Adeus Twitter… é hora de ter conta na rede social Mastodon

52 Comentários

Já ouviu falar na rede social Mastodon? O Twitter não é a rede social mais usada em Portugal, mas é muito forte em vários países. No nosso país, o perfil de utilizadores do Twitter é direcionado para políticos, analistas, comentadores, entre outros.

Com todas as controvérsias criadas por Elon Musk após a compra do Twitter, muitos utilizadores já procuram alternativas. Hoje temos uma sugestão!

Adeus Twitter... é hora de ter conta na rede social Mastodon


Mastodon: Provavelmente a rede social mais parecida com o Twitter

Provavelmente até agora poucas pessoas ouviram falar no nome Mastodon. Esta rede social destaca-se de outras pelo facto de não ser gerida por uma empresa, sendo um projeto totalmente descentralizado.

O Mastodon é provavelmente a plataforma digital mais parecida com o Twitter e por isso o número de adeptos tem vindo a crescer nos últimos meses.

Adeus Twitter... é hora de ter conta na rede social Mastodon

A rede social Mastodon foi criada em março de 2016 e nas últimas semanas o número de utilizadores tem crescido substancialmente por causa das “aselhices” (ou não) de Elon Musk.  A Mastodon utiliza os chamados toots, em vez de tweets (como no twitter) e os boosts em vez de retweets. Permite a escrita até 500 carateres por publicação.

Segundo o criador, Eugen Rochko, esta rede ganhou 230 mil utilizadores desde 27 de outubro, quando Musk assumiu o controlo do Twitter. Neste momento, tem cerca de 655 mil utilizadores ativos todos os meses.

Adeus Twitter... é hora de ter conta na rede social Mastodon

Esta rede social é operada por uma organização sem fins lucrativos dirigida pelo criador Eugen Rochko, e é apoiado através de crowdfunding. O masto.pt é uma instância de Mastodon para pessoas que falam Português. Pode descarregar aqui a app para Android e para iPhone aqui.

Comentários

52

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jaime
    Jaime

    Que parvoice, o whatsapp foi comprado pó Facebook (meta) e ninguém deixa de usar

    1. Avatar de mojorisin
      mojorisin

      eu deixei

      1. Avatar de tt
        tt

        eu deixei, e estou a pensar sair do telegram porque parece que o pavel durov cede perante os governos no quesito de nao obedecer as leis impostas como por exemplo a espionagem

  2. Avatar de Carlos Mogas da Silva
    Carlos Mogas da Silva

    Só um apontamento:
    – A rede social não é operada por organização nenhuma. A organização gere, no limite, o mastodon.social, mas mais nenhum domínio.

    A rede social é composta por vários servidores, com vários domínios, pertencentes a várias pessoas.

  3. Avatar de Ruben
    Ruben

    Lol, já não gostam do twitter porquê? Só porque agora já não faz parte de uma gerência de esquerda? Ridiculo

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Nao é por ser de esquerda ou direita, é porque é gerida por um completo psicopata.

      1. Avatar de FAR
        FAR

        Lol, não está errado 😀

      2. Avatar de gambuzino
        gambuzino

        Sabes o que é um psicopata? Tens alguma prova do que dizes?

        1. Avatar de Mapril
          Mapril

          Não sei se o homem é psicopata, mas parece evidente que o sucesso lhe subiu à cabeça. Se não é maluco, parece.

    2. Avatar de darth
      darth

      antes nao era de esquerda, so nao era fascista

    3. Avatar de Koala
      Koala

      Outro divisionista das esquerdas / direitas. Já não há pachorra, a ver se arranjam uma história nova para nos entreterem ou a ver se arranjas uma namorada para te entreteres. Porque se disser namorado é uma agenda de esquerda, correcto?

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        Ele tem razão. O Twitter apoiava de forma discreta a agenda woke de esquerda. Permitiam insultos ao Trump. Mas, fazes um insulto à lider do Congresso ou Kamala Harris e ficas com a conta bloqueada. Motivo: discurso de incentivo ao ódio.
        Um Twitter que via a invasão do Capitólio como um ataque terrorista, mas as manifestações violentas onde se matou, pilhou e detruiu como protestos.

  4. Avatar de To Canelas
    To Canelas

    Fixes it: “No nosso país, o perfil de utilizadores do Twitter é direcionado para políticos, analistas, comentadores, influencers e lgtvqiu+” o resto é irrelevante…

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Não é só o Twitter… são todas as redes sociais. Até o Linkedin já vende publicidade partidária a quem pague bem.

  5. Avatar de Vilna
    Vilna

    @pedro para quando conta lá?

  6. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Mastodon, até que o Sapo, Aeiou, ou outro grande portal o suporte oficialmente, parece má ideia, porque a possibilidade do servidor desaparecer a qualquer momento é muito grande! Sem falar que não vai escalar, porque custa uma fortuna e envolve recursos técnicos, que quem gere os servidores normalmente não tem, ou não quer fazer.

