Adeus Google? Mozilla testa o Bing como o novo motor de pesquisa no Firefox

60 Comentários

Há muitos anos que a Google e o seu motor de pesquisa domina os browsers como o Firefox da Mozilla, o Chrome e outros. Esta é a porta que utilizadores destes browsers usam, de forma quase discreta e sem darem por isso.

A Mozilla, que sempre se pautou por querer ser diferente e olhar a Internet de forma mais aberta, pode estar a preparar uma mudança. O Google poderá em breve ser abandonado e a escolha recair sobre o Bing da Microsoft. Ainda não há certezas, mas os testes já começaram.

Mozilla Google Firefox Bing browsers

Mozilla prepara mudanças para os browsers

Foi a própria Mozilla que revelou esta sua mudança e o início dos testes com alguns utilizadores. Na sua mais recente SUMO (SUpport.MOzzila.org) a empresa revelou que 1% dos utilizadores da versão desktop do Firefox vão avaliar esta mudança.

Este estudo pretende avaliar a usabilidade do Bing e a forma como os utilizadores vão reagir esta mudança que poderá acontecer em breve. Os testes, limitados a estes utilizadores, vão decorrer até ao início de 2022, terminando provavelmente no final de janeiro.

Mozilla Google Firefox Bing browser

Bing pode dar lugar ao que o Google oferece

Caso esta mudança aconteça, será interessante acompanhar por todos. A Mozilla e a Google renovaram em agosto de 2020 o seu acordo para a presença deste motor de pesquisa no Firefox. Este negócio garante a presença da proposta mais conhecida da Internet como o padrão destes browsers.

Do que se sabe, este acordo terá uma duração limitada, terminando dentro de 2 anos, em 2023, sujeito a negociações posteriores para ser renovado. Sabe-se também que os valores envolvidos são elevados, com uma estimativa de 400 a 450 milhões de dólares por ano.

Mozilla Google Firefox Bing browser

Firefox é parte importante do rendimento da empresa

O mais curioso desta possível mudança é mesmo a perda de receita que a Mozilla terá. Parte do seu financiamento vem da utilização destes motores de pesquisa. Para além do Google há ainda acordos com o Yandex, na Rússia, e com o Baidu, na China.

Claro que a Mozilla tem procurado outras formas de se financiar, sem depender destes gigantes da indústria. A mudança para o Bing poderá não alterar nada neste campo, mas certamente que terá impacto nos utilizadores e na forma como acedem a Internet.

Comentários

60

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    O Bing ?? Por favor… (facepalm). 😐

  2. Avatar de Diogo Rodrigues
    Diogo Rodrigues

    O DuckDuckGo ou StartPage também eram uma boa opção.

    1. Avatar de Marco B.
      Marco B.

      Aqui não é necessariamente o melhor para o utilizador final, mas sim o melhor negocio para a empresa, visto que a google pagava muito bem para ser o moto de busca predefinido, so podemos assumir que a Bing apresentou uma melhor proposta. O DuckDuckGo nem StartPage têm capital para competir.

      1. Avatar de ZarkBit
        ZarkBit

        DDG usa Bing.

    2. Avatar de Administra Dor
      Administra Dor

      só para informar que o startpage foi adquirido por uma empresa de publicidade no fim de 2019

  3. Avatar de Miguel
    Miguel

    A verdade é uma tenho tido melhor resultados no Bing do que no Google, em certas procuras.
    Ouve uma altura que se não tivesse no Google não iria encontrar no Bing mas agora é mais o contrário pois o Google bane muita coisa e não pesquisa os sites profundamente só se tiverem um ranking muito alto.

    1. Avatar de Vitor Tavares
      Vitor Tavares

      O problema de muita gente é que comentam sem experimentar e por isso comentam o que não conhecem porque têm “preguiça” de testar e “medo” de mudar. Eu tenho dois browsers no PC (Edge e Firefox) e em qualquer deles já a muito tempo que o “motor de busca” é o Edge e não tenho razão de queixa! Aliás…há mais de 7 anos que da Google apenas uso (de vez em quando) o Youtube. Sem qualquer conta associada,claro…

    2. Avatar de Manuel Costa
      Manuel Costa

      Depende do que procuras e como o fazes. Se quiseres informações “piratas” tens de usar sites especiais e não um motor de busca.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Não é informações piratas as vezes uma simples referência de um filtro de ar, consigo mais depressa no Bing do que Google.

    3. Avatar de just_saying
      just_saying

      Estou até agora a tentar ouvir a altura e não consigo. 😉

  4. Avatar de André
    André

    Adeus firefox

    1. Avatar de Strato
      Strato

      Pode sempre mudar o motor de busca manualmente…

    2. Avatar de maxim
      maxim

      porque vai mudar um default que podes mudar para o que queiras?

  5. Avatar de Strato
    Strato

    O Bing é que nao…metam o DuckDuckGo!

    1. Avatar de Ze
      Ze

      O duckduckgo usa o Bing por trás da cortina. simplesmente quebra o link entre o utilizador que está a fazer a pesquisa e não o passa para a microsoft.

