadores de conteudo.
        Pouco tempo atrás, a twitch em uma unica mudança reduziu o pagamento dos criadores de conteudo em quase 90%.
        O Youtube chega a colocar 1 anuncio a cada 3 min de video, e para o criador ganhar 1 euro, a depender da região que o video é assistido, precisa de mais de 1k visualizações.

        Se é para regulamentar, que se faça completamente, regulamentar a plataforma, os pagamentos, e tbm os conteudos que podem ou não ser publicados.

        1. Avatar de bot101
          bot101

          Há muita, mas mesmo muita forma de rentabilizar conteúdos. Anuncios forçados a produtos é só uma delas. Curiosamente a mais fácil…

      4. Avatar de bot101
        bot101

        Isto é sarcasmo, certo? Por favor, diz-me que estás a ser sarcástico!

  4. Avatar de Byte Bandit
    Byte Bandit

    Cada vez mais governados por fascistas, até enjoa

    1. Avatar de Ifm
      Ifm

      Tu sabes lá o que é fascista!!!
      Isso é o argumento dos que não tem capacidade intelectual de debater.

      A realização o que se aproveita desse teu comentário?? Nada! Não trazes nada de útil para um debate nem um argumento válido, só destilar ódio.

      Olha ao espelho e faz uma retrospectiva de ti.

      1. Avatar de Byte Bandit
        Byte Bandit

        Calma rapaz, estás nervoso 🙂

        1. Avatar de Ifm
          Ifm

          Eu estou bastante calmo!

          Mas esses tipos de comentários não trazem nada de útil só por por.

          És fascista!!!
          És comunista!!
          Es bu&(o!!!

          Nada trazem conteúdo útil ao debate.
          Quanto mais de forma leviana se usa esse tipo de comentários, mais banal se torna, perder o seu valor.

          Se queres quer banalizar o uso da força das palavras tudo bem, depois não te queixas que um dia já ninguém ligue.

          Vais tornar essa palavra como um ohh gordo! Vai entrar no ouvido e sair no outro. As pessoas vão ignorar!

  5. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Mesmo que as lojas de extensões dos browsers tivessem de restringir o acesso a extensões, há sempre a possibilidade de instalar manualmente, ou usar aplicações como AdGuard que não é uma extensão. Isso é daquelas coisas que não vai dar em nada. Talvez se quem tem sites não entupisse os utilizadores de popups, vídeos, etc, talvez as pessoas tolerassem a publicidade.

  6. Avatar de Ifm
    Ifm

    Podem proibir isso, mas não podem me proibir de ter um DNS blocker??

    Imaginemos, numa hipotética situação que isto passava a ser uma norma europeia.

    Eu posso continuar a usar o PiHole??

    1. Avatar de Mário
      Mário

      Claro que a seguir vai ser UE já que a Alemanha é que manda na UE por isso a UK fez o que fez.

      Faz como eu ignora e instala VPN e de um momento para o outro sou Suíço, Mexicano…

  7. Avatar de eu
    eu

    Pedro um pequeno reparo. A editora não é Springer é Axel Springer. Há mais editoras com nome Springer e isso irá colocar tudo no mesmo saco. A Mozilla deixou isso claro na sua página ao colocar que era a Axel Springer.

  8. Avatar de Ifm
    Ifm

    Acho que o Pplware não tem nenhum tutorial Completo.
    Era o que mais gostava do início deste forum os tutoriais.
    Sugestão:
    Pi-hole + unbound+ wireguard+ firewall+ pi2ban+watchdog.

    Acho um setup básico, mas muito útil, era um bom tutorial.

    1. Avatar de Andre
      Andre

      Isso é sabotagem económica.

      1. Avatar de ifm
        ifm

        chama-se privacidade, e segurança.

        sabes a quantidade de informação é possivel retirara so por estares conectado a uma rede publica??

