Justiça está a mudar! Cinco meses de prisão por subscrever um serviço pirata de IPTV

59 Comentários

A luta contra a IPTV tem estado a mudar e a ganhar novos contornos. Agora, um utilizador pode ter um castigo de cinco meses de prisão e pagar uma indemnização por subscrever um serviço de IPTV pirata. Esta foi uma decisão histórica de um tribunal grego. O arguido poderá escapar a esta pena de prisão se concordar em cooperar com a justiça.

IPTV prisão subscrever Grécia futebol

Cinco meses de prisão por subscrever serviço IPTV

A guerra contra a IPTV pirata tem estado a tomar novas formas como temos noticiado. Países como a Grécia começam a tomar medidas mais fortes para acabar com a utilização de plataformas ilegais para ver futebol, filmes e séries gratuitamente. Os envolvidos têm sido perseguidos e podem enfrentar pena de prisão.

No meio deste novo ambiente, a Grécia também estuda multas mais duras a aplicar. Surgiu agora uma pena histórica de cinco meses de prisão para um utilizador por subscrever IPTV pirata. Os meios de comunicação locais afirmam que esta é uma “mudança significativa nas atitudes judiciais e um regresso ao Estado de direito”.

As autoridades gregas não revelaram o nome ou a idade do acusado, mas o Tribunal de Recurso de Crimes Menores de Atenas informou que este não foi o primeiro julgamento. Os meios de comunicação gregos asseguram que a utilização e distribuição de conteúdos não licenciados tem uma base criminosa e as organizações responsáveis estão estruturadas e têm fins lucrativos. O Tribunal de Recurso de Atenas tomou esta base para esta decisão histórica.

IPTV prisão subscrever Grécia futebol

Grécia combate acesso ilegal a futebol, filmes e séries

O protagonista desta história não terá de ir para a prisão apesar da sentença do juiz. O julgamento está suspenso por enquanto e pode ser prolongado por mais três anos, para o acusado poder escapar à prisão se cooperar com a justiça. O Tribunal de Recurso de Contraordenações estuda outras medidas como a reparação dos danos causados. O valor desta coima pode atingir alguns milhares de euros.

A Grécia seguiu o exemplo de outros países com multas para quem partilha cartões, mas deu um passo mais além e vai também sancionar os utilizadores finais. A primeira sentença do tribunal grego será dura se acabar por ser executada, e o país confirmou que vai começar a multar os assinantes de IPTV em 600 euros.

Os fornecedores serão obrigados a fornecer os dados pessoais dos utilizadores que utilizem as plataformas ilegais para assistir a jogos de futebol gratuitos e outros conteúdos. A ameaça de pena de prisão poderá ser uma estratégia para dissuadir os assinantes de IPTV e assim inverter este cenário cada vez mais frequente.

Comentários

59

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de cK
    cK

    Boa sorte com isso…

    1. Avatar de Ifm
      Ifm

      Se isto começar a apertar muito a malta encontra como sempre encontrou soluções….

      Eu por acaso uso Ccam (satélite), usa só a internet para gerar os códigos de desbloqueio.

      Mas empresas como a starlink, ou do género sediadas em outros países…e com políticas de “privacidade” mais apertadas. Não há problema..

      Ainda ninguém chegou a conclusão que por serviços extremamente caros e forçar e impor barreiras é ainda pior, ainda desenvolve mais o crescimento do ilegal?

      Não aprenderem nada com o YouTube, Spotify, Netflix etc…

      Eu sou do tempo onde nada disso existia, era tudo pirata, com o tempo isso foi se perdendo porque existe formas legais em conta do público.

      Agora querem voltar a apertar o cerco… O que vai acontecer?

    2. Avatar de maxapadajá
      maxapadajá

      os sapinhos xpto que são tótós porque não sabem arranjar iptv pirata sem pagar é que andam á pesca.

      Eu vejo de borla e ninguém consegue provar que paguei o serviço pirata porque Não paguei e vejo de borla com melhor qualidade que pela operadora e que os tótós que pagam os 50 euros a mais por mês e uso vpn de borla.

