Afinal, o que aconteceu ontem com a Internet em Portugal?

59 Comentários

Foram vários os serviços da Internet, em Portugal, que ontem sofreram um apagão tal como reportamos aqui. Começou por se referir que era um problema com as operadoras (e era)… mas derivado de outro problema. O ponto de falha foi o Datacenter de Prior Velho. Afinal o que aconteceu?

Afinal o que aconteceu ontem com a Internet em Portugal?


Problema em DataCenter de Equinix afetou ‘internet’ e serviços em Portugal

De acordo com as informações, uma falha de energia no centro de dados da Equinix, em Loures, afetou ‘internet’ e serviços em Portugal. Os problemas foram sentidos pelos clientes das operadoras nacionais. Sabe-se agora também que vários serviços digitais públicos estiveram e ainda estão com problemas, como é o caso das plataformas da justiça ou a plataforma da CReSAP – Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública.

A falha de energia afetou também serviços digitais bancários, serviços de hospitais, serviços de distribuição de água e luz e vários serviços da Google também foram afetados.

Afinal o que aconteceu ontem com a Internet em Portugal?

No Downdetector foram reportados vários alertas de falhas, a partir das 16h, nas três operadoras, sendo que a maioria se referia à NOS. Nas redes sociais, podemos também confirmar algumas reclamações.

Numa nota enviada à Lusa é referido que “houve uma breve interrupção no Datacenter de Portugal LS1 International Business Exchange (1BX), que afetou alguns serviços da Equinix”.

A Equinix, Inc. é uma empresa americana de capital aberto que atua nos segmentos de data centers de livre portabilidade e de troca de tráfego para permitir interligações.

O centro da Equinix assegura atualmente a conectividade a 70 clientes a partir de Portugal, incluindo 35 empresas de telecomunicações e a quatro internet exchanges.

Comentários

59

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João
    João

    Ontem???
    os nossos sistemas ainda estão em baixo…

    1. Avatar de Jose
      Jose

      Portugal tem das melhores infraestruturas a nivel mundial de internet e comunicacoes. Um aplauso ao grande primeiro ministro Antonio costa que recheou e desenvolveu o pais a um patamar superior. Nem russos nem chineses tem capacidade para nos deter

      1. Avatar de jorgeg
        jorgeg

        looooll +1

      2. Avatar de Insatisfeito
        Insatisfeito

        Não tomes os comprimidos! Não!

      3. Avatar de Jose
        Jose

        Fie em comunas depois não se queixe! Para Jose é muito ingėnuo

      4. Avatar de Dinis Domingos
        Dinis Domingos

        Esse data center foi aberto no tempo do Paços Coelho, penso eu, por isso foi o Sócrates ou outro anterior que mandou fazer, de certeza…

      5. Avatar de Red Devil
        Red Devil

        OI? de onde tirarte tu essa informacao????

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, mas foi ontem que começou…

    3. Avatar de internetnauta
      internetnauta

      Se estão é porque alguém não voltou a ligar esse sistema/serviço pois a avaria já está dada como fechada na equinix. https://status.equinix.com/incidents/9zd7ggpw2rtk

  2. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Chamar Loures ao prior velho.. daqui a pouco o aeroporto também fica em Loures.

      1. Avatar de Helio
        Helio

        Alguma info na wikipédia não está correta, o AT1 não faz parte do Figo maduro (prior velho), a estrada divide os concelhos

        https://geoweb1.cm-loures.pt/MuniSIG/Html5Viewer/index.html?viewer=MapaGeral.MapaGeral

    1. Avatar de Helio
      Helio

      1/3 da pista principal 22, fica no concelho de Loures (Camarate).

      A rua que segue para o AT1/Figo maduro, metade da estrada é concelho de Lisboa, a outra concelho de Loures.

      A freguesia do Prior Velho termina na cerca do Aeroporto, do outro lado começa a freguesia de camarate

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      O concelho de Loures é muito grande e continua a ser, apesar de lhe terem retirado Odivelas e depois o Parque das Nações.

