Afinal, o que é o Vine?

14 Comentários

Se nos últimos tempos esteve ligado à internet, provavelmente já ouviu falar do Vine. Apesar das últimas notícias que sugiram não terem sido pelas melhores razões, o Vine tem dado que falar. Um novo serviço de mensagens curtas, desta vez em vídeo. Soa-lhe familiar? O Vine é o novo serviço de criação e alojamento de vídeos lançado na semana passada pelo Twitter.

Mas afinal, o que é Vine, pergunta o leitor?

Vine

O Vine é um serviço de partilha de vídeos até 6 segundos. Estes vídeos podem ficar na rede do Vine ou podem ser partilhados no Twitter e Facebook.

A aplicação do Vine está apenas disponível para dispositivos com iOS (iPhone, iPad e iPod). Fazer um vídeo e publicá-lo no Vine é um processo extremamente simples e intuitivo. A aplicação funciona sobre uma única regra, o Vine inicia a gravação de vídeo quando o ecrã for tocado e para assim que retirar o dedo do ecrã. Um processo simples mas que permite a criação de uma grande variedade de efeitos.

anterior próxima

Assim que estiver satisfeito com a captura, pode partilhar o vídeo no Twitter e no Facebook. O Vine permite seguir outras pessoas e estar sempre a par dos conteúdos que são criados por esses utilizadores. Tal como no Twitter, podem ser atribuídas hashtags aos vídeos. Aqui fica um pequeno exemplo.

Em suma, o Vine é um serviço com potencial pecando por um fraco acesso a partir do computador aos conteúdos que passam pelo Vine. É também um inconveniente apenas se encontrar disponível (de momento) para dispositivos com iOS, deixando de fora os utilizadores de Android e Windows Phone. Mas apesar de algumas arestas precisarem de ser limadas neste novo serviço, o seu funcionamento (e o da sua aplicação) são uma agradável surpresa para um utilizador ávido das redes sociais.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: iOS 5.0+
Download: Vine 1.0.4 [6.3 MB]
Homepage: Vine

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de igor

    o contributo do @filicaetano é memorável:
    http://vine.co/v/bJpXvbHglDY

  2. Avatar de David
    David

    um serviço para partilhar 6segundos? é tipo o twitter mas com som o video…
    hum.. ok ok.
    para mim, é um completo desperdiçio de um dominio da internet.

    1. Avatar de Nelson Rocha
      Nelson Rocha

      Já existem outros serviços do género. O tout por exemplo acho que são 15 segundos.

      1. Avatar de Ana Karina
        Ana Karina

        sério? do GÉNERO

    2. Avatar de Rafael Silva Guimarães
      Rafael Silva Guimarães

      Desperdício de um domínio!?
      Oh, me desculpe!! Você iria por acaso usar este domínio para registrar sua vinicultura?

      Att.

  3. Avatar de David - o nerd
    David – o nerd

    David também acho que o teu comentário foi um desperdicio de espaço neste site…vai tomar as gotas

  4. Avatar de fornost
    fornost

    eu concordo c / @David , serviço inútil mesmo… assim como FB. Mas todos usam , fazer o quê.

    1. Avatar de Julio Silva
      Julio Silva

      fornost, porque não voltas para a idade da pedra? 😉

    2. Avatar de lilly
      lilly

      para merexicar as vidas de todos…

  5. Avatar de slash
    slash

    Realmente nao vejo utilidade neste serviço PESSOALMENTE.. e menos utilidade vejo em alguns comentários aqui em resposta a outros.. enfim.

  6. Avatar de João Dias
    João Dias

    Se fossemos todos nas ideias dos que aqui comentam, não havia internet para além do IRC e fóruns de assuntos banais. Ah e o pr0n. Que esse ninguém discute 🙂

    Deixem lá de ser tão “mentes fechadas”. O Vine é um excelente serviço. Permite contar histórias em seis segundos, o que até agora poucos serviços possibilitaram a esta escala. Ou se partilhavam vídeos no youtube – o que tinha o incómodo do grande tempo de espera, ou se partilhavam imagens. A limitação gera criatividade. Acho que não é preciso olhar de um prisma muito diferente para perceber isso.

    Sim, eu sei que há a chatice de AINDA não estar disponível para Android para muitos, mas acho que podiam olhar para este serviço como uma ponte entre a imagem e o vídeo. Coisa que até há pouco tempo era separada.

    E aprendam a valorizar o esforço feito pelas outras empresas para possibilitar serviços gratuitos. Se calhar é esse o problema: o Facebook é gratuito, não vale de nada, não é? Lá por ser gratuito, não quer dizer que não tenha custos.

  7. Avatar de Mike
    Mike

    Não é mais fácil dizer que são vídeos de 7 segundos sobre (na maioria das vezes) algo sem noção, sem graça ou nada a ver ?

  8. Avatar de Luis FA
    Luis FA

    Mike Alguns Videos Podem Ter Graça Outros Podem Ser Desperdicio…
    Por Exemplo O Melhor Viner do Brasil o Lucas Rangel
    Faz Videos que Têm Graça