      MAI NADA!! Arrota…

      1. Avatar de undergroundgarage
        undergroundgarage

        podias dizer qual é a que usas, facilitas a vida a malta , abc

      2. Avatar de cK
        cK

        Eu também já fui assim… MENTIROSO!

    3. Avatar de Medina
      Medina

      …e 3 anos de pena suspensa por conduzir embriagado e matar uma pessoa.
      E a justiça que temos.

      1. Avatar de Dinis
        Dinis

        Isto foi na Grécia…

  2. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Sempre pensei que Portugal fosse o País da UE onde o lobby do futebol tinha mais poder mas pelos vistos é o segundo.
    Em Espanha também não são santos nenhuns até aplicações da LaLiga usam para escutar o audio em segundo plano durante um jogo de futebol e depois comparam os dados GPS para ver se a morada tem o canal subscrito.

    Se levarem um preço decente ninguém quer saber da pirataria, mas tem mais olhos que barriga…

  3. Avatar de Humberto Ferreira
    Humberto Ferreira

    Se as pessoas estão dispostas a pagar por um serviço, mas não ao preço de “premium”, então se calhar o problema está nas empresas que fazem uma má avaliação de mercado. Em vez de fazerem preços exorbitantes para os clubes, façam preços justos para os consumidores. Simples.

  4. Avatar de Duv
    Duv

    Duvido que aumentar a repressão resolva o caso. Pode amedrontar alguns, mas a maioria vai pensar “apanha-me se puderes”, e vai continuar a fazê-lo.

    1. Avatar de Byte Bandit
      Byte Bandit

      A única consequência será fazer florescer os serviços de VPN.
      A pirataria resolve-se criando serviços de qualidade a preços acessíveis, não censurando e destruindo a vida a um indivíduo, prendendo-o, por ter descarregado a porcaria dum filme.

    2. Avatar de KLAR
      KLAR

      Principalmente, porque para se ter acesso a futebol e alguns streamings de series e filmes, legalmente falando, a conta pode chegar a 1000€ /ano. Valores absurdos, quando pode ter o mesmo por 60 € /ano descodificador à parte.

  5. Avatar de Byte Bandit
    Byte Bandit

    Num mundo cada vez mais volátil e instável, o que realmente a Europa se precisa de focar é no pouco que ainda dá algum alívio e distração. Já não bastava ir atrás de quem disponibiliza mas também agora quem consome os conteúdos.
    Não gosto do Trump mas tinha razão, os policos europeus são incompetentes.

    1. Avatar de Bruno M.
      Bruno M.

      Mas ao mais alto nível….. e acham-se donos de tudo, até das nossas cuecas!

    2. Avatar de Fusion
      Fusion

      Roubar bancos? -> Na boa.
      Criar políticas de destruição da Europa? -> Na boa.
      Atrasar o investimento e a evolução? -> Sempre.
      Taxar quem trabalha e produz? -> Todos os dias.
      Penalizar a classe média? -> Sempre.
      Beneficiar aqueles que nada têm a ver com a Europa e nem sequer falam uma língua ocidental? -> Claro que sim, essa é a prioridade.

      ….

      Cidadão médio que faz download de um filme para ver com a mulher e os filhos depois de uma semana de trabalho -> PRISÃO.

      Isto podia perfeitamente ser um sketch de comédia.

      Pelo menos agora temos o Sora para gerar uns vídeos. Ah, espera, não saiu na Europa, os burocratas não deixam, dizem eles que é uma ameaça. FACEPALM

    3. Avatar de Técnico Meo
      Técnico Meo

      +1. Entretanto, a criminalidade violenta, que é a pior para as populações e a do colarinho branco está boa e recomenda-se. Prioridades.

    4. Avatar de eu
      eu

      mAS DEVIA GOSTAR.

  6. Avatar de Fusion
    Fusion

    Tenho a ideia de que, na altura em que surgiu a Netflix (quando “love is sharing your password”, lembram-se disso?), e também o Spotify, a pirataria até diminuiu bastante. Eu próprio deixei de fazer download de filmes, porque, a dada altura, praticamente tudo o que era mainstream estava disponível na Netflix.