  3. Avatar de Carlos
    Carlos

    Falha de energia?
    Não percebo nada de DataCenters, mas acho um pouco estranho.

    Trabalho remotamente já antes da pandemia e tenho um router com backup em 4G assim como uma UPS.
    Isto para garantir que não fico sem trabalhar por ter alguma falha de energia ou de internet.

    Como é que um DataCenter, pelos vistos, tão importante para a conectividade geral nacional, deixa de funcionar por uma falha de energia?

    1. Avatar de :-)
      🙂

      Neste caso, esse datacenter fazia parte do routing dos websites e outros serviços afetados.

    2. Avatar de RPG
      RPG

      UPS duram um intervalo de tempo bastante reduzido, sendo o sistema posteriormente alimentado por geradores. Se estes geradores falharem a arrancar.. acontece o que aconteceu.

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Certo
        Mas um Data Center (pelos vistos) tão critico, devia ter redundâncias das redundâncias.

        Mas volto a dizer, é apenas a minha opinião e não percebo nada do assunto.

        1. Avatar de internetnauta
          internetnauta

          Pelos vistos percebes mais do que eles porque o que dizes faz bastante sentido 😉

          1. Avatar de RPG
            RPG

            Faz, tirando o facto de existirem 4 Tiers nos datacenters, aumentando o nível de redundância conforme o Tier dele, a que tem de obedecer a diversos critérios. Este DC da EQN é Tier III, não tendo claramente o mesmo nível de redundância de um Tier IV, no qual têm precisamente redundância nos geradores de energia, uma forma alternativa de converter energia em caso de falha.

          2. Avatar de Hélder Lemos
            Hélder Lemos

            Em Portugal só existem 2 DCs certificados como Tier III, o da Altice na Covilhã e REN em Riba de Ave.

    3. Avatar de Luis R
      Luis R

      Pode acontecer as ups estarem com problemas. Mas pior do que isso é não ter um sistema para além das ups como um gerador por exemplo

      1. Avatar de internetnauta
        internetnauta

        Isso são tudo boas desculpas e tentativas de empurrar os problemas para o próximo. Um datacenter em condições tem UPS+gerador e em caso de uma falha de energia mais demorada só tem de meter mais combustível nos depósitos dos geradores.

  4. Avatar de Filipe Rafael
    Filipe Rafael

    Eu não tive qualquer problema ontem relacionado com a notícia. Apenas tive os problemas normais de net por o técnico da MEO ainda não ter substituído o router e ter ido a casa por 2 vezes.

    1. Avatar de Tecnico Meo
      Tecnico Meo

      Desculpa. Mas se pagares a substituição é já amanhã 🙂

  5. Avatar de Jose
    Jose

    Eu sei o que se passou mas não posso dizer. Sou alto funcionario dos servicos ultra secretos portugueses e so posso dizer que temos uma inteligence muito forte e nem russos nem chineses nos farao frente.

    1. Avatar de António Costa
      António Costa

      Isso mesmo não podes revelar informações importantes José, se não temos de reportar ao SIS

      1. Avatar de Amilcar Alho
        Amilcar Alho

        Isso é só se ele tiver uma chefe de gabinete… 😀

    2. Avatar de Jose
      Jose

      O ministro já lhe ligou? Cuidado, os chineses estão à escuta, têm a “ajuda” deste desgoverno.

      1. Avatar de RPG
        RPG

        “A sociedade holding que gere as participações do Estado, comunicou à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) que o Governo então liderado por Pedro Passos Coelho escolheu a China Three Gorges, empresa estatal chinesa, para adquirir 21,35% do capital social da EDP – Energias de Portugal.”

        Não será só deste, supondo que existe de facto uma “ajuda” como refere.

  6. Avatar de A Guy
    A Guy

    Passou-se uma coisa chamada obras num sistema muito sensível.