    1. Avatar de Floribelo
      Floribelo

      O risco disso acontecer é só nos servidores privados.
      Se o servidor for operado por uma organização pública, o risco é muito baixo.
      Além disso, é necessário reforçar que para abrir um servidor é preciso cumprir com diretrizes, podes consultar na página joinmastodon.org.

      Outra coisa a reforçar, a instância portuguesa, masto.pt, é operada por uma organização pública além do gestor ser dono da plataforma de alojamento de servidores Mastodon (masto.host).

      Muitas instâncias já foram bloqueadas por desrespeitarem as diretrizes, mas todas elas operadas por individuais / entidades privadas.

  7. Avatar de Z-life
    Z-life

    Os canhotos nem dormem, é só coceira e azia.
    O musk deveria ter comprado a rennie.

    1. Avatar de tt
      tt

      eu escrevo canhoto e uso masto.pt pleroma.pt pixelfed.pt lemmy.pt git.nadaradical.pt etc

  8. Avatar de Migas
    Migas

    Já está mas é na hora do pessoal mandar as redes sociais para um lado que eu cá sei….

    1. Avatar de tt
      tt

      o problema nao sao as redes sociais, o maior problema sao os algoritmos

  9. Avatar de Gvibes83
    Gvibes83

    Mais um comuna com azia ???
    Agora que o Twitter pode se tornar um sítio sem cancelamento ou censura para quem pensa diferente dos comunistas este idiota quer influenciar o gado a deixar a plataforma?
    Que tristeza!!!
    No Brasil vemos um corrupto ladrão ser reeleito (provavelmente com fraude) !!
    Não existe liberdade e a democracia e um mito e tudo por causa destes parasitas e outros que infiltraram as universidades e agora temos uma geração de extrema esquerda hipócrita ,progressista e a favor das minorias,mas se essa mesma minoria for de direita é logo cancelada…

    1. Avatar de jAr
      jAr

      Ainda sou do tempo em que a direita era a favor da concorrência, mas parece que isso já acabou. Agora apresentar outras opções é atacar.
      Isto é sobre tecnologia, há uma plataforma que existe e está a ganhar utilizadores, portanto é notícia.

      1. Avatar de gambuzino
        gambuzino

        Acho que estás um bocado confuso e não estás a ver bem o filme. O twitter durante anos foi ferramenta da esquerda para atacar a direita.

        1. Avatar de Manuel da Rocha
          Manuel da Rocha

          E o FB, Insta e Youtube tem sido usados pela direita, que domina 100% dos meios de comunicação social de massas, de toda a Europa e EUA. Bastava olhares para os 2,17 milhões que o Chega gastou em “promoções de actividades online”, ou nos 1,88 milhões que o PSD gastou no mesmo âmbito (o IL registou 210000 euros sendo que na “publicidade outsourcing” foram 3 milhões, duvido que sejam para anúncios de jornais locais). O PS foi um “mejero” que gastou menos de 250000 euros, o BE ficou-se pelos 110000 euros e a CDU menos de 40000 euros. Nota a diferença? E ali não estão os patrocínios, pois o Chega terá gasto mais de 10 milhões, o PSD ficou-se pelos 6 a 7 milhões, o PS terá ficado pouco acima dos 600000 euros. BE e PCP não usam outsourcing.

    2. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Temos bolsonarista? Chora mais!

    3. Avatar de darth
      darth

      chora bébé

    4. Avatar de Koala
      Koala

      Este tipo de comentários divisionistas já cansam. Por um lado não entendo pessoas que pensam assim, deve-lhes faltar qualquer coisa a nível pessoal com certeza, para virem para aqui demonstrar o seguimento cego de elites que se estão a borrifar para a sua a existência, até ao dia da urna. E depois, este descaramento de tratar os outros desta forma como se não fossem pessoas cujo único objectivo que têm é viver bem, crescer e dar aos descendentes o melhor de si. O uso de esquerdas e direitas, uns contra os outros é vergonhosa. O que falta é literacia, ler ver a história. Nunca pensei que a minha geração com o acesso ao maior número de meios de sempre se transformasse nisto, mais iliterados que os seus pais, avós, bisavós por palhaçadas que lêem em redes dominadas por pessoas como Zuckerberg o Elon Musk. É muito triste… A ser alguém, não se deve ser “isto”.

    5. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Curioso que diz que o Lula ganhou com fraude, quando o Bolsonaro pagou 494338 autocarros e ofereceu 8000 milhões de reais, para pagar uber e táxi, a quem fosse votar nele, desde que usasse camiseta do Brasil. O “ladrão”, pagou menos de 20000 reais por levar votantes em zonas que Bolsonaro decidiu que 1730 mesas, passavam a ser 40 numa só cidade, a 200km das zonas de maior residência de eleitores Lula.
      Qual é mesmo a “potencial fraude”?