    Com o aparecimento de inúmeros serviços de streaming e o aumento constante dos preços todos os anos, acabei por voltar ao barco da pirataria.

    Isto para dizer que, se houvesse um serviço que agregasse tudo, as pessoas deixariam a pirataria. Da forma que as coisas estão, será difícil combatê-la.

    Dando o exemplo do Spotify, desde que comecei a utilizá-lo (se a memória não me falha, desde 2013, quando chegou a Portugal), nunca mais fiz downloads de música. No entanto, no dia em que houver fragmentação entre Apple Music, Spotify e outros serviços, possivelmente voltarei também a recorrer à pirataria para música.

    É o que é. Quem acaba por beneficiar são as empresas de VPN. É preferível pagar 10 euros por uma boa VPN e ter acesso ilimitado a literalmente tudo o que quiser.

    1. Avatar de TogasPacho
      TogasPacho

      verdade. enquanto nos filmes e séries está tudo fragmentado, no caso do audio cada empresa luta para ter a oferta “total” o que dá liberdade para se escolher UMA plataforma, evitando assim o download ilegal.
      No caso dos filmes e séries o download ainda que não a níveis anteriores, continua pois ninguém (ou quase) está para pagar n serviços de streaming. Pode ser que essa seja o caminho.
      Uma coisa é certa, já começam a desparecer canais sendo a aposta cada vez mais no streaming.

    2. Avatar de José
      José

      No meu caso não quero pagar a serviços de streaming, apenas por que eles entendem que DEVE ser assim! Sou amante de audiovisuais, não consumo por consumir. Quero ter em formato físico, os filmes e séries, como vejo “lá fora”! Não ter de me sujeitar a ser pirata nem pagar compulsivamente algo que não me interessa. Para ver filmes a metro, chegam-me os canais comuns por cabo, e mesmo assim já pago, eu e todos os portugueses, demais por algo que no caso de alguns até são gratuitos, apenas para “ver algo” chegam. Estão a retirar-nos a liberdade de colecionar, de optar em manter em nossa casa algo que entendemos ser marcante para nós, como um bom livro ou fotografia do nosso passado das quais jamais queremos separar – a vida é curta! Agora fazem de todos piratas. A sanha e a ganancia por dinheiro, fez destas empresas autênticos vampiros. Não caio nas sua promessas vãs e muito menos no seu marketing que nos quer convencer que nos libertam dos formatos físicos – ui que espaço até faço patinagem na sala – e, como tal, é para nosso bem, dizem “eles”, Depois, dizem eles, que a tecnologia assim o exige! O diabo é que exige! Continuo a comprar discos de vinil, a para dos cd e sacd, e não deixo de me encantar com eles! Também tenho e-reader, mas jamais deixei de comprar livros em papel! Por que será? Já agora para que querem vender tv de 100 polegadas e tretas do tipo cheias de tecnologias para ver um filme ou série da treta – como têm sido as ultimas “ofertas”, apenas uma vez? Já que a péssima qualidade geral e as políticas que nos impingem de forma velada, são de evitar, e esquecer de imediato que tal porcaria existe!

    3. Avatar de Sérgio Ferreira
      Sérgio Ferreira

      +1…

  7. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    É agora que vão os velhinhos todos presos ahahaah

    1. Avatar de Hugo Nabais
      Hugo Nabais

      velhinhos?! Não faço ideia de onde foste buscar essa ideia, mas se calhar para ti 30 anos é ser velho!

    2. Avatar de maxapadajá
      maxapadajá

      Mais cedo vais tu sapinho…

  8. Avatar de José Gaspar
    José Gaspar

    Os bolsos dos portugueses incitam á pirataria. A Sportv por ex. se praticasse preços de 5 € por mensalidade , quase toda a gente em Portugal tinha isso subscrito ( afinal o que são 5 € a mais ou a menos no final do mês? )..agora 20 € por um seviço em que se vê apenas um jogo ou 2 de futebol…. desculpem mas doi.