        Sabes a informação que é possivel retirar sendo um ISP?? sabem tudooo da tua vida se quiserem, qual o teu banco, o tua localização em tempo real, os sitios que frequentas, etc etc

        Desafio -te a te ligares a minha rede guest.
        vou descobrir mais coisas da tua vida qe tu pensas. tudo sem invadir o teu telemovel/ /suposta privacidade, apenas monotorizando o teu trafego…

    2. Avatar de Byte Bandit
      Byte Bandit

      Um bocado opinionated esse stack, não? Pi-hole está “deprecado” (deixou de ser cool há muito tempo). Agora o que se usa é Adguard Home.
      E pi2ban o que é isso, ou querias dizer fail2ban? Usas um pi para esse stack? Lol se calhar já era tempo de te fazeres um homemzinho e comprares um servidor de jeito, tipo miniforum e meteres proxmox. Pi é para amadores.
      Se tiveres interessado eu ensino-te

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        proxmox? isso também é para amadores.. se queres ensinar os outros a fazerem-se homens tens que o ser primeiro.. experimenta começar com Kubernetes

        1. Avatar de Byte Bandit
          Byte Bandit

          Kubernetes num home lab? Lol. E mais o quê, fibra com tripla redundância e gerador a diesel? Este Fonseca não dá uma para a caixa xD

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            K3s se quiseres.. tu é que vieste puxar o tema de se fazer as coisas à homem, ou não sabes que adguard home corre em containers ou que kubernetes também corre vms.. falas em stacks fracos e depois vens com proxmox para cima

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Fdx, até fiquei bêbado dos olhos. 😛

          3. Avatar de Ifm
            Ifm

            Sabes que eu não trabalho da área de IT.
            A Minha área é eletricidade, mais propriamente manutenção e reparação de equipamentos industriais de alta tecnologia.

            Já tive o adguard, mas optei e gosto mais do pi hole.
            O meu objetivo não é nem nunca foi ter um servidor em casa, muito menos de me expor na internet!

            O meu Raspberry pi está a servir o seu propósito uma ligação VPN com bloqueio de DNS , directamente ao router do meu ISP.

            Esse é o seu propósito, mais privacidade fora de casa.

            Internamente para gestão da minha rede interna uso um router da unifi.
            Aí sim tenho tudo dividido por VLANs, inclusive um mini PC ( segunda mão), para gestão da casa, esse sim que trabalha com promox, onde tenho o meu HA, CCTV, NAS.

            Esse mini PC só funciona dentro da rede interna da casa, não tem ligação ao exterior.

            Para mim este setup funciona para mim, cada coisa tem a sua função.

            Tanto é que o meu Raspberry pi está ligado fora da minha rede interna. O IP interno no meu Raspberry pi é o normal 192.168.xxxxx a minha rede interna não é nada sequer preciso, tanto que está num router a parte ligado em bridge ao ISP.

            Mas como te disse eu não sou informático, nem quero ter um servidor em casa, muito menos um bastidor haha.

            Para mim este setup funciona e dá para lá.ue eu quero, mas estou aberto a criticas construtivas.

            Como o Zé sabe fazer, ele é uma pessoa construtiva.

            Tu byte, és ao destrutivo, deve ser horrível trabalhar contigo.

        2. Avatar de Bruno
          Bruno

          É tão amador que existem datacenters inteiros a usar Proxmox…
          Empresas completas também

          1. Avatar de Ifm
            Ifm

            Bruno a conversa começou por eu dizer uma VPN+ pi-hole a correr directamente num Raspberry ( neste caso o 2).

            Isto é para uso doméstico, para quando estou fora de casa!!!!

            Para que vamos inventar promox??
            Qual a utilidade real disso??? Nadaaa

            Eu não quero um servidor em casa! Nem quero correr tudo em containers.

            O byte é que vaio logo com há homem.

            É uma rede doméstica por amor de Deus.

            Não me digas que o byte, também anda de camião em vez de carro!

            Porque é a homem, leva as compras, leva pessoas, leva mercadoria, tem uma cama.

            Vamos cair na realidade, e nisso o Zé tem razão. Se é para ser há homem tem de dar uma solução há homem.