    1. Avatar de A Guy
      A Guy

      O Pior foi antes das 16h já havia falha de energia responsável pelos ACs.
      Daí as falhas de hardware.

      1. Avatar de A Guy
        A Guy

        Às 17h ainda não se podia com o calor lá dentro.

  7. Avatar de SteveRobs
    SteveRobs

    Não dei por nada.

  8. Avatar de Lion
    Lion

    Ainda vou ver isto tudo a voltar ao lápis e Sebenta.

  9. Avatar de JR
    JR

    Estranho
    Conheço, por pessoas que já foram lá e trabalham no meio, um Data center que 3 sistemas de energia redudantes, quando tudo falhar é porque alguma coisa está mesmo mal.
    Neste vêm dizer que foi uma falha de energia… hmmmm

    1. Avatar de Amilcar Alho
      Amilcar Alho

      É capaz de ter dedo dos Russos e dos Chineses…

      1. Avatar de Insatisfeito
        Insatisfeito

        Não! O Jose diz que os Russos e os Chinses não metem o dedo!…

        1. Avatar de Jose
          Jose

          Não este José!

    2. Avatar de CA
      CA

      Falta de manutenção, o mesmo acontece com o Metro do Porto, quando falha a corrente, param e não deviam parar, os geradores estão no sítio mas por essa falta de manutenção não ligam.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Já estou a ver muita falha de energia. E ainda agira a procissão vai no adro.

  10. Avatar de Tiago
    Tiago

    Ora bem, ja trabalhei num datacenter que mesmo tendo UPS fomos obrigados a desligar os servidores, qual a razão? Problema de fornecimento de electricidade, nao vinha durante muito tempo, ups e geradores a bombar tudo ok, mas eis que deparamos com problema, AC geral não estava ligado ao gerador ou ups, datacenter a aquecer … servidores a funcionar em determinadas temperaturas acima do recomendado não pode ser (garantias, contratos, etc) pode ser situação semelhante, na altura não foi nada fácil de tomar.

  11. Avatar de marcio
    marcio

    cheira-me que “falha de energia” é a desculpa para leigos de forma a não contar a história toda…

  12. Avatar de TiagoR
    TiagoR

    “Mãozinhas” alheias a testar sitemas críticos ? Possivelmente !

  13. Avatar de AlexS
    AlexS

    Muito mau. Estranho aliás como é algo tão importante não dê intervenção política…

    – Apenas um datacenter determina a dependência de várias importantes empresas de comunicações e instituições.
    -O dito datacenter tão crítico não tem geradores suficientes para funcionar 48-96 horas pelo menos.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Tem para funcionar 1 mês, o problema foi outro

  14. Avatar de Infinity
    Infinity

    Olha que eu não tive falha de internet cá em casa

  15. Avatar de Tiago Rodrigues
    Tiago Rodrigues

    As falhas não foram só na internet…
    Na Vodafone o serviço móvel também esteve durante umas horas, sem conseguir fazer chamadas…
    ( Na MEO tive problemas na Apple TV 4K, que ainda não estão 100% resolvidos )

    A Vodafone nos últimos tempos é uma operadora quase de 3.o mundo. Tanto no serviço como no apoio ao cliente.

    Na realidade das coisas, desde o momento em que as 3 grandes operadoras acordaram partilhar antenas, isto vai acontecer recorrentemente.

    Só ainda não percebi, não compreendo como a CNPD e ANACOM aprovaram tal coisa.

    Depois há um relógio que não para de contar:

    O surgimento de 2 novas operadoras…
    Uma delas já tem planos e um intervalo especificado para estar ao serviço comercialmente ( 1.o trimestre de 2024 ), a outra pouco se sabe, mas que ambas vão abalar de forma brutal o mercado, isso vão.

    E é isso que estamos a precisar.

    1. Avatar de Insatisfeito
      Insatisfeito

      Haha ahah!!!! “… vão abalar de forma brutal o mercado…” ! Esqueceste de avisar a receita médica? Eles jantam todos à mesma mesa! E vai daí um compra o outro e passam a dormir todos juntos… o povo é que continua a dormir!

