Adolescente holandês condenado…

32 Comentários

 por roubar bens virtuais!
Um juiz de um tribunal holandês considerou esta semana que o roubo de bens virtuais constitui crime, após condenar um jovem de 16 anos por esta prática.

runescape_small.jpg

Segundo a acusação, o rapaz agrediu outro adolescente de 13 anos, obrigado-o a entrar na sua conta do jogo online RuneScape (na foto) e a entregar-lhe o dinheiro e os bens que possuía no mundo virtual, noticia a “PC World”.

O caso remonta a 6 de Setembro do ano passado. A vítima, que se encontrava no seu quarto, terá resistido e acabou por se envolver numa luta corporal com o suspeito e um amigo que também estava no local. O arguido foi acusado de ter pontapeado a vítima na cabeça e corpo e de o tentar estrangular.

O jovem agredido diz ter sido ameaçado com uma faca e que lhe disseram que o matavam se não obedecesse. Após o confronto físico, o arguido pegou no dinheiro e bens virtuais da vítima, moveu-os para a sua conta e em seguida saiu da aplicação.

Apesar de o processo apenas dizer respeito ao furto dos bens virtuais, esta foi a primeira vez que um juiz na Holanda deliberou que o roubo de propriedade virtual é ilegal e deve ser tratado da mesma forma que o roubo de objectos reais.

Segundo o juiz ficou claro que os bens foram roubados, pois pertenciam à vítima até ao incidente e depois passaram para a posse do arguido. O juiz considerou que estes pertences, apesar de virtuais, têm valor e que «não têm de ser materiais para a lei os considerar roubados».

O arguido, apesar negar as acusações que lhe são imputadas, foi condenado a 160 horas de trabalho comunitário ou 80 dias de prisão. Ciberia

Partilhar:
Tags:

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de VITORTEIXEIRA
    VITORTEIXEIRA

    Melhor que isto somente o “Porque hoje é Sexta Feira”… Estou á espera !!!

  2. Avatar de mauricio
    mauricio

    Muito bom!
    O que vai acontecer com os crimes cometidos no Second Life e derivados? 😀
    Prepara-se uma enchente de processos crime nos tribunais

  3. Avatar de antxnix
    antxnix

    putz, na holanda tudo funciona diferente mesmo kkk. fazer sexo em praça pública, uso de drogas. que mais eles vão fazer???

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      e deixares de ser inculto e primeiro ires mm á Holanda e dp sim poder vir aqui mandar bitaques?

  4. Avatar de André Teixeira
    André Teixeira

    Eu jogo este jogo e acho isto uma estupidez autentica, ao que se chega por causa de um jogo, sinceramente deviam de acordar para a vida.
    Eu jogo isto por gozo e nunca tinha visto uma coisa destas…

  5. Avatar de lol
    lol

    ai os deuses devem tar loucos, realmanete as drogas fazem mesmo muito mal 🙁

    isto e o que faz fumar muita ganza e ver gajas nuas nas montras!!!!!!!

    e uma especie de brasil 2.0 a holanda.

  6. Avatar de TopPlus
    TopPlus

    Não vejo qual o motivo de contestação à decisão deste juiz, não sei como funciona neste jogo em particular, mas no second life para se comprar bens virtuais é necessário “carregar” a conta com dinheiro real.

    Roubar dinheiro real não é crime ?

  7. Avatar de Vitor
    Vitor

    Ameaçar com um faca e agredir também é crime. Secalhar se isso não tivesse acontecido, eles não julgavam o puto.

  8. Avatar de r0cki
    r0cki

    No Runescape funciona da seguinte maneira:

    Há dois tipos de jogadores, os Free e os Members. Os Free são os jogadores normais, podem levelar as profissões, ganhar dinheiro vendendo os objectos que apanham, ou fazem com as profissões, lutar com monstros, fazer quests, etc.
    Os Members podem fazer isso tudo mas têm mais profissões, mais quests, mais áreas e items especiais, que são bastante valiosos, e que qualquer Free pode comprar e equipar 😉

  9. Avatar de patCRUZ
    patCRUZ

    Alem do mais falam em agressões físicas!

    A condenação certamente surge por ai… e a noticia da condenação por roubo de bens virtual é mais “sensacionalismo” e talvez moral dada pelo juiz de forma a evitar futuras casos semelhantes praticados por adolescentes!

    Simples e nada fora de normal, não vejo qual o espanto…

  10. Avatar de Nastase

    Real ou virtual não deixou de ser crime. Sobretudo nos moldes em que aconteceu e que envolveu violência física e, derivado dessa, danos psicológicos por muito menores que sejam. Podem dizer o que disserem que são uns drogados por terem drogas leves legalizadas (ponto do qual discordo) mas pelo menos têm juizes que pegam no fundamento das coisas e fazem interpretações lógicas dos factos.

    Não com certos juízes que pegam em escutas telefónicas e, devido a sere um pouco ambíguas, não as consideram como partes do processo porque não se pode ter a certeza do que foi dito e em que âmbito. Isto apesar de qualquer leigo ouvir aquilo e conseguir tirar ilações bastante conclusivas. Mas isso já são contas de outro rosário….

