Acabou o leilão 5G! Durou 200 dias e foram feitas 1 727 rondas

31 Comentários

Depois de 200 dias, a fase de licitação principal do leilão do 5G chegou finalmente ao fim. Passaram-se mais de nove meses após o arranque e foram feitas 1.727 rondas, tendo-se atingido um montante de 566,802 milhões de euros, segundo revelou a ANACOM.

O leilão prossegue nos termos do respetivo regulamento, com as fases de consignação e atribuição dos direitos de utilização.

Acabou o leilão 5G! Foram 200 dias e Estado encaixa 566,802 milhões de euros


5G: Nos, Meo, Vodafone, Nowo, Dense Air e Dixarobil vão fornecer serviço

A licitação principal do leilão do 5G para a atribuição de direitos de utilização de frequências nas faixas dos 700 MHz, 900 MHz, 2,1 GHz, 2,6 GHz e 3,6 GHz terminou hoje! De acordo com a publicação no site oficial da ANACOM…

Terminou hoje a fase de licitação principal do Leilão 5G e outras faixas relevantes após 1727 rondas, e consequentemente concluiu-se a fase de licitação do leilão, tendo sido apurados os resultados constantes da tabela abaixo, incluindo os da fase de licitação para novos entrantes (44 rondas).

Acabou o leilão 5G! Foram 200 dias e Estado encaixa 566,802 milhões de euros

O montante total atingido ascende a 566,802 milhões de euros. Os 58 lotes em disputa foram atribuídos a seis operadores: Nos, Meo, Vodafone, Nowo, Dense Air e Dixarobil.

O 5G permitirá velocidades 10x mais rápidas que o 4G usando a mesma quantidade de dados. Tal como se tem dito, o 5G não será uma Internet para o utilizador final… mas também. O 5G permitir dar resposta a serviços críticos de emergência, de elevada resiliência, tais como aplicações industriais (Indústria 4.0), viaturas autónomas, cirurgias à distância ou serviços de emergência.

A quinta geração de comunicações móveis vai potenciar uma série de serviços inovadores. Realidade virtual e aumentada, carros conduzidos remotamente ou autónomos, cirurgias à distância, são alguns dos exemplos que poderão ter na base uma rede de comunicações assente no 5G. Como referido, a latência baixará para os 5ms, podendo abrir portas a um novo mundo de possibilidades e cenários.

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Honorato
    Honorato

    Cum carago até quim fim que acabou o leilao.
    Agora vamos ver quando é que vai esta 100% operacional e qual o limite de dado vao nos impor.

  2. Avatar de Toni Ramos
    Toni Ramos

    “não será *só* uma Internet para o utilizador final…”

    “O 5G permitirá velocidades 10x mais rápidas que o 4G usando a mesma quantidade de dados” ???

    1. Avatar de João Ferreira
      João Ferreira

      10x mais rapido em perfeitas condições. metes uma arvore à frente ou o teu corpo e perdes velocidade :s

      1. Avatar de Vivas
        Vivas

        ou unha canha ejejejeje

  3. Avatar de Manuel Costa
    Manuel Costa

    Já vamos poder pagar 60 euros mensais pelo 5G!!!!
    Depois de pagar 500 a 4000 euros por telemóveis 5G, os 70 milhões de portugueses vão poder pagar a super velocidade de 2gbps… para colocar fotos no insta e uns vídeos no facebook.

    1. Avatar de none
      none

      meo cobra 5. euros mensais
      sao 60 por ano nao por mes

      agora está a 30 eurospor ano. Sinceramente acho que nao vai durar muito esse preco, sera gratuito

      1. Avatar de Galoacantar
        Galoacantar

        Se for gratuito quem é que vai pagar a instalação de pontos de acesso por todo o lado?

      2. Avatar de Pe@ce
        Pe@ce

        A MEO cobra por um serviço que não oferece?

    2. Avatar de DB
      DB

      Os 70 milhões de portugueses estão todos em Portugal?
      Pelo que ouvi falar a população Portuguesa ronda os 10 milhões, os outros 60 onde estão?
      Pode indicar também que telemóveis 5G existem a 4 mil euros? estou curioso.
      Vir para aqui lançar números sem nexo é uma ciência.