    1. Avatar de gixxerman
      gixxerman

      por 5 euros por mês a SportTV fechava a porta nem com todos os portugueses a pagar, a malta culpa os canais, mas esquece que os donos dos direitos querem muitos milhões,

      1. Avatar de Arlindo
        Arlindo

        Errado. Não fechava. São 400 mil subscritores de sport tv em 4,6 milhões clientes de TV paga (este último dados da ANACOM, o primeiro tirei de uma notícia do Público de 2019)

        400 000 x 30 = 12 milhões de receita mensal por cada cliente que pague 30€

        Isso significa que, se a Sport TV fosse integrada no pacote base de toda a gente (dos 4,6 milhões) por 2,61€ por mês até tinham mais receita.

        4 600 000 x 2,61 = 12 milhões e 6 mil € de receita mensal

        Nem precisam de ir aos 5 euros.

        1. Avatar de Hélder
          Hélder

          4.599.999 -> eu não quero sport tv para nada…

      2. Avatar de Pinky
        Pinky

        acabavam por nao vender direitos, se n houvesse kem comprasse

  9. Avatar de Oliveira
    Oliveira

    Cá em Portugal, um BÊBADO matou uma mulher inocente (Claudisabel). Levou três anos de pena SUSPENSA.
    Não é preciso dizer mais nada, certo?

    1. Avatar de TogasPacho
      TogasPacho

      Os crimes de sangue (ou acidentes com dolo), culturalmente são “melhor” aceites do que os crimes de corrupção, fuga ao fisco, branqueamento de capitais, etc,… com penas completamente desproporcionais.
      Para a justiça portuguesa o dinheiro é mais importante que a vida.

      1. Avatar de Oliveira
        Oliveira

        É que para mim, é completamente indiferente ser a tal cantora ou não. Mas é inacreditável a facilidade com que se tira a vida de uma pessoa (e se destrói a vida de quem cá fica) e nada acontece. NADA. Sempre disse que é a forma mais simples de se limpar o sebo a alguém: é pegar num carro, fazer o serviço, beber uns copos e pronto.

    2. Avatar de gixxerman
      gixxerman

      inocente, a conduzir abaixo dos valores obrigatórios em autoestrada, ao telemovel e sem cinto….o condutor bateu, mas se ela viesse a uma velocidade legal e com o cinto posto as consequencias seriam diferentes… o estar bebado não torna automaticamente culpado

      1. Avatar de Técnico Meo
        Técnico Meo

        Sim disso não se fala na TV… e era a própria mãe que ia ao telemóvel com ela, num carro com Bluetooth incorporado -há merd#s que neste povo ninguém percebe.

        Quantas e quantas vezes desligo o telemóvel á família / filhos / esposa / etc se percebo que estão a conduzir.

  10. Avatar de PcRat
    PcRat

    Isto devia ser de outra forma, eu quando vou ao cinema, pago o bilhete e vejo o filme que eu quero, jogos da bola e outros desportos, devia ter uma opção de comprar um bilhete para ver o jogo que eu quero, ou a prova que eu quero, e nao pagar 35€ por mes, para um canal, e tendo em conta que existem varios canais de subscrição, eu devia ter a opção de escolher o que quero ver, em vez de ter n canais subscritos. Quero ver um jogo, pago um jogo, não um mês…

  11. Avatar de Rr
    Rr

    Eu como tenho só a TDT, não pratico pirataria e nem adiro aos serviços de tv .

    1. Avatar de José
      José

      É a sua opção! Nada tenho a criticar há quem se dedique à pesca e a há quem faça fotografa noturna e ainda quem faça isso tudo e mais alguma coisa, são gostos e opções de vida e que bom que isso é. Eu sou assinante de tv por cabo no qual tenho Internet e telemóvel, sou ainda assinante da Amazon o que me dá acesso ao Prime, mas no qual nada aproveito ou muito raramente vejo algo, porque raramente interessa ou já tenho em formato físico, Compro (na verdade, também mais alguns amigos o fazem), filmes em bluray e bluray 4k, “lá fora”, aonde ainda tudo, mas mesmo tudo, continua a “sair” alegremente nesses formatos, só por cá é que andamos com carros de rodas quadradas! Futebol? Não ligo muito, é maçador e cansa, basta o resultado e drama do “dia seguinte”. É mais uma treta, para entreter o povinho, e onde certos tipos discutem se os anjos têm asas ou não!