            O bytes é só postas de pescada. Sem nada útil nem construtivo

  9. Avatar de Luis Henrique Silva
    Luis Henrique Silva

    É muito bonitk, concordo que tenha de haver forma de pagar e conseguir dinheiro com sites gratuitos.
    Mas não haver publicidade abusiva e escessiva tal como aconteve no youtube.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Era o que mais faltava pagar a internet e depois ainda levar com anúncios. Aqui é adblock até à lua.

      1. Avatar de Luis Henrique Silva
        Luis Henrique Silva

        Isso é muito bonito, mas para usarmos sites fratuitamente o dknheiro tem de vir de algum lado para se manter em pé.
        Não faz mal contribuir através de publicidade, até nem acho mal, o problema é quando passa já do razoável.

  10. Avatar de Pedro António
    Pedro António

    A publicidade é um mal da humanidade! Nas televisões portuguesas é o que se vê, é maior o tempo dedicado à publicidade que ao programa. A publicidade é falsa e enganosa, tem pouquíssima qualidade, é intrusiva na internet e agora temos de apanhar com ela? Se as empresas alegam Liberdade de fazerem e exporem publicidade, o utilizador também deve ter a liberdade de poder escolher se a quer ou não, ou somos seres passivos num mundo fundamentalista?

    1. Avatar de Mercadólogo
      Mercadólogo

      A publicidade usa o medo (para ir a correr comprar/gastar), isso é manipulação das emoções humanas. O único engano é o capitalismo usar isso para o lucro.

  11. Avatar de Rui Almeida
    Rui Almeida

    Atenção, muita atenção a este caso e ao que daqui poderá porvir.

  12. Avatar de Mário
    Mário

    Senhora Von der Leyen e senhor Merz no meu comput@dor instalo o que quero, vão mamar na quinta pata do…

    UE a ser UE e a UE é a cara da Alemanha.

  13. Avatar de blocker
    blocker

    Nunca comprei nenhum produto de anúncios que me aparecem. Quando entro num site cheio de anúncios não perco 1 segundo nessa página. É mais notório em telemóvel. Se quiserem forçar as pessoas a não poder bloquear o lixo que publicitam, tudo bem. Eu é que não irei visitar esses sites. Geralmente tudo o que é lixo, ou imagens para tentar enganar os adblocks é tudo bloqueado. Não têm dinheiro para sustentar o negócio sem ser com anúncios, paciência. Sejam mais inteligentes.

  14. Avatar de majpa
    majpa

    Nos próximos meses, a Europa poderá enfrentar mudanças que colocam em causa a nossa liberdade digital:
    – Alemanha pode proibir bloqueadores de anúncios
    – Chat Control
    – Euro Digital (CBDC)
    Tá bonito tá!

  15. Avatar de Navegador
    Navegador

    Qual é a moral do Firefox? Estão a ver se arrranjam mais uns trocados. Vão perder a receita toda, vem da google, de anúncios.

  16. Avatar de Xunga
    Xunga

    E já agora…tb vão bloquear os DNS que se podem utilizar gratuitamente e sem instalar extensões nos browsers?
    – Em android: dns.aguard.com
    – por ip: 94.140.14.14 / 94.140.15.15

    …isto é só alguns dos exemplos…existem mais

    ps: para IOS tem as instruções no site do Adguard para instalação

  17. Avatar de JL
    JL

    Não me admiro que isto possa acontecer. – Vindo dos iluminados de Bruxelas, tudo é possível. – Qualquer dia, respirar para o lado esquerdo ou fazer xixi de pé (para alguns homens) será ilegal.

    Que tal tornar ilegal a inundação de anúncios (muitos são apenas malware) que há em vários sites europeus em que parte desses anúncios mal nos deixam ler o verdadeiro conteúdo que queremos?

    Além da distração, por vezes nem é possível distinguir o verdadeiro conteúdo do anúncio, sem mencionar que fazem disparar o consumo de recursos dos nossos dispositivos; O CPU é sempre a subir! Isto é um abuso que já não interessa a Bruxelas, certo? Aqui há 1 AdWare e 1 PiHole. Venham-me prender quando quiserem!