    6. Avatar de Eduardo Marques
      Eduardo Marques

      Em vez de “aprenderes” a veres videos do youtube devias ler um bocadinho, Ías-te surpreender com o tamanho da tua ignorância.

  10. Avatar de _RJCA_
    _RJCA_

    O pessoal do Masto.PT é muito sensível.

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      É pessoal que saiu do twitter porque se ofendiam com os bons dias

    2. Avatar de gambuzino
      gambuzino

      ui … red flag

    3. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Uma comunidade Mastodon com regras, quem diria? Qualquer um com o mínimo de bom senso. A boa notícia é que pode criar o seu próprio servidor e ter as suas próprias regras, e de certeza que terá regras, e também não irá tolerar outras coisas e pessoas que você considera errado segundo a sua perspectiva.

      1. Avatar de _RJCA_
        _RJCA_

        Todos nós temos direito às nossas opiniões. A forma como as administrações dos mesmos têm ou não a capacidade de gerir tudo isso não é das minhas competências…

        Mas do pouco tempo que lá estive antes de ter sido suspenso (e ainda bem que isso aconteceu) só vi gente a escrever coisas sem o mínimo de interesse (para mim claro). Ter uma cópia da Pardalândia na rede dos trombudos não é algo que me faça perder tempo.
        Mas lógico que tive a curiosidade em ver como seria

  11. Avatar de Cesar II
    Cesar II

    Quando o twitter tinha censura e só apontava para as mentiras do regime comunista democrata não se preocupavam agora é que estão cheios de azia, deve ser medo que se descobra verdades ocultas.

  12. Avatar de o Abreu
    o Abreu

    Só conheço um Mastodon, e uma.banda de hardcore….

    1. Avatar de kendimen.c
      kendimen.c

      Ainda antes da banda, já era o nome de um animal. Acho um nome fraco para uma rede social.
      Também conheço e gosto muito da banda.
      A banda talvez venha a ter dificuldades em abrir conta nesta rede social.

      1. Avatar de _RJCA_
        _RJCA_

        Realmente a cabeça dum elefante (ou algo similar) aparece nas contas de qualquer um até uma pessoa mudar a foto de perfil…

  13. Avatar de KeyboardWarrior
    KeyboardWarrior

    Acho que agora sim, vou aderir vou aderir ao twiter 🙂

  14. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    O melhor será não ter conta em lado nenhum…

    E o mesmo se aplica ao ter ficha …

    1. Avatar de tt
      tt

      e nao comentar em sites de noticias, e usar tor browser

  15. Avatar de Manuel da Rocha
    Manuel da Rocha

    As redes sociais são a mesma coisa que as revistas VIP, com algo muito pior: as publicações PAGAS, de publicidade.
    Seja qual for a rede social, em todas o que dá milhões, é o permitir publicitar algo a muita gente, por um baixo custo. Ora criar 8000 milhões de perfis em qualquer rede social é muito simples e gratuito. Com alguma capacidade, é possível criar milhares de milhões de comentários, em poucos minutos, que se propagam graças aos cegos que acreditam em tudo o que aparece na 1 linha. É disso que vivem as redes sociais.

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Fala baixo e não digas isso. Desde quando é que pode ‘manipular’ as redes com bots e publicidade paga?

  16. Avatar de tt
    tt

    seria possivel pedir uma representaçao oficial da equipa do pplware em masto.pt?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Estou à espera que me aceitem há já um dia 😀

      1. Avatar de ElectroescadaS
        ElectroescadaS

        E então? Já lá anda? Ou ainda está há espera?

  17. Avatar de Floribelo
    Floribelo

    Pedro, já estou há 2 dias à espera ahahah
    Parece que ainda vai levar algum tempo até aceitarem.
    Parece-me que a afluência é enorme, quando fiz o pedido, a instância estava com pouco mais de 4 mil e 600 utilizadores, neste momento já vai com 7 mil e 600 pessoas, um crescimento de 3000 utilizadores em 2 dias.

  18. Avatar de samuel
    samuel

    O Musk vai botar ordem naquele pardieiro que virou antro de politicamente chatos (os chamados PC) que vc mal entra na rede e já vem apenas notícias lacradoras e da esquerda pois que sumam, falta não vão fazer só que não vão poder voltar porque a gente está de olho.

  19. Avatar de Josué Batista Glória
    Josué Batista Glória

    Sou mais o gettr, que substituiu o Twitter, sem censura e há mais tempo no mercado. Já vem substituindo o Twitter há pelo menos 2 anos já

  20. Avatar de _RJCA_
    _RJCA_

    Descobri esta “instancia” também caso interesse -> https://pleroma.pt/