  16. Avatar de PJA
    PJA

    Isso pergunto eu. Mas passou-se alguma coisa. Não dei por nada.

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Houve comportamentos estranhos aqui e ali… Ainda pensei em reiniciar o router mas afinal o problema era outro loolooloool

  17. Avatar de NjsS
    NjsS

    De tudo isto ainda só consigo tirar duas conclusões.
    1.Para quem tem uma empresa, e paga a dois (ou mais…)operadores para ter alta disponibilidade e redundância de serviços ficou ontem a perceber que um soluço em lisboa, zona “nada” propensa a desastres naturais, vai ficar às escuras e anda a deitar dinheiro para o lixo(surreal).
    2. Para outros interessados, especialmente em cenários de guerra, basta um míssil em loures para por o país a patinar uma boa temporada.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Um no prior velho e outro em Sines e lixas os POPs todos dos cabos submarinos intercontinentais, é assim em qualquer país.

  18. Avatar de Artumaça
    Artumaça

    Eu não notei nada. Também o balúrdio que pago pelo wi-fi da Vodafone, e sempre a falhar…

  19. Avatar de Rui
    Rui

    O que acontece é que, digamos assim, as ligações dos operadores à internet são dinâmicas, apoiada em protocolos que procuram caminhos alternativos em caso de falha de um deles (BGP, OSPF, …).
    O problema é que os operadores em PT contam com os links da Equinox para chegar a outros operadores no mundo.
    Perdendo esses links o tráfego é reencaminhado por outros links de menor capacidade.
    Mas quando existem falhas intermitentes, por exemplo, devido a excesso de temperatura nos equipamentos, essa intermitência, em alguns cenários, é pior do que estar permanentemente desligada.
    Imaginem auto-estradas e ruas alternativas.
    Obviamente que a perda de uma auto-estradas vai impedir a boa circulação, mas com sistemas de navegação usaremos alternativas, até estás mesmas entrarem em saturação.
    Com isso, toda uma região é afectada, neste caso, pelos milhões de milhões de pacotes que são retransmitidos, adaptados, fragmentados e até descartados provocando o verdadeiro caos de trânsito.
    A solução é mais auto-estradas mas o custo/benefício é algo temporário.
    Outra solução, mais barata e mais redundante é várias via rápidas, mas o custo é maior.
    Cabe aos operadores e aos CLIENTES tomar estas decisões com base nos clientes e não com base no custo.
    Um casino vs uma loja, um banco vs um blog, etc.
    Uma coisa é certa, o mundo depende de energia e este sistema também sofre do mesmo problema da internet, encontrar a redundância.
    Recorrer a baterias e motores diesel parece-me algo pré-historico.
    O tempo dirá para onde caminhamos em termos de roteamento tráfego, roteamento energia, arrefecimento servidores e equipamentos de rede.

  20. Avatar de João Pombal
    João Pombal

    Datacenter do Prior Velho ??? Chamem os bois pelos nomes. Foi no Datacenter da Claranet, onde se encontra também a Equinix em regime de aluguer ! No mesmo sítio onde a Vodafone teve os seus Clusters VMWare nas couves !?!?

    1. Avatar de pmafer
      pmafer

      Falta de energia o tanas! Pesquisem informações sobre o data center e vejam a lista de equipamentos. Depois vão ao Google Maps e vejam a vista satélite dos 4 mega geradores… Tugas sempre enganados… Continuem a falar de política, vão no bom caminho! Pobres e burros!…

  21. Avatar de antonio carvalho
    antonio carvalho

    aqui rede Nos nunca falhou durante todo o dia na região de Lousã Coimbra

  22. Avatar de Nuno
    Nuno

    Padrão…. É o preço que se paga por querer fazer tudo ao menor preço.(padrão das empresas em Portugal)