    Vejam lá se entendem bem: Estamos a consumir muita energia por causa do excesso anúncios nos sites! Quem paga a energia sou eu! 🙂

  18. Avatar de darth
    darth

    mas essa proibicao é realista? como podem proibir alguém de instalar o que quer no pc? é so sacar addon/app à parte. mais daquelas nao-noticias

  19. Avatar de AJMS
    AJMS

    Para isso teriam de bloquear o browser inteiro, pois o Vivaldi nem necessita de add-ons para bloquear anúncios

  20. Avatar de AJMS
    AJMS

    Para isso teriam de bloquear o browser inteiro, pois o Vivaldi nem necessita de add-ons para bloquear anúncios

  21. Avatar de Hans
    Hans

    Este tipo de ideias só pode sair da mente de alguém que não tem a minima noção de como as coisas funcionam, que disparate.

  22. Avatar de sapoide
    sapoide

    Nada do que eles façam pode “bloquear” bloqueadores de anuncios. Vão fazer o quê? Impedir que mexas no ficheiro hosts do windows ou linux??

    Quanto muito podem orbigar os sites a não abrirem se detectarem bloqueadores de anúncios e é algo que já existe há algum tmepo.

    Problema disso? è que a malta quando o site não abre não entra e vai a outro. Simples 😉

  23. Avatar de Paulo Seichinha
    Paulo Seichinha

    Qualquer dia, metade do tempo usado na internet é para evitar ou fechar janelas pop-up com publicidade.
    É um absurdo.

    1. Avatar de IE
      IE

      The 90’s are back babyyyyy!

  24. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    não percebo o motivo de tanta preocupação, como se isso fosse afectar a vida de algum techie, para cada problema 10 soluções

  25. Avatar de Mapril
    Mapril

    De um país que prende cidadãos apenas por se manifestarem a favor os Palestinianos já nada espanta.

  26. Avatar de Dude
    Dude

    Vamos ser proibidos também de ter cerais em casa, sem a caixa de cartão. Os iogurtes liquidos sem a parte de cartão também. Quem colocar sabonete liquido ou pasta de dentes ou shampoo, num dispensador próprio. Vai apanhar 10 anos de prisão.

  27. Avatar de X
    X

    Demasiado dinheiro nas mãos do mundo corporativo, o povo cada vez com menos poder de decisão, tem que papar o que os algoritmos querem quando querem, mais valia o povo ganhar o suficiente para aceder á cultura sem apanhar com lavagem ao cérebro para comprar lixo.

  28. Avatar de Inculto
    Inculto

    Em minha casa quem manda sou eu… Não há publicidade, futebol nem novelas… N nas TV nem nos PC… Publicidade bloqueada e VPN no País que me der mais jeito para o que vou ver na Netfrixe…

  29. Avatar de Técnico de escutas
    Técnico de escutas

    Mas se em vez de utilizar addons, se instalar browser’s como o Brave 🙂
    Já não são third party’s a modificar a pagina do browser .. é o próprio browser a modificar.

    De nada! 🙂

    1. Avatar de Alphie
      Alphie

      Mas assim é preciso ter n browsers instalados, um para cada coisa quase.

  30. Avatar de Lol
    Lol

    Anuncios na net e telejornais tipo indiano, com ecrã dividido em 3 ou 5. Tiras de texto a passar, banners em cima, em baixo e dos lados. Consumam, consumam!

  31. Avatar de Lol
    Lol

    Agora a sério, primeiro proíbam o tracking intrusivo e a espionagem que os sites fazem aos utilizadores.
    Para terem uma ideia vão aos repositorios das listas de adblockers no github e maravilhem-se com as dezenas de milhares de linhas.
    Eu criei uma lista custom para o Ubo, sem p0rno nem anime, ficou com cerca de 13400 linhas.

  32. Avatar de ArkhamCity
    ArkhamCity

    Voltou o fascismo.