  6. Avatar de Há cada gajo
    Há cada gajo

    O que mais me irrita no google é que quando faço pesquisa para português de portugal, dá-me sempre resultados do Brasil.

    1. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      DuckDuckGo permite escolher se queres só resultados referentes a Portugal 🙂

    2. Avatar de diz quem sabe
      diz quem sabe

      usa -br no fim da pesquisa.

      1. Avatar de Adeus
        Adeus

        Espetacular não sabia obrigado

      2. Avatar de PTO
        PTO

        Continua a mostrar todos os sites brasileiros que não tenham alojamento .com.br

  7. Avatar de SayWhat12
    SayWhat12

    Mas alguem ainda usa firefox? Foi bom ha 15 anos mas as coisas evoluem. Safari no mac e edge no windows sao as melhores opcoes.

    1. Avatar de Jota o maior amigo
      Jota o maior amigo

      Eu uso o Firefox e cá em casa toda a gente usa.
      Já tentei usar o Chrome, mas não é para mim, também já tentei usar o novo Edge, mas continuo a preferir o Firefox

      1. Avatar de SayWhat12
        SayWhat12

        Atualizem se, o firefox n vale nada atualmente. Ja foi bom mas parou no tempo, safari em macs e edge ou chrome em windows sao de longe melhores opcoes.

        1. Avatar de AJMS
          AJMS

          O Chrome é que parou no tempo, coisa mais básica e limitada em funcionalidades, quando se usa o Vivaldi entra-se em outra dimensão com funcionalidades sempre disponíveis e sem necessidades de addons.

          1. Avatar de Wipp
            Wipp

            O chrome e o mais usado, o firefox e que parou no tempo. Quem o diz e a quota de mercado, a tua opiniao vale zero. Chrome e o mais usado e melhor, ponto final.

          2. Avatar de Samuel MG
            Samuel MG

            Wipp!! O chrome só mais usado porque vem de base no Android!! Não quer dizer que seja bom!!

          3. Avatar de SayWhat12
            SayWhat12

            Samuel n digas disparates, no windows o mais usado é o chrome ainda nem existia android

        2. Avatar de VaGNAroK
          VaGNAroK

          “Ja foi bom mas parou no tempo”? lol, uso firefox e atualmente tem muita coisa nele que não faz eu querer trocar como por exemplo um gerenciador de senhas embutido que sincroniza com o firefox lockwise onde todos os sites que acesso tenho a senha no celular, isso é só um exemplo, não vejo o mesmo nos navegadores terceiros.

        3. Avatar de PTO
          PTO

          Parou no tempo? Está sempre a ser atualizado e melhorado? Cá para mim és tu que estás desatualizado.

    2. Avatar de augusto
      augusto

      Questionável. Eu particularmente uso porque prefiro a interface e as funcionalidades que o Firefox oferece em termos de organização dos itens na barra de endereço e tudo mais. Para além disso o modo de leitura é excelente (já li muitos artigos “protegidos” por uma paywall de forma gratuita à custa dessa funcionalidade). A única coisa que sinto falta do Chrome é a possibilidade de instalar sites como apps no desktop, fora isso não vejo grandes motivo nenhum para usar outro browser como principal

      1. Avatar de SureDoc
        SureDoc

        Epa firefox ja n se usa ha pelo menos 15 anos!

        1. Avatar de augusto
          augusto

          O pico de utilização do Firefox foi em 2009, por isso não sei de onde vem esse argumento de não se usar há pelo menos 15 anos. Independentemente de outros usarem ou não, não vejo motivos para o colocar de lado. Não sinto falta de praticamente nada ao usá-lo, e o pouco que sinto não é relevante o suficiente que motive usar outro browser como padrão. Para além disso prefiro a estética e funcionalidade do Firefox no seu todo. Como extra uso o Brave apenas por causa do sistema de pagamento em BAT.

        2. Avatar de Ana
          Ana

          Mas qual é o teu problema com o firefox? Funciona mal? Ou é so porque sim

    3. Avatar de motas
      motas

      Mas convém apresentares algum tipo de justificação para a tua afirmação.
      Quais são mesmo as tuas medidas para afirmares isso? Estas a comparar o que exactamente?
      É que sem mais justificação, também posso dizer que o melhor e que dá 10 a 0 a todos é o curl ( https://curl.se/ ), mas se calhar nao uso os mesmos criterios que tu, não será?

      1. Avatar de Manuel Costa
        Manuel Costa

        Consumo de RAM para este site: Chrome 195337, Firefox 283000, Edge 192936.
        Portanto, o firefox (última versão estável) consome mais recursos que os outros. Se lhe adicionar alguma extensão, o firefox obriga a ter 2gb (no mínimo dos mínimos) de RAM. Menos que isso, arrasta-se até bloquear.

        1. Avatar de Samuel MG
          Samuel MG

          Qual é a fonte onde diz isso?

        2. Avatar de PTO
          PTO

          E quem é que usa um PC com menos de 2GB de RAM em 2021?
          Mas que cromo!
          LOL

    4. Avatar de Caravela Portuguesa
      Caravela Portuguesa

      Nem vou me dar ao trabalho de responder.