      1. Avatar de agamotto
        agamotto

        Nunca ouviste falar em sarcasmo? Hipérbole?

  4. Avatar de Darkny
    Darkny

    Que dia bom. Finalmente este leilão acabou e os esquerdalhas vão-se embora.

    1. Avatar de Vitor Tavares
      Vitor Tavares

      Tens a certeza que o 5G te vai trazer alguma vantagem? Tens a certeza que a “esquerdalha” vai mesmo embora? Nasceste em Fafe…ou dás como certeza aquilo que gostavas que acontecesse?

      1. Avatar de Darkny
        Darkny

        O 5G a mim não faz grande diferença. Mas para a indústria haverá uma grande capacidade de revolução, por exemplo, na condução autónoma. Quanto aos esquerdalhas, é o que espero, pelo menos os dois mais radicais já não entrarão para o totoloto certamente

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Faz-me alguma confusão ser essencial para a condução autonoma o 5G, pois vimos que há N empresas com prototipos e afins a Anos a circular sem existir 5G, para alem disso, não ia querer um carro autonomo que tivesse dependente de 5G para circular, pois duvido que vá cobrir 100% das potenciais vias de circulação…

  5. Avatar de Clesh
    Clesh

    Apenas a NOS tem espectro para oferecer 1GBs ficaram com 10 lotes na 3.6

  6. Avatar de Miguel
    Miguel

    566,802 milhões oh que pena tenho dos operadores, queriam pagar um décimo, azar correu mal este presidente da Anacom não foi em pressões!

    1. Avatar de JJ_
      JJ_

      Anacom foi fantástica com este modelo de leilão. Nem o principal objetivo conseguiu que era atrair mais operadoras para Portugal. E foi tão bom que até somos os primeiros a implementar na EU… upss afinal vamos ser os ultimos.

      1. Avatar de Pe@ce
        Pe@ce

        Tens 3 operadores novos, como não conseguiu atrair mais operadores? Mesmo a NOWO é um novo operador na perspetiva de ter rede própria porque até agora usava a rede dos outros operadores para fornece o serviço.

  7. Avatar de Duarte
    Duarte

    A equipa pplware pode mencionar a source da publicacao da ANACOM para o pessoal mais tecnico, por favor?

    1. Avatar de agamotto
      agamotto

      O pessoal mais “tecnico” facilmente encontra a source na página inicial da Anacom…

  8. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Dense Air aparentemente não fez ainda nada com o espectro deles que já tinham no passado (especuladores?) e a Dixarobil… se for o que encontrei, uma empresa com capital de 1000 euros e constituída a 2021-05-17… será mais uma empresa de especulação? Alguma sub marca de um dos operadores existentes? Não faço ideia.

    1. Avatar de Clesh
      Clesh

      Essa é a Digi Mobile

    2. Avatar de Migas
      Migas

      Dixarobil = Digimobil
      Pelo menos em Espanha estão em força…
      https://blog.digimobil.es/llega-pro-digi-la-fibra-mas-rapida-del-pais-va-por-libre/
      Vamos ver o vão fazer por cá…

  9. Avatar de Manuel
    Manuel

    A esmagadora maioria das pessoas faz um Speedtest em dados e dica sem plafon. Ridiculo. O 4G não foi aproveitado em toda a sua potencialidade

    1. Avatar de RPG
      RPG

      Daqui a uns anos estarás a dizer o mesmo do 5G haha.. À velocidade que estas tecnologias são implementadas em Portugal, será sempre assim.. Quando começa a haver cobertura decente no país, já se andam a fazer leilões noutros países para a próxima geração 😀

    1. Avatar de André R.
      André R.

      É um medicamento qualquer para a azia do 5G

  10. Avatar de eu2
    eu2

    Resta saber: fomos os últimos, ou a Lituânia ainda está?

    1. Avatar de Honorato
      Honorato

      A Lituânia é a última nos somos os penúltimos ou seja na mesma ultimos