  12. Avatar de César Oliveira
    César Oliveira

    Eu não tenho um serviço pirata mas também digo que as empresas do capitalismo selvagem não merecem me ter como cliente.
    É incrível, a pressão dessas mesmas empresas do capitalismo selvagem sobre o estado e sobre a justiça. Elas não tem limites.

    1. Avatar de José
      José

      Nada tenho contra o capitalismo, mas tenho tudo contra o selvagem! A classificação diz tudo.

  13. Avatar de Marko
    Marko

    Experimentem ter que trabalhar fora de Portugal e querer ter acesso, legal, aos canais nacionais: IMPOSSÍVEL
    Contactei TODAS as operadoras nacionais e todas me obrigam a ter “box” em casa. Sem isso não desbloqueiam o acesso via app. Mesmo que não tenha residência em Portugal. Solução: usar a app através do contrato dum familiar. No final do ano fica mais caro que IPTV pirata…
    Para qual solução acham que as operadoras empurram os Portugueses emigrados que querem ver TV Tuga (não me refiro a séries ou filmes de serviços streaming. Só os canais tugas)?????

    1. Avatar de Droide
      Droide

      Nem toda a IPTV é ilegal.
      Há iptv legal com a maioria dos canais PT – experimenta m3upt.com por exemplo. Instalas na tv, box oudroid , chromecast, etc

      Aliás esta solução é óptima para quem apenas quer contratar Internet fixa do ISP.

  14. Avatar de eu
    eu

    AS operadoras que levam crissimo ás pessoas NÃO SAO OS VERDADEIROS PIRATAS? VAO CHAMAR PIRATAS AO C… TODOS SABEMOS QUEM SAO OS PIRATAS…

  15. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Eu compreendo que se todos optamos pela pirataria os serviços acabam, ninguém trabalha para aquecer.
    O que eu acho estranho é um país tão pequeno como o nosso temos 3 canais de desporto pagos, e pior para quem quer ver a liga dos campeões tem de pagar dois serviços, visto que um dos operadores só apresentas os jogos das equipas estrangeiras e outro só mostra os jogos das equipas nacionais

  16. Avatar de aaa
    aaa

    sportv a 10 eur por mês e acaba a pirataria. qual é a dúvida?

    1. Avatar de gixxerman
      gixxerman

      nem assim, à malta que simplesmente não quer pagar.

      Vejo aqui a malta a comentar os preços, para aqueles que vendem os seus serviços, também aceitam que sejam os vossos clientes a dizer quanto devem ganhar…..

  17. Avatar de JL
    JL

    5 meses de prisão por cada promessa eleitoral não cumprida. Ia ser giro, não era?
    Acho graça a isto. O comprador parece que está a comprar um estupefaciente. Ao vendedor, nada lhe acontece.

  18. Avatar de Sintronics
    Sintronics

    E estarem atentos a corrupção não ??

    Ricos cada vez mais ricos, o pobre cada vez mais pobre.

    cartel em tudo só para lixar o pobre, isso ninguém vê !!!
    Admiro principalmente nos combustíveis, ninguém repara no cartel que existe…

    É estranho não é ??

    Um país que está cada vez mais pobre e aumentou-se o ordenado dos senhores ministros, isso é que é especial.

    A dificuldade que o povo sente em sobreviver neste país.

    Ir atrás da IPTV pirata !!

    o que vai preso devia ser um pobre, que só desejava ver um jogo de futebol, porque ganha um salário de fome e vai fazer muita diferença no seu orçamento familiar, se tivesse que pagar.

    Com o comando de televisão, matou, roubou e fez tudo que é de mal no mundo.
    Acordem senhores !!!

    Vão atrás dos vigaristas e ladrões.

    Já só com isso teem muito com que se entreter.