    5. Avatar de Tiago Ferreira
      Tiago Ferreira

      Uso à 20 anos e recomendo. Não é por que tu não gostas ou achas que ele não evoluiu que todos os restantes utilizadores têm que partilhar da tua opinião. A utilização de um browser é uma questão muito pessoal e individual, tal e qual como quando se fala de iPhone e Android, uns preferência iOS e outros Android. É tudo opiniões e todas elas são válidas, agora a forma como tu discriminas ou minimizas a marca só porque não a achas evoluída, nesse aspeto estás completamente errado, pois a tua opinião não é a opinião da grande maioria, nem a opinião dos outros é têm que ser favorável à tua.

      1. Avatar de Wipp
        Wipp

        Ta calado otario, firefox morreu ha anos. Ve as quotas de mercado quem sao quem manda, chrome engoliu o firefox ha anos. Os ignorantes que ficam parados no tempo que se atualizem ou ficam para tras a fazer figuras como tu.

        1. Avatar de wtvlol
          wtvlol

          Tu é que nasceste com uns parafusos a menos.

          O Firefox era bom e continua bom.

        2. Avatar de PTO
          PTO

          Ah, ok, tu segues a manada. As quotas.

          Quando houver mais gays que heteros na sociedade já sei pra que lado tu vais virar. Bem, pelo menos ninguém te vai chamar ignorante.

          Eu cá por mim, nessa altura continuarei a pensar pela minha cabeça e a usar o Firefox.

        3. Avatar de AJMS
          AJMS

          O Chrome é o navegador mais limitadinho que conheço, só é bom para os google dependentes , porque como browser deixa muito a desejar, muito básico em funcionalidades até o Edge já mostra mais inovação e depois temos outro nível que é o Vivaldi, o Opera o Brave etc…..

    6. Avatar de kodiakshadows
      kodiakshadows

      ahahaha, vou rir até chorar

    7. Avatar de PTO
      PTO

      O edge não tem nem metade das extensões que eu uso diariamente.
      E as que tem são bem piores que as do Firefox.
      Enquanto assim for não mudo para ter uma experiência pior.

      1. Avatar de AJMS
        AJMS

        Por isso prefiro um Browser que não necessita de extensões, quando usava o Firefox para o ter ao meu jeito necessitava perto de 15 a 20 extensões que era um absurdo e depois descobri o Vivaldi browser não necessita de extensões, aquilo faz tudo e tem quase tudo como nenhum outro, mas mesmo assim permite aplicar extensões caso necessitar-mos.

  8. Avatar de TT
    TT

    O bing dá 20-0 ao google! há anos que uso o bing!

    1. Avatar de Wipp
      Wipp

      Da 20 a zero na tua cabeca, que sendo oca também não e dificil. Não ha nada que chegue aos calcanhares da google, deixem se de ser do contra, esta moda dos hipsters tem mania mas sabem zero.

  9. Avatar de PeterJust
  10. Avatar de jimmypt
    jimmypt

    Continuo a preferir o Firefox,mesmo que o Wipp otário diga o contrario.

    1. Avatar de SayWhat12
      SayWhat12

      Continuas a usar um browser que gasta mais memoria e é pior que os da concorrencia , é uma opcao. Nem todos sao inteligentes para tomar as decisoes mais acertadas, felizmente és a minoria que nao interessa.

      1. Avatar de PAULO SILVA
        PAULO SILVA

        @SayWhat12 – Na sua opinião, pois uso todos e para algumas funções o firefox é imbatível. chamar usar o chrome uma opção inteligente mostra falta de conhecimento da sua parte. Só a parte da falta de privacidade no Chrome, faz com que não esteja no mesmo nível que Firefox, Safari, Edge, Vivaldi Etc.
        Além disso, eu por exemplo posso usar o firefox com 2Gb, já que tenho computador e muita memória, e como tal, tanto me faz gastar mais um giga ou menos. Se não tens computador e ou memória para usar outro programa, seja inteligente e compre mais…

  11. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Não vale a pena dizer que este ou aquele browser é melhor!! Cada um usa o que quer 😛

  12. Avatar de António
    António

    Firefox é a minha opção. Nada pior que o motor de busca da google em termos de privacidade no recolher e guardar a nossa informação.

    1. Avatar de Maresia
      Maresia

      Quem não deve não teme!!!!

    2. Avatar de Wipp
      Wipp

      Sem duvida António, e depois usas youtube, gmail e facebook no teu super privado firefox? Bem me parecia.

  13. Avatar de Ana
    Ana

    Firefox + duckduckgo claro!

  14. Avatar de José
    José

    O Firefox ja estava perdendo usuariis com o Google, agora, so vai ser usado pelos colaboradores do Tituo Gates. Decretou a própria morte.

  15. Avatar de Fabio Melo
    Fabio Melo

    Hoje pesquisar qualquer coisa que não seja compra no Google é pura perda de tempo. O Google deixou de ser um buscador de informações para ser um buscador de vendas.

    Nunca gostei do bingo, mas tem me atendido melhor que o Google.