    [ http://www.revolucaodigital.net ]

  11. Avatar de viperbruno
    viperbruno

    So na Holanda… LOL

  12. Avatar de ratinhoptm
    ratinhoptm

    Estou a ver que vou ganhar dinheiro com isto… vou abrir um tribunal virtual 😉

  13. Avatar de carlos
    carlos

    ainda hoje vi nas noticias da BBC que uma mulher vai a tribunal por ter matado o seu marido virtual ( apagando lhe o perfil no jogo) por este se ter divorciado dela (dentro do jogo)……isto é só rir

  14. Avatar de rq
    rq

    Não percebo qual é o espanto, se uma pessoa dedica o seu tempo a construir um avatar, e depois este lhe é destruído como forma de vingança, não vejo porque não haveria de ser considerado uma destruição de propriedade, como o fosse vandalizar o carro ou outra coisa que tal… Eu não jogo, mas certamente me sentiria lesado se destruissem o fruto de horas e horas de dedicação..

  15. Avatar de Ana Narciso

    @ carlos
    A sério?
    Tens alguma referência concreta para isso?
    Demais…

  16. Avatar de Helder S.
    Helder S.

    @Ana Narciso

    Sim, essa referência do Carlos a uma mulher detida por ter matado o marido virtual também li em info@destakes.com! Coisas do Oriente…

  17. Avatar de keops

    não vejo qual o espanto. o miudo foi agredido e ameaçado de morte para dar as coisas que lhe pertenciam no jogo, o qual até pode ter pago dinheiro real para jogar, e quê o agressor devia ser considerado inocente só porque eram bens virtuais? noticia sensacionalista sem dúvida…

  18. Avatar de Nuno
    Nuno

    Só é mais ridiculo aquela que vai ser condenada por ter matado o marido no 2nd life
    o mundo está louco

  19. Avatar de LuXyUz
    LuXyUz

    O crime está não só no roubo mas também na agressão…mas parece estar a dar mais importância ao roubo

    estupidez

    180 dias é pouco…devia ter tratamento psicológico

  20. Avatar de Primax
    Primax

    Isto já deve ter acontecido a algum tempo, porque eu jogo Runescape, sou member, e eles já algum tempo incluiram uma medida de segurança que não é possível dar items a outros users online, pelo que ao fazer trade, o sistema tem um tracker no valor de cada item, e estes só podem ser trocados por dinheiro (virtual), ou items de valor aproximado.

    Já deve ter acontecido a algum tempo, e só agora condenado.

  21. Avatar de Wazap
    Wazap

    mas ainda ha gente q joga rune? ^^

  22. Avatar de lfspaulo

    @Ana Narciso,
    tens uma referência aqui, que por sua vez tem a referência para a notícia na Cibéria!

    cumps,
    lfspaulo

  23. Avatar de Ana Narciso

    @lfspaulo

    Sim, acabei por encontrar, tanto que foi publicada de seguida:
    http://www.pplware.com/2008/10/25/mulher-japonesa-detida-apos-matar-o-marido-virtual/

    Ultimamente o mundo tem andado meio doido… e o pior, é que isto vem a ser cada vez mais e mais frequente…

  24. Avatar de Lynx
    Lynx

    Tenho que começar a ter mais cuidado no Travian :-s

  25. Avatar de Chico
    Chico

    Acho que ja não vou instalar o FarCry, inda me vêem prender por matar la uns gajos…..

  26. Avatar de Antonio "juxkobiak" Leite

    Honestamente, desagrada-me ver pessoas que pensam que isto é brincadeira. Vejam os jogos (On e Offline) como um hobby. É rara a pessoa que nao tem um hobby. E todos gostam de dedicar tempo, esforço, horas e horas a aperfeiçoar seja o que for, ir ficando orgulhoso do seu trabalho. Vir alguem e desfazer o que nos deu tanto trabalho a fazer é, no minimo, doloroso e também crime (destruiçao de propriedade alheia).
    E todos sabemos que cada vez mais, os jogos online (os MMORPGs principalmente) têm uma mensalidade (muitas das vezes, nada barata) e seja após investir 1€ou 500€ num jogo online, na minha opiniao, ninguém tem o direito de lho vir roubar. Eu considero e apoio que seja tratado como um crime “real” (porque nao deixa de o ser, embora passado num mundo virtual).
    Muitos de voces devem jogar WoW ou ter uma conta na STEAM (no meu caso tenho 30 jogos na minha conta STEAM) e embora seja tudo virtual, é dinheiro nosso, que saiu do nosso bolso, logo é nossa propriedade.
    Admito, claro, que possa sempre haver uma ou outra situaçao mais ridicula. Mas este tipo de situaçao é roubo… é crime.
    Desculpem se ofendi alguem com a minha opinião.

  27. Avatar de Sombra
    Sombra

    @ Antonio “juxkobiak” Leite

    Concordo perfeitamente contigo.

    Não há mais nada para dizer sobre este assunto!

    Cumps.

  28. Avatar de adas
  29. Avatar de diogoj95
    diogoj95

    Eu jogo este jogo e acho que isto deveria ser julgado assim: se a vitima fosse Free Player, o acusado devia ser absolvido, mas se fosse Member não, porque, provavelmente o que foi roubado era fruto o dinheiro gasto pela vitima.

    P.S.: Se jogarem este jogo add-me aos friends (diogoj95).

  30. Avatar de adda
    adda

    eu tb jogo runescape e concordo devia ser considerado crime eu cheguei ter farias contas a chegar lvl 80 e roubarem me tudo ate a conta. mas esta conta atual ja nao e roubada pk nao digo so uma pessoa sabe que eu jogo me add (dr killer2)

  31. Avatar de adda
    adda

    diogoj95 eu vou te dar add quando chegar a casa