    1. Avatar de José
      José

      Não esquecer que o tal pobre já teve de graça esses mesmos jogos! Mas a ganancia os ordenados pornograficos de chutadores de bola e dos parasitas que os rodeiam tornaram isto uma anedota de muito mau gosto! No meu caso estou-me nas tintas que esses negócios, desporto para mim, é eu fazer o dito esforço e o futebol, entre outros, é uma partida entre solteiros e casados no qual a partida só acaba aos 10 para cada lado!

  19. Avatar de semerodk
    semerodk

    Boa sorte!

  20. Avatar de Vasco
    Vasco

    Aqui não se subscreve nada de nada. Problemas que me passam completamente ao lado. Que tal fazerem o mesmo e pagarem por aquilo que usam? Se os vendedores dos serviços de streaming podem pedir o preço que quiserem, vocês também se podem manter dentro da Lei, cancelando os serviços ou nem sequer os subscrevendo. Que alguém proteste contra o aumento das tarifas de passes sociais, água, luz, gás e serviços básicos de telecomunicações, eu ainda consigo compreender, pois não se consegue viver sem essas coisas na nossa sociedade sem afectar brutalmente a qualidade de vida do dia a dia. Já em relação a serviços de streaming ninguém é forçado a efectuar qualquer subscrição, e quem os quer que os pague. Tal como escrevi atrás: A mim ninguém me obriga a subscrever nenhum serviço legal e muito menos a pagar serviços ilegais e pirataria. (E sim, comprei as minhas cópias de SO, Offices e afins.)

    1. Avatar de maxapadajá
      maxapadajá

      Aqui pagas balurdios para ter internet enquanto que nos países desenvolvidos a internet é de “borla”. Logo aqui podes fazer o que bem te apetecer a nível de iptv e downloads porque já pagas uns 60 ou mais euros por mês e as operadoras não têm argumento e nem querem levar a tribunal fulano “x” que tem serviço iptv “pirata” e depois paga 70 euros mensais à operadora.

      O problema sempre foi os chicos espertos invejosos que gostam de dizer que têm tudo e depois quando também dizes que tens eles perguntam como armados em “polícias” chicos espertos para encobrir outras trafulhices que fizeram e/ou fazem no dia a dia.

  21. Avatar de maxapadajá
    maxapadajá

    Mas como diz o outro, ainda não chegámos á Grécia. LOLOL

  22. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Ora bem, deixa cá ver…
    Apanhado a pegar fogo a carros?
    Proibido de usar isqueiros.

    Apanhado com IPTV?
    Proibido de usar comandos de TV.

    Assim sim.
    Em Portugal sê Tuga ..

  23. Avatar de Miguel Lopes
    Miguel Lopes

    Os grandes podem andar sempre a roubar os pequenos, mas os pequenos não podem roubar os grandes, como por exemplo, não é admissível uma operadora cobrar quase 100 euros para podermos ter acesso a futebol séries ou filmes, mas os governos de cada país nada fazem contra isso pois também enriquecem juntamente com os donos das operadoras, vamos por partes o do o da sport TV é um dos mais ricos de Portugal, por meter a mão no bolso dos portugueses a vida toda é mais não digo

  24. Avatar de Luis
    Luis

    Se o preço do serviço és não fossem um roubo poucos seriam que usariam o iptv

  25. Avatar de João
    João

    Em Portugal mata-se na estrada com 3 vezes a taxa legal de álcool e nem tem pena efectiva. Se calhar tv pirata é mais grave e dá prisão mas duvido.

  26. Avatar de Rui
    Rui

    É um mundo estranho este em que estamos, os políticos enchem a boca para falar em democracia e liberdade e depois tudo o que encontramos são restrições e proibições, os putos não podem usar telemóvel nas escolas,as algumas escolas têm os alunos a fazer fichas formativas de verdadeiro ou falso no telefone, na pandemia quem não levasse a vacina não podia trabalhar, e neste caso os canais premium acham que podem pedir pelos seus serviços o valor que lhes apetecer ( e podem) , e ainda assim esperam que as pessoas adiram . Num país onde o salário mínimo não paga um teto, esperam que as pessoas paguem quase dez por cento do salário para ver futebol…e falam em liberdades, direitos e garantias…

  27. Avatar de Greensky
    Greensky

    Já não vou viver para a Grécia…