A sua Internet é lenta? Na Alemanha um cavalo ganhou uma corrida a um simples upload

12 Comentários

Esta é uma história estranha, mas mostra bem os problemas que podemos ter em certas regiões ditas civilizadas e com as infraestruturas necessárias. A eterna queixa da velocidade de acesso à Internet teve agora um novo capítulo e mostra bem o quão complicado pode ser.

Um fotografo alemão, que mora numa zona rural, resolveu fazer uma corrida para mostrar como o seu acesso à Internet é lento. Colocou frente a frente o seu ADSL e um cavalo, para ver qual dos 2 era mais lento. Curiosamente o resultado não deverá ser o que está a pensar.

Internet corrida cavalo ADSL

Antes de avançarmos para esta história insólita, convém dar aos leitores algum enquadramento. Todos conhecem casos de acessos à Internet lentos, em especial nas zonas rurais. Este cenário é indesejado e o fotografo Klaus-Peter Kappest, da revista Woll, resolveu fazer uma piada, para mostrar a sua realidade.

Com uma ligação de fibra que teimava em não ser terminada, por falta de agendamento do operador há 8 meses, a sua ligação ao mundo era de apenas 1,5 Mbps (download). Assim, resolveu fazer uma corrida simples, colocando frente a frente um cavaleiro e a sua ligação à Internet.

O cenário era simples, tentando ver quem conseguia cumprir os quase 10 km que separavam a sua casa da gráfica onde queria imprimir umas fotografias. O cavaleiro levaria o DVD com 4,5GB e o seu ADSL só teria de enviar os mesmos dados para o WeTransfer.

Na verdade, e como revelou, esta não foi uma corrida justa. Para garantir que haveria alguma equidade, o upload para a Internet 20 minutos antes de entregar o DVD. Para garantir alguma segurança, não seguiu apenas um cavalo, tendo este sido acompanhado por um outro de suporte.

Internet corrida cavalo ADSL

Com este cenário montado a corrida começou e o resultado é, no mínimo, embaraçoso para o fornecedor de Internet. Do lado dos cavaleiros, o serviço foi terminado em pouco mais de 1 hora. Já o acesso à Internet acabou pode demorar 4 horas, estando os cavalos já a repousar há muito tempo quando finalmente terminou a corrida.

Piadas e corridas à parte, esta é uma realidade que infelizmente é muito comum. Mesmo no caso de países evoluídos e com infraestruturas bem implementadas, há muita gente que está quase isolada do mundo devido a ligações à Internet lentas, com falhas constantes ou, simplesmente, por não existirem soluções.

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de aiaiaipt
    aiaiaipt

    “Mesmo no caso de países evoluídos e com infraestruturas bem implementadas, há muita gente que está quase isolada do mundo devido a ligações à Internet lentas, com falhas constantes ou, simplesmente, por não existirem soluções”
    Portugal enquadra-se num destes países ditos ‘evoluídos’?
    É que basta sair dos grandes meios urbanos para já se notarem diferenças significativas (redes móveis e serviços ‘casa’).
    E em muitas das terras portuguesas nem boa rede móvel nem bom serviço em casa.
    Algumas zonas passaram directamente de satélite/adsl para fibra mas quem vive em terras mais pequenas que um bairro de uma grande cidade fica sempre esquecido. Não lhes compensa e reclamar/pedir soluções de nada serve.
    Normalmente a solução que apresentam é satélite e internet por LTE… Mas depois esquecem-se que os equipamentos estão desenhados para as grandes cidades e que no meio rural com pouco sinal de rede móvel não permitem atingir (nem de perto nem de longe) as velocidades que eles anunciam.
    Depois o cliente que aguente ou invente com routers e antenas exteriores…..

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Suponho que Portugal não se enquadra num país evoluído.
      Se bem que na capital até temos velocidades de internet boas, mas não é assim que se classifica um país como evoluido.

  2. Avatar de Manuel Costa
    Manuel Costa

    Deixem lá que basta ver por aqui, que quase 8 milhões de portugueses já querem ter telemóveis 5G e pagar 40 euros da mensalidade para terem “mega hiper velocida de 6Gbps”… sem saberem para que serve. Depois anunciam que “nos outros países europeus ninguém tem menos de 1gbps e paga 9,99 euros por mês por 500gb de tráfego”. Crianças que só sabem usar a internet.

  3. Avatar de Pe@ce
    Pe@ce

    Moral da história, o cavalo tem maior largura de banda do que o serviço ADSL do indivíduo.

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Ah,ah,ah,esta é demais. 😀 😀 😀

  4. Avatar de Manolo
    Manolo

    Acredito. Eu vivo na Alemanha numa cidade grande e pago 35 Euros por 50 Mbps de Internet adsl (sem pacote de tv ou móvel).

  5. Avatar de Hugo Nabais
    Hugo Nabais

    Em França cartão com:
    Chamadas ilimitadas e SMS ilimitados
    Internet velocidade 4G (e 5G onde existir). Com direito a CENTO E CINQUENTA GIGAS (depois dos 150GB o débito de download apenas diminui)

    Tudo por 19,99€ mês!

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Em Portugal, internet do vizinho, fibra a 1Gbs, e tv online (meoGo), sem limite de tráfego, sem contrato de permanência, tudo por 5 euros mês.

      1. Avatar de SabiaQue
        SabiaQue

        Talvez o vizinho se lixe com a brincadeira!
        Nas entrelinhas dos contratos de operador está lá algo como “Utilização do(s) serviço(s) para uso próprio, não podendo este ser cedido a terceiros, nem utilizado para exploração comercial”

        https://conteudos.meo.pt/meo/Documentos/Condicoes-Adesao/Condicoes-Adesao-Mod.C1002477.pdf

    2. Avatar de SANDOCHAS 1513
      SANDOCHAS 1513

      Mas aqui trata-se de internet por rede fixa e não móvel.

      1. Avatar de Hugo Nabais
        Hugo Nabais

        Sim, então ainda mais razão dá ao meu argumento comparativo!

  6. Avatar de Daniel
    Daniel

    Um bom potencial cliente para o servi;o da Satrlink da SpaceX.